Geral => Segurança => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 12 de Dezembro de 2015, 16:14

Título: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: Sapiens21 em 12 de Dezembro de 2015, 16:14
Nova geração de ABS para motociclos até 250cc

- BOSCH 10 (geração 2016) -


(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F12%2Fbosch_abs_10m_2016_2Scooter-600x300.jpg&hash=cbb7edeaf7672a475a72683b286f84685a5f283f)


Estando o ABS cada vez mais presente nos motociclos actualmente vendidos em todo mundo...e tendo a Europa legislado sobre a obrigatoriedade da sua instalação em todos os modelos de motos e scooters (com +125cc) produzidos a partir de Janeiro de 2016, a Bosch não poderia ficar para trás nesta corrida...

O conhecidíssimo especialista alemão em ABS (Bosch) apresentou assim a sua nova geração deste sistema bastante importante para a segurança na travagem - Bosch 10 - tornando-o mais leve e menos dispendioso na sua produção, nomeadamente porque a ideia da marca é a de possibilitar a sua instalação igualmente em veículos de duas rodas nos países emergentes.

O Bosch ABS 10, que será lançado em 2016 e disponibilizado em todo o Mundo, pesa 30% menos do que o actual ABS 9 (lançado há uns bons anos atrás - 2009) e, de acordo com a própria marca, o seu tamanho foi reduzido em cerca de 45%.

Este sistema foi especialmente desenvolvido para motociclos de cilindrada igual ou inferior a 250cc, permitindo um desempenho e uma segurança acima de qualquer suspeita.



(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjpx.responsejp.com%2Fjpx%2Fimages%2F2015%2F11%2F20%2F264652_4.jpg%3Ffit%3Dnormal&hash=c8598bd09f661055fe825fcd3999b20d54d0f950)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjpx.responsejp.com%2Fjpx%2Fimages%2F2015%2F11%2F20%2F264652_3.jpg%3Ffit%3Dnormal&hash=6a46d4cccf81a1fa45cb5c24195ba23ce3931886)
Imagens obtidas em: scooternet.gr;  responsejp.com
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: Sanheiro em 12 de Dezembro de 2015, 16:26
Ainda bem que vai passar a ser obrigatório e na minha opinião já devia de ser á mais tempo!

Já vi alguns testes e a diferença em piso molhado com ABS e sem ABS, é brutal !

Nas duas rodas a segurança devia de ser sempre uma prioridade no desenvolvimento de novas soluções!
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 12 de Dezembro de 2015, 16:49
Só uma dúvida.  _pensador_

Se a partir de 1 de Janeiro de 2016, os motociclos de cilindrada superior a 125cc têm que vir com ABS, os stands que têm em stock, por exemplo,  Maxsym´s 400 sem ABS (menos €500 que as que já vêm com ABS) para as despachar vão ter que, até 31 de Dezembro, baixar significativamente os preços, ou estarei a ver mal?


Paulo Renato
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: Sapiens21 em 12 de Dezembro de 2015, 17:09
Provavelmente as marcas têm vindo a preparar-se, pelo que os motociclos com +125cc sem ABS produzidos/fabricados até 31/12/2015, poderão vir a ter campanhas ou um acerto no preço no futuro a curto prazo.

Considero que será uma situação normal e as marcas já estarão preparadas para esta nova obrigatoriedade.  ;)
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: NunoMiguel em 12 de Dezembro de 2015, 17:30
O que eu percebi desta lei é que a mesma é para motas "Saídas de fábrica" a partir de 1 de Janeiro de 2016... Estou errado?
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: Sapiens21 em 12 de Dezembro de 2015, 17:45
Exactamente!!
É a data de fabrico, o que significa que motociclos sem ABS que estejam em stock mesmo para lá de 01/Jan. continuarão a poder ser vendidos... Claro que haverá ajustes de preço.

As fabricadas após essa data e vendidas em espaço Europeu, já terão de o ter de série.  :)
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: rodrigosa em 12 de Dezembro de 2015, 20:05
Uma dúvida: é possível mandar instalar ABS num veículo que não venha equipado de fábrica?  _pensador_
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: fantasma do lençol em 12 de Dezembro de 2015, 20:27
Uma dúvida: é possível mandar instalar ABS num veículo que não venha equipado de fábrica?  _pensador_

tecnicamente sim, financeiramente não.  Mais vale a troca.
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: FARMOBOY83 em 12 de Dezembro de 2015, 22:40
Uma dúvida: é possível mandar instalar ABS num veículo que não venha equipado de fábrica?  _pensador_

É possível mas não viável. É mais fácil pegar numa moto com abs acidentada e colocares as peças intactas da tua (tipo depósito, faróis, plásticos) do que tentares instalar na tua moto um sistema abs retirado de uma moto acidentada.
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: rodrigosa em 12 de Dezembro de 2015, 23:25
Obrigado  _pol_
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: cross em 13 de Dezembro de 2015, 00:49
Será que também vai existir versão com software "especial" para bancos de teste?
;)

Sabem se vai ser possível ter sistema para ligar ou desligar o mesmo? Como existe hoje em dia ou vão forçar a andar sempre ligado como as luzes?

Sempre podem fazer uma versão especial de ABS para off road, que basicamente e não ter sistema mas mais caro vai ser de certeza!

Há quem diga que será só para sacar mais umas coroas ao povo....

Boas curvas!

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: mpaneves em 13 de Dezembro de 2015, 14:47
Claro que pode haver falcatruas,tal como fizeste referência, se uma marca o pedir a bosch ou outra arranja maneira de dar a volta ,mas atenção ,no caso a VW foi informada da ilegalidade a uns anos e nada fez...

Marco neves

Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: FARMOBOY83 em 13 de Dezembro de 2015, 19:52
Incrivel como em 20 anos um sistema abs passou a pesar 10% do inicial! Gostava daqui por uns anos ver estatísticas a confirmarem ou não a diminuição da sinistralidade graças a este sistema.
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Abril de 2016, 23:02
Incrivel como em 20 anos um sistema abs passou a pesar 10% do inicial! Gostava daqui por uns anos ver estatísticas a confirmarem ou não a diminuição da sinistralidade graças a este sistema.

E deixa passar mais uns anitos e verás como o módulo de gestão do ABS, vai caber dentro de um Ovo da Kinder....ou quase.  ;)

Cada vez mais a tecnologia leva ao extra light, extra compact, minimum size.

Olha-se p. ex. para a profundidade, peso e qualidade de imagem de um televisor de há 20 anos e...não tem comparação com os actuais.

Com o ABS e o avanço tecnológico do mesmo, tem-se passado da mesma forma e assim continuará no futuro: cada vez mais eficiente, cada vez mais rápido a actuar, cada vez mais compacto e leve...

Num futuro assim não muito distante, veremos o ABS a fazer parte do equipamento de série das scooters de 50cc...isto naturalmente partindo do princípio que as elétricas não dominarão (teoricamente) até final da próxima década.
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: cross em 01 de Maio de 2016, 10:08
A India tambem já decidiu que será agora em 2018 (antes era em 2017).

http://bikeindia.in/news-abs-in-two-wheelers-to-become-mandatory-in-india-from-2018/ (http://bikeindia.in/news-abs-in-two-wheelers-to-become-mandatory-in-india-from-2018/)

A Bosch India veio logo a publico bater palmas... Só o tamanho daquele mercado....

Ainda dizem que não existe controlo do mercado ou praticas de oligopólio.

Claro que pode haver falcatruas,tal como fizeste referência, se uma marca o pedir a bosch ou outra arranja maneira de dar a volta ,mas atenção ,no caso a VW foi informada da ilegalidade a uns anos e nada fez...

Algo que é ilegal a partida não se torna legitimo só porque uma marca quer (sabe-se lá o tipo de pressões tb ilegais senão imoralmente duvidosa). Mas quem é que votou na Bosch!?!? Deviam levar uma multa igualmente como os da VW. Se fosse uma empresa Portuguesa estava resolvido à muito.
Título: Re: Nova geração de ABS para motociclos até 250cc - BOSCH 10 (2016)
Enviado por: rahul em 11 de Abril de 2017, 11:43
good post