Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: TMaxer em 09 de Março de 2017, 00:16
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O sistema de transmissão da Tmax engana um pouco pois seria suposto ser “maintenance free” mas na realidade exige atenção à limpeza e lubrificação do veio de transmissão e da folga da correia.
Para se aferir a folga é necessária uma ferramenta especial que apenas existem em algumas oficinas (referencia 90890-03226) e que me estava a preparar para adquirir, até ao momento em que descobri que custa a modica de 700 €. _confuso_ _reg_
(https://s3.postimg.org/6g4vkccxv/Screenshot_4.png)
(https://s3.postimg.org/sgl80yvlv/Screenshot_5.png)
Isto obviamente cria um problema aos “bricoleiros” como eu e as casas de pneus que mudarem os pneus as Ts pois a única coisa a fazer é deixar como está, medindo as cotas do esticador antes e depois de remover a roda... o que esta longe de ser o ideal pois a correia vai-se esticando ao longo da sua vida.
Como a ideia de ficar dependente da oficina da Yamaha me estava a aborrecer, decidi começar a pensar e a pesquisar sobre métodos alternativos, até que descobri que a Buzzetti, uma empresa que fabrica varias ferramentas especificas para 2 rodas tinha criado uma ferramenta especifica (quase copia da YM-03226) para a Tmax 530.
(catalogo pagina 28:)
http://www.buzzetti.com/26-31%20Buzzetti%20Catalogo%20Attrezzi%202016.pdf
Pela leitura das instruções da Buzzetti, a medição era feita pelo mesmo método da oficial, mas a Buzzetti recomendava uma folga de 12.8 enquanto a Yamaha recomenda 13.4. Porque???
A questão estava-me a deixar-me desconfortável quanto ao investimento, e decidi contactar directamente a Buzzetti que me respondeu no mesmo dia, dizendo que os 13.4 indicados pela Yamaha no seu manual de oficina revelaram-se como sendo um valor demasiado elevado que deixava a correia muito esticada e a Yamaha Itália, assim como as oficinas que consultaram recomendaram que a folga se situasse nos 12.8, uma vez que é um valor mais seguro e saudável para a correia funcionar... a informacao pareceu-me credivel pois Italia, à semelhanca de Franca e Espanha e o pais das "Tmaxes" _pol_
Convencido, lá perdi o amor aos 100€ que a ferramenta custa…
(https://s11.postimg.org/m29xydmtv/IMG_1676.jpg)
O método de utilização é igual ao da ferramenta oficial, em primeiro lugar aliviamos a porca que segura a roda traseira para esta se mover livremente.
Depois, temos de colocar a ferramenta nesta posição encaixada nos dentes da correia
(https://s11.postimg.org/twajjrumr/IMG_1677.jpg)
No meio do eixo está um cursor que mede o deslocamento do espigão que aperta a correia no centro.
Temos de alinhar as 2 medidas e começamos por rodar a escala externa para os 12,8 para depois deslocando a roda fazer coincidir o cursor interno com o externo.
A minha T acusava apenas 12 na medida inicial, precisei de esticar um pouco a roda rodando os parafusos do esticador.
(https://s11.postimg.org/4rjj6cv6b/IMG_1683.jpg)
temos sempre de ter em atenção que para a roda ficar alinhada, o esticador tem de ter a mesma cota nos 2 lados
(https://s11.postimg.org/e0lpgh42b/IMG_1691.jpg)
No ponto: 12.8 _lool_
(https://s11.postimg.org/een1g2o5v/IMG_1692.jpg)
Ultimo check do alinhamento da roda, esta medida em cada um dos lados tem ter menos de 0.5 mm de diferença.
(https://s11.postimg.org/4ilygfidv/IMG_1694.jpg)
Para terminar é apertar roda… são 160 Newtons, convém usar uma chave Dinamométrica
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_pensador_ _pensador_ _pensador_ Arrisco-me a dizer que em Portugal nem 50% das oficinas faz ideia do que isto é, acabam por esticar a correia a olho. _thumbdown_
Muito cuidado onde trocam os pneus _policia_
Grande trabalho TMaxer _palmas_
Obrigado por mais este tutorial. _convivio_
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Belo tutorial. Grande Miguel. _pol_
Mereces não 1 nem 2 aplausos, mas uma centena deles. _pol_
Este tipo de coisas dá trabalho, perde-se muito tempo a fotografar todos os passos, a descrever com minúcia os detalhes, a dar dicas intercaladas no processo...e tudo isto, na verdade, tem muito valor e merece ser dito e reconhecido.
Quase me dá vontade de ir comprar uma T-Max 530, para depois te ir "cravar" as manutenções.
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@TMaxer o Mestre das tmax. Tas lixados porque vais ser muito solicitado para ajudar os utilizadores da tmax.
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_pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _convivio_ _convivio_