A mota está bonita, mas falta-lhe...a classe que a BMW C650GT possui a rodos (embora eu seja suspeito).
A traseira é uma imitação, para pior, da MaxSym. A linha geral (silhueta e, até, a frente) segue a da MaxSym. Será que o gabinete de design a que a Suzuki recorreu é o mesmo a que a SYM recorre (italiano)?
O painel de instrumentos é bonito.
Se somarmos mais uns euros aos preços anunciados para a Alemanha, estamos em cima do preço da versão básica da C650GT.
De facto a nova burgman tem muitas semelhancas a maxsym, mas na minha opiniao continua a ser a rainha das scooters de turismo. penso que as bmw estao mais numa vertente desportiva...tipo tmax 530, aprilia 850 etc...penso que e comparar uma pan european com uma cbr 1000 ou assim
Boas,
A meu ver esta nova Burgman 650 deriva técnicamente da Maxsym. Se olharmos com atenção, são bem parecidas e as soluções mecânicas dispostas precisamente nos mesmos locais...a geometria da mota é igual...enfim, a Suzuki deve ter feito um acordo com a SYM para usar a base da Maxsym e depois adaptá-la à sua maneira. Se assim for, acho que a Suzuki foi muito inteligente. A Maxsym é uma excelente base...a todos os niveis!
Cumpts,
JC
Nâo consigo ver o vídeo... :'(
Tenta este link:
:)
Ferro sou da mesma opiniãoEstamos a falar de scooters e não de motores bmw que não equipam nenhuma scooter.
Mas efectivamente os motores BMW estão cada vez a dar mais provas de que melhoraram e bastante, queiramos ver por exemplo o caso das novas GS, RT,ETC... e não é por nada que neste momento é das marcas mais vendidas no mercado automóvel e cada vez mais nas motas...o problema é quando temos um problema, ai comecem a preparar os cheques..lol
É claro que a comparação entre a scooter Suzuki Burgman 650 e outra qualquer scooter só pode ser feita como exercicio académico.
Discordo totalmente. E nem sequer consigo alcançar os fundamentos desta afirmação. Não há nada de incomparável, seja maxiscooter, mota, automóvel, bicicleta, cavalo, cão, escadote, alicate, doce de abóbora, vinho...Cada vez mais a concorrência entre marcas impede que um qualquer produto, seja qual for, se afirme no mercado sem que a concorrência o confronte com outros comparáveis. Melhores, piores, iguais, mas...comparáveis.
A comparação com a c650gt....... _pensador_ ...... só pela aproximação das cilindradas, não consigo imaginar alguém a ter dúvidas na escolha.
A comparação com a c650gt....... _pensador_ ...... só pela aproximação das cilindradas, não consigo imaginar alguém a ter dúvidas na escolha.
A comparação com a c650gt..... ...... só pela aproximação das cilindradas, não consigo imaginar alguém a ter dúvidas na escolha.
A afirmação do companheiro Pardal deixou-me algumas dúvidas...não sei se se refere ao facto de que não existe qualquer dúvida de que a BMW é superior, ou o contrário! _pensador_ Fiquei na dúvida amigo Pardal....isto o português é matreiro! ;D _pol_
É neste pensamento que digo que não há comparações, ou seja ninguem no seu perfeito juizo entra num stand decidido a comprar uma Gilera 800 ou uma Bmw c650gt e afinal compra uma Burgman 650.
O contrário já acredito que aconteça aos deslumbrados pelos emblemas, que ao ver o emblema da BMW a comprem sem ter em conta as suas reais necessidades de utilização.
Venho complementar este tópico apenas para informar sobre as especificações e detalhes técnicos do modelo para o continente Europeu.
Desculpem por estar em Inglês, mas dá para perceber :-[
Suzuki Burgman 650 ABS - UK/Europe Specifications/Technical Details
DIMENSIONS AND WEIGHTS
Overall length: 2270mm (89.4in)
Overall width: 810mm (31.9in)
Overall height: 1430mm (56.3in)
Wheelbase: 1590mm (62.6in)
Seat height: 750mm (29.5in)
Fuel capacity: 15.0litres (3.3 UK gallons)
ENGINE SPECIFICATIONS
Engine capacity: 638cc
Engine: 4-stroke, 2-cylinder, liquid-cooled, DOHC
Bore: 75.5mm x 71.3mm
Compression ratio: 11.2:1
Lubrication: Wet sump
Ignition: Electronic ignition (Transisorised)
Transmission: SECVT
Drive: Chain
CHASSIS SPECIFICATION
Front suspension: Telescopic, coil spring, oil damped
Rear suspension: Swingarm type, coil spring, oil damped
Front brakes: Disc, twin
Rear brakes: Disc
Front tyres: 120/70R15M/C 56H, tubeless
Rear tyres: 160/60R14M/C 65H, tubeless
Seat height 750 mm
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.totalmotorcycle.com%2Fmotorcycles%2F2013models%2F2013-Suzuki-Burgman650-ABS1-small.jpg&hash=d537c59832891b121e9ec16fbb650387d08cb0d8)
Companheiro Sapies 21 não leves a mal o que vou dizer mas se instalares o Google Chrome ele faz logo a tradução dos sites em qualquer lingua para português.
Onde é que viste que gasta 6 aos 100, Rodrigues?
A Suzuki diz ter diminuído os consumos, face ao modelo substituído, em cerca de 15%. Julguei que os consumos desta nova versão fossem na casa dos 5,5...Mas, lá está, continuo sem saber o peso desta nova versão, cujo motor terá 56 cavalos. Se mantiver um peso bastante elevado como o da Burgman 650 em comercialização, não me admira que vá para consumos de 6 aos 100. Em todo o caso, não gastará 6 aos 100 num percurso como o de Santo Antão do Tojal a Santa Cruz, julgo eu. Nesse tipo de percurso, a minha C650GT é menina para fazer entre 4,5 e 4,8 (se eu não for a abrir, claro).
É por essas e por outras que já me convenci de que um consumo médio de 5,6 aos 100 na minha C650GT (que tem o dobro do binário e quase, quase o dobro da potência da MaxSym), com a condução que faço, é bastante razoável.
ZeZe, desculpa a minha intromissão, mas acho que a nova Burgman nao esta a querer igualar em nada com a BMW _pensador_
Falas em espaço de carga por exemplo, quem tem a Burgmam não se queixa que tem pouco espaço.
Tal como em outros tópicos, eu achei que houve-se quem estive-se a criticar opinando, tbm acho o mesmo na tua opinião.
Ha comparações, que nao se podem fazer, comparando-as com outras marcas, pois não estão a concorrer em nada entre si.
Por exemplo e falando na BMW, falou-se imenso e "criticou-se" que a BMW estava a copiar a frente toda da TMAX, mas nao vi ngm a vir aos tópicos da BMW (aqui no CPM) a dizer que isto ou aquilo, ou aquele outro pormenor, e que estava a combater uma marca com a outra.
Tal como que me parece, que a Burgmam não esta em nada a combater a nova BMW (cujo tbm gosto). Daí compara-las em coisas que nao tem comparação, para quê ??
Outra coisa que "criticas" é na protecção aerodinâmica, tal como ja vi "criticas" em outros modelos de motas, somente tenho uma coisa a dizer que é .....Já andaram na Maxi ?? Já efectivamente experimentaram para dizer que, quem é mais alto, mais gordo ou outra coisa qualquer que apanha vento nas fuças, ou que incomoda na condução que se tem??
Esta é uma Maxi de excelência, uma Maxi que foi (ou deve ter sido, pq ainda não experimentei) melhorada em todos os aspectos.
Penso que os Engs. que supostamente trabalharam na execução deste novo modelo, aperfeiçoaram-na e não desfizeram a grande qualidade e conforto a todos os níveis que ela já tinha! Daí acho que em certos comentários são desnecessários.
Em outros aspectos, ate podes ter razão no que toca a questões que não estão clarificadas. O peso, efectivamente os consumos que diziam que eram mais baixos, etc etc etc, disso eles nao falam e deveriam falar!
Deixem as maquinas chegarem a rolar nas mãos de quem as usa efectivamente, e depois de algum tempo então vê-se se as melhorias são melhores ou piores. Aí sim podemos falar com justa causa.
Boas curvas
Apesar de tudo, se o " Gaspar" não me continuar a chatear, para o próximo ano talvez me torne um Executive.
Mais algum material de leitura para os interessados http://www.lerepairedesmotards.com/essais/scooters/suzuki-burgman-650-abs.php
fora de contexto, mas para ajudar
Já agora para elucidar os companheiros, quem projectou, pensou, desenhou os motores da C600/650GT foram os engenheiros da BMW Motorrad na Alemanha em Berlim, inclusive onde são feitas/montadas as novas scooters, mas os motores quem os fabrica é a Kymco em Taiwan que tem uma larga experiência no fabrico de motores para Mega scooters e tem também uma fábrica com grande capacidade de produção
em relação á nova Burgman 650 vamos esperar pela FIL pelo menos para olhar e sentar na máquina :)) :))
Mais um ensaio _palmas_
http://www.motor-infos.tv/video-744-suzuki-burgman-650-2013-la-valeur-sure-reste-dans-le-coup.html
Mas pelo que percebo já está encomendada a tua nova Buga 2013...estou correcto companheiro GUI650? _Rolley_
Já tens os valores praticados para Portugal e que possas partilhar aqui com os restantes companheiros? _pol_
No que concerne às características da moto, são praticamente idênticas.
As grandes diferenças têm a ver com o consumo e com a estética. De certo modo eram essas as unicas questões que não eram resolvidas.
Estou ansioso por a ver e fazer kilometros. scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
Também estou curioso.... _pensador_ ....apesar de querer fazer os 100.000km até ao fim do ano com a minha Majesty 400.... _Rolley_A sua Majesty 400 já tem perto dos 100.000 km ? parabéns.
Companheiro GUI650, confesso que estou ansioso por ver fotos da tua nova Buga 2013, num Diário de Bordo carregado de detalhes e sensações vividas aos comandos dessa extraordinária máquina.
Está em contagem decrescente...tic...tac...tic...tac _careta_
Daniel,
Gostei bastante do vídeo. É curioso que ando sempre à procura de vídeos e este não o tinha visto.
Tens alguma forma especial de busca ? _pensador_
Carlos, fiquei sem perceber: a revista que citaste traz mesmo um ensaio à nova Burgman ou apenas esse comentário que transcreveste? :-?
é mesmo um ensaio _pol_
Já leste ou tens o mencionado ensaio Panda?
http://soloscooter.com/4/1363612507/revista/solo-scooter-no-161-ya-en-tu-quiosco#.UUi_Rhnirx4 (http://soloscooter.com/4/1363612507/revista/solo-scooter-no-161-ya-en-tu-quiosco#.UUi_Rhnirx4)
tem revista digital
_pol_
http://www.youtube.com/watch?v=O1wSw1r8ya8 (http://www.youtube.com/watch?v=O1wSw1r8ya8)
Boas,
Rainhas há muitas...Ó Evaristo! _pt_
Abraços,
Zeze.
Há coisas que só percebemos quando pessoalmente as podemos avaliar e comparar.
Da Burgman de 2013, não sei porque não conduzi nenhuma (a HM Motos disse-me que seria entregue no dia 1 ou 2 de Abril), mas se neste momento conduzires uma Burgman de 2012, percebes que há qualquer coisa de diferente relativamente à BMW que admito seja dificil de explicar.
Quanto ao design, acho a BMW mais actual, mais apurada. Aliás, a única parte que não gosto na BMW, é a traseira, não os farois, mas a distância enorme que existe entre a roda e a cava da roda, não sendo possível andar com aquela zona limpa face à grande distância.
A Suzuki é muito clássica e conservadora. Ou seja, é uma moto discreta como eu gosto.
E Zeze. Não te impressiones com mais 15 km/h de ponta. Esse é, na minha opinião, o parâmetro menos importante. _convivio_
Também não percebo porque é que vocês falam de um empate técnico. No teste (refiro-me ao texto, não às notas finais), a Burgman ganha em quase todos os aspectos e a conclusão é inequívoca: vantagem Burgman.
Esta imagem está muito bem tirada no COMPARATIVO (http://www.motoservices.com/duel-scooter/essai-comparatif-bmw-c650-gt-vs-suzuki-burgman-650-executive-2013.htm)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.motoservices.com%2Fmedia%2Fcache%2Ffullscreen_gallery%2Fmedia%2Fgallery%2F1967%2FDuel-Suzuki-Burgman-650-Vs-BMW-C650-GT-01.jpg&hash=7cce90c6f4b9e99c97255507cc7f4ea84777985e)
Considerando o facto do companheiro GUI650 ser profundo conhecedor das Burgmans 650 (teve 3) e ter comprado a C650GT (que vendeu muito recentemente) julgo que a sua opinião tem bastante valor e eu dou-lhe mais crédito do que os testes ou comparativos das revistas da especialidade...ainda que muitas sejam bastante conceituadas e me agrade bastante a sua leitura.Muito obrigado Sapiens21 _pol_
Concordo em absoluto. Estou, de facto, muito curioso para experimentar a nova Burgman.
Os 15 kms/h de velocidade de ponta a mais não me impressionam por aí além, embora, no caso da C650GT, sejam bastante fáceis de alcançar e utilizar, assim haja estrada. Numa mota desta dimensão e peso, em viagens mais longas ou com mais extensão de AE, acaba por ser uma vantagem (relativamente ao limite de 160 kms/h da Burgman, que acho curto - deviam ser cerca de 170 kms/h). Aquilo a que me referi com mais ênfase foi às outras características todas que mencionei. É que, racionalmente, a soma dessas características dará vantagem em estrada à C650GT. Coisa diferente é o ensaiador dizer que a BMW faz tudo aquilo mas que ele gosta mais da Burgman. Mas, não é isso que ele escreve. Ele escreveu: a Burgman é melhor em estrada, vantagem Burgman.
Também não percebo porque é que vocês falam de um empate técnico. No teste (refiro-me ao texto, não às notas finais), a Burgman ganha em quase todos os aspectos e a conclusão é inequívoca: vantagem Burgman.
Quanto ao 'rabo alçado' da C650GT, reconheço que gosto bastante do efeito estético, não tanto das consequências da inexistência de 'bacalhau': os veículos que circulem atrás, em piso molhado, têm direito a banho de spray e as costas do pendura também (mesmo com o encosto do pendura que coloquei na eNGraçada).
Este vídeo é só para picar o companheiro Panda! _careta_ _careta_ _careta_
VER AQUI O DUELO - TMAXvsBURGMAN (http://www.youtube.com/watch?v=eQbGNWlBWlU)
Este vídeo é só para picar o companheiro Panda! _careta_ _careta_ _careta_
VER AQUI O DUELO - TMAXvsBURGMAN (http://www.youtube.com/watch?v=eQbGNWlBWlU)
Já que falamos de curiosidades, um pormenor:
Na Burgman, o vidro frontal sobe na totalidade em 1 segundo e todo por igual; Na BMW, o vidro total sobe em 2 ou mais segundos e, por vezes (na minha acontecia), ficava torto, porque o que o faz subir são dois braços independentes onde um deles sobe um pouco mais que o outro.
Pois é. _pensador_Há muitos pormenores nas diferenças que permitem as pessoas ter preferências. _pol_
Ui.... _Zang_ golpe baixo... _confuso_
UiUi...agora é que vão ser elas... _pt_ _pt_ scooter_
GUI650, não sei se reparaste quando efectuaste a inscrição no CPM, mas existe uma cláusula que especifica com muita clareza a obrigatoriedade de, relativamente a todos os comparadores de Burgmans 650 (2013) terem de efectuar aqui neste fórum, um detalhado e criterioso Diário de Bordo, pleno de informação e fotografias com fartura.
Já quanto ao ZeZe, sei que não a comprará :-X mas fará gentilmente o favor de nos postar aqui uma extensa e imparcial apreciação do seu test-drive.
O repto está feito GUI650. O não cumprimento desta cláusula poderá ter implicações graves no normal funcionamento do fórum.... _lol_
[/quote
Sapiens21, está combinado. _pol_
Assim eu tenha tempo para isso, que por vezes é muito muito reduzido e não quero ser punido _reg_
O mais bonito de toda esta conversa que graça neste tópico é que, apesar de haver aqui opiniões fortes e relativamente às quais se verifica que são contrárias em alguns pontos (não todos, mas uma parte), não deixa de imperar bom senso, respeito e até se nota o cuidado no expressar de opinião.
Sempre apreciei a escrita do Zé e agora o Guilherme, membro mais recente, é também ele uma mais valia para este clube. É bom tê-los connosco e podermos ler as vossas opiniões.
*********************
Voltando ao tópico antes que o que escreva seja declarado off-topic.. ;)
Vou contar-vos em breves linhas o que acho da Burgman e agora é a valer. _careta_
Começando pelo menos bom...sim, porque coisas más é impossível apontá-las:
- A Burgman podia e devia ter ido mais longe no design, ainda que seja consensual que é agradável sem ser espectacular. Eu gosto e já o manifestei por diversas vezes, no entanto sinto que podia ter ido mais longe...opção que se compreende pela legião de fãs que tem este modelo;
- Os comandos são praticamente idênticos aos do modelo anterior. Não que isso seja mau de todo, mas ainda assim deveria notar-se uma evolução neste campo. Aqui custa-me um pouco a entender a opção, mas efectivamente a sua ergonomia parece tornar-se intuitiva com o passar do tempo e habituação;
- O design colocado na cobertura do painel de instrumentos parece-me simples, mas em demasia...um rectângulo muito simples. Já a instrumentação foi um salto qualitativo face à anterior de informação digital em tons laranja.
E agora começa o bom, mesmo bom.
- O consumo foi reduzido em 15% faze à geração anterior, o que é importante não só para as emissões e consequente cumprimento das directivas comunitárias, como também consegue propagar pelo consumidor a ideia real de grande melhoria na eficiência;
- O sistema de transmissão sofreu melhoria (o que já não era nada fácil) no que concerne a redução do atrito das peça móveis, fazendo com que a suavidade seja algo que marca o condutor e lhe faz sentir que está aos comandos de uma Burgman logo ao primeiro contacto. Será porventura daquele tipo de modelos que, se eventualmente vendassem os olhos aos condutor, ele saberia nos primeiros metros o que estava a conduzir;
- O motor foi também alvo de atenção por parte dos técnicos da Suzuki e, sabendo-se já que a unidade é sensivelmente a mesma que a anterior, também ela foi devidamente preparada para conduzir a versão 2013 para o sucesso. Os testes confirmam um motor voluntarioso sem ser ultra-rápido, mas que é mais que suficiente para o comum dos mortais e com um binário bem distribuído em que será notório que foi feito para a descontração do condutor em detrimento da busca pela adrenalina. A fialibilidade, essa, não tem qualquer discussão....são unidades feitas para devorar kms atrás de Kms sem problemas;
- O conforto. Bem, aqui tive de colocar um ponto final de imediato pois esta é uma área em que a casa de Hamamatsu é especialista e por mais que outras marcas se esforcem por igualar a Burgman, o segredo desse conforto imperial parece continuar por desvendar. É de facto espantoso percorrer os fóruns e ler as descrições dos seus proprietários desde os modelos mais antigos.
Cada qual compra a maxi que lhe agrada e cada um vê preferências num ou noutro aspecto, pelo que a escolha é algo muito próprio, muito pessoal....mas há sempre pormenores que fazem a diferença. ;)
Sempre adorei a Burgman, entao desde que tive a oportunidade de me sentar na de 2013 ai fiquei mesmo apaixonado...a mota e fantastica...Na minha opiniao so existe um grande contra estas motos que e o facto de na minha opiniao pedirem tanto dinheiro por elas novas.Penso que valores na ordem dos 10000 € sao muito elevados em comparacao por exemplo com uma deuville ou uma cbf 1000 que custam o mesmo.Acho que os valores pedidos pela honda ou piaggio sao mais aceitaveis...na ordem dos 7 e 8 mil. Quer queiramos quer nao as scooters nao tem o mesmo comportamento em termos de ciclistica que tem uma mota como uma cbf,ou vstrom...etc...As marcas deveriam repensar estes valores...Rui,
Rui,
Na minha opinião só em parte tens razão.
É dificil comparar uma "R" com uma scooter, tanto mais se olharmos para a cilindrada.
Desde logo a tecnologia é mais complicada.
Por outro lado uma "R" não tem aquilo que uma Burgman oferece aos seus utilizadores, nomeadamente, espelhos eléctricos, vidro de subir automático, mudanças automáticas e manuais, sistema ABS de ultima geração, travão de mão, muito espaço para bagagem, luz de interior, etc., etc. Ou seja, as scooter mais caras têm muito mais do que um motor com cavalos.
Esta é a razão pela qual são caras, mas acredita que o valor vale a pena. _pol_
Boas,
Pena não ter mais 20 CV...isso é que era.. _convivio_
a 2 + carga uiui....
abraços
Quanto a se o meu teste será extenso e completíssimo, isso já dependerá da interpretação de cada um... _Rolley_
Isaac, estou a ler-te mal, amigo. Provavelmente, tenho de mudar as lentes... _careta_ _careta_
Fora de brincadeiras: mantenho o interesse em fazer o test ride à nova Burgman 650, mas a disponibilidade anda arredia. Também tenho que 'lutar pera vida', como se costuma dizer.
Quanto a se o meu teste será extenso e completíssimo, isso já dependerá da interpretação de cada um... _Rolley_