Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: joaomolina em 13 de Setembro de 2018, 17:24
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Olá a todos.
Venho sempre a este forum cada vez que tenho uma questão e é a primeira vez que não encontro um tópico em que já alguém tenha tido o mesmo problema que estou a ter com a minha SYM GTS 125 EVO de 2012 com 30000 km.
Então é assim. Todos os dias faço a A5 para voltar do tagus para lisboa. Segunda aconteceu-me uma coisa muito estranha. Quando estava mesmo a chegar a Lisboa, a manete do travão de trás começou a ficar sem pressão (cada vez mais solta) até ficar completamente solta sem travar. Pensei logo que lá se tinha ido o tubo de óleo e tal mas nada... Lá fui eu até casa só com o travão da frente. Mas enquanto ia percebi que o travao de tras as vezes ficava com um bocadinho de pressao (tipo quando carregava ate ao fim varias vezes) mas só às vezes.
Cheguei a casa e parei a mota. Quando 1 hora depois para tentar perceber o que se passava, o travão tava impecável... exatamente no ponto em que estava antes. Sem problema nenhum. Pensei deixar assim e ver se volta a aconter e pimba... Aconteceu ontem outra x, mesmo antes de chegar a casa. Passado meia hora quando lá voltei já estava impecável outra vez. Isto tem a ver com o aquecimento da mota quase de certeza. Digo isto porque quando faço viagens pequenas em que a mota n aquece realmente o travão n se vai abaixo.
Alguém sabe porque?
Obrigado desde já
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Boas parece me que esse circuito tem de ser purgado , houve alguma intervenção a nivel de travoes? já trocou oleo de travoes alguma vez?
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Ideias:
-avaria/rotura no circuito ou alguma intervenção prévia mal executada mas ai o problema devia estar sempre presente.
- travão preso calcos sempre a travar leva o oleo a aquecer e no limite acabas por perder a capacidade de travagem...
Pela descricao verificava esta ultima primeiro. Sugiro sair com a mota por um percurso com pouco movimento e evitar usar o travao. Apos uns kms parar e verificar sobreaquecimento no disco/travao traseiro
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Muda urgentemente o óleo. Isso já não é óleo,transforma-se em água depois de aquecer um pouco.
Depois informa aqui o pessoal do resultado.
Abraço.
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Viva companheiro
Aconselho-te também a colocares a mota no descanso central e verificares se a roda traseira está firme quando a tentares abanar para os lados.
Isto porque comigo aconteceu há pouco tempo, um problema com os rolamentos da roda de trás o que provocava oscilação da mesma e por conseguinte, desgaste das pastilhas com o andamento, levando á situação de falta de travão traseiro.
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Muda urgentemente o óleo. Isso já não é óleo,transforma-se em água depois de aquecer um pouco.
- travão preso calcos sempre a travar leva o oleo a aquecer e no limite acabas por perder a capacidade de travagem...
Aconselho-te também a colocares a mota no descanso central e verificares se a roda traseira está firme quando a tentares abanar para os lados.
Não diria melhor companheiro. Uma destas 3 hipoteses, por ordem de probabilidade, para mim são a causa.
Depois diz o que se passou quando resolveres sff
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Entre várias considerações sobre segurança em 2 rodas, existem 2 que são fundamentais.
Estado dos pneus e travões ! Qualquer suspeita de anomalia nestes 2 fatores é imediatamente oficina!
Isso deve ser óleo dos travões contaminado com água, e por isso perde pressão e eficácia na travagem...
A "grosso modo", um óleo de travões DOT3 é feito para aguentar 230ºC sem perder qualidade, se houver água a contaminar por pouco que seja, passa para vapor a 100ºC, fazendo com que o esforço de travagem seja a empurrar "vapor" na tubagem.
Se em 6 anos esse óleo for o original e nunca foi mudado... _Rolley_ _Rolley_
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Olá a todos! Muito obrigado pelo vosso feedback... Se não responder a este tópico mo próximo mês e tal é porque vou estar fora do país e só volto no final de outubro.
A mota foi alvo aos 26k de manutenção completa. Levou pastilhas novas e as duas rodas estão exatamente no sitio. Agora, n sei se alguma vez se mudou o óleo do travão e claramente parece-me a causa mais provável do problema. Isto porque explica perfeitamente o facto do travão voltar ao normal depois de arrefecer. Não sei como é que pode ter entrado água porque se entrou, também deveria estar a sair ou não? Não sei mesmo.
Porque é que se muda o óleo dos travões? As pastilhas é óbvio. Mas o óleo que liga a manete ao mecanismo perde qualidades ao longo do tempo?
Obrigado
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O óleo de travão tem caracteristicas higroscopicas ou seja aceita e absorve humidade(nao e preciso ter uma rotura no sistema para que isso aconteça). Isto e um processo que acaba por ocorrer de forma natural e gradualmente, degradando as caracteristicas do oleo e mais grave cria subprodutos que potênciam a corrosão interna dos componentes do travão.
Encontras indicacao de muda completa a cada 2 anos se bem que acho um exagero (quando notares uma mudança significative na cor/opacidade entao sim mudar e sangrar o sistema. É de extrema importância nao ter ar no sistema de travão o que potencialmente leva a perda completa da capacidade de travar.
O oleo apesar de ter uma temperatura de ebulição muito alta, vai perdendo eficacia à medida que aquece, isto e um prob. Bem conhecido de quem faz montanha e nao trava com o motor... o pessoal queixa-se que o travao começa a ficar "esponjoso" por isso com base no teu relato me inclino mais para problema na maxila de travao traseiro com problema e que se encontre permanentemente parcialmente atuada, levando a aquecimento local e perda do travao passado um bocado... mas isso consegues despistar facilmente.
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Se mexeram á pouco tempo pode ter ar na tubagem, terá de ser purgado