Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: nribeiro em 07 de Julho de 2015, 12:20
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Ora bem pessoal gostava de saber a melhor forma de afinar um carburador.
O problema em si é que a scooter para pegar é um castigo! Pode nem ter a ver com afinação mas...
Gostava de saber a melhor forma de afinar para tirar o melhor rendimento dela.
Existe um parafuso que só com chave se consegue mexer mas há outro que é do relanti que até dá para usar as mãos para afinar.
Existe uma forma que se entenda para meter aquilo fixe?
O do relanti por exemplo coloca-se como se fosse no minimo ou de maneira que esteja com um relanti alto? E o outro que é da mistura deixo com uma volta e meia para começar?
A scooter é nova mas creio que há ali qualquer coisa que não está bem...
Houve um ponto em que ao acelerar rápido quase se calou... O parafuso da mistura está do lado do filtro de ar.
Abraços
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Companheiro,
Se a scooter é nova, mais vale não mexer, é a minha opinião.
Se notas algo errado no andamento da mota, fala com o stand e pergunta se é ou não normal, não te esqueças que a mota ainda está em rodagem, existem muitos problemas que podem parecer problemas mas não o são porque acabam por desaparecer depois de alguns kms.
Depois podes vir a desrregular o carburador que tem a necessidade de trabalhar com quantidade ar/gasolina ideal.
Concluindo: se não estás a vontade no assunto não mexas que ainda podes fazer pior.
offtopic: de que zona da amadora és?
Somente uma opinião. _pol_
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Mas estas te a referir á pcx?
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A PCX tem carburador??? _pensador_ _pensador_
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Claro que não é a PCX. É a nova 50 a 2T.
Ela andar até anda bem. A questão é que lhe custa muito a pegar e quando pega por vezes vai abaixo passado uns segundos. Por vezes pega só com acelerador. Creio que seja uma questão de afinar bem aquilo mas.
Ontem esteve lá o dia todo na oficina do stand mas depois de estar parada um pouco volta a fazer o mesmo.
Sou de Casal de São Brás.
Eu como gosto de aprender sobre o que tenho queria ver se conseguia afinar aquilo mas como disse pode nem ser problema de afinação...
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Poderá ser só afinação, quando o motor estiver bem quente afina o relanti e deixa-o um pouco mais alto, talvez compense quando estiver fria e não se desligue.
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Se é a 2T a melhor forma de afinares a carburação é pela cor da vela.
Coloca os parafusos na posição standard e trabalha apenas a altura da agulha ou a medida do gigleur _pol_
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Pois eles disseram que meteram um gigleur maior. Se terá a ver ou não não sei...
A questão é que não sei a posição standard. Há um que aperto todo e depois deixo com meia volta e a mota trabalha na mesma. Depois mexo no de relanti e fica bem mas mesmo assim.
Aquilo tem enriquecedor de mistura automático e num manual meio estranho que encontrei diz que se tiver com relanti instavel ou o motor trabalhar estranho para afinar no tal parafuso de relanti. O enriquecedor é uma válvula por isso creio que o melhor é afinar quando a ligo e que ela está com o trabalhar meio incerto e depois afinar o da mistura. Digo eu...
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Isso deve ser um carburador electro nico, com esse enriquecedor para fazer o choke quando precisas de por a trabalhar.
Pergunta na oficina qual o setup do parafuso _pol_
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Dizem os entendidos na matéria que o ralenti é afinado sempre com o motor quente e com os médios ligados.
Faz isso, e depois aumenta o pouco o ralenti para ver se resolve o problema, mas não muito ao ponto da roda começar a rolar ao ralenti, não sei se me fiz entender?
Se precisares de ajuda podemo-nos encontrar pois moro ai perto.
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Pois bgomes a quente ela faz relanti. Umas vezes baixa mais do que o suposto ao parar mas volta para as 1800 que é o que está no manual.
O grande problema mesmo está na dificuldade em pegar. Mesmo depois de quente e se estivermos parados um minuto ou pouco mais vamos para pegar na mota e custa a pegar.
Eu gostava de tentar perceber é se há forma de optimizar a mota. Está a gastar imenso para uma 50. Não sei se é normal para uma a 2T mas está a gastar mais que a minha PCX!
Eu já estive a ver e dizem para colocar o parafuso da mistura até onde faz mais rotação e depois baixar no de relanti. É válido assim?
Podemos combinar um dia bgomes mas antes vou ver se a deixo outra vez na oficina a ver o que fazem... Ela veio com o relanti muito alto e depois de parar a mota e passados uns minutos voltou a custar a pegar....
Não sei se ajuda mas creio que faz imenso fumo! Sei que é normal fazerem fumo mas acho que esta faz imenso. E parece-me cheirar a gasolina.
A pouco ligou bem mas o relanti ficou demasiado baixo. Lá começou a subir em demasia conforme aqueceu e baixei o relanti mas depois de chegar ao destino desliguei a mota e passados talvez 10 minutos já não queria pegar e quando pegou com acelerador assim que lhe dava acelerador não respondia logo e o relanti era baixo. Depois de aquecer já respondia ao acelerador e o relanti estava nas 1800... Gostamos imenso da mota mas esta situação é chata mesmo!
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A vida tem destas coisas,
Andava eu a tentar ajudar o companheiro nribero e hoje fiquei eu apeado.
Pois é.
A chinesinha hoje não lhe apeteceu pegar. _corado_
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Que azar bgomes!!
Fui á pouco falar com o mecânico, sem ser da marca, ele até disse que andou a afinar uma de manhã. Disse-me que pode ser de terem posto o gigleur maior ou a altura da agulha não estar bem. Tenho de lá ir á marca pois está na garantia.
A cena toda é que eu pessoalmente não queria mesmo mexer muito pois tenho medo que o piston vá á vida por mistura pobre...
Na marca têm de ver bem isto.
O mecânico também me disse que podia ser a mistura do autolube ou o enriquecedor automático que lá por ser mota nova não quer dizer que não tenha problemas.
Vamos ver... A scooter é super fixe de andar até eu que peguei uma vez na Vision e nesta já me fartei de andar. Não é uma PCX mas para dentro da cidade anda quanto baste!
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Se é a 2T a melhor forma de afinares a carburação é pela cor da vela.
Coloca os parafusos na posição standard e trabalha apenas a altura da agulha ou a medida do gigleur _pol_
Sim eu também começaria pela agulha e depois sim pelo gigleur ao ponto de ir acelerando aos poucos ate ela ter um trabalhar saudável eu pelo menos na minha FAMEL XF17 quem a afinava era eu agora só o mecânico. _lol_ _lol_ _lol_ _lol_.
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Pois Barradas até eu gostaria de fazer as coisas. O estranho é que se disseram que a mota vinha com mais opções de gigleurs porque não mos deram?!
E depois a scooter é da minha mulher e ela começa logo com tretas para eu não mexer!
Eu acho que para uma 50 mesmo que a 2t não devia gastar tanto como a minha PCX! Posso estar errado...
Vou pedir para me meterem os gigleurs pequenos e partir daí!
Começo a perceber que a mota custa ou pega de acelerador a quente. Depois de umas horas parada parece que pega de estalo mas o relanti não fica alto como devia e sim o contrário. Fica com um trabalho incerto e depois lá aumenta o relanti. Faz o mesmo a quente portanto aqui já o enriquecedor automático não actua.
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Ora bem pessoal, a scooter lá esteve no stand, meteram o gigleur das altas mais pequeno e a scooter pareceu muito melhor ao acelerar a fundo!
Nada a ver mesmo. O problema de ligar depois de ela estar parada uns minutos já quente continuou....
De tarde tirei a agulha e estava no meio. Levantei a agulha uma posição. A scooter esteve a aquecer e tal e desliguei. Passados uns minutos pegou a primeira mas não se aguentou... Foi coisa de segundos mesmo.
Pelo que tenho visto a agulha só faz efeito acima de X percentagem de acelerador. Se assim for ao relanti não faz efeito certo?
Ainda não testei se com a agulha assim ficou melhor a andar mas irei testar mais logo.
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Não ta totalmente resolvido não, a minha está igual à tua, hoje foi outra vez, para pegar é um castigo, tive mais de 1 hora de volta dela.
Temos de nos encontrar, pode ser que as motas precisem de se conhecer _convivio_ para ver se ficam boas.
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Ora bem pessoal, a scooter lá esteve no stand, meteram o gigleur das altas mais pequeno e a scooter pareceu muito melhor ao acelerar a fundo!
Nada a ver mesmo. O problema de ligar depois de ela estar parada uns minutos já quente continuou....
De tarde tirei a agulha e estava no meio. Levantei a agulha uma posição. A scooter esteve a aquecer e tal e desliguei. Passados uns minutos pegou a primeira mas não se aguentou... Foi coisa de segundos mesmo.
Pelo que tenho visto a agulha só faz efeito acima de X percentagem de acelerador. Se assim for ao relanti não faz efeito certo?
Ainda não testei se com a agulha assim ficou melhor a andar mas irei testar mais logo.
Companheiro,
A agulha regula a gasolina devido apenas ao acelerador ponto.
Para o ralenti é outra regulação e parece que é aí que tens o problema agora, ou na quantidade de gasolina ou no ar, e a mistura fica muito pobre ou muito rica (demasiado)... O "choke" ou também conhecido por o estrangulador, por aí poderá estar o problema. Das duas uma ou está mal regulado e corta o ar todo e por isso não pega ou vai abaixo ou está demasiado gasolina e basicamente afoga-se.
Tocares na agulha só no caso de em aceleração ela engasgar ou algo do género em altas.
O companheiro TMaxer se me lembro explicou isso bem no tópico dele sobre carburadores. Dá lá uma olhada.
Boas curvas
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Temos de nos encontrar bgomes a ver se passa a tosse as meninas!
O estranho de tudo é que a pouco fui andar nela e quando a fui para ligar estava de chuva. Enquanto estava com o dedo no start fui rodando o parafuso do relanti aos poucos e ela lá pegou mas depois quando parava ficava super acelerada!
Ainda tentei afinar aos poucos o da mistura do ar e ir testando se ela ligava passado uns minutos.
O que ainda cheguei a fazer foi tirar o enriquecedor automático e ela ligou bem mas afinar aquilo sem o choke não deve ser solução.
Aquilo não devia retrair quando já estivesse quente? Ou é ao contrário?
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A mota estava no stand á venda á quanto tempo?
Conheço um caso assim e o problema era um residuo que estava no carburador causado pela gasolina velha.
Foi complicado arrancar aquilo mas depois de sair a rela ficou impecável,tenta isso nunca se sabe o sintoma era exatamente o mesmo.
Cpts
Rcastro
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A scooter nem estava no stand. Teve de vir de lá de cima... Como uma 50 sai pouco não as têm nos stands.
Eu ainda andei a ver o sistema de choke automático e pareceu-me que não estava a funcionar. Acho que devia chegar lá 12v pelo menos e não chegava. Não sei se assim é mas creio que sim. Não vi aquilo a mexer nem nada...
Agora pergunto se não dá para eu colocar um outro carburador nem que seja para testes. Um que tenha choke manual.
O que tenho de ter em atenção quanto a tubos que vão ao carburador que lá está?
Isto devia ser o stand a tentar perceber mas é chato pois uma das vezes esteve lá o dia todo e o que fizeram foi aumentar o relanti e provavelmente afinar a mistura e continuava a fazer o mesmo além de que quando se parava o relanti segurava e depois lá descia. Do pouco que li quer dizer que a mistura está pobre. Eu depois andei a mexer e ficou fixe nesse aspecto.
No outro dia fomos lá para meter o gigleur das altas que vinha montado pois a scooter devia estar a fazer uns 4/5 litros aos 100!!! _Zang_
Agora parece que melhorou e a resposta é melhor!
O que chateia mesmo de momento é só esta situação. Não creio ser normal... Também não creio que vá lá com afinações.
Há para ali mais qualquer coisa!
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Companheiro, a tua também pega com Kick ou é só de botão?
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Só não entendo é como no stand não te podem resolver isso como deve ser.
Sendo o choke automático normalmente tem que se basear em algum sensor de temperatura porque basicamente apenas deve depender disso.
Poderá ser o sensor de temperatura que já era ou antes nunca foi...
Só especulações porque na realidade um mecânico da marca deveria saber resolver isso rapidamente, digo eu...
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Vim de lá á pouco. Disse-lhes que o problema podia vir do choke. Só não lhes disse que já tinha desmontado aquilo e visto que a agulha estava extendida e que devia retrair passado um tempo... _Rolley_
Na altura dei ao start com o dedo a tapar a entrada do choke e a mota pegou.
Concordaram comigo e vão mandar vir um novo para testar.
Também lhes disse que testei a cablagem que vai ao choke e que não chegam lá 12v mas eles aí nem discordaram nem concordaram. Têm de ver.
De momento é só mesmo isto. Está a fazer consumos mais aceitáveis. Com um andamento melhor ou seja não embola como antes.
Não há sensor de temperatura. O choke funciona como um termostato pois tem uma cera lá dentro que é aquecida electricamente e passado X minutos expande e fecha o circuito de partida a frio.
A frio a mota arranca mas com rotação muito baixa e chega a desligar porque lá está o circuito de partida a frio está como se a mota já estivesse quente.
Mesmo depois de parar e passados 4/5 minutos esse circuito começa a retrair novamente que é por acaso o tempo mais ou menos que temos de esperar novamente para ver se ela pega ou não o que normalmente é não pegar.
Se desligarmos a mota e ligarmos logo maravilha.
Quando isto acontece nem de kick nem com o botão de start lá vai. Temos sempre de dar um toque no acelerador e ir dando uns toques até a rotação estabilizar nas 1800 que é a rotação a quente. Depois disso a mota tem um comportamento normal e não se desliga nem nada.
Creio mesmo ser o choke.
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Possivelmente se mudarem a valvula isso fica bom.
Nem sempre precisa de 12v para trabalhar, até acho que há algumas válvulas que nem trabalham com tensão continua mas sim alterna.
Possivelmente está sempre aberta e a gasolina sempre a entrar o que faz encharcar a vela .... mas depois fica com tanta gasolina lá dentro que até pega ... a andar claro que não se nota nada demais ...principalmente se andarem a fundo _lol_
Vai reportando como fica a cinquentinha _pol_
Boas curvas
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Update: a válvula afinal trabalha e os 12v só lá chegam com ela a trabalhar. Não tinha testado assim.... My bad.
Informei-os mas mesmo assim concordaram em testar com uma nova pois esta pode não abrir ou fechar toda.
Outra possibilidade que eu referi foi devido ao fumo. Acho imenso a frio ou mesmo ao ligar com ela já quente! Aquilo como tem modo de meter a ponto pode ser que esteja mal e que seja muito óleo. E engraçado que é enquanto o fumo não minimiza que ela fica com um trabalhar marado!
Hoje foi para lá para eles pegarem a fundo nela e aproveitam fazem já a revisão. Vamos ver como vai ser.
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Estou a começar a ficar farto... A scooter esteve na revisão e estiveram a ver. Mudaram a válvula de choke e continua na mesma...
Já começo a pensar se não tem a ver com as "reed valves"...
Ao que parece a nova válvula estende mais mas mesmo assim pega mal.
Que poderei eu ver mais...?
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Realmente, está complicada a situação, as pessoas compram as coisas novas para não terem problemas e depois aparecem destas. É normal ficar irritado com tudo isto, principalmente por quem vendeu não conseguir resolver o problema e isso é o mais preocupante.
Não sei o que dizer mais companheiro.
Temos de nos encontrar, como a minha também andava meia "maluca" e agora parece estar mais calma, pode ser que seja o mesmo problema.
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Aí é que está... Compra-se novo e é isto!
Já começo a pensar em levar a mota a alguém que esteja bem dentro disto!
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Companheiro, então como é que está o problema da tua montada, já há novidades?
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Se a memoria não me falha,mesmo sendo carburador com assistência electrónica,o mesmo não deixa de ser afinado mecanicamente..com isto temos que primeiro saber o estado do filtro,se a gasolina que se encontra na tubagem perdeu alguma característica e como se encontra a mistura,se é efectivamente rica ou pobre, e isso podemos ver pela vela...o motor a trabalhar em estado inconstante pode dever-se ao facto de a mistura estar enriquecida demais,a válvula de tipo "tudo ou nada" ou a válvula "progressiva ou de ponto"recebe informação das sondas de temperatura(após passarem informação á "centralina")neste ultimo caso o ideal é saber qual o valor de corrente que a válvula recebe.Não esquecendo que o filtro do ar também poderá estar colmatado(ou parcialmente)dificultando a entrada de ar ao carburador...outra coisa que também se pode fazer é purgar todo o sistema,verificar o "gigler" se não está preso ou com impurezas,trocar vela,meter gasolina nova em todo o sistema (sangrar ) e testar...todo o funcionamento é simples..
espero ter dado alguma ideia..."V"
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A montada continua na mesma... Já lá esteve e sempre que pegamos nela o relanti está sempre acima das 2000. No manual diz que é 1800 +/- 100.
A mota sendo nova o filtro está novo logo descarta-se isso...
Vou gravar um vídeo e depois posto a ver se descortinam algo.
Lá disseram que é normal ela fazer isto. Que existe uma janela de tempo que a mota vai custar a pegar e tem de se dar acelerador... Custa-me a crer que assim seja mas...
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Companheiro nribeiro, tenho visto a evolução do assunto e maio tenho conselhos de mecânica para te dar (nem para mim sei :) ) mas sendo uma mota na garantia e se nesse stand aparentemente não sabem resolver, porque não procuras outro stand da marca, uma vez que a garantia não depende da loja? Era o que eu faria logo após o primeiro insucesso a resolver o problema.
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Sim, vou ter de me mexer com isto senão....
O que eu já reparei é que se enquanto se tenta pegar a mota for rodando o parafuso do relanti ela acaba por pegar. Tecnicamente é o mesmo que dar acelerador. Só que depois o relanti fica demasiado alto. Já consegui fazer assim e depois afinar o da mistura e ela pegava bem a frio e tinha o relanti mais ou menos nas 1800 a quente. Mas custava á mesma a pegar a quente se deixassemos a mota parada por uns minutos...
Ou isto tem de ser muito bem afinado ou tem de se trocar o gigleur do relanti ou não sei...
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Isso é exactamente igual ao que a minha fazia, afinei bem o carburador e agora está 5 estrelas.
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Pois Bruno mas se já esteve no stand e não ficou boa...
Ou esta mota/carburador precisa de um génio nestas coisas ou então não sei!
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Como prometido aqui fica o vídeo.
Aproveitei hoje e estive a ver a vela. O pólo estava muito junto com menos de 0.7 quando a especificação seria 0.8. Ajustei e por acaso a scooter ligou logo mas foi logo abaixo.
Aqui ficam umas fotos do estado dela.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F31%2Fce3e73d318bb1c6f8034040256eda692.jpg&hash=bb29147763ac35561ed94a2bb9f3df015d2854bc)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F31%2F2f96fc6cf1d1e95672b2a9cdf727ff24.jpg&hash=f2756567a98c3643b03ea97b3f37bfb8e6755b54)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F07%2F31%2F1e05b30439f9388714e015e219898a21.jpg&hash=ab24ba8f1e0b870ec7f0d8fd80d6e896810dcabf)
Honestamente começo a fartar-me disto e como não sou eu que ando com ela vou esquecer o assunto. Já que quem anda com ela acha que sou maluco e se no stand dizem que é normal é porque é e eles é que sabem...
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Companheiro, eu não sou perito em leitura de velas, mas pelo que já li a tua scooter parece estar com uma mistura muito rica (muita gasolina e pouco ar).
Fica o link para perceberes do que estou a falar:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2012/11/01-Diagnostico-Velas.pdf
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Caro Bruno a vela está com uma tonalidade castanha tanto no pólo como na cerâmica pelo que creio ser o ideal. Posso estar enganado mas...
De facto eu já tinha dito aqui que ao mexer no parafuso de relanti enquanto se tenta pegar a mota ela pega. Resumidamente estamos a dar-lhe ar ou a subir o "veio"/"slider" onde a agulha das altas está. Só que depois o relanti fica demasiado alto e mesmo afinando o da mistura para baixar o relanti a mota não tem um comportamento bom logo tem de se mexer no da mistura e acabamos sempre por ter de baixar o relanti no parafuso do relanti ou seja acabamos por fechar o ar que serviu para pegar a mota.
Como disse eu vou esquecer é o assunto! A minha PCX não me dá chatices e estou a chatear-me com a mota dos outros!!
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Tens razão nribeiro, a vela parece-me bem, eu é que tava a ver mal.
Só por curiosidade: que combustível usas?
Que vela é que tens?
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Eu tenho a que vem no manual. Se é a correcta ou não...
É uma NGK BR8HSA. O pólo não estava com as especificações o que me irrita um pouco pois já lá tinha referido para verem como estava a vela e disseram que estava boa...
Ela umas vezes leva 98 outras 95 mas é sempre igual na questão do pegar... E por vezes como se vê no vídeo depois de pegar com acelerador vai-se abaixo.
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Parece que o facto de ter ajustado a folga da vela e afinado o carburador como tenho lido na net ajudou pelo menos a frio pega logo e já não baixa muito as rotações ficando a trabalhar pelas 1800 e as vezes baixa um pouco para as 1500. Não é o correcto porque a meu ver se a quente a rotação seriam as 1800 a frio deviam estar um pouco mais altas. Menos mal para já...
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Pessoal, ficou resolvido! Afinar a folga da vela e dar um toque na afinação resultou muito bem. Pega sem acelerador e mantem-se a trabalhar.
A única coisa e que esta-se uns segundos a carregar no start mas considero que seja normal pois a gasolina é puxada por vácuo.
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