Marcas de Maxiscooters => Honda => Mecânica => Tópico iniciado por: DIMAN em 31 de Outubro de 2011, 22:39
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Então, depois de umas trocas, misturas e improvisos, aqui vai o resultados dos meus testes com o
variador Italiano da Polini:
De salientar que estas experências foram efectuadas com o motor nas melhores condições de resposta possível, isto é com os cilindros devidamente equalizados, com velas denso iridium, filtro de ar KN e caixa da entrada do filtro de ar modificada para maior entrada de ar.
E de salientar também uma modificação na embraiagem - retirada da peça branca anti -torsão que traz de origem e colocação em substituição da "Spring Slider da Betella" (acho que já falei aqui nisto) - modificação esta que traz resposta mais rápida nas recuperações e aumento ligeiro da velocidade de ponta, para além da atenuação do travão do motor.
Equipamento para testes:
- Variador Polini Maxispeed Control.
Roletes Polini de vários pesos:
- 15,5g (os que vêem de origem no kit do variador)
- 17 g
- 20 g
- 24,5 g
Roletes de 15,5 g - a locura total - ficou com mais arranque que uma T-Max, mas ... a velocidade de ponta
não passava os 150, perdia resposta nas subidas mais acentuadas e o consumo na
casa dos 7.5 lt.
Roletes de 17 g - Arranque - Excelente
- rectas - 165 / 170 de veloc. máxima
- subidas - perda de resposta emrelação á configuração original
- consumo - 6.5 / 7.0 lt.
Dificil controlo no transito citadino - "mói" um pouco no arranque e de repente saía
disparada
Roletes de 20 g - Arranque - Bom (acima do original)
- rectas -170 / 175 de veloc. máxima
- subidas - perda de resposta ainda algo acentuada
- consumo - 6.0 / 6.5 lt
- esta configuração é mais equilibrada e o controlo no trânsito citadino é aceitável
Roletes de 24,5 g (menos meia grama que os roletes originais)
- Arranque - parecido com o original, mas é superior
- rectas - 165 / 170
- subidas - resposta inferior à configuração original, mas melhor que as combinações acima
descritas
- consumo - 6.0 / 6.5 lt
configuração semelhante à original e condução boa no transito, no entanto perde para
esta nas subidas, e ... claro, no consumo.
Roletes de 20 g misturados com os de 24.5 g - Arranque superior ao original - nota-se bem
- Rectas - 155 / 160
- subidas - perda de rendimento notória
- consumo 6.7 / 7.2 lt
- condução aceitável no transito citadino - mas não é a ideal
Resultado final e prático: - voltei a montar o variador original, mas com os roletes Polini de 24,5 g, que resulta numa maior suavidade no motor e redução eficaz do travão do motor, que torna a condução mais agradável, e maior rendimento e menor consumo em comparação com a configuração original.
(- não esquecer as modificações efectuadas na embraiagem)
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Olá companheiro,
Excelente feed-back dos teus testes _palmas_
Sendo assim não aconselhas a substituição do variador de origem por um da Polini...? (mesmo em situações em que a Maxi está de origem)
_convivio_
Zacli
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Pois companheiro, acho que não compensa. _pensador_ _slb_
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Olá companheiro,
Excelente feed-back dos teus testes _palmas_
Sendo assim não aconselhas a substituição do variador de origem por um da Polini...? (mesmo em situações em que a Maxi está de origem)
_convivio_
Zacli
Definitivamente não aconselho, acho que com pequenas modificações extremamente fáceis de fazer (podes fazer em casa sem ir à oficina - desde que tenhas ferramenta adequada) e mais baratas consegues melhores resultados.
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Viva, essa questão de de tirar o colar de plástico da mola traseira é pôr uma anilha(já agora... Quanto custa e onde se compra? Pelos vistos reduz o efeito travão motor, e isso não irá sobrecarregar os travões e reduzir o tempo de vida das pastilhas? Eu tenho uma 600 e só com o motor dá para reduzir bastante a velocidade sem tocar nos travões. Será que uns roletes mais pesados que os originais irão diminuir o consumo?