Marcas de Maxiscooters => Aprilia => Tópico iniciado por: Panda em 23 de Abril de 2013, 16:51
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a última grande Maxiscooter da Aprilia a 2t que não chegou a vir para o mercado _Rolley_ _Rolley_
Aprilia Leonardo 500 2t
Motor mono a 2 tempos com 500cc e injecção directa
50cv
Transmissão sequencial
Velocidade máxima: 170km/h
400m em 12,5s
estrutura em alumínio com 175 kg
Consumo inferior a 3 l/100 km
as imagens
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi242.photobucket.com%2Falbums%2Fff19%2FPandaCross06%2F4aprilia500_zpse9bd0618.jpg&hash=8570ebf6bada3dbc5a18d130906d036793caf8dc) (http://s242.photobucket.com/user/PandaCross06/media/4aprilia500_zpse9bd0618.jpg.html)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi242.photobucket.com%2Falbums%2Fff19%2FPandaCross06%2FApriliaLeonardo5002tinjecccedilatildeo_zps24c0492c.jpg&hash=f77c12835d5ccac255050d2807aa23b49c7a2bc4) (http://s242.photobucket.com/user/PandaCross06/media/ApriliaLeonardo5002tinjecccedilatildeo_zps24c0492c.jpg.html)
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Bonita _pol_ _pol_
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Vejo muito de Nexus (frente, espelhos) e de GP (traseira) nela... e destaca-se a transmissão por correia.
Agora, consumos abaixo dos 3L/100 _pensador_
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Uma scooter de 500cc, a 2 tempos, com consumos abaixo dos 3 l/100 kms... Porque não chegou a ser comercializada?! _pensador_ _Rolley_ :o
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Talvez porque as normas anti poluição acabaram com os motores 2 tempos...houve Gilera Nexus das primeiras versões que foram vendidas a preço de saldo ou iam para o abate _Rolley_
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Ai acabaram? Pensei que os Diesel 2T ainda estivessem bem vivos
http://en.wikipedia.org/wiki/MAN_Diesel_%26_Turbo (http://en.wikipedia.org/wiki/MAN_Diesel_%26_Turbo)
E quanto à poluição, os motores 2T a gasolina de alta cilindrada foram quase "banidos" com excepção das legalizações ad-hoc das motos de Enduro da KTM:
http://www.youtube.com/watch?v=pwpEVutfSlw (http://www.youtube.com/watch?v=pwpEVutfSlw)
O ruído é excepcional!
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Não é duvidar das prestações…mas uma 500 a 2 tempos a gastar 3l, hummmm _pensador_???
Quando era mais novo, e tinha uma 750 a 4 tempos havia um amigo meu (aliás 2) um com uma 500 e outra com 750cc a 2 tempos, gastavam um depósito de gasolina Lisboa-Sesimbra-Lisboa _lol_ _lol_ são 15-16L para +- 87-90kms!!!
Abraços _convivio_
P.S. Peço desculpas Companheiro pedroareias mas o "barulho" (quanto a mim) era verdeiramente irritante, cheirava mal e empestava tudo para caramba.
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O pior dos motores a dois tempos é mesmo esse _Zang_ _Zang_ _Zang_
Cheiro, fumo e barulho
É simplesmente a pior coisa do mundo...
Mas que essas 50's cc davam bastante, davam :D
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O melhor dos 2T, era o cheiro do óleo sintético... ainda se lembram dos óleos da Motul? E os Ipone com cheiro a morango?
Tive um vizinho que teve uma Yamaha TDR 250 CC bicilindrica a 2T com 50 CV.... e 2 YPVS que quando abriam bafejavam aquele sintético ... fantástico.
Salvo erro gastava mais de 10 litros por 100 Km.
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Não chegou a vir para o mercado...mas é pena!
Tem um aspecto fantástico. Grande máquina.
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Eu cheguei a ter uma DT50 mexida pelo grande e já falecido mecanico Luis Fonseca conhecido como Lufo, o velho das motas e posso dizer que ratava as XT600 ate aos 140... Acredito que essa scooter a dois tempos seja maquina >:D agora consumos abaixo dos 3 litros duvido _Rolley_
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O melhor dos 2T, era o cheiro do óleo sintético... ainda se lembram dos óleos da Motul? E os Ipone com cheiro a morango?
O que eu curtia andar com uma maxi a cheirar a morango... ;D
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3l/100 era o que a Aprilia anunciava no Salão de motos _Rolley_ _Rolley_
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3l/100 era o que a Aprilia anunciava no Salão de motos _Rolley_ _Rolley_
Aqui deixo a prova do que foi afirmado pelo companheiro Panda. _pol_
"Importante notare dati riguardanti i consumi ottenibili: 38 km/litro (con ciclo ECE 40) e 34 km/litro a 110 km/h a tutto vantaggio dell'autonomia."
Fonte: Motocorse.com
Link directo para a notícia: AQUI (http://www.motocorse.com/news/mercato/5232_Aprilia_Leonardo_500_DiTech.php)
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De acordo com a minha colega especialista em motores, a baixas RPM os motores 2T gastam pouco. Esse é o motivo para serem usados em navios de grande porte.
O problema é que, em altas RPM não se dá a exaustão e a admissão de forma completa.
Pode tentar resolver-se, mas acaba por ser mais eficaz utilizar motores 4T para a gama de rotações que se utiliza em pequenos veículos.
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Motores a 2T a gastar menos que 4T, mesmo em baixas rotações, desculpem mas dado aos conhecimentos básicos que tenho de mecânica... não acredito. Nem nunca vi e já conduzi e conheço quem tinha 2,5 a 2T.
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Os DIESEL 2T (de baixa velocidade) gastam menos do que os DIESEL 4T. É um facto e por isso são usados em navios de grande porte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Wärtsilä-Sulzer_RTA96-C (http://en.wikipedia.org/wiki/Wärtsilä-Sulzer_RTA96-C)
Mais em detalhe para o consumo específico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Brake_specific_fuel_consumption (http://en.wikipedia.org/wiki/Brake_specific_fuel_consumption)
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Acho que esta Aprilia ainda não funciona a DIESEL _Rolley_
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Bom e 2300 toneladas também afectam as manobras de estacionamento.
Motores 2T consumindo gasolina e com baixas velocidades angulares, também gastam menos. Diz uma colega minha com muitos papers em jornais científicos de combustão [e extenso CV na área].
Acho que esta Aprilia ainda não funciona a DIESEL _Rolley_
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E que tal um motor wenkel na x max?
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Pessoal qual cheiro qual barulho eu tenho uma cr 500 e não há nada melhor do que aquele barulho e o cheiro. Ali senteu-se a adrenalina a fluir pelo corpo.
Apenas nao faz e 3l aos 100 8)
Para mim a unica desvatagem do 2T e a fiabilidade e que se a 170 o piston cola estamos metidos numa alhada.
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Toda a minha vida cresci com motos a 2T, e se havia coisa que gostavamos, era de sentir o bafo e os barulhos alterados de ponteiras e escapes, e de ver aqueles motores a fazerem coisas impossiveis, fossem 50´s 125´s 250´s etc. !!
Tantas dtr´s, Tzr´s, aprilias, cagivas e por ai fora a debitarem cavalagem bruta e a expelirem aquela mistura que tanto caracteriza os motores com ciclos a 2T.
A entrega de potencia nao tinha nada a haver com os actuais 4T. A UE veio lixar isto tudo, mas ainda assim muitas marcas mandam motores a 2T ainda cá para fora.
têm ai as Specs de mais uma obra prima vinda de italia! Ao contrario de todas as outras marcas, reparem bem no amortecedor traseiro. 2 molas com veios? isso é para quem nao quer ter trabalho a inovar, e é isto que critico nas marcas actuais.
À excepção da Aprilia, Gilera e BMW, todas as outras têm o mesmo tipo de suspensao traseira, e com tanta inovação, esquecem-se de pontos vitais e importantes!
É patetico.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforums.pelicanparts.com%2Fuploads2%2Faprilia5001063971911.jpg&hash=18c7315e850fd2c4209e6aed76f8f0e856b45372)
saudações
_convivio_