Geral => Motos que não são Maxiscooters => Tópico iniciado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 08:59

Título: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 08:59
Caros Companheiros!

Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.
Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.
Vejam o que encontrei:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg690.imageshack.us%2Fimg690%2F5657%2Fdscf2911i.jpg&hash=ab3811c262babb3a35bbd8a0c1dc2c3eca587b76)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg17.imageshack.us%2Fimg17%2F829%2Fdscf2913h.jpg&hash=e99e46707b92f9c012cd96f5a12548c3581d3257)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg252.imageshack.us%2Fimg252%2F930%2Fdscf2915.jpg&hash=51c4c3a9ff155d994c43e39f955da0b243a35fc5)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg338.imageshack.us%2Fimg338%2F8083%2Fdscf2921d.jpg&hash=defbe55ce8276e02d11c1e04868e65f89d494707)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg716.imageshack.us%2Fimg716%2F8229%2Fdscf2926x.jpg&hash=c5232a97013b3e1c035c17f4e8f41f5e1154f6df)

(as fotos apresentadas foram tiradas após uma lavagem à "jóia da coroa")

É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.
A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.
Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:

- as manetes:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg194.imageshack.us%2Fimg194%2F2071%2Fdscf2915a.jpg&hash=b5befc4c10c733ba37283029aa3a88215a65c9e4)

- o velocímetro e o punho do acelerador:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg835.imageshack.us%2Fimg835%2F3517%2Fdscf2921a.jpg&hash=a0720672a9370584998a081f655f63ebbb82cd76)

Com t€€€mpo vou restaurá-la.

Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:

1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.
a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?
b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
c) Quanto é que isso poderá custar-me?

2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg641.imageshack.us%2Fimg641%2F7662%2Fdscf2925a.jpg&hash=2d1584d11fc0995cfdf62a9979426423f1ca4873)

e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg535.imageshack.us%2Fimg535%2F8145%2Fdscf2922a.jpg&hash=543eb7c6cd187e5013efa79e042fc0dfe710ef2e)

Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.

a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?
b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?
c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
d) Quanto é que isso poderá custar-me?

3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: JPA em 04 de Abril de 2012, 09:50
Olá Afonso.

Pode ser complicado arranjar peças para essa Sachs, mas não é impossível.

Mas eu sugeria em primeiro lugar  procurares naquelas lojas de peças e acessórios para motorizadas, do tempo em que a própria loja era oficina. Quanto mais antiga melhor.

Em segundo, podes googlar por quem faça do restauro um  hooby pois costuma ser quem de melhor percebe dessas coisas antigas.

Para ligar, acho eu de que isso não precisa de chave de ignição. Desliga-se uma ficha algures e isso pega de empurrão... (mas eu nem me atrevia, 15 anos é muito tempo parada).


 _lol_A ultima vez que almoçamos, estavas entusiasmado com ideia de criar uma filial do CPM, em MZ. Será que é desta?

 _convivio_
Um abraço

João A.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: BigJojo em 04 de Abril de 2012, 12:18
Já deste uma olhadela no blog Rodas de Viriato (http://rodasdeviriato.blogspot.pt/)? Peças para essa mota não deve ser dificil, os modelos dessa época nacionais partilham muitas peças. Aconselho-te é a procurar bem que há quem peça verdadeiros abusos por peças simples e  faceis de conseguir.

Passa também no http://motorizadas50.com/ , talvez consigas imagens da mota original

Abraço

JM
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: adolfo lima em 04 de Abril de 2012, 12:31
Caros Companheiros!

Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.
Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.
Vejam o que encontrei:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg690.imageshack.us%2Fimg690%2F5657%2Fdscf2911i.jpg&hash=ab3811c262babb3a35bbd8a0c1dc2c3eca587b76)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg17.imageshack.us%2Fimg17%2F829%2Fdscf2913h.jpg&hash=e99e46707b92f9c012cd96f5a12548c3581d3257)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg252.imageshack.us%2Fimg252%2F930%2Fdscf2915.jpg&hash=51c4c3a9ff155d994c43e39f955da0b243a35fc5)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg338.imageshack.us%2Fimg338%2F8083%2Fdscf2921d.jpg&hash=defbe55ce8276e02d11c1e04868e65f89d494707)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg716.imageshack.us%2Fimg716%2F8229%2Fdscf2926x.jpg&hash=c5232a97013b3e1c035c17f4e8f41f5e1154f6df)

(as fotos apresentadas foram tiradas após uma lavagem à "jóia da coroa")

É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.
A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.
Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:

- as manetes:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg194.imageshack.us%2Fimg194%2F2071%2Fdscf2915a.jpg&hash=b5befc4c10c733ba37283029aa3a88215a65c9e4)

- o velocímetro e o punho do acelerador:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg835.imageshack.us%2Fimg835%2F3517%2Fdscf2921a.jpg&hash=a0720672a9370584998a081f655f63ebbb82cd76)

Com t€€€mpo vou restaurá-la.

Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:

1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.
a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?
b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
c) Quanto é que isso poderá custar-me?

2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg641.imageshack.us%2Fimg641%2F7662%2Fdscf2925a.jpg&hash=2d1584d11fc0995cfdf62a9979426423f1ca4873)

e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg535.imageshack.us%2Fimg535%2F8145%2Fdscf2922a.jpg&hash=543eb7c6cd187e5013efa79e042fc0dfe710ef2e)

Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.

a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?
b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?
c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
d) Quanto é que isso poderá custar-me?

3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Abraço e boas curvas

Afonso, grande reliquia....

Sabes que estas motas depois de restauradas podem  ser vendidas a mais de 1,000€.
Em relaçao as peças posso ajudar-te, visto conhecer varias oficinas que efectuam este tipo de restauro


Adolfo
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Foquinha em 04 de Abril de 2012, 13:14
tanto qto me lembre... nessa altura as chaves eram praticamente todas iguais...
o meu pai tinha motorizada e o meu irmão outra, ambas de marcas diferentes e as chaves davam uma na outra. nada como tentar averiguar junto de proprietários de máquinas do tempo dos afonsinhos.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 13:28
Pessoal!

Como disse anteriormente, não percebo nada de mecanica, mas com calma e boa vontade, tudo se faz.

Fui almoçar a casa e aproveitei para desmanchar o canhão da ignição. Foi muito simples.

- o canhão
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg217.imageshack.us%2Fimg217%2F6996%2Fdsc02282r.jpg&hash=befbfaccdb69791c36d388d30bba9a2865b9f832)

- o respectivo esquema, para não ter dificuldades na montagem do novo canhão
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg195.imageshack.us%2Fimg195%2F7617%2Fdsc02279ur.jpg&hash=c08773d89c49dcb2ae7303a9766714c27c8c5665)

Mais tarde vou ver se arranjo um igual, mas com chave, para por no lugar deste.

Entretanto passei numa oficina que se dedica a este tipo de trabalhos (restauro de "jóias da coroa"). Questionei o mecânico sobre o facto do "kiko" nao prender. Ele explicou-me que possívelmente será uma molha que saiu do lugar ou que poderá mesmo ter-se partido. Logo, o motor terá de ser aberto.

Vou ver se durante o próximo fim de semana abro o motor. Se não conseguir resolver esta situação, vou então recorrer ao serviços deste mecânico.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: adolfo lima em 04 de Abril de 2012, 13:42
Afonso


Diz uma coisa, no pedal, para pegar a Mota, sente com pressão?

Se sim, faz uma coisa, tira a vela, e encosta a cabeça do motor, e dá ao pedal. Isto é só para verificar se chega corrente á vela.


Adolfo
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 13:50
Grande Adolfo!

Não sinto qualquer pressão no "kiko" (quique).

Hoje à tarde vou ver se arranjo uma fechadura de ignição. Depois poderei tentar fazer o que me dizes.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: adolfo lima em 04 de Abril de 2012, 13:55
Afonso

Sabes por motivo a mota nunca mais andou?

Adolfo
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 13:56
Pessoal!

Esta "relíquia da coroa" é de 1984. Está praticamente com 30 anos.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 13:58
Afonso

Sabes por motivo a mota nunca mais andou?

Adolfo

Grande Adolfo!

A moto não voltou a andar por essa razão. O quique deixou de fazer pressão, e como a Alexandra na altura já tinha carro, encostou a moto.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: adolfo lima em 04 de Abril de 2012, 14:08
Ok.

Relembra-me uma coisa, é uma mota de uma só mudança ou tem mais? (já nao me lembro, penso que tem 2)

Olha verifica a vela, (a ponta estar limpa), e tenta por a trabalhar de empurrao.

Ai veras de o pedal tem a mola solta ou nao. Porque normalmente quando o pedal nao tem pressao era mau sinal!!!
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 04 de Abril de 2012, 14:23
Ok.

Relembra-me uma coisa, é uma mota de uma só mudança ou tem mais? (já nao me lembro, penso que tem 2)

Olha verifica a vela, (a ponta estar limpa), e tenta por a trabalhar de empurrao.

Ai veras de o pedal tem a mola solta ou nao. Porque normalmente quando o pedal nao tem pressao era mau sinal!!!

Grande Adolfo!

A moto é apenas de uma mudança (tipo scooter c/ caixa automática)

Quando trouxe a moto do palheiro verifiquei que a mesma não tinha vela. Hoje a tarde também vou ver se consigo arranjar uma vela para a moto. Assim que a tiver montada, vou tentar fazer o que dizes.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: interceptor em 04 de Abril de 2012, 18:28
Boas amigo antes de a pores a trabalhar coloca uma colher de sobremesa de oleo para potores a 2T dentro da camara de combustão pelo ofrificio da vela. Se esteve este tempo todo parada e sem vela isso deve ter os segmentos todos colados...
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Cristina Marques em 04 de Abril de 2012, 20:42
eu tive uma sachs minor mas outro modelo

encontrei uma restaurada em olhão senão me engano e estavam a pedir por ela 2600 euros rastaurada

aqui em queluz há um mecãnico que ameuver trata coisa antigas (pelo que vejoà porta) e o Bernardo perto do palácio de queluz ali na rua estreita que vai do palacio para os quatro caminho frente ao quartel do exercito +-
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: _AXE_ em 05 de Abril de 2012, 00:27

Bela maquina  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Se esta assim para da á tanto tempo e nunca mais trabalhou, pode haver varias razoes para que ela nao trabalhe.

Carborador, todo entupido, caso a gasolina seca-se dentro do reservatorio, os gigler´s tbm dever precisar de ser limpos e verificados.

Acho que isso ainda é de "gerador" e pelo que me lembro essa tem um platinado pequeno que tbm tem de estar limpo.

Os segmentos podem estar colados e nao estar a fazer compressao, logo o pedal ficar em baixo.

Agora falando do canhão.....

Essa motos antigas desligavam-se precisamente metendo a corrente directamente na massa da mota, isso deixava de haver combustao e ela desligava-se. Por isso basta tirares/desligares supostamente esse fio preto que esta no canhao, ele deve ir directamente á massa, se assim for so precisas de desligar esse fio.

Mas acho que deves ir com pouca sede ao pote, alguem que saiba mexer nesses motores, alguem ja de idade e que tenha sido mecanico, esses sim sabem mexer nesses motores de olhos fechados.

Tenta procurar ajuda para tentares resolver isso, nao vas fazer pior do que ja esta.

Que tenhas sorte  _pol_

Abraço.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: santos466 em 05 de Abril de 2012, 01:02
Já agora caso seja preciso também existe mais uma oficina dessas old school mesmo nas Portas de Benfica. Pode ser que dê jeito para procurar peças ou conselhos.

Abraço!
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 05 de Abril de 2012, 10:27
Companheiros!

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Quanto ao canhão, a situação já está resolvida. Comprei um igual ao que lá estava e já está montado. Custou-me 7.70€.
Quanto à vela, a situação também já está resolvida. Comprei uma nova e também já está montada. Custou-se 2.40€.

Depois disto, tentei pegar a moto de empurrão, já que o quique não faz qualquer pressão, mas o motor está "desengatado". Visto a moto ser uma "acelera" (tem apenas uma mudança), penso não ser possível pegar a moto de empurrão.

Entretanto, abri a caixa. Tinha bastante óleo, apesar de um pouco "qualhado".

Aproveitei ainda para dar uma vista de olhos no sistema eléctrico, para ver se os fios estavam todos ligados. Estava tudo ok.

Como não consegui meter a moto a trabalhar e já que vou ter de a levar ao mecânico, aproveitei para desmontar-lhe algumas peças, de forma a poder limpá-las como deve ser. Mais tarde se não as conseguir afinar, o mecânico também tratará disso.

Aproveitei ainda para começar a limpar alguma ferrugem. Li na internet, que o esfregão "bravo", é bom para isso. Exprimentei e resultou. O guiador e o farol da frente ficaram quase como novos. Comecei a fazer o mesmo nos aros das rodas, mas aqui acho que não vai resultar, já que a ferrugem está muito entranhada (o resultado foi os aros ficarem sem a cor da ferrugem, mas no seu lugar fica a cor preta).

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 05 de Abril de 2012, 11:30
Pessoal!

Como sabem a Sachs é uma marca de motores alemã e a internet é um mundo.
Aproveitei o tradutor do google, para traduzir "esquema de motor" de português para alemão e olhem o que encontrei.

O esquema de motor Sachs 505/2 DY
(o motor instalado na S.I.S Sachs Minor 505 da Alexandra)

Bloco
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg851.imageshack.us%2Fimg851%2F8786%2F19gal.jpg&hash=c141ac1645ce656823b8711b991c74e2d291b7a5)

Cilindro, pistão e cambota
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg33.imageshack.us%2Fimg33%2F9927%2F20gal.jpg&hash=7e461628b8ff6fae2275656bb05a3cbafd483b25)

Transmissão
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg109.imageshack.us%2Fimg109%2F7995%2F21gal.jpg&hash=e60d2f34bd7df47cc67219930a2bba59f5d099e8)

"Acoplamento"
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg51.imageshack.us%2Fimg51%2F6849%2F22gal.jpg&hash=5ebbbf4b763e622ab1c10422a4d804880282a825)

"Manivela de veio"
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg560.imageshack.us%2Fimg560%2F8632%2F23gal.jpg&hash=298bae001a864694e271f1004c51595b3008eef2)
(penso que o problema está neste sistema)

Gerador
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg213.imageshack.us%2Fimg213%2F4665%2F24gal.jpg&hash=da16133f373738787081f979ed523f71687c800f)

Carburador
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg829.imageshack.us%2Fimg829%2F2761%2F25gal.jpg&hash=8f40abcdbdeff3668059e1ceab651955778dff99)

Filtro de ar
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg846.imageshack.us%2Fimg846%2F1391%2F26gal.jpg&hash=d89930b7b82115134f6ac9fd7556d61a47d21ffd)

Abraço e boas curvas
Título: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Branco em 05 de Abril de 2012, 11:43
Bom dia

Parece que te estou a ver a ir nesse maquinão até Moçambique  _lol_ _lol_

Um grande abraço.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 05 de Abril de 2012, 11:56
Bom dia

Parece que te estou a ver a ir nesse maquinão até Moçambique  _lol_ _lol_

Um grande abraço.

Grande Branco!

Quem sabe. Mas, certamente que terás oportunidade de ver este "maquinão" numa tertúlia dominical em VFX.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 19:07
Pessoal!

Encontrei uns videos porreiros no youtube, de como "regenerar" um motor Sachs 505 (igual ao que a Alexandra tem motado na sua S.I.S. Minor):

(parte 1/3)

(part 2/3)

(part 3/3)

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 19:26
Pessoal!

Deixo as últimas fotos:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg834.imageshack.us%2Fimg834%2F1690%2Fdsc02288yc.jpg&hash=4801222cdf4c69ce9664b4d1bdb9c8742b82e1a1)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg838.imageshack.us%2Fimg838%2F203%2Fdsc02290m.jpg&hash=2b746ceeddf31daac9ce5e5c50b473813b656ec8)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg856.imageshack.us%2Fimg856%2F5373%2Fdsc02289ml.jpg&hash=2b9d673e602e5719d7bdb165d8bef7f2882d1355)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg546.imageshack.us%2Fimg546%2F6586%2Fdsc02291k.jpg&hash=1a2e0b18719f45bc3be0248f02d63f8878c5a67e)

(Infelizmente não pude tirar mais fotos, porque a máquina ficou sem bateria)

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 19:28
Companheiros!

Hoje passei o dia de volta da S.I.S Minor da Alexandra.

Meti a S.I.S Minor a brilhar. Ninguém irá dizer, que esta moto esteve parada durante mais de 15 anos.

Entretanto, também já consegui por o pedal quique a fazer pressão. Era apenas um parafuso mal apertado.

Já que o motor não prendeu (o pistão pudia estar colado, por a moto estar parada estes anos todos, mas não fiquei com essa sensação), tentei colocá-la a trabalhar.

Deparei-me com outro problema. A vela não faz faisca (como é uma acelera, não dá para pô-la a trabalhar de empurrão). A bobine (gerador de corrente) não deve estar a fazer o seu trabalho, já que a moto esteve mais de 15 anos parada.

Alguém poderá dizer-me como poderei conseguir corrente na vela sem recorrer ao gerador de corrente da moto?

Agradeço desde já a vossa disponiblidade.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: _AXE_ em 06 de Abril de 2012, 19:31
Estou é a ver que vais ficar um mecanico conhecido Mundialmente, vais ser reconhecido pelos 5 melhores mecanicos do mundo e arredores  _lol_ _lol_ _lol_

Usa bem o WD40 , eles no video mostram bem as latas ...  _lol_ _lol_ _lol_


Agora falando de faisca .... vou tentar resumir.

"Esse gerador de corrente" tem de estar sintonizado e a ponto com o piston (fazer faisca na altura certa) para que a bobine gere uma força exacta para que haja explusao suficiente na vela, na altura exacta para que o motor trabalhe certo. (isso esta na pag 42 do manual que metes-te antes)
Pode acontecer que a bobine esteja pifada ou mesmo o cabo da vela esteja com com problemas.

Podem ser varios factores e tens de ir por tentativas, ver o ponto, mais para a frente mais para a direita, se o dínamo esta a mandar corrente suficiente, ou se a bobine esta boa....

Vai por tentativas e com calma.... é mais facil fazer que estar a dizer como se faz .... _corado_

Mas ainda vais virar mecanico vais !!!!  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boa sorte
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 19:45
Estou é a ver que vais ficar um mecanico conhecido Mundialmente, vais ser reconhecido pelos 5 melhores mecanicos do mundo e arredores  _lol_ _lol_ _lol_

Usa bem o WD40 , eles no video mostram bem as latas ...  _lol_ _lol_ _lol_


Agora falando de faisca .... vou tentar resumir.

"Esse gerador de corrente" tem de estar sintonizado e a ponto com o piston (fazer faisca na altura certa) para que a bobine gere uma força exacta para que haja explusao suficiente na vela, na altura exacta para que o motor trabalhe certo. (isso esta na pag 42 do manual que metes-te antes)
Pode acontecer que a bobine esteja pifada ou mesmo o cabo da vela esteja com com problemas.

Podem ser varios factores e tens de ir por tentativas, ver o ponto, mais para a frente mais para a direita, se o dínamo esta a mandar corrente suficiente, ou se a bobine esta boa....

Vai por tentativas e com calma.... é mais facil fazer que estar a dizer como se faz .... _corado_

Mas ainda vais virar mecanico vais !!!!  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boa sorte

Grande Axe!

Quem sabe se um dia não serei realmente esse mecânico que referes  _lol_  _lol_  _lol_

Não chega corrente nenhuma à vela. Tirei a vela do cilindro e encostei-a ao metal. Não faz qualquer tipo de faisca. Logo, o problema deve estar no dinamo ou na bobine.

Como poderei perceber em qual destes 2 elementos está o problema?
Será que se encostar o voltimetro ao cabo que sai do "dinamo" percebo se este gera ou não corrente? e se encostar o voltímetro ao cabo que sai da "bobine" percebo se esta gera ou não corrente?

Thanks.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Sapiens21 em 06 de Abril de 2012, 19:49
Afonso, nas últimas fotos que colocaste essa Sachs Minor nem parece a mesma do início do tópico.  _pol_

O restauro, limpeza e lubrificação parece que deram uma nova vida à máquina. Ficou muito melhor depois de bem polida.

Quando tiveres a máquina a trabalhar na perfeição, isso merecia um vídeo colocado no Youtube!  ;D
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 19:51
Afonso, nas últimas fotos que colocaste essa Sachs Minor nem parece a mesma do início do tópico.  _pol_

O restauro, limpeza e lubrificação parece que deram uma nova vida à máquina. Ficou muito melhor depois de bem polida.

Quando tiveres a máquina a trabalhar na perfeição, isso merecia um vídeo colocado no Youtube!  ;D

Companheiro!

Certamente que não me esquecerei da tua recomendação.
Vou fazê-lo certamente e partilharei o mesmo convosco.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: _AXE_ em 06 de Abril de 2012, 20:16

Afonso tenta medir a corrente vinda do dinamo, mas nao sei se vais conseguir...mas tenta a ver se dá algo, nao sei se tens um Voltimetro digital ou analogico...

Mas mesmo assim podes sempre tentar desmontar o dinamo, (deves precisar de um saca) mas tenta, limpa bem por dentro, pois pode estar cheio de ferrugem e nao dar power suficiente.

Mete essa moto a trabalhar, agora começas-te nao desistas  _pol_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 20:26
Grande Axe!

Não vou desistir. Quero ver e ouvir esta moto trabalhar (se possível antes de regressar a Moçambique) e participar numa tertúlia dominical do CPM com ela  _lool_

Tenho um voltimetro digital, mas hoje já é tarde para ir fazê-lo. Amanha vou tratar de fazer essas medições, para ver se tiro conclusões.

Obrigado mais uma vez pela atenção e disponibilidade demonstradas.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Cristina Marques em 06 de Abril de 2012, 20:34
A minha sachs Minor pegava de empurrão isso eu sei

corri muito ao lado dela  _Rolley_  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 06 de Abril de 2012, 20:45
A minha sachs Minor pegava de empurrão isso eu sei

corri muito ao lado dela  _Rolley_  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Cristina!

Certamente que a tua S.I.S. Minor tinha mais do que uma velocidade.
Esta S.I.S. Minor é do tipo "acelera" logo, não pega de empurrão (infelizmente).

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: luisfilipe em 06 de Abril de 2012, 20:59
O Não teres corrente na vela "faisca" pode ser de varias coisas tais como a ignicao estar a cortar ou seja podes ter ligado mal os fios ao trocares, pode ser do cachimbo havia uns cachimbos da ngk que tinham um tipo de fusível por dentro q por vezes ficava interrompido e só o trocando, pode ser do cabo que vai da bobine ao cachimbo partido ou com mau contacto, podes ver isso se o desenroscares ele é de rosca nas duas extremidades, pode ser dos platinados ou do condensador, como disse aqui um colega nosso pode não estar a ponto mas não acredito o facto de ela estar parada a muito tempo não faz isso porque o prato de dentro do volante magnetico é aparafusado e bem. acredito muito mais que seja um mau contacto mas acredita que é muito fácil pores essa mota a trabalhar essas motas trabalham sempre não tem electronica nenhuma para complicar.
Boa sorte e optimas curvas com essa sachs.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Cristina Marques em 06 de Abril de 2012, 21:00
Afonso vai facebook pagina cpm e vez a minha sachs Minor
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: interceptor em 06 de Abril de 2012, 21:37
Com um multimetro tenta ler os valores dos fios azul e amarelo que saem do dinamo, depois da bobine e no cachimbo da vela, o problema deve andar por ai. Verifica se não escorre um liquido viscoso da bobine.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: luisfilipe em 07 de Abril de 2012, 23:45
entao ja deita fumo esta maquina ?
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 08 de Abril de 2012, 08:34
Com um multimetro tenta ler os valores dos fios azul e amarelo que saem do dinamo, depois da bobine e no cachimbo da vela, o problema deve andar por ai. Verifica se não escorre um liquido viscoso da bobine.
Já fiz a medição dos valores dos fios azul e amarelo do dínamo. O resultado é 0. Vou ter de abrir o volante magnético para verificar o que se passa lá dentro, mas nfelizmente não tenho um "saca". Vou ver se arranjo um.

entao ja deita fumo esta maquina ?

Infelizmente, esta máquina ainda não deita fumo. Espero resolver o problema durante esta semana.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: _AXE_ em 08 de Abril de 2012, 13:06

Afonso, vê os fios (azul e amarelo) em relação á "massa".

Pena terem roubado a ferramenta todo que era do meu Pai, arranjava-te um "saca" proprio.
Alerto que, esse veio pode ter rosca esquerda, havia algumas que eram esq, outras direitas, esse caso nao sei.
(fica o alerta)

Mete lá isso a fazer fumo, mas nao esqueças que para circular na estrada tem de ter a chapa de matricula actualizada, só podes andar em Nacionais e nao podes andar nas ICs. É sempre bom nao esquecer.
nao esquecer tbm que essa gasolina é de mistura e nao 95/98 directo, tem de levar percentagem de oleo.
(ja nao me lembro a percentagem)  _pensador_

Meta isso a fumegar e a fazer barulho e quem sabe nao participas na concentração das relíquias  scooter_

Abraço.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: interceptor em 08 de Abril de 2012, 16:52
A percentagem de oleo se bem me lembro anda na casa dos 2/3%
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505
Enviado por: Afonso em 09 de Abril de 2012, 08:58
Afonso, vê os fios (azul e amarelo) em relação á "massa".

Pena terem roubado a ferramenta todo que era do meu Pai, arranjava-te um "saca" proprio.
Alerto que, esse veio pode ter rosca esquerda, havia algumas que eram esq, outras direitas, esse caso nao sei.
(fica o alerta)

Mete lá isso a fazer fumo, mas nao esqueças que para circular na estrada tem de ter a chapa de matricula actualizada, só podes andar em Nacionais e nao podes andar nas ICs. É sempre bom nao esquecer.
nao esquecer tbm que essa gasolina é de mistura e nao 95/98 directo, tem de levar percentagem de oleo.
(ja nao me lembro a percentagem)  _pensador_

Meta isso a fumegar e a fazer barulho e quem sabe nao participas na concentração das relíquias  scooter_

Abraço.

Grande Axe!

Relativamente ao dínamo. não há mais nada a fazer se não abri-lo, limpá-lo (os platinados devem estar colados, de todo o tempo que a moto esteve parada) e depois ver se o mesmo já gera alguma energia.

Ontem andei de volta dela, para ver se conseguia abrir-lhe a tampa para aceder ao volante magnético, sem sucesso. Tive medo de "magoar" a tampa e acabei por parar. Deixei-a em "banho" de WD40 e mais tarde vou ver se ela já mexe.

Será necessário uma chave especial para abrir esta tampa, ou bastará uma chave de fendas?

Tenho conhecimento que é necessário trocar-lhe a chapa de matrícula. Já me informei dos procedimentos.
1. Terei de pedir a nova matrícula no IMTT. Isso custar-me-á 45€.
2. Terei de fazer o registo da nova matrícula na Conservatória do Registo Automóvel. Isso não terá custos (acho estranho, não pedirem nada para este registo).
Mas, antes destes procedimentos, terei de ir à Camara Municipal pedir o registo antigo, já que a Alexandra não sabe onde o meteu.

Sei que esta relíquia não poderá circular em IC's, IP's ou AE's e que o combustível terá de ser misturado com óleo.

A área de serviço da terrinha onde os pais da Alexandra moram, ainda tem gasolina de mistura, logo não terei de me preocupar com as referidas percentagens.

Certamente que assim que ela "fumegar" ser-vos-á apresentada. Mais tarde, também poderá ser apresentada em alguma dessas concentrações.

A percentagem de oleo se bem me lembro anda na casa dos 2/3%

Obrigado mais uma vez, por todas as vossas dicas.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 10 de Abril de 2012, 19:40
Pessoal!

Como referi anteriormente, o problema da "relíquia da coroa" é o gerador magnético.

Hoje foi dia de proceder à desmontagem do gerador magnético, com ajuda do mecânico. Os platinados estavam colados, como já era de esperar, depois de todos os anos que a moto esteve parada. De qualquer forma, conseguimos que o dínamo gerasse alguma energia, energia essa que não foi suficiente para por a moto a trabalhar, mas que deu para ouvir um ronco suave do motor.

Assim, o mecânico irá colocar os platinados e o pneu de trás novos, e proceder à mudança do óleo.

A moto estará pronta na próxima quinta-feira, isto porque o mecânico não tinha os platinados e o pneu em stock.

O motor estará pronto para fazer barulho já no próximo fim-de-semana mas infelizmente, a moto ainda não poderá circular nas nossas estradas nacionais, já que terei de proceder ao pedido da nova matrícula.

Entretanto, irei proceder ao pedido da documentação na Camara (já que a Alexandra não sabe onde estão os documentos da moto), que terá um custo de 12,50€. Depois, terei de proceder ao pedido de uma nova matrícula junto do IMTT, que terá um custo de 45€. Por fim, terei de proceder ao registo da moto com a nova matrícula na Conservatória do Registo Automóvel, que não terá qualquer custo.

Espero ter novidades, mais fotos e alguns videos para colocar neste tópico, brevemente.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: _AXE_ em 10 de Abril de 2012, 23:13

Suspeitava isso mesmo  _Rolley_

Mas ainda bem que é so isso, tbm essa mecanica é da "velha guarda", nao tem centralinas nem essas inovações e tecnologias dispendiosas  _corado_

Vou gostar de ouvir o roncar desse escape  _lool_

Agora é tratar da documentação e meter-se a rolar... scooter_

Boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 12 de Abril de 2012, 19:08
Pessoal!

Passei agora pela oficina. A moto já trabalha, e bem. Pelo que o mecânico diz, o motor não parece ter estado parado mais de 15 anos.
Mas, quando a moto começou a trabalhar, apercebemo-nos de outro problema  _martelada_
A moto não está a desembraiar.
Quando a moto está a trabalhar ao relanti, a roda de trás não pára, está sempre a rodar, mesmo puxando a manete da embraiagem.

Isso será normal?

Abraço e boas curvas

PS - A Alexandra diz que só se lembra de puxar a manete da embraiagem quando a punha a trabalhar (mas isso vale o que vale, afinal já lá vão mais de 15 anos)
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: _AXE_ em 12 de Abril de 2012, 20:06

Ha que saber uma coisa, a mota estava a trabalhar em cima do descanso central ?
Se estava no descanso é normal a roda andar sozinha!!

Se a mota esta no chão e a mota começa a querer andar sozinha, entao ai já nao é nada normal.

Ja temos acelera ....  scooter_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Tourister em 12 de Abril de 2012, 20:28
Companheiro Afonso,

Estou a seguir este tópico com bastante curiosidade e desde já agradeço a tua partilha.

Um abraço
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 12 de Abril de 2012, 21:12
Companheiros!

Depois de alguns telefonemas para proprietários de S.I.S. Sachs Minor 505, aprendi o seguinte:

1. A manete que pensava ser da embreagem é afinal do "descompressor".
a) Esta manete deverá ser puxada sempre que quisermos por a moto a trabalhar, em simultâneo com a utilização do quique.
b) Esta manete deverá ser puxada sempre que quisermos desligar a moto.

2. Estando a moto a trabalhar no descanso central, é normal que a roda de trás rode.

3. Estando a moto a trabalhar com a roda de trás no chão, não é normal que a moto faça força para a frente. Portanto, estando a moto no descanso central com a roda de trás a rodar e assim que esta é colocada no chão, deverá parar de fazer força (de rodar).


Conclusões:

1. Depois de termos posto a S.I.S. da Alexandra a trabalhar, apercebemo-nos de que a sua roda traseira rodava enquanto a moto estava no descanso central e depois de a colocarmos no chão, a mesma fazia força para a frente. Logo, a moto não está a desembrear  _polb_

2. A moto esteve todos estes anos parada logo, é possível que os discos da embreagem tenham colado.


Soluções:

1. O mecãnico desmontou a embreagem para ver do que se tratava. Até agora não viu nada de anormal. Amanha irá limpar todos os componentes da embreagem, irá montá-los e testá-los.


Gostava de ler a vossa opinião para a seguinte questão:

Será realmente, que os discos da embreagem colaram ao fim de todos estes parados?


Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 12 de Abril de 2012, 21:16
Companheiro Afonso,

Estou a seguir este tópico com bastante curiosidade e desde já agradeço a tua partilha.

Um abraço

Companheiro Tourister!

Agradeço o vosso interesse. É por saber que vocês estando desse lado, que vou postando.
Espero poder apresentar-vos esta relíquia brevemente.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Sapiens21 em 12 de Abril de 2012, 22:16
Ando mesmo com curiosidade de ver um vídeo da mesma a trabalhar!
Esta "novela" está a ser bastante interessante de acompanhar e sempre que venho ao CPM este tópico é paragem obrigatória para ver os avanços que se têm feito na máquina. Parabéns pela persistência e empenho na recuperação desta relíquia Afonso  _palmas_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 13 de Abril de 2012, 17:59
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F330%2Fesquemadeembreagem.jpg&hash=47dec7daede7f69a77c2ccd028ba123321de4e7d)
Parte do esquema de embreagem do motor Sachs 505 1d

Pessoal,

Como referi, a moto não está a desembrear. Isto deve-se a quê:
1. A face apontada pela seta vermelha do anel cónico 19, está encostada à face apontada pela seta vermelha do prato de embreagem 21;
2. A situação referida no ponto 1, faz com que o contrapeso 20 não abra no sentido das setas azuis.

Solução para esta situação:
1. Comprar o sistema de embreagem novo até porque os discos da embreagem apresentam algum desgaste (mas já não existe no mercado);
2. Comprar apenas o anel cónico 19 (mas não sei se isso existe no mercado e se só isso resultará);
3. Levar o anel cónico ao torneiro, para desbastar a face apontada pela seta vermelha (mas não sei se isso resultará, porque penso que o diâmetro do anel cónico 19 também deveria ser aumentado para facilitar a abertura do contrapeso 20)

Solicito as sugestões dos "mecânicos de bancada"?

Agradeço a vossa atenção e disponibilidade

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 13 de Abril de 2012, 20:37
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg823.imageshack.us%2Fimg823%2F7799%2Fesquemaab.png&hash=3d4e6501d5055d6368005e0ce65c6ed0454f6b76)
esquema parcial da embreagem

Pessoal!

Tenho 3 discos:
1 un. c/ 2.5 mm
2 un. c/ 1.7 mm

Alguém me poderá dizer a ordem pela qual devo colocar os discos, nomeadamente:

a seta verde corresponde ao disco de que espessura?
a seta laranja corresponde ao disco de que espessura?
a seta azul corresponde ao disco de que espessura?

Agradeço a vossa disponibilidade e atenção

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 14 de Abril de 2012, 12:40
Pessoal!

Estive esta manha na oficina. O mecênico esteve à conversa com um amigo que trabalhou durante muitos anos na Sachs. O mesmo disse-lhe que o problema destas motos sempre foi esse, a embreagem.
Parece que entre os dois arranjaram uma solução, que à primeira vista vai resultar. Mas, para vermos o resultado final, teremos de meter o óleo na caixa. Só assim poderemos ter a certeza que a solução resultou.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg838.imageshack.us%2Fimg838%2F5671%2Fesquemaab.jpg&hash=c87a34003a94a0dba53602e8c60f8e3c28ef9ee3)

A solução deles será retirar a anilha apontada pela seta vermelha. Isto vai criar a folga suficiente para desembrear o motor.
Segunda-feira darei o veredicto final.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 15 de Abril de 2012, 09:16
Pessoal!

Apesar de em Portugal já não haver material para este motor, na Alemanha arranja-se quase tudo.

Deixo aqui os links que me tem ajudado nesta "novela":

Manuais de motores Sachs
http://www.technik-ostfriese.com (http://www.technik-ostfriese.com)

Compra de peças para motores Sachs
http://www.schmidt-zweiradtechnik.de/ (http://www.schmidt-zweiradtechnik.de/)

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 17 de Abril de 2012, 08:17
Pessoal!

Conforme combinado, ontem fui buscar a S.I.S. Minor à oficina.
Apesar de a moto vir a trabalhar, infelizmente não vinha a andar.
Por mais tentativas que o mecânico tenha feito, o motor não ficou a desembrear. Assim, vai ter mesmo de levar uma embreagem nova.
Como devem calcular este material já não é fabricado em Portugal, mas encontrei um site alemão que tem quase tudo para este tipo de motores.
Já enviei um e-mail (em alemão) para a respectiva loja, para saber se poderão fornecer-me o que preciso.

Entretanto, a conta da oficina foi:
- Mudar os platinados;
- Mudar o pneu e a camara de ar a trás;
- Mudar o cabo da vela;
- Mudar o óleo;
- Mudar o cabo da embreagem;
- Limpeza do depósito de gasolina, substituição da mangueira entre o depósito e o carburador, e abastecimento;
- Tentar recuperar a embreagem (diga-se que o mecânico perdeu uma série de horas de volta da embreagem, eu mesmo estive ao lado dele durante algumas dessas horas);
- Total: 100€

Não sei se foi caro se foi barato, mas a minha mãe costuma dizer que baratos são bichos negros.

Espero ter notícias em breve.
Entretanto e assim que o tempo o permitir, irei colocar mais algumas fotografias e um video da moto a trabalhar.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: _AXE_ em 17 de Abril de 2012, 09:30

Acho que nao foi caro, com pneu novo e tudo, tudo bem que o pneu nao é caro mas tudo somando e com essas oras todas de monta desmonta e nao so, penso que nao tenha sido caro ( 20 contos...ate foi baratinho)

Essas embraiagem sao mesmo assim, dao chatices quando nao estao na grossura desejada.

Vias ver que ainda metes essa menina a andar uns belos quilometros  scooter_

Boas curvas.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 17 de Abril de 2012, 14:53
Companheiros,

Para quem percebe alemão, deixo a factura do material comprado para a S.I.S.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg840.imageshack.us%2Fimg840%2F1883%2Ffacth.jpg&hash=e55d6249a9897b24970fddc82204fce7724760a3)

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: ElChiquitito em 17 de Abril de 2012, 23:19
Boas Afonso,


Apesar de nem a foto dar para ampliar, nem perceber patavina de Alemão, sempre dá (creio eu) para perceber que o IVA deles é 4% mais baixo que o nosso.  _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_


Que compraste literalmente meia dúzia de coisas...e que tendo feito a encomenda no dia 16, dia 18 já cá estavam, MUITO BOM! _palmas_ _palmas_ _palmas_


humm, ainda dá para perceber que os items 3,5 e 6 devem estar muito relacionados  _lol_ _lol_ _lol_ , sendo o 6 uma especie de argola ou algo do género..!!!


Quase que deixava passar....é impressão minha ou os portes foram/foi o "Item" mais caro?? 17,80?


Abraço e Boas Curvas......... scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 18 de Abril de 2012, 09:03
Pessoal!

Os artigos correspondentes à factura:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg513.imageshack.us%2Fimg513%2F7976%2F1407lw.jpg&hash=267951553f017cb2162daf9d2fad6dc5b5c244f7)
Art. n.º 1407 (filtro de ar)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg15.imageshack.us%2Fimg15%2F415%2F1765y.jpg&hash=5ff9072ba5d180aef11316d52e46c488657abf58)
Art. n.º 1765 (junta para a tampa de acesso à embreagem)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg59.imageshack.us%2Fimg59%2F3628%2F2492o.jpg&hash=40bd17582974119de81df386febf70c47a7cc8a2)
Art. n.º 2492 (disco de embreagem)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg217.imageshack.us%2Fimg217%2F8966%2F3476u.jpg&hash=85a73bff182e4e162f1681bc9c0cd13e2b9de2ee)
Art. n.º 3476 (contrapeso)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg213.imageshack.us%2Fimg213%2F5151%2F3593.jpg&hash=fc4a76843a8193621eaa198877edd98c6200b43e)
Art. n.º 3593 (prato de embreagem)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg18.imageshack.us%2Fimg18%2F6600%2F3595.jpg&hash=f5e882260aa5f79fb6c20a67a1f1b054f5aaca6e)
Art. n.º 3595 (anel)

É verdade que o IVA na Alemanha é de 19% e que o artigo mais caro foi o transporte.

Optei por alterar a factura, porque a mesma apresentava dados pessoais, o que levou a que esta não ampliasse.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 20 de Abril de 2012, 13:47
Pessoal!

Depois de pormos a motor a trabalhar (trabalhar não a andar), deparei-me com um pormenor.
O canhão quando está na posição de por a moto a trabalhar, está também na posição de retirar a chave (nesta situação, não preciso de chave para nada  _lool_, e qualquer um pode ir dar ao quique e levar a "jóia da coroa"), e o mesmo canhão quando está na posição de desligar a moto, está também na posição em que não é possível retirar chave  _pensador_.

Como sabem troquei o canhão, visto não encontrarmos a chave do que lá estava, mas montei-o na mesma posição. Para resolver esta situação terei de trocar a posição dos cabos ligados ao canhão. Já tentei fazê-lo mas não correu bem. Vou tentar novamente este fim de semana, com a ajuda de um multímetro.

Abraço e boas curvas

PS - A chave do canhão antigo já apareceu  _martelada_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: ElChiquitito em 20 de Abril de 2012, 15:34
PS - A chave do canhão antigo já apareceu  _martelada_

Essas coisas também me costumam acontecer, quando já não preciso do que andava a procurar é que elas aparecem!!! >:D >:D >:D
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: luisfilipe em 20 de Abril de 2012, 22:33
hehehehe
Nos meus tempos de juventude em que tive muitas SIS Sachs e era com muita satizfaçao que andava sempre a desmontar e montar os motores mas em relacao a parte electrica nao havia dessas modernices de voltimetros era encostar o fio a uma parte de ferro para ver se fazia faisca.
Velhos tempos
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 24 de Abril de 2012, 13:28
Pessoal!

As peças, vindas da Alemanha, chegaram ontem, mas infelizmente como passei o dia em Barcelos, só hoje consegui ir deixar a moto novamente no mecânico.

Há pouco passei na oficina para deixar o esquema de montagem da embreagem e para saber como estavam a correr os trabalhos, então:
- Com as peças novas a moto já desembrea, mas infelizmente não tem a força desejada. Pensamos que será uma questão de jogar com a posição dos discos. A ver vamos.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 24 de Abril de 2012, 16:25
Pessoal,

Estive novamente na oficina!

A moto está a desembrear convenientemente, mas continua a não desenvolver. O mecânico garante que a embreagem não está a patinar logo, será caso para dizer, que depois do pedal do quique, depois dos platinados e depois da embreagem, pareceu agora um novo problema (isto é no que dá querer por a andar motos que estiveram paradas mais de 15 anos).

A moto poderá não estar a desenvolver por várias razões. O mecânico irá começar pelo escape. Irá demonstá-lo e limpá-lo, já que o mesmo deve estar cheio de carvão. Costumamos dizer que não há 2 sem 3. Espero que fiquemos por aqui.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 26 de Abril de 2012, 16:29
Pessoal!

Estive novamente na oficina com o mecânico. O mesmo disse-me que depois de ter limpo o escape a moto melhor um pouco, mas ainda não está como ele espera.

O mecânico disse-me também que poderia ser do óleo que colocou na caixa de velocidades automática. Este, colocou um óleo fino.
Depois de ter averiguado na internet, percebi que o óleo para a caixa de velocidades tem de ser do tipo SAE80 (mais espesso).
Assim, o mecãnico irá trocar o óleo da caixa e testar novamente a moto.

Acham que o óleo da caixa tem realmente influência no desenvolvimento da moto?
(a moto, no descanso, tem um bom trabalhar, mas assim que a metemos a puxar por nós, fica com pouca força)

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 28 de Abril de 2012, 12:38
Pessoal!

Esta manhã estive novamente no oficina.
O mecânico trocou o óleo da caixa, mas a moto em nada melhorou. Continua sem o rendimento esperado, assim que a estrada começa a subir.
Então, colocou-me outra questão. O tamanho da cremalheira.

Pelo que andei a investigar na internet, o tamanho da cremalheira recomendado para este motor e uma cremalheira de 50 dentes.
A cremalheira que está montada na moto tem apenas 36 dentes.

Acham que a cremalheira terá realmente influência do desenvolvimento da moto, sempre que vai a subir?
Qual é a relação entre o tamanha da cremalheira e a velocidade da moto? (tipo quanto mais pequena mais anda ou quanto maior mais anda?)

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: zacli em 28 de Abril de 2012, 12:45
Se for como nas bikes, quanto maior mais força, quanto menor for mais velocidade...

 _convivio_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 28 de Abril de 2012, 17:35
Se for como nas bikes, quanto maior mais força, quanto menor for mais velocidade...

 _convivio_

Grande Zacli!

Também tenho essa noção, mas disseram-me que nas motos é o inverso. Quanto maior mais velocidade, quanto mais pequena mais força.

Já não sei o que dizer nem o que  _pensador_

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: José Bairrada em 28 de Abril de 2012, 17:47
Afonso,

Não desanimes, estamos todos com vontade de ver essa máquina a comer o alcatrão.



 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 28 de Abril de 2012, 19:20
Pessoal!

Estive na internet a analisar algumas fotos de outras Sachs Minor 505.
Consegui tirar as dúvidas. A cremalheira aplicada na Sachs Minor da Alexandra é mais pequena. Ora vejam:

Sachs Minor 505 (da Alexandra):
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg17.imageshack.us%2Fimg17%2F829%2Fdscf2913h.jpg&hash=e99e46707b92f9c012cd96f5a12548c3581d3257)
(é verdade que a foto está ligeiramente de "esguelha" mas a diferença é enorme)

a outra Sachs Minor 505:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg825.imageshack.us%2Fimg825%2F3652%2F12975333671664577002ven.jpg&hash=7d3a8fee1f2dd1d3bd4bdde71d2dc32332270ffa)

Usei o parafuso de fixação da protecção da corrente como ponto de referência.

Qual é a vossa opinião?

Abraço e boas curvas
Título: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Branco em 28 de Abril de 2012, 19:32
Boa tarde

Olha o tamanho da cremalheira desta Peugeot

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcooliris-liveshare.s3.amazonaws.com%2Fca482d88-e416-42cc-8e38-c17f5f8eda43%2F80af0338-1240-47bf-8218-2f658c523d9f_1024.jpg&hash=cee9a3262647bca7504394fe8122366144c3e2e8)
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: zacli em 28 de Abril de 2012, 21:36
Companheiro Afonso, grande aventura a tua :) muita sorte com essa reliquia...  _pol_

Mantenho a mesma opinião... cremalheira da frente mais pequena e a de trás maior e ganhas força...
Se fizeres o inverso ganhas velocidade...
As fotos que mostraste dizem tudo...
Atenção que poderás ter de mudar a corrente tambem...


Estou a adorar este tópico companheiro, vai-nos mantendo informados...  _palmas_

Felicidades
 _convivio_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 29 de Abril de 2012, 12:17
Companheiro Afonso, grande aventura a tua :) muita sorte com essa reliquia...  _pol_

Mantenho a mesma opinião... cremalheira da frente mais pequena e a de trás maior e ganhas força...
Se fizeres o inverso ganhas velocidade...
As fotos que mostraste dizem tudo...
Atenção que poderás ter de mudar a corrente tambem...


Estou a adorar este tópico companheiro, vai-nos mantendo informados...  _palmas_

Felicidades
 _convivio_

Grande Zacli!

Concordo em pleno contigo e depois de ter visto as fotos de outras Sachs Minor, tirei as dúvidas.

A cremalheira de trás terá de ser maior (do tipo 50 dentes). Isso vai fazer com que a moto ganhe a tal força que perde nas subidas.

A velocidade é secundária numa moto deste "calíbre", já que a mesma não tem potência para ir além dos 40 km/h.

Depois de montar a cremalheira irei perceber se a corrente que está montada neste momento serfirá ou não.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 30 de Abril de 2012, 11:06
Caros Companheiros!

Esta moto tem realmente dado algumas dores de cabeça.
Visto não conhecer o historial da moto, não tem sido fácil perceber onde estão os problemas.

Depois de alguma pesquisa na internet, percebi que realmente esta moto deveria ter montada uma cremalheira de 50 dentes em vez da cremalheira de 36 dentes. É possivel que tenham trocado a cremalheira de 50 para 36 dentes numa visita ao mecânico e por esta razão a moto não tenha voltado a andar. Infelizmente a Alexandra não se lembra nada disto e eu e o mecânico temos andado a descoberta.

Então, estou agora num novo dilema. Encontrar uma cremalheira de 50 dentes não é facil, ainda mais com a furação certa. Logo, vou tentar arranjar uma cremalheira de 50 dentes e se esta não tiver a furação certa, irei proceder a nova furação.

Espero que após esta troca, a moto fique a desenvolver convenientemente.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 30 de Abril de 2012, 16:32
Pessoal!

Depois de ter ligado para uma série de proprietários de SIS Sachs Minor 505, todos me disseram que têm pinhões de ataque de 11 dentes (o pinhão de ataque da moto da Alexandra também de 11 dentes) e cremalheiras de 40 dentes (a cremalheira da moto da Alexandra não é original e é de 38 dentes, percebi isso após dirigir-me à oficina e contar o número de dentes).

Assim, irei montar um cremalheira de 40 dentes e ver o resultado final.
É possível que esta alteração melhore qualquer coisa mas não sei se será o suficiente.

Em conversa com um vendedor de peças, percebi que é habitual fazerem-se inúmeras alterações nestas motos, nomeadamente no pinhão de ataque e na cremalheira. Um pinhão de ataque com mais dentes e uma cremalheira com menos dentes dá mais velocidade à moto, um pinhão de ataque com menos dentes e uma cremalheira com mais dentes dá mais força à moto.

No caso da SIS Sachs Minor da Alexandra, tiraram dentes à cremalheira mas mantiveram o pinhão de ataque. Isto poderá ter influênciado o desempenho da moto.

Em conversa com um dos proprietários da SIS Sachs Minor 505, rapaz do norte, nomeadamente de Braga, bastante simpático, disse-me que tem a moto à venda por essa mesma razão. A moto nas subidas praticamente não anda e quando tem de parar por algum motivo ela não quer arrancar.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: José Paulo em 01 de Maio de 2012, 05:07
Olá Afonso,

Tenho acompanhado esta tua odisseia, persistência, é algo que não te falta.

Será que um dia vamos ver isso a queimar borracha? Decerto que sim.

Continuação da obtenção de bons resultados na Sach e boas curvas na Kinco

Cumprimentos

J. P.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 01 de Maio de 2012, 09:18
Pessoal!

Ontem estive na Ericeira com um mecânico com mais de 50 anos de experiências em motores Sachs.

O mesmo disse-me que o problema não está na cremalheira. Tar alguns dentes à cremalheira poderá criar alguma dificuldade no arranque e nas subidas, mas em rectas e em descidas a moto deve chegar aos 40 km/h sem qualquer dificuldade.

Este mecânico disse-me ainda que o problema certamente que está na afinação da embreagem. Existem inúmeros truques para afinar uma embreagem desta origem.

O mecânico que tem acompanhado a Sachs Minor da Alexandra disse-me, desde o início, que não tinha muita experiência neste tipo de embreagens. Já percebi que se a moto continuar a ser acompanhada por este mecânico arrisco-me a ficar com ela na mesma ou poderá ainda danificar-me a embreagem.

Assim, penso ir levantar a moto nos próximos dias e levá-la ao outro mecânico.

Isto tem sido realmente uma odisseia, mas espero ver a Sachs Minor da Alexandra a dar os 40 km/h em rectas e nas descidas sem qualquer dificuldade, o mais brevemente possível.

Se ainda estiver em Portugal, espero levá-la a "Todos a Fátima", no dia 2 de Junho.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: luisfilipe em 02 de Maio de 2012, 09:12
Muito se tem falado em relaçao a cremalheira o que te posso afirmar com certeza é que quantos mais dentes tiver, mais força tem e menos anda em relacao ao pinhao de ataque é o contrario ou seja mais dentes, mais anda menos dentes menos anda mas mais força.
Em relação a falta de força tambem pode ser a parte electrica que nao esteja a ponto ou seja o prato onde esta os platinados esteja andiantado ou trasado, normalmente nao sei ao certo no caso desta mota mas as sachs tem no volante magnetico um furo pequeno que se intreduz um arame fino q entra num outro furo no prato dos platinados e ao fazer isso mostra a posicao depois vês no volante magnetico uma marcação que tem q bater certo com a que esta no carter se nao bater certo o motor nao esta a ponto.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 02 de Maio de 2012, 20:43
Já agora por curiosidade, o mecânico é mesmo na Ericeira ou é em Santa Susana? Chama-se Manuel Faustino?

Companheiro,

O mecãnico chama-se Alfredo. Tem a oficina montada na estrada que vai de Torres Vedras para a Ericeira, 1 km após a Escravilheira.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 02 de Maio de 2012, 20:57
Muito se tem falado em relaçao a cremalheira o que te posso afirmar com certeza é que quantos mais dentes tiver, mais força tem e menos anda em relacao ao pinhao de ataque é o contrario ou seja mais dentes, mais anda menos dentes menos anda mas mais força.
Em relação a falta de força tambem pode ser a parte electrica que nao esteja a ponto ou seja o prato onde esta os platinados esteja andiantado ou trasado, normalmente nao sei ao certo no caso desta mota mas as sachs tem no volante magnetico um furo pequeno que se intreduz um arame fino q entra num outro furo no prato dos platinados e ao fazer isso mostra a posicao depois vês no volante magnetico uma marcação que tem q bater certo com a que esta no carter se nao bater certo o motor nao esta a ponto.

Companheiro,

Em conversa com o mecânico que está de volta da Sachs Minor 505, o mesmo disse-me que testou vários pontos para o volante magnético, até encontrar o melhor. O problema não está certamente na parte eléctrica, já que o motor trabalhar devidamente sempre que a moto está no descanso central e sem qualquer esforço.

Em conversa com outros entendidos na matéria, disseram-me que o problema está, com certeza, na afinação da embreagem. O mecânico que está de volta da moto, testou várias posições para os discos e as anilhas que fazem parte da embreagem, até que a mesma não ficasse a patinar, mas possivelmente terá deixado o parafuso de aperto muito justo, fazendo com que a anilha que abre e fecha para embrear e desembrear, não consiga fazer o seu trabalho devidamente.

Pedi a este mecânico para montar a moto, já que não vou comprar outra cremalheira. Pedi-lhe também para verificar o parafuso referido. Entretanto vou levantar a moto. Se a mesma não vier em condições, vou deixá-la no outro mecânico.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 04 de Maio de 2012, 20:50
Pessoal!

Hoje fiquei completamente doido. Pensei que não podia acontecer mais nada com a SIS Sachs Minor 505 da Alexandra mas hoje, depois de ir levantar a moto à oficina e de tentar colocá-la a trabalhar, apercebi que a vela não estava devidamente apertada. Depois de a retirar para ver se a mesma fazia faísca em contacto com o metal, apercebi-me que a rosca da vela estava completamente danificada. Depois de tentar apertar uma vela nova, apercebi-me que a mesma não estava a apertar devidamente.

O "sapateiro" onde deixei a moto, além de não ter conseguido por a moto a andar convenientemente, danificou a rosca do cilindro.

Quando sai da oficina com a moto, questionei o mecânico para o facto de a moto estar ou não a trabalhar. O mesmo disse que a moto estava a trabalhar como dantes, e que não estava com o rendimento esperado. Mentiu-me

Depois de ter-me apercebido da situação mencionada em epígrafe, dirigi-me novamente à oficina. Assim que confrontei o "sapateiro" com este facto, o mesmo assumiu de imediato a culpa e disponibilizou-se para levar o cilindro a um torneiro, para este fazer uma nova rosca. Para isso teria de levar-lhe a moto novamente.

No caminho para casa lembrei-me de ligar para o Sr. Alfredo (o outro mecânico que já tinha contactado), para questionar o valor para a reparação da rosta do cilindro. Este disse-me que 20€ chegavam e sobravam. Então, voltei para trás e disse ao "sapateiro" que não iria voltar lá com a moto e que a reparação do estrago que tinha feito iria custar-me 20€. Exigi-lhe o dinheiro. O "sapateiro" prontamente entregou-me o dinheiro.

Entretanto já fui levar a moto ao Sr. Alfredo. Este disse-me que dentro de 8 dias tinha a moto pronta.

Se entretanto não embarcar para Moçambique, irei com a SIS Sachs Minor 505 até Fátima, se esta ficar a andar convenientemente.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Tourister em 04 de Maio de 2012, 21:09
Companheiro Afonso,

Vais ver que vai correr tudo bem  _pol_

Um abraço e boas curvas  _pol_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: José Paulo em 05 de Maio de 2012, 17:59
Afonso,
tanta persistência, tanto carinho, é óbvio, que irão dar frutos, e irás ter o grato prazer de os desfrutar, certamente, com a companhia do CPM.

Maxi_Cumprimentos

J. P.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: José Bairrada em 14 de Maio de 2012, 21:28
Afonso,

Já houve mais alguma evolução dessa máquina do asfalto?

Um abraço


 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 15 de Maio de 2012, 08:35
Afonso,

Já houve mais alguma evolução dessa máquina do asfalto?

Um abraço


 scooter_ scooter_ scooter_

Companheiro José!

Infelizmente ainda não tenho mais novidades.
Conforme disse, deixei a moto no Sr. Alfredo no passado dia 4 de maio.
Este mecânico disse-me que deixaria a moto pronta no passado dia 11 de maio, mas infelizmente não conseguiu entregar-me a moto, já que o outro mecânico deixou o cilindro num estado lastimável, nomeadamente a rosca da vela e a rosca do descompressor.
O Sr. Alfredo já colocou uma anilha no cilindro, para fazer nova rosca e na passada sexta-feira estava de volta da rosca do descompressor. Logo, ainda não tinha sequer posto a moto a trabalhar. Disse-me que assim que conseguisse dar um jeito à rosca do descompressor, iria então afinar a embreagem.
Assim, vou ligar para o Sr. Alfredo durante esta semana, mas espero ter a moto pronta para o próximo dia 2 de Junho, para quem sabe levá-la a Fátima.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: luisfilipe em 16 de Maio de 2012, 09:27
Boa sorte com a bicha e coragem para ir nela ate Fatima, espero que esteja pronta algum tempo antes para dar tempo de a verificar bem antes de fazer a viagem.
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 16 de Maio de 2012, 14:50
Boa sorte com a bicha e coragem para ir nela ate Fatima, espero que esteja pronta algum tempo antes para dar tempo de a verificar bem antes de fazer a viagem.

Companheiro!

Ainda não sei se irei com ela a rolar.
Se for, possivelmente irei levá-la no atrelado.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: luisfilipe em 16 de Maio de 2012, 15:55
No atrelado perde a graça toda, a menos q va a tua mulher a conduzir a lata e tu na mota em cima do atrelado, lol
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: marcio ferreira em 17 de Maio de 2012, 13:49
boas amigo afonso!!!
também tenho uma s.i.s minor igualzinha a sua... e com o mesmo problema.trabalha e tudo,mas qdo é preciso subir nao sobe...o mecanico até anda a deitar fumo pela cabeça por causa da moto,mas esta sempre a tentar sempre!so que fica sempre na mesma!!!
se souber algo do problema da motorizada,ligue-me 914446966
abraço
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 18 de Maio de 2012, 16:03
boas amigo afonso!!!
também tenho uma s.i.s minor igualzinha a sua... e com o mesmo problema.trabalha e tudo,mas qdo é preciso subir nao sobe...o mecanico até anda a deitar fumo pela cabeça por causa da moto,mas esta sempre a tentar sempre!so que fica sempre na mesma!!!
se souber algo do problema da motorizada,ligue-me 914446966
abraço

Companheiros!

Liguei há pouco para o Sr. Alfredo.
A SIS Sachs Minor 505 da Alexandra está pronta. Quem sabe ... sabe.
A moto está a andar devidamente, apesar de uma pequena dificuldade no arranque.
O Sr. Alfredo disse-me que a moto está aceitável e que só conseguiria fazer melhor se abrisse o motor.
Ao final da tarde vou passar por lá, para exprimentá-la.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: José Bairrada em 18 de Maio de 2012, 20:05
Afonso,

Isso agora é que vai ser papar kms.



 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Afonso em 20 de Maio de 2012, 21:00
Pessoal!

Já fui buscar a SIS Sachs Minor 505.
A moto está a andar muito bem, mas como o Sr. Alfredo já tinha mencionado, a moto tem alguma dificuldade no arranque, e depois de a ter experimentado com mais calma em casa, percebi que a mesma também tem muita dificuldade nas subidas, indo nomeadamente a baixo.
O Sr. Alfredo disse que não conseguia fazer melhor sem abrir o motor.
Mas, já deu para rolar o punho. Acho mesmo, que a moto em reta e depois de embalar ultrapassa os 40 km/h.
Assim que poder irei disponibilizar alguns videos.

Abraço e boas curvas
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: zacli em 21 de Maio de 2012, 12:22
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ Muitos Parabéns companheiro Afonso  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Agora queremos vêr essa menina ao vivo e a cores  ;)

Boas curvas

 _convivio_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: Tourister em 21 de Maio de 2012, 22:42
Pessoal!

Já fui buscar a SIS Sachs Minor 505.
A moto está a andar muito bem, mas como o Sr. Alfredo já tinha mencionado, a moto tem alguma dificuldade no arranque, e depois de a ter exprimentado com mais calma em casa, percebi que a mesma também tem muita dificuldade nas subidas, indo nomeadamente a baixo.
O Sr. Alfredo disse que não conseguia fazer melhor sem abrir o motor.
Mas, já deu para rolar o punho. Acho mesmo, que a moto em reta e depois de embalar ultrapassa o 40 km/h.
Assim que poder irei disponibilizar alguns videos.

Abraço e boas curvas

Parabéns Companheiro Afonso  _pol_

Agora é marcar uma tertúlia para apresentar a "máquina" ao pessoal do CPM _pol_
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: DiV5 em 10 de Maio de 2023, 09:38
Tem fotos da máquina?
Título: Re: S.I.S. Sachs Minor 505 1d
Enviado por: davidsantos em 10 de Maio de 2023, 22:37
Este tópico já tem 11 anos se calhar já não