Autor Tópico: Qual a Maxi Certa? Eis a questão  (Lida 14921 vezes)

PMMM

  • Visitante
Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« em: 22 de Outubro de 2014, 14:17 »
Tal como refiro no tópico que abri (e que muitos com certeza pensarão: “lá vem mais um com dúvidas existenciais”), eu pretendo fazer a compra certa que, com toda a certeza, poderá não ser a ideal.

Tentarei ser o mais explicito possível de modo a que a colaboração que me possam prestar seja também a mais direta e objetiva, e que não os leve a perder muito tempo.

A minha situação atual
Moro em Mafra e trabalho em Lisboa (zona do Chiado). São 80 km´s ida e volta.
Atualmente desloco-me de transportes, Mafrense e Metro. Pago 140,00€/mês de passe.
Tenho carta A
Disponibilidade para adquirir uma Maxi até 5.000€

Situação desejável
Voltar a andar em duas rodas (faz 10 anos que deixei de andar de moto).
Poupar financeiramente alguns €´s em relação ao valor do passe.

Questão que se coloca
Para lá do prazer que poderei vir a ter, será aconselhável financeiramente e viável deixar os transportes públicos e passar a deslocar-me de MaxiScooter?


No essencial a possível compra a efetuar terá que ser um veículo que me permita ter algum conforto face ao km´s da deslocação, económica (irei tentar privilegiar as estradas nacionais em detrimento da AE de modo a evitar portagens), moderadamente rápida (para demorar menos que o autocarro).

Será que existe algo que possa satisfazer todos estes requisitos? Marca, modelos, usadas disponiveis, exemplos de amigos que façam percursos parecidos, etc. Qualquer ajuda é bem vinda. Agradeço a vossa ajuda, porque, sinceramente, tenho grandes dúvidas.

Cumprimentos

escape_roto

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2014, 14:25 »
Olá e bem-vindo.
Da minha pequena experiência, recomendo uma cilindrada superior aos 125 cm, pelo que as cilindradas 300/400 cm será a opção ideal.
Nova ou em 2ª mão depende do orçamento, pois há que ter em conta (e uma vez que será veículo para ser utilizado diariamente) o equipamento para o frio/chuva/Inverno ou (casaco, impermeável, luvas, calças e botas).
Se os 5.000 € são apenas para a maxi então existe muita oferta no mercado de 2ªmão.
Mas há sempre que considerar o equipamento referido pois a scooter não será "apenas" para as voltas de fim-de-semana.
Leia os diversos diários de bordo de diferentes marcas que os companheiros vão atualizando.
E experimente, experimente e experimente, pois a scooter boa para uma pessoa pode não o ser a ideal para si.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 15:30 por escape_roto »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2014, 14:32 »
Fazendo contas de sumir:

22 dias x 80 kims = 1760 kms mês
Se 80 kms= 4 lt x 22 dias = 88 lt x 1,5€= 132 € mês
Parece que a gasolina vai descer, mas vai aumentar o imposto, por isso o preço não deve variar muito.

Isto não são valores cientificos, mas depois tens que juntar valores de revisões, diluir o valor de aquisição de mota, equipamento e seguro.


Existem opções para o que falas, do ponto de vista de ecónomia, optaria pela cilindrada 250/300 cc, podendo até ser a cilindrada 400 cc (mas aqui para poupar, cuidado com o punho), o modelo, aconselho-te a realizar vários test drives e uma atenta leitura dos DB aqui no fórum.

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2014, 14:37 »
Financeiramente, muito sinceramente tenho muitas dúvidas que seja vantajoso. Julgo que vá ficar mensalmente dentro dos mesmos valores, porque não podemos contar só com a gasolina gasta, temos que contar também com o desgaste e manutenção e eventualmente portagens. Vai depender muito da scooter escolhida, do seu consumo intervalos de manutenção e custo.
Perdemos algum comodismo em relação aos transportes, mas em contrapartida ganhamos toda a liberdade, deixamos de estar independentes de terceiros e temos o prazer de levar com o fresquinho na cara (de verão e inverno claro :P )
Com o orçamento já será possível encontrar uma boa maxi dentro das 300/400 de cilindrada (não esquecer todo o equipamento, muito importante) que também acho que sejam as ideais para o percurso.
 _pol_ _pol_
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2014, 14:39 »
Pois companheiro, no teu caso, uma 250/300 assentaria que nem 1 luva e se comprasses em 2ª mão além dos 200 e tal € que pouparias em docs. a diferença para novo daria para muita gota e alguma manutenção.
As poupanças não seriam assim tão grandes versus transportes públicos mas, o prazer e algum tempo que ganharias talvez te compensem e com a vantagem de no FDSemana a usares para passeares e ires ter com a malta do CPM para beber umas  _convivio_ ou  _vinho_ .
Em resumo, vai investigar as Xmax 250 / Kymco 300 Downtown / Sym 300 / Piaggio X10 350 / Suzuky Burgman 200./ Honda Forza 250/300 ........... e todas com ABS de preferência!!
........Só começarás verdadeiramente a poupar quando daqui a 3 ou 4 anos comprares uma Scooter elétrica da nova geração ( com aquelas baterias recentemente inventadas e que têm um tempo de recarga rapidíssimo ).
1 abraço e boa decisão.
Scooterado  scooter_ _slb_
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 14:43 por Scooterado »
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1892
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2014, 15:00 »
Boas, para ser mais rentável que ir de transportes públicos, terá que ser uma 125 ou no máximo uma 250. Uma 300 ou pior uma 400, em condições normais de trânsito têm um consumo mais elevado. Por outro lado para 80km diários e como não pretendes andar em auto estradas, uma boa 125 consegue fazer essa quilometragem em estradas nacionais em velocidades agradáveis com consumos à volta dos 3 litros.
No fundo pensa no que é mais importante para ti, velocidade, consumos, manutenção, preço de aquisição etc. _pensador_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4350
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2014, 15:09 »
Na minha humilde opinião ,poupando só com uma 125 que chega MT bem para esse e outros trajetos,sendo mais direto:GTS,xmax,downtown,etc ,qualquer uma no segmento de gt's ou ate mesmo a nova PCX da bem conta do recado
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

tparracho

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2014, 15:48 »
É como o José Bairrada referiu. Em termos de custo propriamente dito, não terás um benefício directo assim tão evidente, excepto se optares por uma 125, mas aí poderás sentir alguma falta de motor em determinadas situações.

Já agora, eu faço diariamente uma kilometragem parecida com a que irás fazer, pelo que podes acrescer à contabilização dos custos uma revisão a cada 3 ou 4 meses (partindo do principio que a scooter escolhida tenha um intervalo de manutenções de 5000 ou 6000 klms).

O ganho efectivo deverás sentir no tempo. No meu caso é onde realmente poupo diariamente, cerca de 30min por viagem, o que no final de 22 dias, perfaz muito tempo  _pol_

Quando vinha para Lx com a minha namorada, realmente compensava virmos os dois de mota, mas ela agora mudou de local de trabalho e passei a vir sozinho, pelo que o ganho monetário esfumou-se. Mas há muitas outras coisas que compensam. Tens de pesar bem os prós e contras.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2014, 15:55 »
Tal como refiro no tópico que abri (e que muitos com certeza pensarão: “lá vem mais um com dúvidas existenciais”), eu pretendo fazer a compra certa que, com toda a certeza, poderá não ser a ideal.

Tentarei ser o mais explicito possível de modo a que a colaboração que me possam prestar seja também a mais direta e objetiva, e que não os leve a perder muito tempo.

A minha situação atual
Moro em Mafra e trabalho em Lisboa (zona do Chiado). São 80 km´s ida e volta.
Atualmente desloco-me de transportes, Mafrense e Metro. Pago 140,00€/mês de passe.
Tenho carta A
Disponibilidade para adquirir uma Maxi até 5.000€

Situação desejável
Voltar a andar em duas rodas (faz 10 anos que deixei de andar de moto).
Poupar financeiramente alguns €´s em relação ao valor do passe.

Questão que se coloca
Para lá do prazer que poderei vir a ter, será aconselhável financeiramente e viável deixar os transportes públicos e passar a deslocar-me de MaxiScooter?


No essencial a possível compra a efetuar terá que ser um veículo que me permita ter algum conforto face ao km´s da deslocação, económica (irei tentar privilegiar as estradas nacionais em detrimento da AE de modo a evitar portagens), moderadamente rápida (para demorar menos que o autocarro).

Será que existe algo que possa satisfazer todos estes requisitos? Marca, modelos, usadas disponiveis, exemplos de amigos que façam percursos parecidos, etc. Qualquer ajuda é bem vinda. Agradeço a vossa ajuda, porque, sinceramente, tenho grandes dúvidas.

Cumprimentos

Olá Pedro/PMMM.

Antes de tudo bem vindo ao CPM! Vais ver que aqui encontrarás muita informação que te permitirá decidir em consciência ou pelo menos mais informado!

Não posso nem devo dizer-te o que deves escolher ou comprar mas posso dar-te algum feedback das decisões que tomei e o porquê...

Passei por esta situação há mais de dois anos atrás quando resolvi adquirir uma scooter. Levava, em média entre 3h e meia a 4h em transportes públicos, o que era na minha opinião excessivo (vivo em Cascais e trabalho em Carnide, apanhava o comboio da linha e o metro todos os dias)!

Na altura não conhecia ainda o CPM e acabei por me basear nas opiniões de amigos que já o haviam feito! O facto de teres chegado aqui já podes considerar como uma vitória pessoal! _pol_

A minha escolha recaiu numa PCX, porque tinha um feedback bastante favorável ao nível dos consumos e manutenções e também porque tinha um preço de aquisição, em usado, dentro dos valores que pretendia (2k€). Para além disso não tinha experiência em 2 rodas, pelo que não pretendia endividar-me sem saber se no meu caso resultaria!

A experiência foi altamente gratificante, pois fiz 17.000 km em menos de um ano e meio, 99% no percurso casa-trabalho-casa, cerca  de 60 km por dia, em AE e EN!

Em termos de custos puros e duros posso dizer-te que economicamente não poupei grande coisa (acho mesmo que até perdi), pois entre a amortização do valor da scooter, gasolina, portagens, manutenção programada e não programada. etc., os custos ficaram mais ou menos no mesmo valor. Isso sem contar na aquisição do equipamento motard que tive que fazer, pois não tinha nenhum!

No entanto considero que foi a uma das melhores decisões que fiz na minha vida! Para além do prazer que retiro nas minhas deslocações diárias, utilização deste meio de locomoção permitiu-me voltar a acompanhar a minha família no dia a dia, pois saia de casa de manhã com as minhas filhas a dormir e voltava à noite para as encontrar muitas vezes já deitadas a dormir! Agora não só as vou levar às escola de manhã como chego a horas de jantar com elas e ainda de brincar e acompanhar nos estudos, etc.

Por isso a análise para mim é altamente SUBJECTIVA e depende de cada um e dos valores que cada um mais valoriza! No meu caso só por questões pessoais ela pagou-se por si...


----------------------------------------------------------------------------------------


Agora, dito isto, e tendo já te dado um background da minha pessoa e do meu modo de pensar, vou tentar dar SUB/OB-JECTIVAMENTE uma resposta às tuas questões:

1. Para os km's que vais fazer a opção deverá sempre passar por uma scooter GT. Isso coloca sempre as tuas opções numa SYM GTS, Kymco Downtown, Honda Forza ou Yamaha X-Max (entre outras);

2.  Como já tens carta de moto, e provavelmente alguma experiência em 2 rodas, iria directamente para uma 250cc/300cc. Em andamentos moderados gastam tanto quanto as  125cc mas tem outra disponibilidade em termos de motor ou quando precisares (entenda-se a 2 ou em andamentos mais rápidos). Evitas, se calhar, começares a pensar logo em upgrades, e são quase unanimemente consideradas as ofertas mais equilibradas no mercado...

3. As 400cc ou superiores são mais "moto" a todos os níveis, mas quer os consumos quer a manutenção disparam facilmente para valores elevados. A maior parte de nós não precisam realmente de scooters dessas cilindradas (há excepções) pelo que é mais uma questão de ego (a minha é maior que a tua...)!!! _Rolley_

4. Nos modelos mais recentes, mesmo nas 250/300, os planos de manutenção são relativamente alargados, muitas fazem revisões de 6 em 6.000 km, algumas esticam os mesmos para os 10.000 ou 12.000 km, eventualmente com mudanças intercalares de óleo... E os valores das peças não são muito diferentes das 125cc. Pensa nisso...

5. Experimenta, experimenta, experimenta! Se pesquisares numa área geográfica relativamente alargada, e não tiveres pressa em adquirires, conseguirás fazer Test-Drive (TD) há maior parte da oferta no mercado. Em alguns stands consegues mesmo fazer TD alargados de uma tarde ou uma manhã, em vez das voltinhas de 10 minutos... Nada substitui o teu feeling pessoal sobre cada uma, nem a tua apreciação objectiva/subjectiva sobre o design, conforto, qualidade que retiras de uma observação in loco... Já te disse que devias experimentar, experimentar, experimentar, (...) ???

6. Há outras opções, modelos, para além das scooters... Uma Honda NC, por exemplo, já se consegue em 2ª. mão por excelentes negócios e é uma moto que não consome muito mais que uma scooter 250cc/300cc, tem uma manutenção acessível e alargada (12.000 em 12.000 km) e tem um desempenho completamente diferente de uma scooter... Como já tens carta, é uma opção a considerares!

Espero ter-te ajudado... Podes enviar-me PM se quiseres mais informações ou outra coisa qualquer!

Boas curvas!
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 16:04 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Markito

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #9 em: 22 de Outubro de 2014, 16:42 »
Boas PMMM  _convivio_

Vou dar-te a minha modesta opinião...
Sou proprietário de uma maxi scooter eléctrica (tenho db aqui no CPM - Faisca Negra).
Tendo em consideração a tua quilometragem que irás fazer, sugeriria-te que fosses dar uma espreitadela neste site (http://gingabike.com/catalogo-de-produtos/)

Se calhar a maxi de 4000W dava perfeitamente para ti, mas se pretendesses ainda mais autonomia poderias ir para a de 6000W.

Se optasses por uma destas eléctricas, ficava-te a cerca de 60 cêntimos por 100 quilómetros  >:D

Dá que pensar, não dá ?  _careta_

Tens também a hipótese de comprar em segunda mão. Aqui terias de ter algum cuidado... Mas com tempo e com algum aconselhamento de quem perceba o mínimo de eléctricas, poderias arranjar um bom negocio.

Se precisares de alguma coisa, apita  ;)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2014, 17:30 »

Eu nem sei o que diga.....

Bateria.... investimento inicial fora do orçamento para o que preciso .... não dava por exemplo para andar a passear "pelo país" rapidamente sem ter se ser socorrido por fichas "extra" com esperas intervaladas de muitas horas. A autonomia ainda não é assim tão eficaz .....

125cc .... todas elas chegam, mas para iniciar, porque depois com o crescer dos quilómetros é uma despesa grande demais!
Principalmente Scooters 125cc , com manutenções curtas, e para se manter algumas velocidades o desgaste de material aumenta cada dia que passa.
Com motas "convencionais" o assunto já difere um pouco, mas continua a ser uma 125cc, sempre com um problema constante de velocidade e segurança..... estás "sempre na corda" cada vez que ultrapassas, ou cada vez que entras numa IC ou Nacional mais "aberta" ... ou não consegues passar enlatados e camiões, ou levas com os aceleres que te querem passar por cima, pois estás a estorvar e só tens uma 125cc para poderes fugir dessas situações! Situações graves de segurança mesmo!! nem sei como não existem mais acidentes de viação com 125cc's.
Para esses percursos, não penses sequer em bicicletas com motor (acho que disse tudo) isso é pior ainda!!!

Adiante.

Uma 250cc/300cc, é sempre uma mais valia, mas tudo tem preço e condições....

Continua-se com o problema de .... é scooter é mais cara, mas tem vantagens, a motas convencionais sais mais barato e tem outras desvantagens ....

Eu pessoalmente prefiro a vantagem das Scooters


Tens belas MOTOS económicas, e acho que é isso que precisas, mas se queres Scooter, então faz test-drive atrás de test-drive e compra o que poderes comprar ....

"Fazendo publicidade", tens a LISMOTOR que tem algumas que podes experimentar como test-drive (como vêm não falei em marcas  _careta_ ) e tbm concessionário da mesma empresa é a Caismotor e a Lombas e Curvas que tbm têm outras marcas para test-drive.
Mas tens aqui --> LINK uma serie de parceiros onde podes procurar mais informação.

Resumindo....

Gostas de Scooters, compra uma (mas testa primeiro)

Gostas de MoTO, compra uma (mas testa primeiro)

Falando de mim, que ando sempre a 2 tbm (maioritariamente) quero comprar uma Scooter Xciting 400cc, a 300 torna-se curta para viagens programadas, para ir para a Beira ou Minho, ter com o resto da Família ..... mas isto sou eu, claro!
(porque não tenho dinheiro para mais)


Compres o que comprares, que tenhas sorte  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2014, 17:47 »
No meu longo post anterior não disse uma coisa que se impõe:

Tivesse eu tirado a carta A como havia planeado e seria uma Kymco Xciting 400 ABS ou uma Yamaha X-Max 400 ABS que teria na garagem em vez da Yamaha X-Max 125 ABS que possuo actualmente e que substituiu recentemente a PCX que tinha anteriormente... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ (um caso típico de: faz o que te digo não o que faço...  _lol_)

Isto mesmo havendo NC's a preços mais baixos, para não falar nos preços dos usados... Mas EU sou apreciador de scooters e dos aspectos práticos que estas apresentam...

Boas curvas e experimenta, experimenta, experimenta....
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 17:48 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Manhas

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2014, 18:02 »
Não vais poupar muito dinheiro mas vais poder fazer a viagem de porta de casa à porta do emprego. Para ti, quanto isso vale?


Caso optes por avançar, não compres uma 125cc. Como a generalidade referiu, algo entre 250cc e 400 cc. A excepção seria a gama de 700 e 750cc das Honda NC (S, X e D - Integra).


Sobre as eléctricas não posso opinar mas não descartes essa possibilidade.


Tem atenção aos intervalos de manutenção porque quanto mais curtos mais despesa terás. Por exemplo, a minha troca óleo de 10.000 em 10.000 km o que é bom; outras há que trocam de 3.000 em 3.000 km. Nas eléctricas, não terias esse problema porque não precisa de mudar óleo.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2014, 19:18 »
Costuma-se dizer que os bons conselhos nunca são demais e que quando vêm por bem, também por bem são acolhidos e levados em conta.

Ora tendo feito uma leitura dos comentários que se seguiram à tua dúvida, mais não me resta do que subscrever e aplaudir aquilo que a maioria aqui escreveu, dando exemplos pessoais e vivenciais do dia-a-dia aos comandos das suas respectivas máquinas.

O factor carta, é uma mais valia que, na minha opinião, deve ser tido em conta e não poderia estar mais em acordo ao colocar-se como opção um modelo com 250cc/300cc.
Trata-se de uma cilindrada que não se manifesta negativamente nos consumos comparativamente a uma 125cc, acrescendo o facto de conseguir ter uma velocidade de cruzeiro mais elevada sem andar nos regimes mais altos do motor...isto sem esquecer que se tem sempre mais potência para uma qualquer ultrapassagem necessária em determinado momento.

O orçamento que nos indicas está mais ou menos dentro dos valores praticados pela generalidade dos modelos já anteriormente avançados para esta faixa de cilindrada, a que eu acrescentaria também a J300 da Kawasaki, a qual se encontra suportada, como ficou bem explicado no tópico sobre o modelo, por um pós-venda de grande seriedade e atenção para com o cliente, por parte  do importador/marca.

Quanto às eléctricas e pelo que tenho lido dos Diários de Bordo colocados neste fórum, apresentam-se extremamente fiáveis e enriquecem o ego dos seus proprietários ao fazerem grandes quilometragens, com uma quase ausência de manutenção.....isto sem falar dos 5 anos de garantia das baterias (sem limite de kms) propostos por diversas marcas e no custo de um simples café para cada 100kms percorridos. 
O reverso da medalha está nas velocidades por enquanto praticadas e nos momentos/alturas em que se quer um pouco mais do que o habitual trajecto casa-trabalho-casa, neste caso muito por "culpa" do tempo de carga...ainda que isso ainda venha que dar que falar no futuro, mas não a tempo da tua tomada de decisão para este regresso às 2 rodas.  ;)

Termino dizendo o que já foi repetido e que não me parece descabido voltar a frisar: Experimenta! Experimenta tantas quantas for possível e te coloquem em dúvida na decisão final.

Boa escolha, companheiro.  _convivio_

rpneves

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #14 em: 22 de Outubro de 2014, 21:39 »
Companheiro,

Já fiz algumas vezes percurso Mafra - Lisboa com a minha antiga Kymcon Downtown 125 e posso te dizer que é muito cansativo em uma 125, a N8 tem muitas curvas e subidas e descidas e ficamos presos sem conseguir ultrapassar, não via a hora de chegar ao destino. Aconselho até a fazeres o caminho por setes casas que é muito melhor  _pol_.

Como tens carta partia para uma 250 ou 300, os consumos não são muito maiores que uma 125 e vais ter mais potência para ultrapassar, subidas etc.

A vários modelos que já referiram anteriormente, tens é que experimentar e ver qual gostas mais.

Como disseste que pode ser uma usada, tem um compnaheiro nosso que a pouco trocou de montada e a sua antiga Kymco Downtown 300 esta para venda na Motobelas e tem poucos kilometros  _pol_.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16742.60

Abraços
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 21:40 por rpneves »

nribeiro

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #15 em: 22 de Outubro de 2014, 21:54 »
Eu aconselho uma vfr 800... Estou no gozo.  O meu irmao trabalha em Mafra e mora aqui na Amadora e vai de vfr...
Como todos os companheiros referiram,  uma boa 125 é o ideal se queres poupar pois se fores para cilindradas maiores vais acabar por gastar tanto ou mais que o passe. A diferença e que a meu ver é muito importante é que vais poupar tempo e ter liberdade sem estares dependente de horarios de camioneta etc etc… E se a camioneta apanha transito regularmente entao ainda mais tempo poupas.
Tens de pensar bem... Quando apanhares o gosto esqueces os gawtow. Loool

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #16 em: 22 de Outubro de 2014, 22:03 »
Muito já foi dito, e como gosto de falar do que sei, aqui fica a minha experiencia:

Faço 100Km diários (Setubal-Almada-Setúbal) sempre pela N10, não considero que seja cansativo este trajecto com a scooter que tenho X-max 125, mas isso sou eu, estou a fazer actualmente uma média de 2,7l/3l aos 100Km.

De qualquer forma se puderes nada como um pouco mais de power para aquelas alturas de aflição, quero com isto dizer que 250cc pode ser o equilíbrio desejado, entre potencia e custos.

Outra das coisas que acho muito importante é analisar os intervalos entre manutenções e os seus custo, visto variar muito de marca para marca, não só os intervalos como os €€€.

Espero ter ajudado qualquer coisinha!
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

PMMM

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #17 em: 22 de Outubro de 2014, 22:35 »
Boa Noite
Antes de mais quero agradecer a todos pelas opiniões extremamente válidas que até agora postaram.  _pol_

Apesar de esclarecido contínuo com dúvidas na melhor opção a tomar. A tal opção certa. _pensador_
 
Creio que poderei concluir que a opção mais adequada seriam as 250/300 cc, em certa medida devido aos km´s a percorrer diariamente. Mas por outro lado existem testemunhos que uma 125 cc chegaria e sobraria, sendo com esta a opção economicamente mais rentável.

Hoje já me dirigi a um stand aqui em Mafra, concessionário da SYM, e já estive sentado numa GTS 125 Evo. Da minha opinião de leigo, pareceu-me que dava e sobrava, “aquilo” tem mais corpo que as minhas anteriores montadas (XT 600 e Transalp). :))

Vou, tal como sugerem, continuar a informar-me acerca das opções que para mim são verdadeiras hipóteses, olhar para o mercado de usados e contactar os stands para fazer test drive´s.

(Irei contactar alguns de vós por PM para tirar algumas dúvidas particulares e de modo a não cair no off-topic )
Mais uma vez o meu obrigado.

Manhas

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #18 em: 22 de Outubro de 2014, 22:38 »
Acho que não há problemas com off-topics se as questões que tens estão relacionadas com este assunto.

interceptor

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #19 em: 22 de Outubro de 2014, 22:48 »
Companheiro se tens carta não cometas o erro de comprar uma 125, se procurares bem aqui no forum vais encontrar muitos casos de companheiros encartados que compraram uma 125 e arrependeram-se num curto espaço de tempo. Não são 125 como as de antigamente são 125 de 12/15cv quem rapidamente se colocam a fundo quase coladas nas 10000rpm a 120km/h!

O concelho que posso dar é: experimenta várias! yamaha xmax/xcity 250, honda forza 300, kymco downtown 300, sym gts/citycom 300 são marcas e modelos de referencia nesta categoria.

tparracho

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #20 em: 23 de Outubro de 2014, 09:54 »
Companheiro se tens carta não cometas o erro de comprar uma 125, se procurares bem aqui no forum vais encontrar muitos casos de companheiros encartados que compraram uma 125 e arrependeram-se num curto espaço de tempo. Não são 125 como as de antigamente são 125 de 12/15cv quem rapidamente se colocam a fundo quase coladas nas 10000rpm a 120km/h!

O concelho que posso dar é: experimenta várias! yamaha xmax/xcity 250, honda forza 300, kymco downtown 300, sym gts/citycom 300 são marcas e modelos de referencia nesta categoria.

Vou só acescentar a Integra. Uma vez que falaste em orçamento de 5.000, é capaz de dar para comprar uma integra usada. A integra já tem 700cc, tem um look e protecção aerodinamica de scooter GT, mas o comportamento dinamico é o de uma mota. Tem ainda uns consumos fantásticos que podem ir desde os 3l/100km aos 4l/100km, dependendo do punho. Faz revisões de 12000 em 12000, mas paga um bocado mais de IUC e seguro.

Marca test drives, para veres de quais gostas mais e vai consultando o mercado de usadas.

interceptor

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #21 em: 23 de Outubro de 2014, 12:39 »
Não referi a intrega porque pensei que ainda não se arranjava nada usado abaixo dos 5000€.

Ou então marca um evento/tortulia para conheceres melhor de perto as maxis dos companheiros e recolheres informações pessoalmente.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #22 em: 23 de Outubro de 2014, 12:51 »
Não referi a intrega porque pensei que ainda não se arranjava nada usado abaixo dos 5000€.

Talvez se consiga, mas somente para a Integra 700 (a nova 750 então, está fora de questão), mas ainda assim fico também com dúvidas... _pensador_

É um modelo de uma marca que, por norma, consegue reter muito bem e de forma firme o seu valor de desvalorização, pelo que se acaso aparecesse uma com um valor até €5.000, desaparecia num piscar de olhos.  _Rolley_

Mas se era uma boa hipótese? Se era, companheiro....se era!

nribeiro

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #23 em: 24 de Outubro de 2014, 19:09 »
As Integras estao muitos caras mesmo usadas. Nao se consegue nada com 5000… Pelo menos no stand virtual. Mesmo a Forza anda acima dos 4000 euros. Espero que para o ano baixem mais qualquer coisa…

speed78

  • Visitante
Re: Qual a Maxi Certa? Eis a questão
« Responder #24 em: 27 de Outubro de 2014, 22:33 »
Vou directo ao ponto!!!!
Fui proprietário da chamada rainhas das scooters 125  lol , uma Honda Swing 125cc e posso dizer-te com todas as letras!!!!!
É curta de aceleração, velocidade final e o pior não tem força!! Ultrapassar tá quase fora de questão e se andares na casa dos 90-100km/h já começas a chegar perto dos limites e o que isso significa?? todos nós sabemos!! Desgaste prematuro!!
Não compres nenhuma 125cc, elas enganam, são grandes e confortáveis, têm muito espaço, mas o que realmente importa, não têm, que é motor!!
Um dia vais querer ir dar um salto a costa vicentina, de duas rodas e vais logo pensar!! _pensador_ UIIII eu não vou de 125cc, nunca mais lá chego  lolllll
E sei do que falo, eu fiz Lisboa-Porto da A1 com a minha e foi de fugir, experiência pra não voltar a repetir, mas tb já fiz a mesma viagem com a minha Ex Deauville e foi muito bom e bem mais rápido, mas tb bem mais caro  lolllllll
E não te esqueças: "tudo que anda bem, gasta bem"
Se puderes, compra a Forza 300, é muito confortável e se tiveres algum cuidado com o punho direito, é bem poupadinha e sempre tens força pra situações mais complicadas e tb pra quando te quiseres divertir te um pouco  :)