Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: netorod em 24 de Janeiro de 2019, 18:32
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Boa Tarde companheiros!
Desde a última revisão em que foi trocado o liquido refrigerante noto a ventoinha a trabalhar com muita frequência e no quadrante, quando estou parado, o ponteiro chega por vezes ao penúltimo traço (traço acima do meio).
Já verifiquei o nível do anticongelante e do óleo do motor e está tudo OK.
1ª questão - será normal (com 23.000 km) este comportamento?
2ª questão - devo desde já preocupar-me antes que chegue o calor?
3ª questão - será a bomba de água?
Qualquer ajuda/opinião é bem vinda!
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Eu juntava a essa lista:
Ar no circuito em quantidade suficiente para perturbar o normal fluxo de água
Avaria da válvula termostato
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Provavelmente esse circuito deve precisar de ser purgado , o ar no sistema provoca esse comportamento que descreves .
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Obrigado pelas dicas _pol_.
Vou começar pela purga do sistema (a ver se me desenrasco), pois o mecânico onde fiz a última revisão não me deixou confiante (e paguei forte... _confuso_).
Se alguém tiver mais sugestões agradeço.
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Antes de meteres mãos à obra tenta encontrar info sobre como fazer a purga. Algumas marcas modelos tem procedimentos bem manhosos para garantir que o ar sai mesmo todo
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Não encontro na internet videos que informem como mudar o anticongelante e purgar o sistema para este modelo.
Algum proprietário de XMAX 125 de 2011 já o fez?
Qualquer dica é bem vinda, antes de enviar a scooter para a oficina.
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Olá bom dia.
Pelo que estás a dizer penso que será o mesmo problema que eu tive com uma xmax 125 que possuí.
Inicialmente notei a temperatura do líquido de arrefecimento a aquecer mais rapidamente e ouvia-se a ventoinha de arrefecimento trabalhar. Parado esperava que a ventoinha arrefece-se o líquido mas não arrefecia. Eu tinha de desligar o motor para não sobreaquecer. Eu observava se no vaso de expansão tinha líquido de arrefecimento e tinha. Verificava no purgador do sistema de arrefecimento se havia entrada de ar. Tinha ar e eu tinha de sangrar o sistema.
Nos tubinhos exteriores do filtro de ar que enviam a humidade para fora do filtro de ar também começaram a encher de agua mais rapidamente.
Desmontei o filtro de ar e havia uma massa tipo amanteigada no respiro interior do filtro de ar ( tubo que vem do motor e liga ao filto de ar).
Até que após muitas pesquisas na net descobri que era a bomba de água. Tive de a substituir. Há uns kits de reparação que saem mais baratos que substituir toda a bomba de água.
http://mecanoscoot.blogspot.com/2013/08/bomba-del-agua.html?m=1
http://mecanoscoot.blogspot.com/2012/08/cambio-del-liquido-refrigerante.html?m=1
Veja "Purger X max 125" no YouTube
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Obrigado!
Estive a desmontar o filtro de ar e parece que tenho o mesmo problema. Tem vestígios de uma massa amarelada e misturada com alguma água, de tal forma que o tubo exterior de respiro está quase tapado com essa matéria amarelada. Estive também a ver a viscosidade do óleo de motor e parece um pouco (muito pouco) aguado.
Não me parece que consiga acesso fácil à bomba de água, pois neste modelo a cobertura do motor (por baixo do assento), não sai com facilidade (já desmontei vários paineis e o assento, e a cobertura não fica solta da parte da frente. nestas condições vou ter mesmo que a levar à Oficina.
Devo apressar a ida à oficina, ou marcar com calma (faço viagens de 7 km duas vezes por dia pois é o meu meio de transporte)?
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Olá boa tarde.
Sim esqueci-me de referir que o óleo também se notava que tinha um pouco de água pois a água desaparecia e ia contaminando o óleo.
Devias mudar a bomba de água, o refrigerante e o óleo o mais rápido possível. O óleo contaminado com água não lubrifica como deveria.
Se quiseres continuar a andar com a mota tens que adicionar água pela entrada de água para o radiador e depois depois ferrar o sistema pois o o circuito desferra.
Vê como explica o video em francês.
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Está feito.
Bomba de água reparada (não me pareceu muito mal, apenas rasgos no veio da ventoinha), óleo e filtro mudados e anticongelante mudado.
Que trabalheira. É necessário desmontar a scooter quase toda!
Vamos ver amanhã, em viagem, como ficou...
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Espero que tenhas ficado com o problema resolvido.
Nos próximos dias vai controlando o nível do líquido de arrefecimento.
Fica bem.