Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: omvf em 18 de Maio de 2017, 23:43
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Boa noite,
A minha SYM GTS 250i de 2008 está com 53000 kms e tem me deixado mal nos últimos dias. _thumbdown_
Por várias vezes chego a ela e não pega, o motor de arranque puxa mas ela não pega, depois de várias tentativas lá pega, mas tenho de tirar e meter o cachimbo ou então fazer força no mesmo. Já estou a pedir preços para o cachimbo (3051A-HMA-010) espero não estar enganado na peça.
No entanto o que me trás a pedir ajuda é o facto da mota andar a aquecer muito (tenho andando entre as 5500 e as 6500 - quando era quase sempre em cima do red line - muito autoestrada) porque se me alargo mais ela aquece até ao máximo e a luz do motor liga.
Já comprei ácido para radiador e coloquei, a seguir limpei o radiador e meti novo liquido de radiador (como aconselhado pelo nunompires noutro post) mas mesmo assim não passa.
Que mais concelhos me dão para tentar resolver este problema?
Será bomba de água?
Como é que a água retorna ao radiador, não há uma válvula que tem de abrir quando a temperatura chega a uma certa temperatura?
Obrigado.
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Verifica a válvula termostato. Pode n estar a abrir
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Se já limpaste o radiador, verificaste fugas de líquido e purgaste o sistema, os próximos alvos serão o termóstato e bomba de água _pol_
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O oleo esta no nivel e com qualidade ?
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Sim tudo ok com óleo. Vou ver se analiso a válvula do termostato.
Algum concelho em como o fazer sem ser tirar a frente da mota e andar a sentir qual dos tubos do copo aquecem e quando?
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Isso é melhor ir ao mecânico tem o equipamento para ver se há fugas e verificar a pressão de circulação do liquido de arrefecimento
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É a minha mota do dia a dia para ir para o trabalho, um dia sem ela é um transtorno. Além disso sou eu que tenho feito as revisões e arranjos que tem precisado. Até ao momento tenho me safado. Já para não falar no preço da mão de obra de hoje em dia. É sempre é mais uma oportunidade para aprender um pouco mais de mecânica.
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Amigo e tem perdido água?
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Nada. A única que parece perder é a que sai por evaporação quando por vezes ferve (a subir Monsanto é apenas desde que começou a aquecer)
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já seguiste os passos descritos no manual de serviço ?
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Boas eu começava por andar um dia sem o termostato... Se continuar aquecer é veres a bomba de água..com esses Kilometros todos e se nunca tinhas mudado o anti-congelante, a bomba deve estar como esta que tirei a dias de uma x-max....
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A única diferença parece ser na cor.
Já tirei o termostato e infelizmente continua na mesma. Quando dizes substituir a bomba de água é só a peça que tem as pás que impulsiona a água ou é tudo?
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no manual é descrito um procedimento para perceber se a bomba esta a funcionar sem a abrir.
qq coisa a ver com retirar da tampa do radiador e colocar a mota a trabalhar e acelerar ... imagino que deve sair agua por la se a bomba estiver a trabalhar
da uma olhada no manual de service da tua mota
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Se for o caso existe um kit de reparação...
Este é de uma x max
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De onde mandaste vir? Não encontro kits de reparação para a minha apenas para a gts 125 modelo ate 2016, tenho receio que haja diferenças.
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Aparece.me sempre o mesmo kit,
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Mas o melhor mesmo é ir a sym pedir orçamento escrito (que assim vês a referência) ...lol
Ou outra maneira é desmontar esse para ver.. mas quase de certeza que é este kit
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http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=19448.0
Vê se este se aplica a tua mota aqui no tlm não consigo ver
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Tens aqui uma base...
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Aí nos desenhos tens como se deve sangrar o circuito..
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Companheiro omvf.
Faz assim,com o motor quente desliga o motor retira com cuidado a tampa do vazo expansor que se encontra por baixo da tampa preta em cima no lado esquerdo,depois ligas o motor e olhas para dentro do vazo para confirmar se a agua circula ou não,se não circular é a bomba de agua nas couves ( palhetas da bomba ) se circular e ferver e ainda com bolhas de ar a sair,,,,tens a junta da cabeça queimada quase de certeza.
tens aqui um video de uma reparação / troca de uma bomba de agua de uma SYM GTS 250
Boa sorte.
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Obrigado malta, ontem já tinha andado agarrado a essa folhas depois do concelho acima.
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O meu primeiro problema está resolvido: bobine trovada e mota já pega sem problemas. Segui o concelho do colega Tormentinha e realmente o que vejo é água a circular, bolhas de ar a sair. Ou seja aponta para junta da cabeça queimada. Como já mandei vir as peças para substituir a bomba de água vou fazê-lo e depois logo revejo a situação.
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Hoje voltei a testar a moto e voltou a custar a pegar, depois de várias tentativas começou a sair liquido pela vela.
Continue a tentar colocar a moto a trabalhar e lá consegui.
Deixei o copo de expansão aberto para ver se via fervilhar e nada, nem fervilhar nem água a mexer.
Depois de algum tempo a dar umas aceleradelas lá cheguei aos 2 traços de temperatura e a certa altura comecei a ver borbulhar, quando ia tentar filmar lá parou de fervilhar.
Que me dizem? A junta está queimada mas não muito? Por isso é que não borbulha constatemente?
Ontem só fazia era borbulhar, mesmo fria.
Acham que consigo mudar a junta? Já estive a ver e na Sym GTS 250i não há espaço pelo que me parece terei de tirar os apoio do motor e tira-lo para o chão de forma a ter espaço para tirar a tampa, a árvore de cames e depois o topo da cabeça de forma a chegar à junta.
Quanto ficará uma mudança da junta num mecânico?
Alguém já afinou as válvulas numa Sym destas? Foi preciso tirar o motor, é que o espaço é mínimo para tirar a tampa do motor.
Nunca afinei as minhas e já está com 53 000 km.
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Boas mas para mudares a junta tens de desarmar o motor todo!! Não é só tirar a tampa das válvulas.. vais ter de tirar o motor cá para fora..n
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Companheiro omvf.
Liquido a sair pela vela !!!!!!!!!isso já deve ser agua,por isso já tens dificuldade em a por a trabalhar.
Já tive uma SYM GTS 250i e a temperatura nunca passava do segundo traço,fosse a apertar com ela ou em transito para arranca,inclusive quando ligava a ventoinha do radiador nunca passou do traço do meio.
Amigo lamento dizer,mas quase de certeza que tens a junta da cabeça queimada e trata disso o mais rapido possivel senão vai o motor para o galheiro.
Pede orçamentos a mecanicos/concessionários que trabalhem com a marca SYM ,pede conselhos a companheiros daqui que façam revisoes ás suas SYM.
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Boas acho que não te safas com uma simples retirada da tampa das válvulas..lol mais fácil e rápido e quase de certeza que tem de ser é retirares o motor fora da mota mesmo..
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Tens de tirar distribuição e tudo é a junta que precisas de trocar é esta que está a preto...
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Depois de tudo limpinho é a vez de voltares a montar tudo..
Afinar válvulas .. etc etc e gozar as 2 rodas de novo
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Montar a junta nova
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Lol até à parte de que não me safava com a retirada das tampas das válvulas já tinha chegado gostava era de saber se os outros colegas da sym gts se quando afina as válvulas se o consegue fazer só retirando a tampa das válvulas ou se tem de tirar o motor do apoio.
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Já agora grande trabalho de limpeza! O que usaste?
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Desmontei tudo e foi lavado na máquina das peças com lixa finíssima, o piston aí nas fotos é mesmo novo..lol bem como as juntas
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bem se nao quiseres aqui as fotos depois avisa..lol
nao imaginam o tamanho deste motor ..
https://goo.gl/photos/Z1j1HtRZH53Pa2c8A (https://goo.gl/photos/Z1j1HtRZH53Pa2c8A)
https://goo.gl/photos/vBxLQwE6WxXeCu628 (https://goo.gl/photos/vBxLQwE6WxXeCu628)
https://goo.gl/photos/8JMMwKovzxKxwC1o6 (https://goo.gl/photos/8JMMwKovzxKxwC1o6)
senao conseguirem ver apitem sff´
https://goo.gl/photos/QTKiEqfdqwED41YX8 (https://goo.gl/photos/QTKiEqfdqwED41YX8)
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Novidades .. retificação da cabeça, rodar válvulas, e boquinhas em bronze ...
Agora é lavar tudo e começar a fechar o motor para este fim de semana ir ao passeio em Sintra...(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170703/cc05ab2ed56079893da3c8ed89056240.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170703/a7283c2501d7b4d454ffe2e963716b45.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170703/f270b5664a7e77b434c822aa82ce4e95.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170703/b076faf4777791ecc3d1790a68d8aa51.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170703/299ba9b47808f4490e41a0655d5f4501.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170703/84b3f1451859f78a419d5058e8cea596.jpg)
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Antes de começar a mexer.. lol
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Eheh belo trabalho sim senhor depois dá uma volta a sério nela e diz me o que achas olha que isso com correia nova e a descer corta nos 155 com tudo origem não é como as pcx que por aí se veem lol
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Lol vais ser tu andar.. eu entrego a mota se tudo correr como planeado sábado a fim da tarde... Posso testar ( como é claro antes ) mas fora isso o dono é quem vai desfrutar da máquina...
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Eu infelizmente no sábado não vou conseguir ir ao passeio vou estar fora no sábado e só volto no domingo para poder desfrutar da máquina
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Isso está com muito bom aspeto , está na estrada não tarda .... scooter_
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Com sorte ainda a tenho antes do final da semana
5 estrelas
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Lol pode ser que sim...
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Mais um belo trabalho apresentado pelo nosso amigo Sergiofininho _pol_
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Ora para o nosso amigo dono do motao ficar mais contente..
Motor fechado ... Falta a bomba de água ...
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Por hoje é tudo ... Banhinho, jantar e cama até amanhã
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Hummm parece me um motor a sério....
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Últimos retoques e vai motor para o citio.
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Já se encontra no local.. será que vai pegar !!! Lol
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Mais um pouco e fica pronta para mais 50 000 km
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A seguir ao jantar é meter o anti-congelante e o óleo, e vamos dar a chave.... Depois é revisão da embreagem é do variador e montar plásticos......
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Aqui fica o canhão a trabalhar...
Depois de estar uns 10 min . Ao relantim deparo.me com isto...
A mota não aqueceu ainda e já está a mandar água fora... Não existe pressão no circuito..
Podes mandar vir a tampa do radiador ( vaso)
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Essas tampas até deviamos substituir periodicamente pois a princípio são valvulas que quando não estão em bom estado causam problemas.
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Aqui está a prova como não está quente ...
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Sérgio estaria ela a mandar apenas algum exceso fora?
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Vou mandar vir, ver se arranjo alguma loja com uma em Stock antes.
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Vou mandar vir, ver se arranjo alguma loja com uma em Stock antes.
Tampa do vaso da Piaggio NRG montada mota pronta..lol.. tens de vir experimentar...
Eu não posso andar nesta... Ainda para mais ao domingo..lol.. nem arrisco
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Podias ao menos dar a volta ao quarteirão tens aí umas retas ao pé porreiras ver se consigo passar hoje ou então amanhã saio do trabalho para a ir buscar
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Logo à noite ainda arrisco agora durante o dia nem pensar... Lol
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Não é necessário tirar o motor.
Tiras o cofre.
Tiras as tampas laterais.
Depois utilizas papa folgas com as pontas dobradas, uma chave de 8mm e uma licate d epontas bom para segurar o parafuso do martelo.
Tinha um dir com isso.
Abraço
Lol até à parte de que não me safava com a retirada das tampas das válvulas já tinha chegado gostava era de saber se os outros colegas da sym gts se quando afina as válvulas se o consegue fazer só retirando a tampa das válvulas ou se tem de tirar o motor do apoio.