Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: José Bairrada em 17 de Setembro de 2014, 17:17

Título: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: José Bairrada em 17 de Setembro de 2014, 17:17
Aproveitando os posts do Axe e do Vicente, acho que seria muito esclarecedor, quem tem conhecimentos para tal, colocar e debater aqui qual será a melhor viscosidade para os óleos das nossas meninas.

Olha , as oficinas não metem nada nem conheço nenhum mecânico até aos dias de hoje que discute comigo óleos, não percebem rigorosamente nada, mas mesmo NADA de óleos e suas composições , e tudo o que recomendam os fabricantes é um gráfico na base da temperatura de cada País, que nós como pequenissimo país onde não contamos para nada, mas voltando ás oficinas representantes posso te dizer que nem a valvulina eles colocam a adequada ás Sym, que é a 80W140 , percebem tanto disto que colocam a 80W90 num pais onde a temperatura mormal ronda de 25 graus a 31 ou 32 graus, está tudo dito. e aqui  sim,  já tem muita influência de desgaste , nos carretos da  transmissão e eu que diga que passei por isso na Maxsym 400, e mesmo aqui a Sym tb funciona conforme um gráfico de temperatura de cada País, 80W90 para paises onde a temperatura seja 0 graus.
 _convivio_


Eu até na sou mecânico, sou electricista de cáca, mas gostava de perceber melhor isso dos Oleos....mesmo!

Temperaturas de 20º, mas 80w140 e 80w90.....

Afinal está relacionado com temperaturas mistas? temperaturas do clima? temperaturas que o motor atinge ....

Epa vicente, explica lá isso ao pessoal !!

Quando tiveres tempo, claro!!
Sei que tens pouco mas arranja lá um tempinho para elucidar aqui o pessoal a "debater" isso com os nossos mecânicos tbm!!  _pol_


Boas curvas

O vicente....

Como vou estar eu, ou outro companheiro qualquer ligado ao sector automóvel (mesmo não sendo mecânico) sendo eu electricista ?  _pensador_

Daí dizer para tu explicares aqui ao pessoal  _pol_

Principalmente agora que estives-te ligado à BMW, podes ajudar a elucidar o pessoal e essa questão de Oleos e temperaturas ....arranja lá um tempinho pahh  _pol_

Serio !!!  _mau_

 _convivio_


Este esclarecimento pode ajudar-nos, para junto dos nossos mecânicos, exigirmos maior rigor no que toca á manutenção das nossas máquinas.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 17 de Setembro de 2014, 17:20


Exactamente, quem perceba que se chegue à frente !!!

Boas curvas
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 17 de Setembro de 2014, 17:25
Axe como tu disseste e eu concordo está tudo aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante  e depois é só aplicar para as diversas temperaturas de cada páis, inverno e verão se quiserem ser mais exigentes, que penso não existir necessidade,  excepto alguns óleos como os 30 onde são especificos   para filtros de particulas.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 17 de Setembro de 2014, 17:30

É claro que já li, e até li outros manuais, etc.

Falas-te em temperaturas e eu volto a perguntar....

Temperaturas de 20º, mas 80w140 e 80w90.....

isso afinal está relacionado com quê... consegues explicar melhor?

Temperaturas ambiente (médias),  motor ou existe efectivamente "ganhos" das empresas de Oleo em querer vender o "normal que nos metem no motor e caixa?

Sabes explicar isso ? Consegues explicar isso ?

 
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 17 de Setembro de 2014, 17:34
Por alguma razão, e tu és o próprio a frizar isso a Marca Sym recomenda valvulina para a transmissão 80W90 para paises com temperaturas 0 graus e valvulina 80W140 para paises com temperaturas acima de 0 graus, por uma questão de aquecimento e de desgaste mais rápido dos carretos, agora não sei o porquê da recomendação dessa graduação,  calculo que um dos fatores deve de passar pela composição do aço que lá está aplicado.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 17 de Setembro de 2014, 17:45

Entretanto andei a "pesquisar no CPM" e encontrei isto também... --> Tudo o que precisa saber sobre Oleos - O sangue da moto
 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=2468.msg29983#msg29983)

Mas aqui (não li tudo) acho que só fala em Oleo de motor... as Scooters alem do Oleo do Motor tbm tem Oleo na caixa!

O que o vicente e eu estamos a falar será mais oleo na caixa e não motor (chamada valvulina)

Gostava "aprofundar" mais esta questão!

Mas grosso, mais fino, temperaturas que falam....embora alguns falem em temperaturas que o motor pode atingir (se aguenta mais sem gripar) ou se é outra especifidade qualquer....

A Sym recomenda 80w140

As outras marcas recomendam entao o quê ? e porquê ? (que é o que o pessoal quer saber ! )

Alguém que possa elucidar, mas com linguagem menos técnica e mais objectiva se for possivel

Boas curvas
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 17 de Setembro de 2014, 17:52
As outras marcas recomenda, 80W90 e não tem a ver mais grosso ou mais fino tem a ver com o ponto de frição e ponto de rotura, porque por exemplo uma valvulina 75W180 é mais fina do que uma 80W90' mas o seu ponto de rotura da 75 é mais elevado, conforme tb a 75W80, todas as 75 são totalmente sintéticas, aliás na minha 600 neste momento tenho e estou completamente pasmado o efeito que fez esta 75W140 da Castrol como tb poderia ser a Motul que tb. tenho, .
Esse link que o Axe mencionou, está lá tudo bem explicito, mas  um pouco desatualizado porque as especificações já vai no SN e a MOTUL é a única marca que eu conheça que  tem luz verde para poder escrever nos seus produtos principalmente os de topo como os 300V o seguinte ( excede qualquer especificação) ou seja o que isto quer dizer é que todos os estudos e testes efetuados até agora estes óleos estão á vontade não atingiu o ponto de  rotura.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 17 de Setembro de 2014, 19:29
Para confundir mais a questão:
O manual da honda CN 250 diz para usar o mesmo óleo no motor e transmissão. Assim usei durante 30000km e sem problemas, quando se partiu a roda traseira na oficina puseram um óleo grosso também usado nas Sym que lá são assistidas, não resultou, sentia a mota diferente para pior, voltou ao mesmo óleo (10w40), fiz mais uns 7000km porreirinho da vida sem qualquer barulho, vendi a mota e avisei. Ela ainda anda por aí.

E agora?
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 17 de Setembro de 2014, 19:39
tem graça, a pcx recomenda o mesmo óleo do motor para a transmissão.

Boas, as transmissões não são todas iguais quer no tamanho forma ou materiais utilizados, tb conheço oficinas a colocar nas Sym óleo 10W40 na transmissão, na minha primeira Maxsym 400 eles na oficina meteram o que quiseram que nem eu sei qual a valvulina que meteram, mas com 8000 Kms. foi o veio/carreto porque é uma peça única ficou desgastado e teve que ser substituído ao abrigo da garantia e na altura não foi fácil assumirem tal era a despesa, hoje quem muda a valvulina á minha 600 sou eu, ao concessionário é só mudar  óleo e sou eu que o levo e filtro mais nada, e carimbar a garantia e registar no DOS.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Rodrigues em 17 de Setembro de 2014, 22:51
O 140 é mais grosso e tem a ver com a viscosidade ideal para carretos helicoidais no caso da Sym Gts 125.

Reduz o barulho mas só pode ser usado em climas amenos como o nosso, para climas frios recomenda-se o 80 w 90 de viscosidade mais baixa.

Aplico 85w 140 desde os 3000 kms e notei a diferença, ficou mais silenciosa.

Os carretos helicoidais aumentam a superfície de contacto reduzindo o desgaste mas necessitam de uma viscosidade mais alta para reduzir o barulho.

A viscosidade 140 é demasiada grosso para climas frios, por isso é recomendada para o nosso País.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 00:01
O 140 é mais grosso e tem a ver com a viscosidade ideal para carretos helicoidais no caso da Sym Gts 125.

Reduz o barulho mas só pode ser usado em climas amenos como o nosso, para climas frios recomenda-se o 80 w 90 de viscosidade mais baixa.

Aplico 85w 140 desde os 3000 kms e notei a diferença, ficou mais silenciosa.

Os carretos helicoidais aumentam a superfície de contacto reduzindo o desgaste mas necessitam de uma viscosidade mais alta para reduzir o barulho.

A viscosidade 140 é demasiada grosso para climas frios, por isso é recomendada para o nosso País.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
Boas Rodrigues, nem sempre é mais grossa a 75W140 é mais fina do que a 80W90 e é superior á 80W140 ou 85W140 que esta geralmente é HD, as 75 são totalmente sintéticas onde o ponto de rotura é superior ás minerais. E conheço bem a Peçiloures onde compro todo o material para a frota dos Serviços Municipalizados de Loures.
Boas curvas e cumprimentos
Boas curvas e  _convivio_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 18 de Setembro de 2014, 11:41

Pois é .... isto é mesmo mais complicado, daí eu já ter anteriormente desistido de "saber mais", pois para mim o que sei sobre óleos e as suas composições chegava....

Não ha duvida que muitos metem o que as marcas querem vender, uns porque têm acordos entre marcas (motos e gasolineiras) tal como a Yamaha tem a Yamalube, a Honda tem outro qualquer que não sei sequer, a Kawa tbm deve de ter, e todas as outras tbm, mas....

Pois mas ...... agora varia o que as oficinas acordam tbm com os vendedores que lhes batam à porta e os negócios que fazem (muitas das vezes pensando que é melhor).

Normalmente (e isto eu tbm sei!) as oficinas usam bidons de Oleo, e não vão ter certamente 20 bidons de Óleo só porque existem 20 tipos de oleos diferentes dos outros. Eles estão-se a borrifar e querem é meter algo que não gripe os motores.
Então se lá forem de curtos espaços de tempo, ou poucos quilómetros melhor!
O que eles fazem é ter apenas 1 ou 2 bidons que dê para servir os clientes ..... e servir todos no geral !!

Se é melhor ou pior que o outro, eles querem é não ficar a perder e o resto é conversa !

Estive aqui na empresa a ver os bidons que cá existem com Oleo, pois temos bastantes, usamos em variadíssimas coisas.
Usamos em hidráulicos, compressores, balanças, aspirações, motores, caixas e afins....

Estive aqui a ler uns rótulos e pesquisar tbm na net umas coisas, e praticamente todos falam em viscosidades, densidades, pontos de inflamação, de fusão e fluxão, ISO's, DIN's e outras normas que.......olhando bem para as tabelas todas é quase tudo práticamente igual, com algumas diferenças é certo, mas sendo o mais importante é que todos os rotulos dizem assim:
concebe uma protecção única aos sistemas multi componentes garantindo uma tripla acção
protectiva; baixos desgastes em períodos alargados de vida do motor, baixa formação de
depósitos mantendo a performance do motor e, grande resistência a avarias por
aquecimento, mantendo um contínuo sistema de protecção. Contendo uma larga gama de
aprovações de fabricantes de motores pode ser aplicado em motores com ou sem sistemas de
turboalimentação, bem como em máquinas industriais.

Ou assim:
um nível de desempenho geral superior à dos óleos de engrenagens EP chumbo, enquanto que ao mesmo tempo
satisfazendo os requisitos ambientais para produtos não-chumbo.

Ou mesmo assim:
concebe uma protecção única aos sistemas multi componentes garantindo uma tripla acção
protectiva; baixos desgastes em períodos alargados de vida do motor, baixa formação de
depósitos mantendo a performance do motor e, grande resistência a avarias por
aquecimento, mantendo um contínuo sistema de protecção. Contendo uma larga gama de
aprovações de fabricantes de motores pode ser aplicado em motores com ou sem sistemas de
turboalimentação, bem como em máquinas industriais.

Entre outras coisas mais como isto:
A alta performance, óleo de engrenagem sintético, industrial baseado em polialquilenoglicol e aditivos especialmente selecionados. É livre de cloro, enxofre e materiais à base de chumbo. Estes óleos oferecer o mais alto nível de lubrificação e excel particularmente no domínio do deslizamento de lubrificação de contato, como vermes e rodas caixas de engrenagens e correntes. Eles também oferecem níveis mais elevados de engrenagem dente colocando proteção

Para alem de falarem de HD's e X's e outras coisas mais, o que se pode então concluir ?
Nada por enquanto a não ser que temos que meter Oleo nas revisões, mas não se sabe nunca qual é o melhor! (opinião minha)

Resumindo:
Deve haver diferenças certamente neles, as viscosidades e pontos de rotura são efectivamente importantes, mas alguém que consiga dizer que este é melhor só porque isto ou aquilo ..... só experimentando meter e rezar para que não gripe nada!

Bem não é nenhuma novidade para muitos, mas eu nos Oleos que meto, normalmente musa sim, muda não, meto Faher, um aditivo que se usa e que me tenho dado bem até hoje, até quem sabe um dia se não me lixo com isso, mas tenho tido sorte. Quem sabe se o que me estão a vender é somente Oleo de fritar batatas dentro de um frasco com um rótulo "xpto" que custa "x" e a gente experimenta ......

enfim..... há coisas que são complicadas, e por mais experiência que tenhamos, ha sempre coisas que os Engºs descobrem e inovam e o que usávamos já foi ultrapassado pelo aditivo tal e a norma com umas siglas esquisitas para alguém ganhar mais uns trocos com a legislação e fiscalização....

Tudo isto surge de um tema de vibrações e eu continuo a dizer que, quanto mais "grosso"(viscoso) for o Óleo, melhor, mas podendo depois fazer com que haja desgaste prematuro de outras peças, pois quanto mais grosso mais pesado e isso faz obrigatoriamente com que outras peças possam fazer mais esforços para vencer esse excesso de "peso".
Acho que me faço explicar....

Vou continua a ficar à espera que os entendidos na matéria, alguém que tenha conhecimentos não gerais mas específicos sobre esta matéria, embora agradecendo ao Vicente pelas dicas dos conhecimentos dele!!

Todos aprendemos, mesmo não concordando hoje, quem sabe num futuro próximo, algumas opiniões contrárias à minha, não mudem sem terem de fazer dramas.

Boas curvas.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: jacreis em 18 de Setembro de 2014, 11:51
tem graça, a pcx recomenda o mesmo óleo do motor para a transmissão.

E na Majesty 400 tambem é o mesmo oleo do motor que e colocado na transmissao! _confuso_ _confuso_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 12:07
E na Majesty 400 tambem é o mesmo oleo do motor que e colocado na transmissao! _confuso_ _confuso_

Boas, eu posso dizer aquando da minha 1ª. revisão dos 1000 Kms. da minha Maxsym 600i, num concessionário SYM, perguntei ao mecânico que ia fazer a revisão qual a valvulina que ia colocar na transmissão, e a resposta foi a seguinte: Olhe amigo para começar não tem necessidade de mudar a valvulina aos 1000, segundo se fizer muita questão em mudar nós mudamos) e eu perguntei então e qual metem e  ele diz ( á , metemos geralmente óleo do motor), e eu quando fui fazer a revisão dise-lhe,  olhe valvulina não quero obrigado, já mudei eu. e ele perguntou então e qual meteu e eu respondi, para ali qualquer coisa serve olhe óleo FULA, tb está bem. Ponto final  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_ _
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 18 de Setembro de 2014, 12:49

Falando agora em motores de 2 tempos....

Eu tive um caso que uma cinquentinha (50cc) andou muitos e muitos quilómetros sempre com Oleo FULA (fritar batatas).
O meu amigo não tinha muito dinheiro para andar a mudar Oleo, além do mais era estafeta, e a namorada trazia o Oleo de casa da mãe ....

Cheguei eu próprio a ajudar a mudar o Oleo daquilo e ele mudava normalmente quando a mota já começava a aquecer em demasia as pernas (principalmente no verão). Ia era sempre controlando o nivel de oleo!

Durou, e durou e durou.....

Boas curvas
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 18 de Setembro de 2014, 14:46
Tive uma 50cc durante uns anos e uns tantos km( não sei quantos) nunca mudei o óleo do motor.  A gasolina levava óleo a 2% um qualquer, pois a mistura já estava feita. A mota era uma Puch Jet M50 6 velocidades, na altura acompanhava na boa as 125cc também a 2 tempos. Quando a vendi a um amigo o óleo do motor estava bom.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 14:53
Tive uma 50cc durante uns anos e uns tantos km( não sei quantos) nunca mudei o óleo do motor.  A gasolina levava óleo a 2% um qualquer, pois a mistura já estava feita. A mota era uma Puch Jet M50 6 velocidades, na altura acompanhava na boa as 125cc também a 2 tempos. Quando a vendi a um amigo o óleo do motor estava bom.

Boas, claro se levava óleo na mistura não levava óleo no motor, porque não tem carter, destinguem-se logo por se chamarem  motores a 2 tempos. Não percebo onde é que conseguiu ver o óleo do motor.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 18 de Setembro de 2014, 15:00

Oleo da Caixa .....

Boas curvas
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 15:01
Ok. da cx sim
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: _AXE_ em 18 de Setembro de 2014, 15:07

Pois, continua a ser no motor .. o pessoal engloba tudo.

Até eu  _Rolley_

Boas curvas
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Rodrigues em 18 de Setembro de 2014, 15:17
Boas

Não sei se já repararam mas eu só me intrometo em debates quando o tema do tópico é algo que tenha acontecido comigo ou a conhecidos, nunca me baseio em manuais nem no que ouvi dizer para não cair no ridículo.

Eu abdiquei da garantia muito cedo e passei a tomar conta da minha Gts, por isso quando li que as oficinas usavam o mesmo óleo para todas as scooters decidi mudar a valvulina aos 3000 kms e a que vinha de origem, não faço ideia qual era, só sei que escorreu muito rápido, parecia azeite normal, posteriormente ao mudar a valvulina 85W 140 todos os 5000 kms  demorou à vontade mais de 2 minutos, o que levou a concluir que o 85W 140 é muito mais espesso.

Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.

Concluí que a viscosidade tem importância nalguns factores , não me parece que neste caso em particular a SYM tenha algo a ver com interesses de marcas.

Abraço

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 15:23
Boas

Não sei se já repararam mas eu só me intrometo em debates quando o tema do tópico é algo que tenha acontecido comigo ou a conhecidos, nunca me baseio em manuais nem no que ouvi dizer para não cair no ridículo.

Eu abdiquei da garantia muito cedo e passei a tomar conta da minha Gts, por isso quando li que as oficinas usavam o mesmo óleo para todas as scooters decidi mudar a valvulina aos 3000 kms e a que vinha de origem, não faço ideia qual era, só sei que escorreu muito rápido, parecia azeite normal, posteriormente ao mudar a valvulina 85W 140 todos os 5000 kms  demorou à vontade mais de 2 minutos, o que levou a concluir que o 85W 140 é muito mais espesso.

Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.

Concluí que a viscosidade tem importância nalguns factores , não me parece que neste caso em particular a SYM tenha algo a ver com interesses de marcas.

Abraço

Rodrigues, desculpe lá não tem a ver com a grossura tem a ver com as especificações/ponto de rotura, e aí tem por exemplo todas  as  75 que são totalmente sintéticas e mais finas que as 80 e 85 e têm um ponto de rotura muito mais elevado, ou seja em conversa comum , conseguem aguentar mais que as 80 ou 85 independentemente se são 90 ou 140.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Rodrigues em 18 de Setembro de 2014, 15:33
Citar
Rodrigues, desculpe lá não tem a ver com a grossura tem a ver com as especificações/ponto de rotura, e aí tem por exemplo todas  as  75 que são totalmente sintéticas e mais finas que as 80 e 85 e têm um ponto de rotura muito mais elevado, ou seja em conversa comum , conseguem aguentar mais que as 80 ou 85 independentemente se são 90 ou 140.

Apesar de gostar de física e química, estou como o AXE, não percebo nada de óleos, apenas fiz o recomendado pela marca ( e sempre o farei ) e ficou melhor.

Apenas por isso relatei a importância de colocarmos o óleo aconselhado porque foi testado para o tipo de carretos helicoidais da transmissão da Gts 125.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 15:40
Apenas por isso relatei a importância de colocarmos o óleo aconselhado porque foi testado para o tipo de carretos helicoidais da transmissão da Gts 125.

Claro que sim, mas se quiser que fique  melhor use como eu a 75W140, é mais cara , mas tb. mais fácil de encontrar, porque as outras 80W140 ou 85W140 estão ultrapassadas .
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 15:44
Podia-se abrir aqui um novo post sobre o que é o  " PONTO DE ROTURA "  que neste video dá a todas as pessoas uma ideia do que se chama o GRIPAR QUE TEM A VER COM A CARGA/CALOR

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Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Rodrigues em 18 de Setembro de 2014, 15:51
Citar
Claro que sim, mas se quiser que fique  melhor use como eu a 75W140, é mais cara , mas tb. mais fácil de encontrar, porque as outras 80W140 ou 85W140 estão ultrapassadas

Acredito que sim Vicente, mas já agora acabo de gastar o 85W 140 e depois mudo, até porque vou passar a mudar a cada 4000, é uma operação tão simples e barata que não vale a pena arriscar, é que cada vez que saio é para fazer mais de 10 horas de vadiagem  _Rolley_

Abraço
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: José Bairrada em 18 de Setembro de 2014, 16:08
Podia-se abrir aqui um novo post sobre o que é o  " PONTO DE ROTURA "  que neste video dá a todas as pessoas uma ideia do que se chama o GRIPAR QUE TEM A VER COM A CARGA/CALOR

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Pergunta de quem não percebe nada de óleos, bem, nem de óleos nem de mecânica, mas gosto do debate e de aprender, esse ponto de rotura não cabe neste tópico? Ou então muda-se o titulo para: A importância do óleo numa scooter.

Desculpem o off-topic...  _corado_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Duas Rodas em 18 de Setembro de 2014, 16:11

Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.


Boas,
tal como vós também eu passei a mudar os óleos eu mesmo, comprados por mim e na minha garagem. _pol_ Não há cá mais 80w90 na minha caixa! _thumbdown_
Pus 10W40 sintético da Shell e 85W140 Transoil da Galp. Ora bem, passados uns 1000kms desde que fiz as mudas, noto que a mota sobe de regime com mais facilidade, mais suavidade e com menor ruido. Está um mimo!!
Como ainda vai dar mais umas 4 mudas tão cedo não compro o 75w140. Mas estou muito satisfeito com os resultados até agora.
Cumps
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 16:43
Pergunta de quem não percebe nada de óleos, bem, nem de óleos nem de mecânica, mas gosto do debate e de aprender, esse ponto de rotura não cabe neste tópico? Ou então muda-se o titulo para: A importância do óleo numa scooter.

Desculpem o off-topic...  _corado_

José Bairrada está bem assim, enquadra-se no tema discutido.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: LWillow em 18 de Setembro de 2014, 19:44
José Bairrada está bem assim, enquadra-se no tema discutido.
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado)  no tópico da Sym  _Rolley_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 19:53
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado)  no tópico da Sym  _Rolley_

Luis estás  :-[ se for preciso tb. te dou umas aulas, lá por isso não fiques para aí a assobiar  _lol_  _lol_  _lol_  a tua é uma Suzuki mas tb não está livre de parafusos como eu já li e outras coisas que nem quero ir descobrir, já te esqueceste como começamos esta caminhada  á 30 anos atrás com o simbolo das asinhas  ( HONDA ), esse sim convence muita gente.
Boas curvas Luís e  _convivio_

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: José Bairrada em 18 de Setembro de 2014, 19:59
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado)  no tópico da Sym  _Rolley_

Porquê no tópico da Sym?
A viscosidade só é importante na Sym?
Este tópico até nasceu de um tópico da Honda Forza.


Com isto tudo já posso falar um pouco sobre óleos, ou pelo menos ser um bocadinho mais difícil, ser enganado.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 18 de Setembro de 2014, 20:14
Boas, claro se levava óleo na mistura não levava óleo no motor, porque não tem carter, destinguem-se logo por se chamarem  motores a 2 tempos. Não percebo onde é que conseguiu ver o óleo do motor.
Levava óleo no cárter, que servia para banhar todo o bloco do motor até há parte de baixo do embolo, isto inclui caixa de velocidades, cambota, discos de embraiagem etc, etc , só não usava bomba de óleo, porque o embolo(piston) comparando com os motores a 4 tempos só tinha 2 segmentos) era lubrificado através da mistura na gasolina( penso que este método de lubrificação se chama" chapinhar". Tinha vareta de óleo mas não gastava nem babava óleo.
Quanto á definição de 2 e 4 tempos também nunca percebi.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 20:32
Levava óleo no cárter, que servia para banhar todo o bloco do motor até há parte de baixo do embolo, isto inclui caixa de velocidades, cambota, discos de embraiagem etc, etc , só não usava bomba de óleo, porque o embolo(piston) era lubrificado através da mistura na gasolina( penso que este método de lubrificação se chama" chapinhar". Tinha vareta de óleo mas não gastava nem babava óleo.
Quanto á definição de 2 e 4 tempos também nunca percebi.

Boas, sim é verdade o termo é esse  ( chapinhar) quando não existe bombeamento de óleo , pessoalmente não conheço esse motor, agora a diferença entre 2 e 4 tempos existe muita informação aqui na net.

Boas curvas e  _convivio_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 18 de Setembro de 2014, 21:40
A minha opinião sobre óleo para diferenciais:
Deve de ser suficientemente fino para lubrificar penetrando em todas as partes móveis dos carretos, ao mesmo tempo capaz de manter coberta a peça. Não usar nenhum óleo mais grosso para disfarçar, abafar, silenciar ruídos normais de fricção, se faz demasiado barulho tem defeito.
Antigamente e alguns podem lembrar-se havia quem estivesse para vender o carro com problemas no diferencial e punham uma mão cheia de serradura e óleo mais grosso, desaparecia o barulho e só partia muito mais tarde.
Quanto a marcas eu gosto que sejam baratas e de excelente qualidade, mas é difícil......

Já agora encontrei a definição dos motores 2 e 4 tempos.
Motor 2 tempos:
1º tempo - A gasolina entra no cilindro e o pistão a comprime.
2º tempo - A gasolina explode, empurra o pistão e sai para o escapamento.
Esse tipo de motor utiliza o óleo misturado à gasolina.
É usado em mobilete, scooter, Motos de corrida, motos antigas e carros muito antigos.
Ocorre uma explosão a cada giro do motor.
Vantagem: Potência.

Motor 4 tempos:
1º tempo - Gasolina entra no cilindro e o pistão a comprime.
2º tempo - A gasolina explode e empurra o pistão.
3º tempo - O pistão desce de volta e empurra a fumaça pra fora.
4º tempo - O pistão sobe de volta para abrir espaço para a nova gasolina que vai entrar.
Esse motor é usado em carros e motos modernos.
Ocorre uma explosão a cada 2 giro do motor.
Vantagens: Comodidade, menos barulho, segurança nas reduzidas de marcha, economia e menos poluição
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Rodrigues em 18 de Setembro de 2014, 22:50
O facto de eu ter colocado 85w 140 foi apenas por ser recomendado pela Sym para o nosso clima, não foi com a intenção de reduzir o barulho, até porque nem sabia se o barulho era normal ou não, tinha a Gts à dois meses, só mais tarde me apercebi que ficou mais suave e como tal não sou eu que estou a inventar, está no manual.

Creio que é preferível usar um óleo recomendado mais espesso que elimine as folgas entre os carretos e contribui para a redução do barulho do que um mais fino que não impede o bater do metal originando um desgaste prematuro.

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 18 de Setembro de 2014, 23:02
O facto de eu ter colocado 85w 140 foi apenas por ser recomendado pela Sym para o nosso clima, não foi com a intenção de reduzir o barulho, até porque nem sabia se o barulho era normal ou não, tinha a Gts à dois meses, só mais tarde me apercebi que ficou mais suave e como tal não sou eu que estou a inventar, está no manual.

Creio que é preferível usar um óleo recomendado mais espesso que elimine as folgas entre os carretos e contribui para a redução do barulho do que um mais fino que não impede o bater do metal originando um desgaste prematuro.

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk

Rodrigues , então experimente a Motul 75W140 competition ou a Castrol  75W140 sintrax competition e vai deixar de ouvir qualquer barulho e mesmo com o motor desligado e a rodar a roda com o pé vai notar logo a diferença.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 19 de Setembro de 2014, 00:07
Caro Rodrigues, o que eu escrevi, vale o que vale.
Acredita que eu sigo o que diz a marca e o seu representante, concorde ou não com eles, pelo que não vejo o que fizeste como errado ou qualquer outra intenção, nem tenho habilitações para opinar. De qualquer forma e como bom português vou opinar. Então o que eu penso:
Uma transmissão nova sem ou com pouca folga  usar óleo fino o máximo de tempo possível. Assim a lubrificação feita penetra melhor.
Uma transmissão com folgas usar uma valvolina mais grossa pois evita ouvir o metal, mas penetra menos, não lubrificando tão bem, portanto escolher entre ouvir som desagradável ou ouvir menos.
O óleo ao cobrir uma peça ocupa um espaço, se esse espaço for apertadinho e o óleo grosso ( e usando o termo de "água mole em pedra dura......) vai fazendo a peça ganhar folga.
Na Cn250 troquei uma vez o óleo da transmissão e nesta quando a comprei, entretanto  fiz perto de 30000km . O óleo da transmissão, não está sujeito a queima como o do motor, pelo que o seu envelhecimento não é tão rápido.
Gostei de participar nesta troca de ideias e opiniões, sendo que algures no fórum existe um tópico sobre óleos de motor que está espectacular.
Já agora desculpem qualquer coisinha.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: LWillow em 19 de Setembro de 2014, 00:18
Luis estás  :-[ se for preciso tb. te dou umas aulas, lá por isso não fiques para aí a assobiar  _lol_  _lol_  _lol_  a tua é uma Suzuki mas tb não está livre de parafusos como eu já li e outras coisas que nem quero ir descobrir, já te esqueceste como começamos esta caminhada  á 30 anos atrás com o simbolo das asinhas  ( HONDA ), esse sim convence muita gente.
Boas curvas Luís e  _convivio_

Essa história  do parafuso do CTV na Suzuki Burgman 650 nem chega a ser história nenhuma pois é apenas uma peça que tem que ser substituída de 2 em 2 anos (e custa 8 euros) , simply as that  _pol_ ! O que eu não imaginava era que era preciso ser doutorado em óleos para ter uma maxiscooter a funcionar a 100 % . Os únicos óleos que conheço o nome que se usam cá em casa é o óleo Fula para fritar batatas e o óleo Pizz Buin factor 15 para quando vou nos primeiros dias à praia !  De resto ...  scooter_!
Um abraço Clemente , um dia destes temos de ir dar uma passeata para matar saudades desses dias que falas há 30 anos atrás quando a malta lá da rua andava toda montada em Hondas  _convivio_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 19 de Setembro de 2014, 08:50
Caro Rodrigues, o que eu escrevi, vale o que vale.
Acredita que eu sigo o que diz a marca e o seu representante, concorde ou não com eles, pelo que não vejo o que fizeste como errado ou qualquer outra intenção, nem tenho habilitações para opinar. De qualquer forma e como bom português vou opinar. Então o que eu penso:
Uma transmissão nova sem ou com pouca folga  usar óleo fino o máximo de tempo possível. Assim a lubrificação feita penetra melhor.
Uma transmissão com folgas usar uma valvolina mais grossa pois evita ouvir o metal, mas penetra menos, não lubrificando tão bem, portanto escolher entre ouvir som desagradável ou ouvir menos.
O óleo ao cobrir uma peça ocupa um espaço, se esse espaço for apertadinho e o óleo grosso ( e usando o termo de "água mole em pedra dura......) vai fazendo a peça ganhar folga.
Na Cn250 troquei uma vez o óleo da transmissão e nesta quando a comprei, entretanto  fiz perto de 30000km . O óleo da transmissão, não está sujeito a queima como o do motor, pelo que o seu envelhecimento não é tão rápido.
Gostei de participar nesta troca de ideias e opiniões, sendo que algures no fórum existe um tópico sobre óleos de motor que está espectacular.
Já agora desculpem qualquer coisinha.

Companheiro António Teles, nem sempre a regra é óleo mais fino ou seja de baixa viscosidade, tudo depende para que peça é o óleo, e muito importante saber a que temperatura vai trabalhar essa peça, porque se a peça andar sempre em altas temperaturas e ajuda muito a temperatura exterior (clima) , o tamanho dela e suas folgas e para lhe dar um exemplo nos carretos das máquinas pesadas a maior parte delas trabalha com a valvulina 85W140 HD . muito grossa.
Agora tb gostei de participar nesta troca de ideias e conhecimentos, e não se esqueçam que os manuais ou de carros ou de motas costuma vir sempre um gráfico com a temperatura de cada País e o óleo indicado a essas temperaturas, porque se na Russia tem que ser usado um óleo 0W ou 5W em áfrica ou no Brasil na época de verão têm que usar um óleo 15W ou 20W50 ou 60.
Em relação aos motores de 2 e 4 tempos e agora para  _lol_ discomprimir  _lol_  um pouco deixava aqui uma  pergunta a quem souber explicar o que é um motor de um tempo
                                          .             http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=it&u=http://it.wikipedia.org/wiki/Motore_a_due_tempi&prev=/search%3Fq%3Dmotore%2Bde%2Bum%2Btempo%26biw%3D1280%26bih%3D929

Boas curvas a todos
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: paubar em 19 de Setembro de 2014, 11:02
Onde compram óleo para as transmissões? 75w140 ou 80w140 é dificil de encontrar
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 19 de Setembro de 2014, 11:38
Onde compram óleo para as transmissões? 75w140 ou 80w140 é dificil de encontrar

Boas, a Texóleo tem o Castrol e o Motul ambos 75W140 os 80 e 85 não têm por estes 75 são melhores não existe necessidade de estarem a importar os  80 e 85.   http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/VMGC751401
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/VCSLS75W1401

Boas curvas e  _convivio_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Rodrigues em 19 de Setembro de 2014, 12:09
Companheiro António Teles eu respeito todas as opiniões  _pol_

Creio que houve um mal entendido,.. _pensador_

Eu não estava a criticar a tua opinião sobre metermos óleo grosso para disfarçar o barulho porque não foi com essa intenção que o fiz, até porque a Gts só tinha 2 meses  e até agora ainda não li nada sobre barulhos causados por defeito na transmissão na Sym Gts 125

Apenas o fiz para cumprir com o manual, sempre o fiz e sempre farei mesmo que digam que existem óleos melhores a não ser que deixem de fabricar.

Abraço
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: paubar em 19 de Setembro de 2014, 12:12
Obrigado Vicente
Destes dois tens opinião sobre algum. Ou são equivalentes.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 19 de Setembro de 2014, 12:15
Companheiro António Teles eu respeito todas as opiniões  _pol_

Creio que houve um mal entendido,.. _pensador_

Eu não estava a criticar a tua opinião sobre metermos óleo grosso para disfarçar o barulho porque não foi com essa intenção que o fiz, até porque a Gts só tinha 2 meses  e até agora ainda não li nada sobre barulhos causados por defeito na transmissão na Sym Gts 125

Apenas o fiz para cumprir com o manual, sempre o fiz e sempre farei mesmo que digam que existem óleos melhores a não ser que deixem de fabricar.

Abraço

Boas, Sr. Rodrigues eu tb. não tenho conhecimento que existam problemas na transmissão das 125, agora já lhe posso confirmar que nas Maxsym 400 existem vários com o veio/carreto gripado, ou seja gasto e geralmente acontece sempre em pleno verão, agora de onde parte o problema eu não lhe sei dizer.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 19 de Setembro de 2014, 12:22
Obrigado Vicente
Destes dois tens opinião sobre algum. Ou são equivalentes.

Por enquanto na minha ainda só mudei uma vez e meti o Castrol sintrax por na altura não existir em stock o Motul, mas já tenho o Motul, aliás na pág. existe lá a ficha do produto onde diz "descarregar", podes analizar as diferenças, que são minimas, agora eu pessoalmente confio muito nos produtos Motul, é como disse aqui já,  é a única marca que num dos seus produtos diz ( excede as normas existentes ) que é o 300V  ( o melhor óleo do mundo) aliás está registado quem inventou o muito falado óleo sintético foi os egºs. da MOTUL.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: paubar em 19 de Setembro de 2014, 12:29
Ok obrigado vou encomendar desse. Andava mesmo á procura.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Pianoman em 19 de Setembro de 2014, 13:30
Boas, Sr. Rodrigues eu tb. não tenho conhecimento que existam problemas na transmissão das 125, agora já lhe posso confirmar que nas Maxsym 400 existem vários com o veio/carreto gripado, ou seja gasto e geralmente acontece sempre em pleno verão, agora de onde parte o problema eu não lhe sei dizer.

Várias? dá exemplos. Sou ouvi falar da tua...
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 19 de Setembro de 2014, 13:44
Várias? dá exemplos. Sou ouvi falar da tua...
Boas Nuno, eu não sou fã de nada, só da minha carteira mais nada , quando tiver que dizer bem digo e quando tiver que dizer que isto ou aquilo é uma grande bosta,  tb digo, não tenho porta aberta nem negócios de marcas ou produtos com ninguém,  eu tive esse problema na minha 1º. maxsym s/abs, já mencionei em diversos sitios várias vezes, agora quando eu digo que são várias não te posso dizer de quem são, simplesmente me disseram membros aqui do forum que era costume acontecer em algumas Maxsym 400, é esta a verdade.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Pianoman em 20 de Setembro de 2014, 00:09
Boas Nuno, eu não sou fã de nada, só da minha carteira mais nada , quando tiver que dizer bem digo e quando tiver que dizer que isto ou aquilo é uma grande bosta,  tb digo, não tenho porta aberta nem negócios de marcas ou produtos com ninguém,  eu tive esse problema na minha 1º. maxsym s/abs, já mencionei em diversos sitios várias vezes, agora quando eu digo que são várias não te posso dizer de quem são, simplesmente me disseram membros aqui do forum que era costume acontecer em algumas Maxsym 400, é esta a verdade.

Amigo Vicente, eu sei o que defendes e se tens interesses ou não na marca, ou em casas abertas. Sei bem que não. Sei que o que escreves é genuino. A minha questão é que esse "disseram-me" é muito perigoso. Eu continuo a conhecer apenas o caso da tua 1ª Maxsym.

Um abraço.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 21 de Setembro de 2014, 14:23
Boas, ainda não li mas penso que possa ter interesse para todos, deixo o link.


                                             .                      http://www.sym-service.it/allegati/symclub/Tecnica.%20L'olio-20110502-094952.pdf

                                       
A importância da viscosidade de um óleo
Viscosidade afeta a geração de calor em mancais, cilindros e engrenagem de moda relacionadas com atrito interno de um óleo. Ele governa o efeito da selagem dos óleos e a taxa de consumo de petróleo, bem como determina a facilidade com que máquinas podem ser iniciadas ou operadas sob diferentes condições de temperatura, particularmente em climas frios.

 Viscosidade é uma medida da resistência do óleo ao fluxo. Diminui (afina) com o aumento da temperatura aumenta (e engrossa) com diminuição da temperatura. Estas condições explicam por que um óleo vai fluir muito mais facilmente no verão a uma temperatura de 25 graus C (78 graus F), do que que vai fluir no inverno em menos 25 graus C (menos 13 graus F).

 Viscosidade de um óleo é mais comumente medida pela viscosidade cinemática e relatada em uma unidade chamada o centistoke (cSt). Viscosidade cinemática é medida no tempo que leva para um determinado volume de óleo a fluir através de um dispositivo especial chamado um tubo capilar.

 Nem todos os óleos respondem da mesma forma que uma determinada alteração na temperatura. Muitos óleos contêm uma capacidade de resistir a mudanças na viscosidade devido a uma mudança de temperatura. Esta propriedade é referida como índice de viscosidade do óleo ou VI. Quanto maior o VI de um óleo, menos sua viscosidade é alterada por mudanças de temperatura.

Os benefícios dos óleos com um maior VI são:
1. Um aumento geral na viscosidade em temperaturas mais altas, o que resulta em menor consumo de óleo e menos desgaste.
2. Uma reduzida viscosidade a baixas temperaturas, o que melhorará a partida e menor consumo de combustível.

Outro fator na medição da viscosidade é a capacidade de um óleo para resistir ao cisalhamento ou "rasgando fora de um avião de lubrificante de outro" durante a função de lubrificação hidrodinâmica.

No entanto, sob certas condições, tais como cargas de choque, carregamento pesado contínuo, temperaturas extremamente altas e/ou criticamente baixa viscosidade (fina), lubrificantes não podem permanecer em seu estado normal filme hidrodinâmico.

 Uma condição começa onde há contato intermitente entre as superfícies de desgaste. Este contato intermitente é chamado de lubrificação de limite, e dano começa a ocorrer. Se as condições acima não forem corrigidas imediatamente e lubrificação limite continua, um fracasso devido à falta de uma película de óleo pode ocorrer dentro de horas.

 Viscosidade cinemática, índice e tensão de cisalhamento/cisalhamento taxa de viscosidade são todos os fatores que devem ser levados em conta por um fabricante de lubrificante quando misturando óleos lubrificantes, mas o que significa tudo isto para o usuário final? Significa que a viscosidade de um óleo é a primeira e mais importante consideração ao selecionar um óleo para uma aplicação específica.

Lembre-se, para a lubrificação mais eficaz, que a viscosidade deve estar de acordo com as condições de velocidade, carga e temperatura das peças lubrificadas


Boas curvas a todos e  _convivio_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: vicente em 03 de Julho de 2015, 00:14
OLEO HONDA 10W30

Boas a todos, pois eu tenho lido muita coisa ao longo dos anos sobre óleos . O óleo que a Honda recomenda é para obter melhor consumo de combustivel técnicamente não indicam mais nada , não especificam ao pormenor nem têm que o fazer , folgas  no motor , etc,etc que materiais ou ligas utilizam, mas sabemos que eles têm um óleo (Honda) , a honda não faz óleos, então faz parceria com alguns fornecedores e pede exclusividade , mas não para todo o mundo, como é o caso do brasil e Colômbia .
Um dos parceiros da Honda foi a Motul , penso eu que derivado ao valor em causa do litro de óleo a Honda optou por ir á procura de outra marca, então apareceu HAVOLINE, que é atualmente quem faz o óleo (semisintético) Honda, existe tb quem diga que é a Repsol, mas depois tb em pesquisas quem fornece a Repsol é a Havoline, eu vou deixar aqui o link do óleo HONDA  que só  existe  no Brasil e na Colombia em outros países  a Havoline não aparece com este óleo. http://brasil.havoline.com/products/motor-oils1.aspx

Da mesma forma deixo o link da Motul , http://www.nc700shop.com/en/engine-oil-change/197-motul-engine-oil-e-tec-10w30.html

https://www.motul.com/fr/en/products/oils-lubricants/e-tec-lub-4t-10w30?f

https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/83/original/E-TEC_Lub_4T_10W-30_%28GB%29.pdf?1335340367

Então podemos partir desta base 10W30, mas não é o suficiente, ele pode ser 10W30 mas possuir um indice de viscosidade muito elevado, obrigando o motor a mais esforço tb. a consumir mais combustivel e menos velocidade de ponta , então pelas pesquisas que eu fiz e tb testei existem vários 10W30 por exemplo um bom óleo o MOTUL 10W30 - 7100 com um indice de viscosidade de 147 , a Motul ainda tem dois mais fracos que é o 5100 e o 3000 .

Em foruns estrangeiros, já não posso precisar em qual,  uns companheiros aconselham quase em todo o mundo como um dos melhores o Motul 7100 10w30 e é um excelente óleo, aguenta altas temperaturas indicado para o nosso clima, mas ultimamente alguém nesses foruns alertou para um outro,  que se torna mais indicado para os motores Honda principalmente por causa da cx. DCT,   é o BARDAHL XTC ou XTS 10W30 , em que é especializado e patenteado pela Bardahl e contém microesferas  de carbono (invisivel) , eu já estou a usar  este óleo , aqui têm o link  http://www.bardahl.it/olio_motore/lubrificante_motore_moto/settore_moto/lubrificanti/lubrificanti_4t/p_XTS_C60_10W30_MOTO__1_LT_X_12.html  , não indicam as especificações em nºs. mas em gráfico, calculei que o indice de viscosidade ande na ordem dos 139 +/- .

História , http://www.a2zworld.it/listino/BARDAHL.pdf

Em estrada com este Bardahl a velocidade até ás 3000 Rpm o meu AVG fica em 2,6 .

Estou aqui a falar dos melhores óleos do mundo .
Segundo as minhas pesquisas o indice de viscosidade, esqueçam o grau se é 5 ou 10 ou ...; o indice é no máximo 150 +/- , ora bem , qualquer 5W40 ou 10W40 ou 50 ou 60 , são óleos com indice de viscosidade muito altos , acima dos mencionados  150 , em que o motor piston/segmentos/.... faz mais esforço para se movimentar, aliás o que tenho lido foi precisamente,  que os produtores de óleo em consonância com as diversas marcas têm vindo a desenvolver óleos menos viscosos (mais finos) , para melhor desempenho dos motores e para a poupança de combustivel.

Honda recomenda mineral ou sintético ??? Não sei , penso que seja só por uma questão de preço , mas por exemplo ; normas SJ/SL ou SM ou SN , segundo li é preferivel o SL , porque o SM e SN é um retrocesso por causa do ambiente,  ou seja no SM e SN os aditivos redutores de atrito não podem estar presentes , ora aqui está o porquê de a Honda usar até SL tal e qual como a HAVOLINE E A BARDAHL , mas já não acontece com o Motul 7100 que é SN , e o MOTUL ETEC vai só até ao SJ , tb. por isso é que a Bardahl lançou agora este aditivo, que é um redutor de atrito praticamente ...

http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=13538

Conclusão quem pensa colocar os 5W40 ou 10W40 ou acima, em que o indice de viscosidade é superior a 150 , esqueçam porque não estão indicados para os motores do construtor HONDA , digo eu não sei...............

Venha daí quem explique melhor do que eu....

 _convivio_


Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: AVG em 21 de Janeiro de 2016, 14:08
Boas, é para deixar informação aos companheiros interessados que a Texóleo a meu pedido brevemente vai comercializar em embalagens de 1 Lt e de 4 Lts.  um dos melhores óleos 10W30  para motores Honda, é o óleo que aguenta das mais elevadas temperaturas como tb é especifico para baixo consumo de combustível,  eu deixo o link


Este óleo é muito superior ao óleo de Marca HONDA .

Quero informar tb para um óleo ser verdadeiro tem que possuir as normas na  embalagem os selos  com o numero  de homologação, neste caso a REPSOL tem os dois, um é este " JASO T-903:2011 MA & MA2 " com o respetivo nº.   e o outro é este,   " HMEOC ", isto é muito importante porque tendo o numero de homologação sabemos que o óleo foi submetido para teste e passou no teste .


http://www.repsol.com/imagenes/es_en/RP_MOTO_HMEOC_4T_10W30_EN_tcm11-565508.pdf

Quero só esclarecer o seguinte, para quem dá atenção ás diversas classificações, SG,SJ,SL,SM,SN, etc,etc, este Repsol é um SJ e muitas pessoas vão pensar o seguinte: mas afinal um SM ou SN é superior ;  não amigos, as siglas SM e SN são utilizadas mais na Alemanha para cumprirem os requisitos Ambientais, sendo assim o SM e SN quer dizer o seguinte:  "ADITIVOS REDUTORES DE ATRIRO NÃO PODEM ESTAR PRESENTES " , dito isto,  para mim não me interessa nada um óleo SM ou SN a mim interessa-me que os aditivos para a redução do atrito no interior do motor existam no óleo . Eu dou como exemplo quase todos os óleos Americanos vão até SG ou SJ ou SL , porque os  EUA não têm ainda as leis ambientais muito rígidas .

 _pt_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 21 de Janeiro de 2016, 14:46
Assim conseguimos ler melhor, Desculpa.

http://www.repsol.com/imagenes/pt_pt/RP_MOTO_HMEOC_4T_10W30_PT_tcm21-565508.pdf

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 21 de Fevereiro de 2016, 10:50
O manual da Nmax diz que pode levar um óleo JASO MA ou MB

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs24.postimg.org%2Fu8yr9qlmd%2FNormas_NMAX.png&hash=e9cda0b0caf2d8723aae8dcb3f490dcaf3e290e8) (http://postimage.org/)

Um é JASO MA o outro é JASO MB. Por qual destes 2 escolhiam?

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs15.postimg.org%2Fh049zyrh7%2FYamahalube.jpg&hash=de52e88b5e2483bfd626bdd814f85579de8d5465) (http://postimage.org/)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs17.postimg.org%2F9e2ulcxxb%2FCastrol.jpg&hash=7f4948c3a2f3b920bd3076142568db536f0d835c) (http://postimage.org/)









Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Duas Rodas em 21 de Fevereiro de 2016, 11:19
O manual diz para usar um óleo 10w40.  _pol_
Como o da castrol é um 5w40 escolha o outro da Yamalube.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 21 de Fevereiro de 2016, 11:41
Se o manual recomenda 10w40 ou 20w40, seria sempre o mais fino que eu usava portanto o 10w40.
Quanto hã marca, penso que a Yamaha na produz Óleo, no meu entender a Castrol terá mais responsabilidades no mercado e existe o 10w40 da Castrol, que no site da textoleo fica por +_10€ era o que eu usava na minha. Posso ser tendencioso mas é o que eu faria.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 21 de Fevereiro de 2016, 12:40
Segundo li em vários sites, os óleos Yamaha Lube, são produzidos pela ENI.

Quanto ao facto do CASTROL Actevo Scooter 4T 5W-40 (norma MB), ser um 5W, sempre protegia mais o motor a frio.

António Teles, estive a ver os óleos da Castrol 10W-40 na Texoleo, só que estes não cumprem a norma JASO MA. A norma deles é a JASO MA-2. ;)


 
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 21 de Fevereiro de 2016, 13:14
A norma JASO MA e MA2 são iguais, simplesmente o MA2 cumpre normas das motos mais modernas com catalisador.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 21 de Fevereiro de 2016, 13:19
Ok, não sabia disso.  ;)
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 21 de Fevereiro de 2016, 13:35
Tenho colocado bastantes vezes esta informação, podes ler aqui as diferenças entre os óleos MB, MA, MA1 e MA2.

http://www.oilspecifications.org/articles/JASO_MA_JASO_MB.php

Ficamos a saber que onde se usa um MB não se deve utilizar MA ou MA2.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: mpaneves em 21 de Fevereiro de 2016, 13:55
Eu pessoalmente não gosto de castrol por alguns motivos que já presenciei mas sei que é pertença da bp ,mas motul é muito bom...

 Marco Neves

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Paulo Jorge Lopes em 21 de Fevereiro de 2016, 13:59
 _convivio_ Olá boas

Eu uso ENI e não tenho razão de queixa
abraços
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 21 de Fevereiro de 2016, 14:05
Marco quando era Castrol genuíno e era fabricado em Inglaterra, até a Honda o usava em competição, agora não sei mas sei, tal como Tu, que neste momento o Motul é o melhor entre os melhores.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: AVG em 21 de Fevereiro de 2016, 18:45
A norma JASO MA e MA2 são iguais, simplesmente o MA2 cumpre normas das motos mais modernas com catalisador.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Boas, só quero mencionar aqui mais algumas coisas, como por exemplo este texto que foi copiado da ficha técnica da Motul, o que para eles representa a classificação MA-MA1_MA2  ( JASO has created its own 4-stroke motorcycle standard -JASO T903- which has three grades MA, MA1
and MA2.
JASO MA2 offers the most efficient friction levels to guarantee the clutch engagement during the three
riding modes: Starting, Acceleration and Constant Speed

como podem ler no link, https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/61289/original/7100_4T_10W-30_%28GB%29.pdf?1362492469

Depois conforme eu tenho vindo a dizer em diversos sítios, a CASTROL é Alemã e assim sendo é uma marca que está obrigatoriamente a cumprir a lei do ambiente, não é por acaso que os óleos da Castrol aguentam pouca temperatura (Flash point),  os produtores Americanos de óleos , não estão muito para cumprir as normas ambientais e então os óleos deles só vão até SL , e isto porque as especificações do SM e SN , significa que aditivos redutores de atrito do motor não podem estar presentes no óleo, então entendemos que um bom óleo é até ao SL a partir daí já não tem interesse.

 _pt_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: fantasma do lençol em 21 de Fevereiro de 2016, 19:07
O bel ray é americano, é utilizado em competição e cumpre a norma API SM. Isso de só ser bom até ao sl é uma pérola. Até o Motul cumpre o SM, como quase todos os óleos actuais.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 21 de Fevereiro de 2016, 19:08
Obrigado pelas infos.

Já sei qual o óleo recomendado para a Yamaha NMAX, é este;

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs22.postimg.org%2Fs9v8ujdr5%2FOY4_S10_W401.jpg&hash=51b3be3c95b6f193347ecd77cfbe91dd2fb52fe8) (http://postimage.org/)
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 21 de Fevereiro de 2016, 20:09
(((Depois conforme eu tenho vindo a dizer em diversos sítios, a CASTROL é Alemã e assim sendo é uma marca que está obrigatoriamente a cumprir a lei do ambiente, não é por acaso que os óleos da Castrol aguentam pouca temperatura (Flash point),  os produtores Americanos de óleos , não estão muito para cumprir as normas ambientais e então os óleos deles só vão até SL , e isto porque as especificações do SM e SN , significa que aditivos redutores de atrito do motor não podem estar presentes no óleo, então entendemos que um bom óleo é até ao SL a partir daí já não tem interesse.)))

AVG tal como já falamos a Castrol é e sempre foi Inglesa.

(((Castrol é uma marca Britânica de lubrificante automotivo pertencente ao grupo BP)))

O Grupo BP British Petroleum é o proprietário desde á alguns anos.

Se pesquisares na Wikipédia tens lá tudo.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Sapiens21 em 21 de Fevereiro de 2016, 21:09
Sim, tenho de ajudar a corroborar o acima indicado, pois pelo que sei a Castrol é mesmo Inglesa...e não Alemã.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: António Teles em 21 de Fevereiro de 2016, 21:30
É pena que a Galp não dedique algum investimento para as motos, pois a nível de óleo de carros, na minha experiência são muito bons, quero dizer que faço muitos kms sem que os motores apresentem descompensacões.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: mpaneves em 22 de Fevereiro de 2016, 08:01
Compara é as letrinhas com os outros óleos para não te surpreendentes....

 Marco Neves

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 22 de Fevereiro de 2016, 08:11
De informação fidedigna a GALP apenas produz de raiz o óleo 15W40 (mineral). Os outros óleos com bases sintéticas  e sem-sintéticas compra a empresas no exterior.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Albertoliveira74 em 26 de Fevereiro de 2016, 11:20
Quanto mais leio, mais me baralho... _reg_

Vou comprar logo os oleos para a minha na Texoleo... MOTUL 7100 10W40, se não houver em stock vem mesmo o Castrol Power Racing 10W40.
Vem tambem o Motul Gear Competition 75W140. Espero que boas escolhas...  _pensador_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 26 de Fevereiro de 2016, 11:42
Não indicas qual a Tua Moto não podemos opinar?

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Albertoliveira74 em 26 de Fevereiro de 2016, 12:10
Peço desculpa, ainda não actualizei a assinatura... Sym 125 GTS Evo c/60.000  _palmas_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 26 de Fevereiro de 2016, 12:50
Quanto ao óleo, está bem, agora a valvulina não indicas se é para mudares o da transmissão, se sim, é muito bom.

Na minha Honda leva o mesmo óleo do motor na Sym não sei.

João
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Albertoliveira74 em 26 de Fevereiro de 2016, 15:38
Sim, o 75W140 será para a transmissão  _pol_
Não sabendo eu qual será óleo dentro do motor (ainda está clarinho) mas queria mudar... Não sei se este Motul 7100 é incompatível com ele, vou ter de arriscar.
A ideia será também liquido de refrigeração 40% da Repsol.
Trocar todos os fluidos era a minha intenção...
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: AVG em 26 de Fevereiro de 2016, 18:55
Sim, o 75W140 será para a transmissão  _pol_
Não sabendo eu qual será óleo dentro do motor (ainda está clarinho) mas queria mudar... Não sei se este Motul 7100 é incompatível com ele, vou ter de arriscar.
A ideia será também liquido de refrigeração 40% da Repsol.
Trocar todos os fluidos era a minha intenção...

Boas, podes utilizar esse Motul 7100 10W40 é indicado para a tua scooter e é um excelente óleo, porque cada caso é um caso, ele não funciona tão bem nas caixas DCT das Honda NC/Integra , só mais nada .

 _convivio_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 06 de Março de 2016, 18:07
Como a rodagem é a parte mais critica e delicada da vida de um motor, já li algures não sei bem onde, que há pessoal que muda o óleo e filtro aos 500 kms.

Acham que é mesmo necessário?

Tenho uma NMAX à uma semana e tem neste momento 430 kms. O óleo ainda está com aspecto de novo...
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: AVG em 06 de Março de 2016, 18:26
Como a rodagem é a parte mais critica e delicada da vida de um motor, já li algures não sei bem onde, que há pessoal que muda o óleo e filtro aos 500 kms.

Acham que é mesmo necessário?

Tenho uma NMAX à uma semana e tem neste momento 430 kms. O óleo ainda está com aspecto de novo...

Primeiro quero dar os parabéns e desejar boa sorte,  com essa excelente máquina, elas têm passado por mim até parece que estou parado, anda muito bem mesmo, em relação á tua questão, penso que no Stand onde a adquiriste ou em algum concessionário Yamaha, informam-te com precisão, mas tb se deres uma olhadela ao livro de revisões deve de constar alguma informação nesse sentido.

O pouco que sei, é que na maior parte dos modelos de diversas marcas, todas elas fazem uma mudança de óleo e filtro aos 1000 (MIL KMS.) ,dizem, que é por uma questão de alguma limalha se possa encontrar no óleo nesses primeiros 1000 kms .

Boas curvas desfruta,   _pt_

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: mpaneves em 06 de Março de 2016, 19:12
Por exemplo a minha kymco no manual dizem aos 500 mas concordo ser desnecessário fiz aos 950 a primeira Muda

 Marco Neves

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 06 de Março de 2016, 23:29
Vou mesmo ficar quieto e mudo só o óleo aos 1000 kms.

Quanto à segunda revisão (6000 kms), não irei percorrer esta distância durante a garantia, logo a segunda muda, irei eu faze-la em casa.

Muito provavelmente até farei uma muda aos 3000 kms, mas não irei ao stand (mesmo estando na garantia).
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: mpaneves em 07 de Março de 2016, 07:54
Se não fizeres os km tens de fazer por tempo,atenção.

 Marco Neves

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 07 de Março de 2016, 18:27
Hmm não sabia disso.

Ainda não recebi os documentos e o livro de revisões.

Tenho que me informar bem dessa questão do tempo.  ;)
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: folguer em 07 de Março de 2016, 18:36
Primeiro quero dar os parabéns e desejar boa sorte,  com essa excelente máquina, elas têm passado por mim até parece que estou parado, anda muito bem mesmo

Para estares a dizer isso, que scooter tens (sem descrição)?

Não tenho essa sensação, muito provavelmente por ainda estar na rodagem. O máximo que dei foi 80 kms. Tenho algum receio de passar esta velocidade durante a rodagem.  ;)
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Joao Santos em 07 de Março de 2016, 18:40
Hmm não sabia disso.

Ainda não recebi os documentos e o livro de revisões.

Tenho que me informar bem dessa questão do tempo.  ;)

Fazes Download do Manual de Proprietário e vais lendo é fundamental ler antes de te sentares nela.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: AVG em 07 de Março de 2016, 19:40
Para estares a dizer isso, que scooter tens (sem descrição)?

Não tenho essa sensação, muito provavelmente por ainda estar na rodagem. O máximo que dei foi 80 kms. Tenho algum receio de passar esta velocidade durante a rodagem.  ;)

Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas, a Yamaha não sei se trás o livro de instruções mas o de revisões trás de certeza absoluta, portanto informa-te onde  a adquiriste.

Segundo a Nmax não  é uma scooter para dar 130 ou mais, mas é rápida até aos 100 kms/hora e estou a falar de cor, porque nunca experimentei nenhuma, mas acompanhei uma senhora na marginal com uma ao meu lado e verifiquei que tem um bom disparo até essa velocidade, mais ou menos claro.

A minha é uma Integra 750, mas lá por ser uma 750  não me aventuro em loucuras, tb ando devagar , nunca devemos de esquecer a condução defensiva (quem sou eu para dizer isto !!! )

Mais uma vez boa sorte e vai com calma . se necessitares de alguma informação, pergunta aqui, porque existe aqui muitos companheiros com muitos conhecimentos que te podem dar uma ajuda.

 scooter_
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: marcio_s em 07 de Março de 2016, 20:02
Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas, a Yamaha não sei se trás o livro de instruções mas o de revisões trás de certeza absoluta, portanto informa-te onde  a adquiriste.

Segundo a Nmax não  é uma scooter para dar 130 ou mais, mas é rápida até aos 100 kms/hora e estou a falar de cor, porque nunca experimentei nenhuma, mas acompanhei uma senhora na marginal com uma ao meu lado e verifiquei que tem um bom disparo até essa velocidade, mais ou menos claro.

A minha é uma Integra 750, mas lá por ser uma 750  não me aventuro em loucuras, tb ando devagar , nunca devemos de esquecer a condução defensiva (quem sou eu para dizer isto !!! )

Mais uma vez boa sorte e vai com calma . se necessitares de alguma informação, pergunta aqui, porque existe aqui muitos companheiros com muitos conhecimentos que te podem dar uma ajuda.

 scooter_
Companheiro, a minha sym trouxe manual ;) embora também tivesse disponível no site da marca. Isso secalhar era conversa de concessionários menos dedicados.

Quanto à primeira mudança de óleo, é feita por norma no final da rodagem (1000km) não por o óleo não ter já qualidade, mas para evitar que qualquer limalha que se solte na rodagem do motor não venha a danificar o memso.

Mas de facto, nada como ver qual a indicação da própria marca, que vale sempre mais que dicas de "treinadores de bancada" como eu :)
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Pianoman em 08 de Março de 2016, 08:03


Companheiro, a minha sym trouxe manual ;) embora também tivesse disponível no site da marca. Isso secalhar era conversa de concessionários menos dedicados.



Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas,

As minhas 3 SYM trouxeram sempre manual de instruções, embora de fraca qualidade, por vezes mal traduzidos e com erros que acabei por mostrar ao importador (que os corrigiu apenas parcialmente).
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: cgomes em 10 de Março de 2016, 09:44
Tal como nas"latas fechadas" a muda de óleo deve fazer-se por limite de kms ou por tempo decorrido que, por norma, é de um ano. Num ou noutro caso a questão é mesmo a viscosidade do mesmo que vai desvanecendo e desse modo diminuindo a correta lubrificação.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: mpaneves em 26 de Novembro de 2017, 13:59
Corretíssimo,
Basta respeitar isto mesmo : tempo ou km e usar o óleo recomendado ou melhor
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: nonnus em 08 de Dezembro de 2018, 17:47
Boas... bom eu vi este tópico sobre lubrificantes, já pesquisei alguma coisa para saber melhor, e para não abrir outro sobre o assunto em questão, aqui vai:

Em relação aos óleos e sua viscosidade, alguém muda de viscosidade de oleo na revisão entre Verão e Inverno??
Por exemplo: Inverno 10w30 \ Verão 10W40.

Será picuinhas da minha parte lol?? Mas como sou novo nestas aventuras "motomecânicas", quero ter a certeza do melhor que se pode fazer para manter a minha  scooter_.

Eu tenho uma Honda PCX 125cc de 2017, fez recentemente a revisão dos 18k na oficina (garantia), o oleo usado foi o Castrol 10w30, já vi sobre normas MA\Ma2 e MB, percebi que MB é exclusivo para embraiagens secas, então estava virado para mudar para o Motul 10W30 Jaso MB... o que aconselham neste caso?

A próxima revisão já não está na garantia então quero começar a fazer eu próprio as revisões (vi que realmente não é nenhum bicho de 7 cabeças) mas como percebo mais de mecânica auto, pensei que fosse outro tipo de dificuldade, mas não. Bendita a internet.  _pol_

Cumps ;)
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: ppecas em 08 de Dezembro de 2018, 18:42
Boas... bom eu vi este tópico sobre lubrificantes, já pesquisei alguma coisa para saber melhor, e para não abrir outro sobre o assunto em questão, aqui vai:

Em relação aos óleos e sua viscosidade, alguém muda de viscosidade de oleo na revisão entre Verão e Inverno??
Por exemplo: Inverno 10w30 \ Verão 10W40.

Será picuinhas da minha parte lol?? Mas como sou novo nestas aventuras "motomecânicas", quero ter a certeza do melhor que se pode fazer para manter a minha  scooter_.

Eu tenho uma Honda PCX 125cc de 2017, fez recentemente a revisão dos 18k na oficina (garantia), o oleo usado foi o Castrol 10w30, já vi sobre normas MA\Ma2 e MB, percebi que MB é exclusivo para embraiagens secas, então estava virado para mudar para o Motul 10W30 Jaso MB... o que aconselham neste caso?

A próxima revisão já não está na garantia então quero começar a fazer eu próprio as revisões (vi que realmente não é nenhum bicho de 7 cabeças) mas como percebo mais de mecânica auto, pensei que fosse outro tipo de dificuldade, mas não. Bendita a internet.  _pol_

Cumps ;)
Boas, pelo que percebo de óleos  ao deves nunca aumentar o primeiro número do óleo ou diminuir o segundo. Ou seja podes mudar de 10w30 para 5w30 mas não para 15w30. Ou 10w30 para 10w40 e não o contrario.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: Mercurio em 27 de Dezembro de 2018, 12:53
Não sou obviamente a autoridade máxima em oleos, no entanto recorri ao "velho", engenheiro de máquinas reformado  com carreira na indústria automóvel para algumas clarificações técnicas.

Em primeiro lugar, a viscosidade é medida de forma diferente em óleos com funções diferentes não se podendo por isso comparar óleos de motor com óleos de transmissão.

Reparem na tabela

(https://assets.hemmings.com/blog/wp-content/uploads//2014/04/viscosity_03_600.jpg)

Por exemplo, um óleo de motor W30 tem viscosidade equivalente a  um W80 de transmissão.

A viscosidade recomendada pelo fabricante tem que ver acima de tudo com as tolerâncias de fabrico sendo portanto muito importante seguir a recomendação da marca.

Não há portanto necessidade de arranjar cabelos brancos a pensar no óleo, basta seguir o que vem no manual, nem de entrar numa de MacGyver de vão de escada!

A receita é simples. Óleo de qualidade e viscosidade recomendada nos intervalos recomendados. Fácil.

Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: moto2cool em 31 de Dezembro de 2018, 09:27
Essa sempre foi a minha política mercúrio. Manter-me pelas especificações do manual.
Acredito que quem fez o motor sabe melhor em que condições deve trabalhar.
Título: Re: A importância da viscosidade do óleo
Enviado por: davidsantos em 31 de Dezembro de 2018, 12:45
Nada melhor do que quem fábrica a mota para nos recomendar o que quer que seja.