Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: joaocapeloa em 28 de Novembro de 2012, 22:56
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Boa noite
Depois de uma breve pesquisa aqui no forum, tenho uma questão.
Na altura que comprei a minha maxi, o dono do stand disse para apenas gastar gasolina 98.
Pelo que vejo, maior parte dos companheiros gasta gasolina 95. _pensador_
Será que há algum problema em trocar de combustível? Como está na garantia não queria arriscar.
Abraço
Joaocapeloa
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Olá
Eu, nos carros que já tive e nas motas, sempre 95. Porquê?? Sei lá............ é a mais barata!!
Mas se vires no tópico que indico, já tens mais alguma informação.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=8884.0
A mim, no stand, mandaram-me usar 95 e não creio que tenhas problemas em fazê-lo também, nem na máquina em si, nem em termos de garantia.
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Companheiro, usa e volta a usar de 95 octanas sem problemas!
Podes estar descansado que não te vai causar problemas nenhuns...pelo contrário, vais ficar com dinheiro no bolso! _palmas_
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Olá
Eu, nos carros que já tive e nas motas, sempre 95. Porquê?? Sei lá............ é a mais barata!!
Mas se vires no tópico que indico, já tens mais alguma informação.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=8884.0
A mim, no stand, mandaram-me usar 95 e não creio que tenhas problemas em fazê-lo também, nem na máquina em si, nem em termos de garantia.
Acho que vou usar uma vez para ver o resultado. E sim.... sempre se poupa mais um pouco _pol_
Obrigado
joaocapeloa
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Amanha vou ter de ir atestar e penso que vou optar por 98 ou gforce95, quero ver se há alguma diferença para a 95 normal que uso
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Companheiro, creio que não existe nenhum problema em usares uma ou outra.
É tudo uma questão de octanas, ou seja, com mais ou menos aditivos... Mais octanas, maior a combustão do motor, mais força tens. No entanto, entre uma e outra, wuase nenhuma diferença vais notar..existe uma vantagem, €€€ a mais ou a menos no bolso.
Já experimentei 95 e 98 e sinceramente não notei praticamente nenhuma diferença, a não ser no momento de pagar.
Abraço e boas curvas!
scooter_ _pt_ _slb_
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Boa noite
Depois de uma breve pesquisa aqui no forum, tenho uma questão.
Na altura que comprei a minha maxi, o dono do stand disse para apenas gastar gasolina 98.
Pelo que vejo, maior parte dos companheiros gasta gasolina 95. _pensador_
Será que há algum problema em trocar de combustível? Como está na garantia não queria arriscar.
Abraço
Joaocapeloa
Olá companheiro João,
o motor da tua é igual ao da minha Sym 300i.
Podes meter 95octanas à vontade, a minha só bebe dessa gasosa e gosta muito. A carteira agradece e o motor não vai achar grande diferença.
_pol_
Abraço
António Miguel
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Boa Noite
Obrigado a todos pelas respostas ao topico. _pol_ _pol_ _pol_
No proximo abastecimento, vou testar.
Abraço
joaocapeloa
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Boas,
atestei há dias com 95 octanas numa low cost em Cascais.
Habitualmente ponho ou na Galp, ou Cepsa ou Repsol.
Entretanto já fiz uns 120kms e não noto até agora diferença absolutamente nenhuma no rendimento nem no consumo.
Bons passeios
(Esta chuva é que já começa a chatear!)
Duas Rodas
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Boa noite
Ainda não abasteci com 95, mas no passado domingo estive com um colega que tem uma gts 300, e tambem gasta 95.
Portanto não deve haver problema
Abraço
joaocapeloa
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Boa noite.
Depois de ter começado a abastecer com gasolina 95, posso tirar as primeiras conclusões:
- Não consigo ter tanto rendimento nos kms percorridos, pois com a mesma quantidade de combustivel, faço menos 30km.
- o arranque da moto é mais lento, com ou sem pendura, noto um arranque mais dificil.
- a velocidade de ponta desceu bastante, não ultrapassando os 135km/h e nem chega ao corte. Com gasolina 98, conseguia chegar aos 147km/h e o motor ''cortava''.
Não sei se isto acontece por o motor ainda ter poucos kms (6000km), mas a verdade é que com gasolina 98, o motor tem outra vida!
No entanto, vou mantendo este tópico atualizado para futuras informações.
Abraço
Joaocapeloa
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Olá companheiro João,
isso são diferenças bastante grandes nas prestações. _pensador_
Eu ainda nunca experimentei pôr 98 octanas, pois o preço mais caro é um factor muito desencorajador, penso sempre: mesmo que ande menos kms, ponho mais uns centilitros e compensa dessa forma.
Já tens 6000kms? Boa! A minha passou dos 5000kms hoje. _convivio_
Abraço
Duas Rodas
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Olá companheiro João,
isso são diferenças bastante grandes nas prestações. _pensador_
Eu ainda nunca experimentei pôr 98 octanas, pois o preço mais caro é um factor muito desencorajador, penso sempre: mesmo que ande menos kms, ponho mais uns centilitros e compensa dessa forma.
Já tens 6000kms? Boa! A minha passou dos 5000kms hoje. _convivio_
Abraço
Duas Rodas
Boa noite companheiro
Sim, são diferenças dignas de registo, mas nada que não se resolva.
Vou voltar a abastecer com 98 para ver se realmente o problema é da gasolina.
Então e a tua? porta-se à maneira?
Abraço
Joaocapeloa
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Eu na integra só coloco a 95, não tenho qualquer experiência com a 98.
Algum companheiro com Integra já essa mesma experiência??? Notaram diferença???
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Boa noite companheiro
Sim, são diferenças dignas de registo, mas nada que não se resolva.
Vou voltar a abastecer com 98 para ver se realmente o problema é da gasolina.
Então e a tua? porta-se à maneira?
Abraço
Joaocapeloa
Isso e figado! Continua a usar 95 que esses problemas passam. vai por mim......
A minha leva 95 e com roletes dr pulley corta nos 155 km na boa, não pia, e ja vai com quase 90.000 km
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Isso e figado! Continua a usar 95 que esses problemas passam. vai por mim......
A minha leva 95 e com roletes dr pulley corta nos 155 km na boa, não pia, e ja vai com quase 90.000 km
Boa noite companheiro
Realmente achei estranho, porque li o relato de outros colegas a dizer que não valia a pena colocar 98.
Obrigado pela sugestão
Abraço
Joao Capeloa
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no manual de todas as yamaha vem citado mais ou menos assim:
usar gasolina de 91 octanas ou superior,mas caso se note barulhos ou batidelas do motor usar marca diferente ou com mais octanas.
Eu pelo que tenho experimentado 98 sempre e com muitas saudades da bela shell Vpower...
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Boas,
Quando fomos a Gibraltar na nossa GTS 300i aconteceu que na volta para Portugal estavamos a ficar quase na reserva... Portanto toca a atestar. A bomba onde parámos não tinha 98 , apenas 95 , gasóleo entre outras.
O que aconteceu.... Nós atestámos 95 devido a termos medo de não encontrar outra bomba por perto e só com a reserva.
Nota que sempre usámos 98.
Aconteceu que depois a moto carregada em vez de dar 130 à vontade, já se via à rasca.
Porquê meter gasolina mais barata ?
Não sei... Relativamente a isto à muitas opiniões. A minha é 98, porque se é 98 que aconselham é 98 que eu meto.
Um grande abraço
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A verdade é que com a 98, noto a moto muito mais solta, mais rápida.
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A verdade é que com a 98, noto a moto muito mais solta, mais rápida.
Lá está... Uma 125cc precisa de 98 ! Uma 300 também... Agora uma Maxsym 400 ? Chega aos 120 / 140 na boa...
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Boas,
Todas as máquinas precisam de 98... _pt_
Senão a gsolina branca era maravilhosa...e no entanto até já se partiram motores á conta disso....
Abraços,
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Bem , este assunto podsso te dizer que deves meter o que o manual pede, eu como tenho hondas, tenhuma uma com 20 anos e ela pedia 89 octanas, e estas mais modernas pedem 91 octanas. E vou falar por experiencia propria, eu desde o principio metia 98, mas pos crer que fiz errado em meter a 98 porque o motor força muito, notasse mais quando andas no para arranca, acredita mete 95 porque quem dera a muitos paises terem 95 octanas como gasolina base.
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Pois...
saudades da BP 100...o akra da K5 ficava cinzentinho...e o k ela gostava...uiui _convivio_
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Eu falo por experiençia propria na sh125i, a mota com a 98 claro que andava bem, mas se quisesses andar pela cidade , sempre em 30 km ou 40 km por hora, notasse que o motor força bastante, na minha opiniao, quanto menos octanas melhor , menor resistençia. E se o manual o pede e aconcelha...
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Ora aqui fica o meu testemunho relativo a cbf125 de 2014:
95 não entra lá mais e pq? Fiz menos km tem menos resposta/aceleração, performance ,foi a media mais alta que fiz 2.38 l/100
Mais pormenores no meu db
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Para quem gosta do maximo rendimento, então é sempre 98 companheiro!
quem tem feeling e consegue perceber o motor vai ver que desde o barulho, a consumos, a desenvolver, a gasolina 98 é superior em tudo.
à pessoal que pensa que deve ficar mais pobre gastando uns euricos a mais na gota. Como nao fico nem mais pobre nem mais rico, dou de beber do que melhor existe para motores! REPSOL 98 _pol_
no entanto, usa o que a tua consciencia e bolso te dizem para fazeres.
saudações
_convivio_
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Numa pesquisa decubri que a octanagem mais usual por esse mundo fora é entre as 87 e 93 octanas.
Em off topic ,atestei o matiz da maria com prio top 95 e não disse nada,pois só tem andado com 98 ,resultado ,a meio depósito ainda não tem 300 km e com 98 já os passava ,anda sempre no mesmo trajetória e bem devagar ,quero ver se ao chegar a reserva tem mais ou menos km ...
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Eu confesso que só experimentei gasolina 98 na xmax neste 3 últimos depósitos e noto pequenas diferenças: o relantim mais estável, motor um pouco mais disponível e mais linear (sem poços na subida de rotação). A media de consumo não se alterou.
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Eu confesso que só experimentei gasolina 98 na xmax neste 3 últimos depósitos e noto pequenas diferenças: o relantim mais estável, motor um pouco mais disponível e mais linear (sem poços na subida de rotação). A media de consumo não se alterou.
Pois, o que notei também foi a estabilidade no ralenti e que o consumo, para o mesmo tipo de condução foi exatamente o mesmo. Sendo para uso diário e de transporte não acho que justifique os 0.15€ de diferença por litro, por isso já voltei à 95 _careta_
é apenas mais um eurito ou dois por depósito, mas ao final do ano, no meu caso, esse eurito ou dois dá cerca de 100€ o que já dá para qualquer outra coisa _Rolley_
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Por razões que desconheço, sempre que posso encho com Low cost 95 marca Jumbo/ intermarché e por vezes eleclerc.
Por vezes é dependendo por onde ando não existem as minhas eleitas e opto por dar pontos aos cartoes galp e BP.
Muito sinceramente: não noto nada de estranho para melhor ou pior _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ Paciência.
Mas também acredito que se existe um incremento de octanas e/ou aditivos, possivelmente em alguns motores seja notório.
P.s. Normalmente abasteço 2 depósitos semanais.
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Por razões que desconheço, sempre que posso encho com Low cost 95 marca Jumbo/ intermarché e por vezes eleclerc.
Por vezes é dependendo por onde ando não existem as minhas eleitas e opto por dar pontos aos cartoes galp e BP.
Muito sinceramente: não noto nada de estranho para melhor ou pior _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ Paciência.
Mas também acredito que se existe um incremento de octanas e/ou aditivos, possivelmente em alguns motores seja notório.
P.s. Normalmente abasteço 2 depósitos semanais.
Low-cost nos meus carros ou motas dificilmente entram.
1. No caso da gasolina na mota noto-a mais instável especialmente ao ralenti, no gasóleo noto um aumento de consumo.
2. Consigo por na Repsol com apenas 0.01€ ou 0.02€ de diferença para as low-cost, portanto nem vale a pena pensar muito _lool_
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Sim, mas na zona oeste não tens o preços que aqui na Grande LX...
_Zang_
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Low-cost nos meus carros ou motas dificilmente entram.
1. No caso da gasolina na mota noto-a mais instável especialmente ao ralenti, no gasóleo noto um aumento de consumo.
2. Consigo por na Repsol com apenas 0.01€ ou 0.02€ de diferença para as low-cost, portanto nem vale a pena pensar muito _lool_
Efectivamente não é o custo que me faz optar, é exactamente não notar nada.
Em 2001 atestei em Braga e vim para Lisboa,o carro parou em Alverca, vou rebocado para a Opel e diagnosticado Gasóleo impróprio a marca de combustível pagou a reparação da bomba e dos injectores e o gasóleo era de marca conceituada. Agora ainda mantenho o carro, mas já não sou o condutor habitual tem perto de 400000km e talvez desde os 200000km "só" anda com marca branca
Pode ser que seja sorte.
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Boas,
Sobre a diferença entre 95 ou 98 ainda não posso opinar pois só ontem atestei o 1º depósito com 98. Agora vou estar atento.
Sobre o gasóleo, eu normalmente opto pela Repsol, ao fim de semana, desconto de 0,06€, mais um desconto adicional de 0,06€ do meu cartão de associado Montepio. No caso do gasóleo, cheguei a experimentar a versão supostamente premium e a única coisa que constatei foi que os depósitos me duravam menos quilómetros. Pelo que voltei ao normal. O meu Kia até hoje não se tem queixado.
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Boas,
Sobre a diferença entre 95 ou 98 ainda não posso opinar pois só ontem atestei o 1º depósito com 98. Agora vou estar atento.
Sobre o gasóleo, eu normalmente opto pela Repsol, ao fim de semana, desconto de 0,06€, mais um desconto adicional de 0,06€ do meu cartão de associado Montepio. No caso do gasóleo, cheguei a experimentar a versão supostamente premium e a única coisa que constatei foi que os depósitos me duravam menos quilómetros. Pelo que voltei ao normal. O meu Kia até hoje não se tem queixado.
Em relação ao desconto da Repsol tenho a sorte de todas (pelo menos que conheça) aqui na zona terem esse desconto todos os dias, depois junto o desconto adicional do cartão de seguro e é um mimo _lool_
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Boas,
Sobre ser 95 ou 98 octanas acho que comentar o facto de ser a mesma coisa a não ser que o Motor/Fabricante o obrigue no manual, só por esse aspecto puramente teórico é tirar dinheiro a rua e está mais que comentado. O que é problemático é meter 95 num motor que necessite de 98 e por isso ocorra auto detonação, que é somente o que o maior numero de octanas pretende evitar.
Existe motos com centralinas e/ou sistemas de injecção melhores que outros e se adaptam ao facto de com mais octanas podem optimizar de alguma maneira o ciclo térmico atrasando a ignição por exemplo quando têm mais octanas e aproveitar a maior compressão, etc, nesse aspeto podemos ter diferentes comportamentos. Cada vez mais estes sistema se tentam automaticamente ajustar em real time as condições do motor.
O facto de as 98 conterem aditivos (Dizem eles) porque são premium e as pagamos mais caras já é outra historia. Neste caso sim seria boa informação tentar perceber que gasolineira têm o melhor aditivo e nesse caso a melhor performance por essa via e não das octanas. Acho interessante os comentários e eu próprio testo varias marcas mas sempre 98. Ponho GALP 98 geforce e intermache 98 e sinceramente não noto diferença.
Estou tentado a testar a Prio Top 95 que é supostamente 95 aditivada para ver se existe diferença. Talvez dê mais rendimento que algumas 98 por ai....... Alguém testou e notou algo?
boas curvas
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Neste caso sim seria boa informação tentar perceber que gasolineira têm o melhor aditivo e nesse caso a melhor performance por essa via e não das octanas.
companheiro, salvo erro em 2012 na revista pro teste, varios testes a marcas de gasolinas, e, a melhor foi da Repsol, o que é perfeitamente normal, pois investem muito devido à competição, o que só beneficia o consumidor normal!!!
;)
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Eu como sou teimoso tenho os 2 carros e a CBF registados numa aplicação no telemóvel e tenho as minhas conclusões ou seja:
Low cost 95 - nunca ( desaparece no deposito e já comprovei numa PCX inclusive)
Low cost 98-foi o consumo mais alto no Carro
Estou a testar a prio 95 top no matiz da maria,dentro de dias saberei o resultado.
O consumo mais baixo foi com BP de 98
Repsol tb faz bons consumos sempre com 98.
Agora qual a mais agradavel???
Ainda ontem reli o manual do pequeno matiz onde refere:
Qualquer gasolina de 91 oct para cima onde 95 é a mais normal
Pode ser usado combustível melhor e com mais octanas para melhor agrado de condução,consumo e durabilidade do próprio motor.
E então qual a duvida de sempre???
Leiam os manuais ,façam os testes e vejam qual a melhor.
Até numa latinha destas de 99 isso vem bem explicado Tal como os óleos a usar .duvidas???
Eu não tenho!!
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companheiro, salvo erro em 2012 na revista pro teste, varios testes a marcas de gasolinas, e, a melhor foi da Repsol, o que é perfeitamente normal, pois investem muito devido à competição, o que só beneficia o consumidor normal!!!
;)
OK Obrigado, não sabia vou dar uma olhada nesse estudo.
Estou interessado em ver as características relativas a performance do produto e não tanto preços e serviço etc... Que certamente a Deco pode ter levado em conta en relação ao consumidor final.
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nao companheiro,
foi a melhor porque não entrou no comparativo, uma vez que acreditam que têm a melhor gasolina. E têm mesmo _vinho_
eis uma pequena referencia à gasolina com mais octanas.
"high-octane fuel is still specified when designers want to achieve better acceleration and power output,"
_Rolley_
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nao companheiro,
foi a melhor porque não entrou no comparativo, uma vez que acreditam que têm a melhor gasolina. E têm mesmo _vinho_
eis uma pequena referencia à gasolina com mais octanas.
"high-octane fuel is still specified when designers want to achieve better acceleration and power output,"
_Rolley_
Boas companheiro,
Pois não sei se têm a melhor gasolina por isso os comentários dos companheiros das suas experiências que têm nas suas maquinas.
Não fiz nenhum teste com Repsol portanto não posso comentar mas se juntarmos as nossas experiências conjuntas e ter uma amostragem maior ai podemos começar a tirar conclusões.
Sobre a historia das octanas a tua frase acima pode induzir em erro. SIM, quem desenhar um motor com as melhores performance vai utilizar uma gasolina premium e com mais octanas.... Claro. Que vai de certeza ter impacto nas nossa maquinas NÃO necessariamente ou pode alias ser pior porque não está preparado para isso...
Não é o caso dos nossos motores correntes da maquinas que conduzimos todos os dias. Para esses 95 ou 98 índice de octanas dá o mesmo e o que nos safa são os sistemas de ignição/injecção modernos que se ajustam, porque senão rateres todos os dias isto porque este números são teóricos ....
O rendimento de um motor térmico depende exclusivamente da diferença de temperatura do motor e do meio onde esta inserido e mais nada. Existe limites sim claro porque temos que arrefecer o bloco senão os materiais que os motores são feitos não aguentavam.
A capacidade da gasolina 95 ou 98 octanas de produzir energia térmica é exactamente a mesma! Agora a transformação dessa energia térmica em energia mecânica é que pode ser diferente.
De uma maneira muito simplificada e só como exemplo, se quero maximizar essa transformação então tenho que aumentar a taxa de compressão, isto é tenho que ter um motor mais robusto (muito mais caro em tudo) para aguentar as pressão e temperaturas ( como por exemplo o caso de um motor diesel), neste caso tenho que utilizar uma gasolina com mais octanas necessariamente porque senão vai detonar com a compressão antes da vela actuar... neste caso faz sentido porque é para isso e somente para isso que serve o maior índice de octanas.
Agora são muito raros os motores das nossas montadas (que eu conheça pelo menos) que obrigam no manual a levar gasolina com mínimo de octanas de 98 portanto neste aspecto das octanas dá exactamente igual um motor que esteja preparado para levar por exemplo 91 Octanas RON ou superior levar uma ou outra.
Agora o que chamamos de gasolina é um conjunto de elementos como hidrocarbonetos, alcoóis, chumbo etc.... A maior ou menor percentagem destes elementos têm consequências diferentes na combustão, na lubrificação, limpeza, na performance etc ou apenas na carteira....sei lá que mais...
Existe uma base definida que se chama normal e tem normas standard o que é para alem disso chama-se premium vulgo "aditivada". Normalmente as gasolineiras nas 98 tem os tais aditivos também para justificar o preço mais elevado claro.
Dizem que as premium 98 tambem é mais limpa porque tem menos impurezas... só se for nos depósitos da bombas porque acho que da refinaria não têm certamente. Acho que é mais um mito.
boas curvas
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A eterna discussão....
Aditivos,tirando as marcas brancas,todas tem seja 98ou 95 .
O índice octano é o método utilizado para evitar a autodetonacao ,ou seja ,95 explode mais depressa que pode ser prejudicial a alguns motores,dúvidas???
Pesquisem ,leiam os manuais e principalmente testem ,testem em condições normais e iguais,é o que estou a fazer.
Prio?? Não
Jumbo??-só 98 e mesmo assim gasta sempre mais
Repsol - sim
BP claro que sim
Galp -nao
O tacto e agrado de condução é sempre melhor com 98 e foi assim na xcity e é assim na CBF mesmo sendo os consumos parecidos,mas na pratica enquanto puder só uso 98 porque testei e vale a diferença.
Já no carro estou em testes
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Em todas as motas e carros que tenho, so entra 98.
Ate a 50, e nos testes que fiz, noto uma explosão mais limpa.
Carburadores mais limpos e melhor performance .
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Testei 95 top da Prio na NC mas só 3 depósitos. Não acho diferença significativa para a Galp 98 ou BP 98 que ponho normalmente.
Tive a mesma média dos consumo isto porque fiz diferentes utilizações com pendura, a solo, modo passeio na caravana Alcácer etc.
Portanto não tenho uma amostragem de um 20 ou 30 depósitos com deveria ser portanto vale o que vale o que não be muito reconheço :-)
Portanto utilizando esta 95 aditivada pode ser uma opção em vez de 98 para fazer os mesmos km com menos dinheiro. Testem se tiverem oportunidade e digam de vossa experiência.
Boas curvas!
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Sempre meti gasolina 98 nas minhas motos e nunca axei diferença até agora.
Comprei a minha joyride 125 evo à 3 semanas e como tenho Bp à porta tem levado 98 da bp até sabado passado.
Meti 98 na bomba do jumbo. E toca de agarrar na pendura e rumo a lisboa.
Qual nao é o meu espanto quando a scooter nao passava dos 80 a subir o monsanto direcao a lx.
Quando habitualmente sobe a 100km/h a 2 nao assimilei na altura ao combustivel.
Ora andei o resto do dia com a mota e axei que nao reagia bem e tinha ke rodar o punho de acelerador mais que o normal para ela desenvolver.
Tirei as duvidas ontem domingo quando peguei na scooter e ela custou a pegar e ao pegar o relentim esta mais baixo que o normal.
A minha Fury nao leva mais gota do jumbo.
Eu tambem axava que era tudo igual até agora.
Mal gaste este deposito dou feedback.
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Testei 95 top da Prio na NC mas só 3 depósitos. Não acho diferença significativa para a Galp 98 ou BP 98 que ponho normalmente.
Tive a mesma média dos consumo isto porque fiz diferentes utilizações com pendura, a solo, modo passeio na caravana Alcácer etc.
Portanto não tenho uma amostragem de um 20 ou 30 depósitos com deveria ser portanto vale o que vale o que não be muito reconheço :-)
Portanto utilizando esta 95 aditivada pode ser uma opção em vez de 98 para fazer os mesmos km com menos dinheiro. Testem se tiverem oportunidade e digam de vossa experiência.
Boas curvas!
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Boas, nas Integras 700/750 está ecrito no Manual, só gasolina 95 !!!!
_convivio_
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Não no meu manual! E acho que o motor é exactamente o mesmo nas NC e nas Integras.
"Tipo de combustível: somente gasolina sem chumbo
Índice de octano: a sua moto foi concebida
para usar gasolina com índice de octano (RON)
91 ou superior.
Capacidade do depósito: 14,1 litros (3,73
US gal, 3,10 lmp gal)"
E mais pode levar até 10% de etanol e 5% de metanol como aditivos "mais" limpos....
Sobre usar aditivos a base destes alcoois de notar que podem ter efeitos corrosivos nos metais e danificar tb as borrachas etc... Sobre o catalisador acho que não tem problema nenhum. (não tenho a certeza neste ponto)
Como na maioria das coisas na vida e como já disse, usem o manual como guia e não como "verdade absoluta" e uma boa dose de senso comum nas vossas decisões sobre estas coisas!!!
boas curvas
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Boas Cross, eu vou confirmar e digo qual a página logoque possa, penso que não estou a fazer confusão, mas errar é humano.
_convivio_
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Existe as aditivadas que têm componentes que ajudam a limpar, a simples já não os tem.
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Existe as aditivadas que têm componentes que ajudam a limpar, a simples já não os tem.
Isso é tudo uma tanguice dos diabos para chular mais uns € à malta e digo-o com convicção e por experiência própria. O meu carro a diesel DCI bebe do diesel mais barato e já vai com 427000 e uns pós sem qualquer tipo de stress de injecções e afins.
Existe um produto da STP 250ml que ajuda quando misturado com combustível a essa limpeza com custos bastantes menores no longo prazo e que no caso de uma scooter dá para imenso tempo... mas cada um sabe de si.
http://www.stp.eu/pt-pt/produtos/aditivos-de-combustivel/limpeza-injectores-gasolina
De lés a lés, existe quem misture um bocadito de óleo 2t num depósito cheio para ficar tudo limpinho.
Cumps
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Permitam-me discordar _martelada_
Com esses km's todos já trocou muitos componentes certo ?
Algum deles foi a bomba de combustível ou um injetor ? É que já foram feitos testes por parte de engenheiros que mostraram que faz a diferença
Abraço, boas curvas
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Isso é tudo uma tanguice dos diabos para chular mais uns € à malta e digo-o com convicção e por experiência própria. O meu carro a diesel DCI bebe do diesel mais barato e já vai com 427000 e uns pós sem qualquer tipo de stress de injecções e afins.
Existe um produto da STP 250ml que ajuda quando misturado com combustível a essa limpeza com custos bastantes menores no longo prazo e que no caso de uma scooter dá para imenso tempo... mas cada um sabe de si.
http://www.stp.eu/pt-pt/produtos/aditivos-de-combustivel/limpeza-injectores-gasolina
De lés a lés, existe quem misture um bocadito de óleo 2t num depósito cheio para ficar tudo limpinho.
Cumps
Eu também falo por experiência, e olha que noto diferença tanto no desempenho como nos quilómetros que faço com os mesmos litros e em carros a diesel e todos reprogramados, e a reprogramação não é a fugareiro.
E na minha sym noto mais diferença entre o combustível normal ou com aditivos, e aviso já que não é ao alterar de um para o outro que se nota diferença, pelo menos 2 depósitos.
E de todos os combustiveis que já testei na SYM entre galp, BP, total e prio (todos com aditivos) o da prio TOP é o que notos que faço mais 10 km e para não falar que é 10 centimos /lt mais barato que o combustível normal _lol_
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Permitam-me discordar _martelada_
Com esses km's todos já trocou muitos componentes certo ?
Algum deles foi a bomba de combustível ou um injetor ? É que já foram feitos testes por parte de engenheiros que mostraram que faz a diferença
Abraço, boas curvas
Nada disso, tudo de origem nesses componentes. O que mudou por 2 vezes a 1ª aos 160000 e a 2ª aos 320000 foi aquele kit da bomba de água, um alternador, várias baterias, pastilhas, filtros e óleos...nunca foi ao red line nestes anos, condução relax com consumos a rondar os 4.5l.
Engenheiros, há muitos!
cumps
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Nada disso, tudo de origem nesses componentes. O que mudou por 2 vezes a 1ª aos 160000 e a 2ª aos 320000 foi aquele kit da bomba de água, um alternador, várias baterias, pastilhas, filtros e óleos...nunca foi ao red line nestes anos, condução relax com consumos a rondar os 4.5l.
Engenheiros, há muitos!
cumps
Sim o que não falta por ai são engenheiros _lol_
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Eu também falo por experiência, e olha que noto diferença tanto no desempenho como nos quilómetros que faço com os mesmos litros e em carros a diesel e todos reprogramados, e a reprogramação não é a fugareiro.
5959
E na minha sym noto mais diferença entre o combustível normal ou com aditivos, e aviso já que não é ao alterar de um para o outro que se nota diferença, pelo menos 2 depósitos.
E de todos os combustiveis que já testei na SYM entre galp, BP, total e prio (todos com aditivos) o da prio TOP é o que notos que faço mais 10 km e para não falar que é 10 centimos /lt mais barato que o combustível normal _lol_
A minha Sym em rodagem com combustível baratucho do intermarché fez no primeiro depósito 459km e entrou na reserva :) Hoje atestei em Alfragide no Jumbo a 1.549€......
Cumps
Sim o que não falta por ai são engenheiros _lol_
Esses dos combustíveis tiraram o curso com o Sócrates e o Miguel Relvas. Eu trabalhei na Petrogal, sei do que falo. Fiquemos por aqui.
Grande abraço
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A minha Sym em rodagem com combustível baratucho do intermarché fez no primeiro depósito 459km e entrou na reserva :) Hoje atestei em Alfragide no Jumbo a 1.549€......
Cumps
A sym fez 459km _pensador_ épah isso deve ser unica a minha o maximo foi 295km .
Em relação ao preço do combustivel eu coloquei no dia 29 95top a 1.579€
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desculpe mas ai não posso estar de acordo.
Ainda bem que vivemos em democracia!
Trabalhei na galp, não tabalho!
P.S : Com esse combustível xpto só faz 295km?!?! Ou isso anda sempre trancado ou a menina tem de ir para os AA. _vinho_
A sym fez 459km _pensador_ épah isso deve ser unica a minha o maximo foi 295km .
Em relação ao preço do combustivel eu coloquei no dia 29 95top a 1.579€
Como referi sem tirar nem pôr. Ando devagar! Sou um sortudo! _lool_
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Os engenheiros até podem ter tirado o curso com o Sócrates mas o teste foi feito com carros iguais, motorizações iguais e combustíveis diferentes...
O facto de usar um aditivo externo até pode ser mais vantajoso mas isso é o mesmo, ou quase, que combustível aditivado
Bem mas pelos vistos tens um carro fiável _pol_
459km's com um depósito é de facto muito estranho numa GTS, excelente consumo!
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Os engenheiros até podem ter tirado o curso com o Sócrates mas o teste foi feito com carros iguais, motorizações iguais e combustíveis diferentes...
O facto de usar um aditivo externo até pode ser mais vantajoso mas isso é o mesmo, ou quase, que combustível aditivado
Bem mas pelos vistos tens um carro fiável _pol_
459km's com um depósito é de facto muito estranho numa GTS, excelente consumo!
Será que foi? _pensador_
O meu renaultzinho é brutal, económico e fiável e com todas as revisões na marca e comigo bem próximo. ;)
Não acho exagerado pois o depósito leva 12l...
A minha JET14 até ficar sem gota fazia 275 kms 7,5L gasolina da mais barata a andar entre os 60 e os 90kmh......
Qualquer dia filmo e posto imagens - facturas entre abastecimentos para se comprovar caso existam dúvidas sobre os consumos da minha branquinha. _convivio_
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Ainda bem que vivemos em democracia!
Trabalhei na galp, não tabalho!
P.S : Com esse combustível xpto só faz 295km?!?! Ou isso anda sempre trancado ou a menina tem de ir para os AA. _vinho_
Não a minha faz todos os dias via rapida punho a fundo 95km/h a subir o tunel do grilo e depois a 110km/h já em cima das 10mil rotações isto todos os dias da semana e com 93kg em cima, há e com o leovince a bombar, mas também já fiz uma experiencia durante um mês a andar sempre na casa dos 75 - 80km/h e foi ai que o maximo que fiz foi 295km.
Mas sempre a fundo faz a media entre 3,32lt/100 segundo a minha aplicação em 4441km feitos
A minha SYM 125i GTS do ano 2015 não dá mais de 115km/h, os modelos depois já dão mais segundo informação que recebi no lombas e curvas, pois o variador e carretos já são diferentes.
Em relação ao consumo não acha estranho?, bem pelo que vejo nos consumos aqui do pessoal com as SYM GTS, eu acho estranho, mas como tudo é possivel, não digo que não.
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Continuo a achar exagerados esses consumos. :-?
O meu caso não será o melhor exemplo ainda para se fazer uma comparação pois anda na rodagem e eu conduzo muito easy por estradas secundárias... o Start stop ajuda e o peso de 88kg tb. A minha ainda está de origem, se calhar a tua tem roletes ou variador alterado?...se calhar é de carburador €3?...
O que é preciso é desfrutar e não darem problemas e isso decerto está garantido nestas máquinas. _convivio_
P.s A minha sócia estava admirada quando ela ainda estava com 265km e só ainda tinham caídos dois traços de combustível! _lool_
Boas curvas!
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Os consumos de 3,30lts pedem mesmo uma 300cc _lool_
Anda sempre em altas rotações e em subidas complicadas é natural...
A minha gts consegue fazer 3.60lt/100km com eixo n/s e um pouco de cidade (praça de espanha, etc).
PSH72 uma 300cc seria o ideal _pol_
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Uma 300 deve ser outra loiça! scooter_
A GTS de 2014/2105 http://www.motorcyclespecs.co.za/model/SYM/SYM%20GTS%20Joymax%20125%20evo.htm tem especificações diferentes da de 2107/2018 http://www.sym-global.com/product/index/110/30 tal como mencionaram do L&C, as diferenças são algumas e talvez possa ser aí que está tb a diferenças entre consumos.
As Sym GTS 125 / 300 estão com promoção até ruptura de stock, cerca de 400€ mais baratas! _pol_
Cumprimentos
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Os consumos de 3,30lts pedem mesmo uma 300cc _lool_
Anda sempre em altas rotações e em subidas complicadas é natural...
A minha gts consegue fazer 3.60lt/100km com eixo n/s e um pouco de cidade (praça de espanha, etc).
PSH72 uma 300cc seria o ideal _pol_
Sim NSilva, no fim deste ano, principio do ano que vêm vou tirar a carta e buscar uma 300cc, depois esperar a ver se apanho depois uma Forza 300cc das novas em segunda mão _lol_
Uma 300 deve ser outra loiça! scooter_
A GTS de 2014/2105 http://www.motorcyclespecs.co.za/model/SYM/SYM%20GTS%20Joymax%20125%20evo.htm tem especificações diferentes da de 2107/2018 http://www.sym-global.com/product/index/110/30 tal como mencionaram do L&C, as diferenças são algumas e talvez possa ser aí que está tb a diferenças entre consumos.
As Sym GTS 125 / 300 estão com promoção até ruptura de stock, cerca de 400€ mais baratas! _pol_
Cumprimentos
A minha é já a versão injecção e com start/stop também, mas ainda com o bloco da versão evo a injecção, os modelos seguintes vêm diferentes a nivel de motor, pode ser dai talvez.
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Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação. Nesse âmbito e como resultado, foram apagadas algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.
Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.
Muito obrigado.
CaMorais
Moderador Global
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A discussão entre aditivada e simples não é a mesma que entre 95 e 98.
Pareceu-me, tirando os posts exclusivos de uma marca/modelo, que se reabriu este tópico antigo para discutir a diferença entre aditivada e simples e não nas octanas
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Para mim, a melhor é sempre a mais barata. Sempre.
https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro
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Para mim, a melhor é sempre a mais barata. Sempre.
https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro
Digo exactamente o mesmo, sem tirar nem por uma virgula.
João Santos scooter_ _scp_ scooter_ _scp_