Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Retwingo em 09 de Fevereiro de 2010, 22:06
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Boa noite. Descobri um pequeno truque num fórum francês da Sym GTS.
Se colocarmos a meio o comutador da luzes (médios/máximos) ficam os dois faróis ligados (um em médios e o outro em máximos, claro).
A questão que eles colocam, e que ainda está sem resposta, é saber se isso pode causar danos, em especial no sistema eléctrico.
Algum ideia?
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Já coloquei essa questão ao concessionário onde comprei a Maxi.
Resposta: A mota não vem preparada para para circular com as 2 luzes ligadas o que pode provocar um consumo excessivo de energia. Portanto ficar sem bateria...
Penso que esta resposta foi de circunstância, pois a GTS 125 tem o motor a carburador e os respectivo kiko, logo, se ficar sem bateria, dá-se uma boa kikada e o problema fica resolvido.
Para problemas mais específicos os entendidos que se cheguem à frente.
Abraço ;)
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Ha algum motivo para não poder andar com as duas luzes ligadas?
Se acende eu ando e pronto....
Nada melhor que testarem. Na garantia tudo é possível ser testado
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Art.º 61 do Código de estrada
6 – Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.
_Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Poderia ser solução ajustar a óptica de máximos para ficar igual à de médios mas... não podes ficar sem máximos... _Rolley_ _Rolley_
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Tenho ideia que a óptica é moldada em plástico rígido, logo é fixa e não pode ser ajustada.
8)
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a minha cyti.com vem de fabrica com as duas luzes acesase nao vou mudar!!
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Já coloquei essa questão ao concessionário onde comprei a Maxi.
Resposta: A mota não vem preparada para para circular com as 2 luzes ligadas o que pode provocar um consumo excessivo de energia. Portanto ficar sem bateria...
Espero q essa pessoa q te deu a informação NÃO seja a) mecânico; b) o teu mecânico.... _confuso_
Isso é q seria um super veículo, onde a motorização disponível não permitia nem sequer alimentar duas lâmpadas.
Então dar carga à bateria, zero, isso a cada 20 arranques tinhas q comprar uma bateria nova, ou então a ligá-la sempre à corrente... _lol_
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Resposta: A mota não vem preparada para para circular com as 2 luzes ligadas o que pode provocar um consumo excessivo de energia. Portanto ficar sem bateria...
Esclareço que a ideia era substituir a lâmpada de máximos por outra com máximos e médios e depois fazer um chante entre as luzes de médios. Ainda não avancei porque ainda tenho quase 2 penosos anos de garantia....
Mas é um brico que penso fazer.
Esta explicação não invalida os comentários efectuados... _pol_
Abraço ;)
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Boas.
Penso que não é despropositado o que vou passar a relatar.
Quando comprei a minha SYM GTS 300 i EVO, perguntei ao vendedor se era normal moto apesar de ter duas opticas, acender uma para médios e a outra para máximos. Ele disse que era mesmo assim, mas que estavam a estudar junto com o representante da marca uma maneira de melhorar a qualidade das lâmpadas e se o sistema electrónico e de compensação da bateria aguentasse o esforço acrescido poderem adaptar lâmpadas de xenon e acender as duas luzes em simultâneo em médios e máximos.
Estou à espera da revisão dos 1000km para saber melhor sobre o assunto e saber em que pé está isso, isto é, viabilidade, materias, adaptações e preço.
Saudações Scootards
Pois. Mas mais eu também não sei.
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Companheiro JOMII,
Tenho algumas dúvidas relativamente à opção que referiste. Tenho ideia que o que define médios ou máximos na GTS é a óptica (características, inclinação, ângulo) e não as lâmpadas em si, que são iguais (médios=máximos)... ou seja nunca vai ser possível acender a 2 lâmpadas pois para isso seria necessário alterar a óptica. _pensador_
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Com estas lâmpadas Ring Xenon Max que instalei noto mais uma situação negativa de ter médios e máximos separados.
Se vou entre-faixas, os carros da direita acusam de imediato se faço sinal de máximos... deve ser tipo flash _Rolley_ ... os carros da esquerda não reagem logo se estiverem muito perto, apenas os que estão a mais de 15/20m, a luz de máximo não deve ter alcance para eles verem.
O que também me leva a concluir que o médio não terá visibilidade a curta distância para os carros da direita... _pensador_
Se houvesse forma de ter lâmpadas duplas (médio/máximo) em ambas as ópticas era uma mais-valia indiscutível. _palmas_
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Talvez com dois farois acesos o retificador da SYm, vai aquecer mais e consequente queima mais cedo.
maior consumo de combustivel, bateria a vida encurta mais rapidamente como e logico, e depois existe muito bem , como e dito em em comentarios anteriosres toda a questão electrica, fios e afins.
Não sei porque desejam os dois acesos eu na 250 gts nao tenho queixas, da luz emitida, pelo contrario, a luz e excelente, melhor que na maioria dos carros, o medio claro que o maximo ja e uma vergonha, lol
cump. _careta_
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Nuno estes companheiros têm a GTS Evo que com a luz acesa fica "zarolha" não é como máquinas evoluídas como as nossas (embora a minha seja 125cc). :D :D
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Boas,
Não tenho qualquer conhecimento sobre mecânica ou electricidade :-?, mas de facto acho que se os construtores se dão ao trabalho de por duas ópticas porque não as preparam para ter as duas luzes acesas garantindo assim maior visão e visabilidade que contribuiria sem dúvida para a segurança...
Tendo uma scooter com duas ópticas a funcionar em separado, eu ponderaria fazer a alteração para ter esse acréscimo de segurança.
Cumps
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eu tenha a minha a fonciunar em simultanio e vem de fabrica assim!
parece-me k é a unica ou é o unico modelo,ate k é uma Sym,citycom
Abraço
J,ats
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Já que o topico é luzes, alguem me pode informar para que servem aquelas luzes laterais das sym 125 evo gts scooter_
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danieljosereis, as luzes que estão por baixo dos piscas?
Se sim, lamento informar-te mas andas a ver luzes a mais... _careta_ Ou seja, é nesse local que é colocado os faróis de nevoeiro mas só a 300 é que trás de origem, a 125 não.
Abraço ;)
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Nuno estes companheiros têm a GTS Evo que com a luz acesa fica "zarolha" não é como máquinas evoluídas como as nossas (embora a minha seja 125cc). :D :D
Pois, não sei bem como fica a luz deles, mas eu digo que perfiro a luz da Minha Sónia, a muitas luzes de muitos carros. Bom se tiver a viseira lavada, claro e limpa, lol. _Rolley_
Alias as vezes em sinais de noite muitos motars, scootards, ficam a olhar para as belas luzes da Sónia GTS, é central e ilumina muito bem.
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De nevoeiro??? loool ok muito obrigado CCM :P
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Bom dia pessoal , sei que o titulo do tópico não tem a ver com a pergunta que vou fazer, mas também acho que não valia a pena abrir um _anjo_ . Tenho uma duvida _pensador_. Alguem me sabe dizer se as novas EVO 125 têm faróis de nevoeiro? A óptica está lá, mas e o botão? Será que só vem nas 250 e 300cc? Se assim for, que desilusão a minha _Zang_.
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As 125 de origem não têm faróis de nevoeiro.
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http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=532.msg14786#msg14786 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=532.msg14786#msg14786)
As GTS 125 não têm faróis de nevoeiro...se usares a pesquisa no menu principal, pela palavra nevoeiro vais ver uma série de posts a falar sobre isso.
Cumps
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Creio que não têm cablagem passada para lado nenhum. E a questão nem é a cablagem, que é fácil de passar, mas onde ias pôr um botão para isso? Acho que só furando em algum lado....Também já andei a pensar nisso, mas não estou a ver nenhuma solução higiénica. Se alguém tiver ideias, força. _pensador_
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1€??? Acho que não, made in não sei bem onde, mas deve ser uns 0,20€...eheh. _lol_
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A gts 125 n tem farois de nevoeiro, nem cablagem, nem a optica é igual.
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Toma lá um Dir interessante, mas não digas que vens da minha parte, mas e possivel sim montar os farois.
http://www.sym-gts.fr/l-eclairage-du-gts/montage-antibrouillard.html (http://www.sym-gts.fr/l-eclairage-du-gts/montage-antibrouillard.html)
_vinho_
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Caros amigos antes de comprar a minha 300 estava virado para a 125 naquela altura questionei o vendedor sobre os farois de nevoeiro na 125 e ele disse-me que a SYM tem um kit para montar na gts 125 o vendedor foi da MOTO TORRES em COIMBRA.Liguem para lá e perguntem como adquirir. scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
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Viva!
Se for possivel esta será a minha próxima modificação. _pol_
Outra questão pertinente é também a forma da parabólica da óptica. Está desenhada para projectar em máximos de um lado... _pensador_
Pelo que já analisei a parabólica da óptica do máximos é diferente!!!
Também existe o problema dos máximos, ou seja, não sei se o casquilho permite a colocação da lâmpada com 2 filamentos... _pensador_ de forma a ter médios e máximos.
Está tudo em estudo, até me dar na cabeça e meter mãos à obra. _mau_
Essa questão da energia gerada para mim não faz sentido. Existe uma bateria responsável por fornecer energia a todos os componentes eléctricos logo o máximo que pode acontecer é descarregar a bateria o que é impossível de acontecer com a mota em andamento... Mesmo que a bateria fiquem sem carga a GTS 125 tem um kiko que resolve o problema num instante!!! _careta_
Abraço ;)
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Essa questão da energia gerada para mim não faz sentido. Existe uma bateria responsável por fornecer energia a todos os componentes eléctricos logo o máximo que pode acontecer é descarregar a bateria o que é impossível de acontecer com a mota em andamento... Mesmo que a bateria fiquem sem carga a GTS 125 tem um kiko que resolve o problema num instante!!! _careta_
Pensa assim, (esta é a minha maneira de ver):
Imagina um gerador que produz uma determinada quantidade de energia. Quando lhe é solicitada até essa quantidade de energia, ele funciona perfeitamente e aquece até uma determinada temperatura, estabilizando então pois não está em esforço. Se lhe for solicitada mais que essa quantidade de energia, vai aquecer mais, podendo fundir. O cobre no interior do gerador aquece tanto que acaba por derreter. Isto em casos extremos.
No caso das nossas meninas temos o alternador/gerador que produz energia para os consumíveis da mota e para carregar a bateria. Ao colocares mais consumíveis estás a sobrecarregar o alternador e respectivo circuito (rectificador, que converte a corrente alterna em corrente contínua). Entretanto existem fusíveis de proteçcão, que podem fundir no caso de ligares tudo ao mesmo tempo. Se o alternador não tiver caparro nem para os consumíveis da mota não carrega a bateria. _pensador_
Uma solução era colocares duas lãmpadas mais fracas, ficavas com a mesma quantidade de luz, mas com as duas ópticas acesas.
Atenção que isto é a minha maneira de ver as coisas, muito teórica.
Ás vezes, nada como experimentar mesmo, e ver os resultados efectivos.
E acho que é uma modificação que muita gente já fez. tinha um colega de trabalho que tem um Yamaha FZ6 e diz que muitos já alteraram para os dois faróis.
Eu pessoalmente prefiro com as duas ópticas ligadas, e a maioria também. _pol_
Depois vai dando feed-back dessa modificação. _pol_
Boas Curvas! scooter_
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Viva!
Bom, claro que isso é em casos extremos...
Descendo um bocadinho à terra! _rir_ Essa questão de sobre carga, para mim, está posta de lado. A GTS tem uma tomada de isqueiro para ligar diversos equipamentos electrónicos, só não aconselham ligar um isqueiro _martelada_ . Se ligar mais uma luz é o "equivalente" a ter permanentemente um equipamento electrónico ligado na tomada de isqueiro. Os engenheiros tiveram de prever esta situação... _Rolley_ Se não andar com nada ligado no isqueiro e ligar mais uma luz que diferença faz?? _pensador_
Atenção: O que digo é senso comum. Não tenho nenhum conhecimento de electricidade/electrónica.
Penso que a maior dificuldade prende-se com a parabólica do máximo, ou seja, se baixar o farol fico com 2 médios mas sem máximo. Se deixar o farol na mesma posição vou andar a encandear...
Vou continuar a estudar o assunto. Se conseguir encontrar uma maneira de contornar este problema vou avançar! _pol_
Abraço ;)
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...Essa questão de sobre carga, para mim, está posta de lado. A GTS tem uma tomada de isqueiro para ligar diversos equipamentos electrónicos, só não aconselham ligar um isqueiro _martelada_ . Se ligar mais uma luz é o "equivalente" a ter permanentemente um equipamento electrónico ligado na tomada de isqueiro. Os engenheiros tiveram de prever esta situação... _Rolley_ Se não andar com nada ligado no isqueiro e ligar mais uma luz que diferença faz?? _pensador_
Não. Um equipamento electrónico, tipo carregador de telemóvel ou afins, consome muito pouco, coisa de miliamperes.
Uma lâmpada de 55w consome á volta 4,5Ampere. É muito superior.
Atenção: O que digo é senso comum. Não tenho nenhum conhecimento de electricidade/electrónica.
Eu também não... Tive electrotecnia na escola, mas já foi há uns anos... _Rolley_
Penso que a maior dificuldade prende-se com a parabólica do máximo, ou seja, se baixar o farol fico com 2 médios mas sem máximo. Se deixar o farol na mesma posição vou andar a encandear...
Vou continuar a estudar o assunto. Se conseguir encontrar uma maneira de contornar este problema vou avançar! _pol_
Quanto ao encandeamento, o GTS não tem regulação do farol em altura?
Abraço!
Boas Curvas! scooter_
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Viva!
Essa questão de sobre carga, para mim, está posta de lado. A GTS tem uma tomada de isqueiro para ligar diversos equipamentos electrónicos, só não aconselham ligar um isqueiro _martelada_ . Se ligar mais uma luz é o "equivalente" a ter permanentemente um equipamento electrónico ligado na tomada de isqueiro. Os engenheiros tiveram de prever esta situação... _Rolley_ Se não andar com nada ligado no isqueiro e ligar mais uma luz que diferença faz?? _pensador_
Boas CCM,
A bateria é capaz de lidar com essa solicitação extra de intensidade. O isqueiro tem um circuito dedicado. O problema pode aparecer entre a bateria e o local de consumo de energia se ligares a lâmpada extra a um cabo de alimentação já em uso. Os fios condutores estão dimensionados para uma certa I máxima, apesar de terem alguma tolerância, nunca toleram um aumento de 100% na intensidade, sem consequências negativas. Ficarão em sobrecarga, vão aquecer e poderão originar um acidente grave.
Aconselha-te junto a um especialista e exige garantia na instalação.
Cump.
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Após reler toda esta "discussão", venho lançar mais umas duvidas. A minha Buga tem um farol de médio e um farol de máximo. Mas quando se acende os maximos, ficam os medios ligados. E esta hein??? _pensador_ _pensador_
Claro está que deverá vir preparada para ter as duas ópticas ligadas ao mesmo tempo, sendo assim é uma situação em que se poderá fazer esta alteração, digo eu claro! _lol_
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Eu por acaso, só me queixo das luzes em relação a duas situações:
- Com os máximos ligados a visibilidade nos primeiros 20 metros fica muito reduzida
- Em curva, com os médios, não tenho visibilidade suficiente para os lados, normalmente para o lado que estou a curvar. Isto é, a luz está muito direccionada para baixo e ao curvar ilumina "demasiado perto" da mota.
Ora, o que eu estou a pensar em fazer, e depende do que me disserem no stand, é mandar colocar os faróis de nevoeiro. Partindo do princípio que eles estão "apontados" para junto da mota, fico com o problema da visibilidade imediata quando sigo em máximos resolvido. Tenho dúvidas é que em curva a situação melhore.
De resto, as luzes serve perfeitamente. Embora umas lâmpadas daquelas que iluminam melhor e que, por exemplo, a Cristina tinha na mota dela, dariam jeito. E creio que é possível colocar umas coisas dessas sem danificar circuitos devido a sobrecarga.
Alguém já colocou os faróis de nevoeiro? E quem já os tem (o pessoal das 300) que diz da visibilidade com eles?
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Boas, acho que mais do que mostrar a aparência da nossa Mota aos outros( a forma como os outros vêem as luzes da nossa Mota) é a forma de como nos vemos para a frente ,principalmente de noite, e acho que isto de pouco vale quando nos sujeitamos a alterar e condenar toda a instalação eléctrica da Mota.
Se for tão importante assim melhorar a iluminação nocturna e diurna o ideal passa por instalar um kit xenon (2 lâmpadas+ 2 balastros)pois é um sistema plug & play não alterando assim em nada a instalação original( o processo é reversível) pois existem muitas lojas da especialidade ou mesmo online com bons preços...
Cumps
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Quanto aos faróis de nevoeiro sei que existem uns leds H11 pois por terem um consumo muito baixo é possível que se possam ligar directo há fila de leds de presença, só que ficariam sempre ligados( pois por ter um baixo consumo certamente não sobrecarregam a instalação original ) e por estar dentro das ópticas originais poderá confundir a policia achando que são a continuidade das luzes de presença.
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Viva!
Esta solução ainda continua em estudo... _Rolley_
Vamos ver se algum dia sai do papel! _lol_
helio69 espero que te ajude: http://www.sym-gts.fr/l-eclairage-du-gts/montage-antibrouillard.html
Abraço ;)
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@CCM Obrigado... Será mesmo isso que eu quero. Mas acho que vou entregar a empresa a alguém que perceba disso... Eu sempre que tento mexer em fios, como o fiz para tentar ligar as lâmpadas do espelho da casa de banho, apanho um choque! _rir_
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Boas
É claro que quando a mota esta a trabalhar e os dois farois estão acesos nao podemos dizer que existe consumo. Mas se a mota esta com o motor desligado e os farois acesos , ai sim existe consumo.E pena que 95 % dos tecnicos ou mecanicos deste pais não percebem do que dizem infelizmente . _martelada_
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Boas, acho que mais do que mostrar a aparência da nossa Mota aos outros( a forma como os outros vêem as luzes da nossa Mota) é a forma de como nos vemos para a frente ,principalmente de noite, e acho que isto de pouco vale quando nos sujeitamos a alterar e condenar toda a instalação eléctrica da Mota.
Se for tão importante assim melhorar a iluminação nocturna e diurna o ideal passa por instalar um kit xenon (2 lâmpadas+ 2 balastros)pois é um sistema plug & play não alterando assim em nada a instalação original( o processo é reversível) pois existem muitas lojas da especialidade ou mesmo online com bons preços...
Cumps
Completamente de acordo! Deixem-se de "merdices".
Será que o kit xenon poderá ser instalado nos médios mantendo a garantia? Têm ideia dos custos?
Cump.
Nuno Neiva
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Boas,
esta questão das luzes também me fez um pouco de confusão, quando andei a 1ª vez de noite.. os máximos têm o alcance longo e fico com pouca luz nos metros mais próximos.
A minha questão era ir a um mecânico / electricista e pedir, colocar o botão de alternar com os máximos.. a fazer o mesmo (mas continuamente) que o de 'passing' (este ficam as duas acessas ao mesmo tempo)
deve ser possível, agora não tenho certeza do quanto pode puxar pela bateria..
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Viva Salvatore!
Se queres os 2 faróis acesos ao mesmo tempo só tens de fazer o seguinte:
- Colocas o botão de ligar os máximos a meio e já tens os máximos e os médios ligados.
Aconselho-te a utilizares esta "solução" por curtos períodos. _pol_
Abraço ;)
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Se me permitem, vou acender de novo este tópico. _vinho_
Depois de ler do primeiro ao ultimo comentário, fiquei a pensar com os meus pistões...
Será possível aplicar nas duas ópticas frontais duas lâmpadas de médios (se existirem medios em led´s melhor ainda) e adaptar as ópticas dos faróis de nevoeiro para os máximos? Afinal nas nossas 125 só existem para "inglês ver".
Aos entendidos em electricidade, desde já as minhas desculpas se "mais valia estar calado!!!" _martelada_
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Já existem LEDs mas são caras ,se acenderes com lâmpadas normais ou aplicares faróis normais ,a bateria vai a vida e subcarregas o circuito eléctrico e mais tarde ou mais cedo algo avaria,conselho ou metes LEDs equivalentes que são caras mas gastam pouco ou então fica quieto, abraço
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Também já tentei, e percebo de eletricidade, é que temos uma margem tão pequena de reserva em amperes que corremos sempre o risco de queimar alguma coisa.
Para acenderem as duas ao mesmo tempo teriam de estar ligadas em paralelo senão perderiam potência, ou seja ficavam com 28 w cada uma o que não daria luz nenhuma para a estrada, além de ficar com mais 4 amperes de consumo e para uma bateria de 7 amperes é mais de metade, ficaríamos sem máximos pois é a posição das óticas que regula a longitude do foco.
Preferi colocar uma lâmpada de Leds só para não infringir a lei, no lugar dos médios para poupar os Leds dos mínimos que fundem com o calor, e baixei os máximos para médios ( que até dão uma boa luz ) para quando preciso deles de noite pois hoje em dia com tantos veículos nas estradas raramente podemos andar com os máximos.
Abraço e cuidado com os choques, 5 amperes queimam bem.
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Não esquecer o calor adicional gerado...!
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Olha que 28w com uma tensão de 12v não chega sequer a 2,4 A ......
5 A a 12v não queima nem dá choque a ninguém ..... _Rolley_
Boas curvas
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Olha que 28w com uma tensão de 12v não chega sequer a 2,4 A ......
5 A a 12v não queima nem dá choque a ninguém ..... _Rolley_
Boas curvas
Talvez me tivesse explicado mal, eu queria dizer que para se manter o consumo de amperes de forma a ficarem duas óticas acesas ao mesmo tempo em vez de mais uma com 55 w que dariam os tais 4,6 amperes a mais, teríamos de colocar duas de 28 w em série, é claro que 28 w não chegam para iluminar a estrada, como sabes AXE eu andei de volta deste esquema acabando por colocar a tal luz de leds que ainda hoje mantenho e nunca se fundiram os leds dos mínimos.
Experimenta por os dedos nos bornes da bateria de 7 amperes e depois vem para o teclado _lol_
Abraço e bos curvas
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Talvez me tivesse explicado mal, eu queria dizer que para se manter o consumo de amperes de forma a ficarem duas óticas acesas ao mesmo tempo em vez de mais uma com 55 w que dariam os tais 4,6 amperes a mais, teríamos de colocar duas de 28 w em série, é claro que 28 w não chegam para iluminar a estrada, como sabes AXE eu andei de volta deste esquema acabando por colocar a tal luz de leds que ainda hoje mantenho e nunca se fundiram os leds dos mínimos.
Pergunta de leigo:
E substituir a bateria por outra de mais capacidade, não?
Quanto à alteração que fizeste Rodrigo, assim ficas sem maximos, certo?
Sabes indicar qual o preço de uma lâmpada de led´s (+/-) ja procurei aqui pelo Porto e não encontrei.
Obrigado e boas curvas
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Pergunta de leigo:
E substituir a bateria por outra de mais capacidade, não?
Quanto à alteração que fizeste Rodrigo, assim ficas sem maximos, certo?
Sabes indicar qual o preço de uma lâmpada de led´s (+/-) ja procurei aqui pelo Porto e não encontrei.
Obrigado e boas curvas
Para ser franco eu não aconselho a alterar o esquema elétrico, mas claro que cada um sabe o que fazer á sua Mota.
Por mim não me importo nada que seja zarolha
Sim,.. fiquei sem máximos porque raramente ou nunca preciso deles, regulei a ótica de máximos para médios que por sinal tomaram muitos carros ter a mesma luz.
Atenção que a lâmpada que coloquei não ilumina a estrada embora se veja bem de frente e não estou ilegal porque levo os médios acesos.
Só fiz esta alteração para poupar os Leds de mínimos que se queimam com o calor porque os meus passeios de fim de semana são quase sempre de muitas horas seguidas a circular.
Onde comprei a Lâmpada: http://www.lojaxenon.com/loja/h1-h7-hb3-hb4-h11-h3/377-lampada-h11-com-68-leds-smd-6000k.html
Já agora vê como ficou a ótica
(https://lh6.googleusercontent.com/-qLAPweV77rE/U62FfmzRatI/AAAAAAAAA2c/TxRN4J_YINE/w640-h480-no/DSC00245.JPG)
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Vou só meter um pouco a minha colher....
Primeiro de tudo, entendam que quem traz somente uma luz ligada, (médios/luz cruzamento) tem como potencia 55w.
(lâmpada somente com um filamento)
Essas mesmos veículos tem de ter "outro farol" (lâmpada) para poder ligar os máximos que "normalmente tbm são de 55w
(lâmpadas com 1 filamento tbm)
As que têm 2 faróis ligados em simultâneo (médios/luz de cruzamento) tem 35w cada lâmpada
(lâmpadas somente com um filamento)
Resumindo:
Se querem meter 2 lâmpadas de médios ligados têm supostamente de reduzir a potencia de cada uma (35w normal) porque a bateria não aguenta! Tal como o Rodrigues disse.
Mas se meterem 2 lâmpadas de 35w estão somente a consumir 5,8 A, que para a bateria de 7A é o normal.
Por isso se decidirem mexer na iluminação de uma mota tem de pensar em 2 factores....
-Reduzir a potencia de cada lâmpada
-Mudar o casquilho para lâmpadas de duplo filamento (2 polos) para terem médios e máximos no mesmo farol
( 12v x 35w/35w )
Somente assim é que não estragam baterias nem tão pouco têm problemas eléctricos devido a isso. Se as coisas forem bem executadas evidentemente por alguém especializado!
Claro que é como diz o Rodrigues, cada um faz o que quer à sua mota.....
Boas curvas
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Tudo certo AXE, apenas um pormenor que decerto te escapou e parece que está a escapar a muita gente.
A bateria de 7 amperes quase fica sem reservas depois da central toda ligada, porque além das luzes de médios e máximos ( uma de cada vez claro ) acende também as luzes de presença, 4 piscas e stop quando solicitado e também não esquecer o consumo da bobine da vela além da alimentação necessária para o CDI e 14 sensores no caso da Gts. e já não coloco a hipótese de ter um GPS ligado ao isqueiro.
Ou seja a Bateria quase entra em colapso depois da central toda ligada, por essa razão é aconselhado desligar as luzes antes de ligar o motor de arranque.
A maioria não se apercebeu do porquê a nova Gts ter o piscas de Leds no espelho, é que devido ao grande número de reclamações de só acender uma luz, a SYM optou por fazer a seguinte alteração:
Sem mexer nos componentes elétricos do modelo anterior, ( Bateria, alternador, motor de arranque, bobina etc. ) fizeram com que na nova Gts 125 já acendesse em conjunto os dois médios e máximos com 35 w cada uma que dá 70 w mais 15 w que a anterior numa só lâmpada, mas compensou ao reduzir o consumo colocando piscas de Leds de baixo consumo.
Fazendo as contas:
Modelo anterior.................55 w médios + 140 w ( 4 piscas de filamento quando solicitados de 35 cada) = 195 w
Modelo novo....... ..............70 w (35 cada) médios ou máximos + 64 w ( 4 piscas de Leds quando solicitados de 21 w cada ) = 154 w ainda ficou com reserva de 41 w possivelmente usados no isqueiro.
Como podem ver não é fácil lidar com tão pouca reserva de amperes e Wats
Abraço
PS: Editei o post, enganei-me nas contas dos w
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Pessoal ajuda-me iluminar uma ideia,Tenho um SYM GTS 125 I 2013 e pretendo dar um visual ( ser visto ) montar luzes nos farois de NEVOEIRO . Alguma solução.Alguém já montou . ILUMINA A MINHA IDEAL SFF.
BONS KKKMMMMM
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Pessoal ajuda-me iluminar uma ideia,Tenho um SYM GTS 125 I 2013 e pretendo dar um visual ( ser visto ) montar luzes nos farois de NEVOEIRO . Alguma solução.Alguém já montou . ILUMINA A MINHA IDEAL SFF.
BONS KKKMMMMM
A tua já tem os encaixes das lâmpadas lá?
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A tua já tem os encaixes das lâmpadas lá?
Não . Só tem uma cabeça a imitar uma lâmpada .
Enviado do meu ONE E1001 através de Tapatalk
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Pessoal ajuda-me iluminar uma ideia,Tenho um SYM GTS 125 I 2013 e pretendo dar um visual ( ser visto ) montar luzes nos farois de NEVOEIRO . Alguma solução.Alguém já montou . ILUMINA A MINHA IDEAL SFF.
BONS KKKMMMMM
Eduardo, eu fiz agora essa mesma alteração...
Coloquei lâmpadas Led no local dos faróis de nevoeiro, tive de abrir o buraco por trás do farol e desbastar o cogumelo cromado, assim passei a lâmpada...
Neste momento tem umas H7 de Led, não ilumina o chão é mesmo só um complemento dos daylights...
Tem interruptor próprio para quando não preciso...
As fotos falam por si...
Normal:
(https://preview.ibb.co/fv80GQ/IMG_20170501_092629.jpg) (https://ibb.co/dVFQi5)
<a target='_blank' href='https://pt.imgbb.com/'>image upload[/url]
Com "nevoeiro"...
(https://preview.ibb.co/f8Uwqk/IMG_20170501_092638.jpg) (https://ibb.co/mRZ7wQ)
Pormenor da lâmpada :
(https://preview.ibb.co/dDp7wQ/IMG_20170501_092731.jpg) (https://ibb.co/ft8d35)
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Ficou super porreiro, onde foste buscar a corrente msviper?
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Ficou super porreiro, onde foste buscar a corrente msviper?
Boas , a corrente fui buscar à ficha de ligação que liga os faróis médio/máximo ao resto da instalação ,
liguei ao que dá corrente após ligar a chave , ou seja, não dão para ligar sozinhos,
somente junto com os daylights de origem...
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Boas , a corrente fui buscar à ficha de ligação que liga os faróis médio/máximo ao resto da instalação ,
liguei ao que dá corrente após ligar a chave , ou seja, não dão para ligar sozinhos,
somente junto com os daylights de origem...
Ou seja assim que ligas a mota acendem logo os DRL e os leds no lugar das luzes de nevoeiro certo. _pol_
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Exacto, tenho é um interruptor para apagar os "nevoeiro" se quiser...
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Exacto, tenho é um interruptor para apagar os "nevoeiro" se quiser...
msviper ficou um espetáculo, eu só não fiz essa alteração porque estava a pensar em fazer quando muda-se as lâmpadas h4 para led e caso desse o problema que costuma dar de apagarem e para não estar a colocar resistor estava a pensar em ligar os leds dos faróis de nevoeiro as lâmpadas h4 em led assim talvem compensa-se a falta de watss.
Devias ter tirado fotos do trabalho que fizes-te assim tinhas um DIY para quem quisesse fazer igual ;D