Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: strikereg em 23 de Setembro de 2016, 17:01

Título: ABS
Enviado por: strikereg em 23 de Setembro de 2016, 17:01
Boa tarde,

Para quem não quiserler o post completo, fica apenas a pergunta: qual o aspeto de um sistema ABS? É aquele disco interior com buracos retangulares, como este?
http://www.kymco.es/uploads/media/prensa_descargas_imagenes_videos/0001/02/ff1324c6fcbf0637caf0b239e4ee477cab6120f0.jpeg

Agora para quem quer sabe o por quê :)

Ando a pensar comprar uma MaxiScooter e um dos requisitos que acabei por começar a achar importante foi o ABS.

Como não pretendo investir muito dinnheiro numa fase inicial, estou inclinado para uma Yamaha NMAX, que penso ser adequada a uma iniciação e, embora não 100% adequada a partes do meu percurso (IC19), também não será totalmente desadequada.

No entanto encontrei uma Kymco K-XCT 125 usada que me pareceu interessante, mais adequada a uma utilização que vá para além da citadina, que refere ter ABS. Mas do que percebi o modelo comercializado cá não tem ABS, ou estou enganado. E o que tem ABS tem a indicação na forqueta ("ABS"), indicação que não encontro na que está para venda.

Obrigado pela ajuda.
Título: Re: ABS
Enviado por: guiZmo em 23 de Setembro de 2016, 17:08
Fiz durante 1 ano Massamá - Praça de Londres de PCX 125.... e levava-me e trazia-me. Claro que fazia melhor com transito do que sem transito no IC19.

Olhas para uma mota com ABS e mesma sem ABS e à vista não notas diferença. O disco é igual, e a bomba poderá ser ligeiramente diferente.

É como nos carros, o ABS funciona na bomba de travão, e não no disco ou em algum dispositivo à parte. Por norma vem identificado no braço da suspenção ou no para lamas frontal.
Título: Re: ABS
Enviado por: Paulo Silveiro em 23 de Setembro de 2016, 17:24
Boas, a Kymco não tem ABS, pelo menos no site não aparece nenhuma referência a ele.  A Nmax tem. São dois modelos muito diferentes, a K-XCT é mais potente e mais encorpada, a Nmax mais ágil. 

Tens de pensar o que é mais importante para ti.  _pensador_

Facilidade de utilização, economia, a Nmax.

Mais apta a viagens com mais quilometragem e mais encorpada a K-XCT.
Título: Re: ABS
Enviado por: fastnet em 23 de Setembro de 2016, 17:26
já tens vários modelos com abs no mercado, Honda, Yamaha, Kymco, Sym, Piaggio, ...
Geralmente não dá para veres o sistema abs, mas sim a tal roda interior no(s) disco(s) e o respetivo sensor de abs.
Há modelos que têm cbs, abs ou abs+cbs.
Título: Re: ABS
Enviado por: strikereg em 23 de Setembro de 2016, 17:41
Fiz durante 1 ano Massamá - Praça de Londres de PCX 125.... e levava-me e trazia-me. Claro que fazia melhor com transito do que sem transito no IC19.

Olhas para uma mota com ABS e mesma sem ABS e à vista não notas diferença. O disco é igual, e a bomba poderá ser ligeiramente diferente.

É como nos carros, o ABS funciona na bomba de travão, e não no disco ou em algum dispositivo à parte. Por norma vem identificado no braço da suspenção ou no para lamas frontal.
Obrigado pela partilha de experiência.
Sobre o ABS, não sendo visível a olho nu, e não tendo a indicação que devia ter no braço da suspensão, vou assumir que seja erro no anúncio.

Boas, a Kymco não tem ABS, pelo menos no site não aparece nenhuma referência a ele.  A Nmax tem. São dois modelos muito diferentes, a K-XCT é mais potente e mais encorpada, a Nmax mais ágil. 

Tens de pensar o que é mais importante para ti.  _pensador_

Facilidade de utilização, economia, a Nmax.

Mais apta a viagens com mais quilometragem e mais encorpada a K-XCT.
Pois, penso que ABS só em versões comercializadas noutros países.
Sobre a comparação, de facto não penso (mas para quem nem sequer alguma vez teve uma moto, isto vale o que vale) fazer grande kilometragem, só os 30Km diários (15+15), 20 dos quais em vias rápidas.

já tens vários modelos com abs no mercado, Honda, Yamaha, Kymco, Sym, Piaggio, ...
Geralmente não dá para veres o sistema abs, mas sim a tal roda interior no(s) disco(s) e o respetivo sensor de abs.
Há modelos que têm cbs, abs ou abs+cbs.
Pelo que vi os modelos com ABS começam, noutras marcas que não a Yamaha, em modelos de gama (e preço) superior.
Título: Re: ABS
Enviado por: moto2cool em 23 de Setembro de 2016, 18:10
Muitas marcas põem o ABS nos modelos cujo peso ou potência já implicam uma travagem mais exigente. Nos modelos mais leves e menos rápidos pode não justificar o custo. A Yamaha optou por colocar o ABS para tentar enfrentar o leão do mercado que é a pcx, mas mesmo assim parece que não conseguiu ;)
Título: Re: ABS
Enviado por: Pianoman em 23 de Setembro de 2016, 18:15
Atenção com isso da identificação a olho para ver  se tem ou não ABS pela existência do tal disco interior perfurado (que depois é lido pelo sensor) pois há casos onde o disco existe mas a moto NÃO tem ABS. Um exemplo é a 1a geração de Maxsym 400.
Título: Re: ABS
Enviado por: fastnet em 24 de Setembro de 2016, 13:11
Obrigado pela partilha de experiência.
Sobre o ABS, não sendo visível a olho nu, e não tendo a indicação que devia ter no braço da suspensão, vou assumir que seja erro no anúncio.
Pois, penso que ABS só em versões comercializadas noutros países.
Sobre a comparação, de facto não penso (mas para quem nem sequer alguma vez teve uma moto, isto vale o que vale) fazer grande kilometragem, só os 30Km diários (15+15), 20 dos quais em vias rápidas.
Pelo que vi os modelos com ABS começam, noutras marcas que não a Yamaha, em modelos de gama (e preço) superior.

Companheiro, a utikização de abs está a aparecer em mais modelos.
Vê o exemplo da piaggio liberty, tem um abs simplificado e é um modelo quase low-cost.
Alguêm que me corriga pf, os modelos  ≥250cc têm de vir equipados com abs, os outros com abs ou cbs, isto a partir de 2017. Naturalmente haverá um periodo para escoamento de stocks .
Título: Re: ABS
Enviado por: Ricardo_jg em 25 de Setembro de 2016, 21:43
Boas noites,

Desculpem o Hijack do tópico.

Numa Sym GTS das recentes é possível fazer o retrofit do ABS? À partida é preciso o módulo, o disco com o sensor ótico e a cablagem (a minha é das primeiras ainda não havia o modelo com ABS) mas se alguém me pudesse dar algumas luzes agradecia.

Ao autor do tópico: Se vai andar com piso molhado é obrigatório, no meu ver.
No outro dia fui ao chão porque um .... de um taxista com uma matrícula falsa decidiu mudar de faixa à última da hora e embora não lhe tenha batido, a roda da frente bloqueou e tapete com ela. Logo ali ficou pago o ABS, fora se algum dia for uma coisa séria. Aliás nem sei porque ainda é permitido vender motas sem ABS, mas isso já é opinião pessoal!

Boas voltas!!
Título: Re: ABS
Enviado por: pjmartinho em 25 de Setembro de 2016, 23:51
Boas noites,

Desculpem o Hijack do tópico.

Numa Sym GTS das recentes é possível fazer o retrofit do ABS? À partida é preciso o módulo, o disco com o sensor ótico e a cablagem (a minha é das primeiras ainda não havia o modelo com ABS) mas se alguém me pudesse dar algumas luzes agradecia.

Ao autor do tópico: Se vai andar com piso molhado é obrigatório, no meu ver.
No outro dia fui ao chão porque um .... de um taxista com uma matrícula falsa decidiu mudar de faixa à última da hora e embora não lhe tenha batido, a roda da frente bloqueou e tapete com ela. Logo ali ficou pago o ABS, fora se algum dia for uma coisa séria. Aliás nem sei porque ainda é permitido vender motas sem ABS, mas isso já é opinião pessoal!

Boas voltas!!

Fazer o retrofit do ABS numa mota sem ele é possível... agora os custos ficam superiores do que comprar a moto já com ABS montado... cerca de 500€ mais com ABS sobre a versão sem ABS.

No caso da Kymco, a roda da frente tem lá o disco do sensor do ABS mas, as 125cc não o têm. Só a Downtown 300 é que tem ABS (pelo menos cá em PT) e a Xciting 400.
Título: Re: ABS
Enviado por: Filipe Pombo em 26 de Setembro de 2016, 00:08
depois de ter ABS não o dispenso  _pol_ 
Título: Re: ABS
Enviado por: JViegas em 26 de Setembro de 2016, 11:20
depois de ter ABS não o dispenso  _pol_

Estou como o companheiro refere.
É uma mais valia, um acréscimo de segurança.
Título: Re: ABS
Enviado por: Ccarvalho em 26 de Setembro de 2016, 19:29
Como a minha não tem ABS não lhe sinto a falta, mas concordo que é uma mais valia na segurança.
Título: Re: ABS
Enviado por: Paulo Silveiro em 27 de Setembro de 2016, 09:33
O ABS é muito importante, principalmente nas motos de estrada, onde as travagens fortes com bloqueios de rodas podem ser frequentes. Na minha Tmax, o sistema tem uma presença muito forte na roda de traseira. vária vezes o sento a atuar. 

Por outro lado, em offroad, o sistema  não permite uma condução eficaz, daí as trails, terem um botão para desligá-lo para fazerem os trilhos.
Título: Re: ABS
Enviado por: Filipe Pombo em 27 de Setembro de 2016, 11:31
O ABS é muito importante, principalmente nas motos de estrada, onde as travagens fortes com bloqueios de rodas podem ser frequentes. Na minha Tmax, o sistema tem uma presença muito forte na roda de traseira. vária vezes o sento a atuar. 

Por outro lado, em offroad, o sistema  não permite uma condução eficaz, daí as trails, terem um botão para desligá-lo para fazerem os trilhos.

ui,,não o quereria em off road  _thumbdown_  aí as coisas mudam de figura
Título: Re: ABS
Enviado por: Pianoman em 27 de Setembro de 2016, 13:32
Maxi Scooters em off road?
Título: Re: ABS
Enviado por: Paulo Silveiro em 27 de Setembro de 2016, 13:51
Maxi Scooters em off road?


Não é isso que a Honda pretende fazer com a X-ADV? _Rolley_
Título: Re: ABS
Enviado por: Pianoman em 27 de Setembro de 2016, 14:22

Não é isso que a Honda pretende fazer com a X-ADV? _Rolley_
Parece que sim. Por momentos pensei que se estava a falar de motas com corrente...
Título: Re: ABS
Enviado por: Filipe Pombo em 27 de Setembro de 2016, 20:49
Maxi Scooters em off road?

Sim, apesar da X-ADV ser uma scooter com capacidades Off road,  sim  estava a falar em motas de corrente, bastava leres a resposta anterior do Silveiro:



Por outro lado, em offroad, o sistema  não permite uma condução eficaz, daí as trails, terem um botão para desligá-lo para fazerem os trilhos.


 _convivio_
Título: Re: ABS
Enviado por: Du Art em 27 de Setembro de 2016, 22:24
Boas

ABS sempre, vejam videos vejam reviews e tds dizem o mesmo. A minha mula vem com ABS e felizmente so precisei dele uma vez. A ideia e nao ocorrerem situacoes que nos coloquem na posicao de desejar ter ABS e nao ter.

Outra coisa, uma mota com ABS desvaloriza menos.

Abrc
Título: Re: ABS
Enviado por: Filipe Pombo em 27 de Setembro de 2016, 22:33
mulas com ABS ???   _confuso_ _confuso_ _confuso_     homessa ??!!!   

Ó Home entã agora até as mulas vêm com ABSii??    _confuso_ _confuso_ 

essa é que eu nã sabià  :-? :-? nã senhor _anjo_ _anjo_ _anjo_





Boas

ABS sempre, vejam videos vejam reviews e tds dizem o mesmo. A minha mula vem com ABS e felizmente so precisei dele uma vez. A ideia e nao ocorrerem situacoes que nos coloquem na posicao de desejar ter ABS e nao ter.

Outra coisa, uma mota com ABS desvaloriza menos.

Abrc
Título: Re: ABS
Enviado por: Pianoman em 27 de Setembro de 2016, 22:33
Sim, apesar da X-ADV ser uma scooter com capacidades Off road,  sim  estava a falar em motas de corrente, bastava leres a resposta anterior do Silveiro:


 _convivio_
A X-ADV terá também corrente.
Na realidade será uma Integra (mesmo motor, DCT, corrente) com um design diferente e características adaptadas para o off road.
Título: Re: ABS
Enviado por: Filipe Pombo em 27 de Setembro de 2016, 22:43
A X-ADV terá também corrente.
Na realidade será uma Integra (mesmo motor, DCT, corrente) com um design diferente e características adaptadas para o off road.

ok, penso que teremos lido da mesma fonte  _Rolley_ 

Ainda há pouco sobre a scooter, além de um video que é bastante aliciante  _pol_  já agora..que este tópico é sobre ABS ...curioso saber se a X-ADV terá a opção de desligar o ABS dadas as características anunciadas da mesma...   _pensador_  é que descer uma ladeira escorregadia (acredito que em breve haja quem o faça)  com ABS é queda na certa   _thumbdown_ _thumbdown_
Título: Re: ABS
Enviado por: Pianoman em 27 de Setembro de 2016, 23:36


já agora..que este tópico é sobre ABS ...curioso saber se a X-ADV terá a opção de desligar o ABS dadas as características anunciadas da mesma...   _pensador_  é que descer uma ladeira escorregadia (acredito que em breve haja quem o faça)  com ABS é queda na certa   _thumbdown_ _thumbdown_
Deve ter. Aliás, só pode é ter mesmo. Tal como a nova Africa Twin.
Título: Re: ABS
Enviado por: Paulo Silveiro em 28 de Setembro de 2016, 09:20
HUMMMMMM _Rolley_ Scooters a descer ladeiras.....

Vamos esperar para ver, mas tenho muitas dúvidas que esta scooter não passe de uma integra com novas carenagens. No fundo um SUV para subir passeios.

Mas vamos esperar, para ser uma verdadeira offroad teria que ter suspensões com grande curso, pneus mistos, jante  19 ou maior na dianteira, para além de outras especificações para o todo o terreno. Nas imagens já divulgadas não se conseguem ver os pormenores, mas consegui identificar umas jantes com raios, suspensão invertida e braço oscilante na traseira. Isto é bom para o offroad. _pol_

De qualquer maneira a Honda está a trabalhar bem, ao criar esta espectativa.     
Título: Re: ABS
Enviado por: Pianoman em 28 de Setembro de 2016, 09:45
O maior problema que vejo numa scooter em off road são as carenagens. Quer em relação às pedras que saltam e resvalam, quer em relação às (frequentes) quedas.
Título: Re: ABS
Enviado por: Lone Wolf em 01 de Outubro de 2016, 20:59
já algum tempo que por aqui não vinha mas por momentos fiquei baralhado  ::)

isto é sobre ABS, ou X-ADV

Bom na duvida... _Rolley_

Em relação ao ABS... é sempre uma mais valia embora haja que não o considere como tal até ao dia em que precisou e não estava lá  _Rolley_

Em relação à X-ADV julgo que haja aqui uma pequena confusão visto que a mesma presume-se que será uma all-Road e não uma off-road julgo que sabem a diferença  _Rolley_
E embora se fale que seja considerada uma scooter não esquecer o que qer dizer o X nas gamas da Honda...

Boas curvas  _pol_
Título: Re: ABS
Enviado por: macanudo em 02 de Outubro de 2016, 21:42
Boa tarde,

Para quem não quiserler o post completo, fica apenas a pergunta: qual o aspeto de um sistema ABS? É aquele disco interior com buracos retangulares, como este?
http://www.kymco.es/uploads/media/prensa_descargas_imagenes_videos/0001/02/ff1324c6fcbf0637caf0b239e4ee477cab6120f0.jpeg

Agora para quem quer sabe o por quê :)

Ando a pensar comprar uma MaxiScooter e um dos requisitos que acabei por começar a achar importante foi o ABS.

Como não pretendo investir muito dinnheiro numa fase inicial, estou inclinado para uma Yamaha NMAX, que penso ser adequada a uma iniciação e, embora não 100% adequada a partes do meu percurso (IC19), também não será totalmente desadequada.

No entanto encontrei uma Kymco K-XCT 125 usada que me pareceu interessante, mais adequada a uma utilização que vá para além da citadina, que refere ter ABS. Mas do que percebi o modelo comercializado cá não tem ABS, ou estou enganado. E o que tem ABS tem a indicação na forqueta ("ABS"), indicação que não encontro na que está para venda.

Obrigado pela ajuda.

Atenção que o tal disco perfurado não significa a presença do sistema abs, na kymco esse disco e respectivo sensor também tem a função de conta Km, pelo menos na roda da frente.
Quando está presente o modulo abs, normalmente existe indicação através da respectiva sigla (ABS) e por norma também existe nos manómetros uma luzinha para esse mesmo sistema.