Autor Tópico: Farois Auxiliares SYM GTS 125???  (Lida 20546 vezes)

Bratuga

  • Visitante
Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« em: 04 de Janeiro de 2012, 11:47 »
Boas Pessoal,


Alguem sabe se é possivel instalar farois auxiliares naquele espaço abaixo dos piscas na SYM GTS 125.
Se for possivel, poderia dar jeito para luzes de nevoeiro ou entao para compensar o escurão logo a frente da mota quando se muda para os maximos.
Cumprimentos
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2012, 11:57 por Bratuga »

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2012, 12:47 »
Boas Pessoal,


Alguem sabe se é possivel instalar farois auxiliares naquele espaço abaixo dos piscas na SYM GTS 125.
Se for possivel, poderia dar jeito para luzes de nevoeiro ou entao para compensar o escurão logo a frente da mota quando se muda para os maximos.
Cumprimentos

Julgo que esse espaço seja mesmo para os faróis de nevoeiro. Se não estou em erro julgo que a 300 já os trás de orihem.

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2012, 13:16 »
Companheiro Bratuga

Efectivamente esse espaço, na 300i, é para os faróis de nevoeiro. Incompreensivelmente a 125 não os tem, mas, quando eu tinha a 125, falei com o vendedor e ele,após troca de correspondência com a Sym de cá - Red Moto, instalou os ditos faróis de nevoeiro, utilizando as mesmas peças que usam na 300. Ficou a funcionar bem e sem quaisquer problemas. Repara que na 125, ao lado do interruptor das luzes de emergência, há um espaço onde se aplica o interruptor dos faróis de nevoeiro.
Tem em atenção que há necessidade de montar relais para salvaguardar a instalação eléctrica da scooter e as lâmpadas utilizadas são de uma potencia inferior as lâmpadas dos faróis da frente da mesma.

Espero ter ajudado....

Cumprimentos

Jorge Pinto
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

nsilva

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2012, 13:17 »
Sym apenas a EVO 300i traz o sistema de farois de nevoeiro. No entanto, é uma questão de perguntar se podem instalar as luzes no lugar dos farois de nevoeiro. Se não, poderá ainda acrescentar umas luzes com um botão (o colega do meu pai fez isso )

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2012, 13:18 »
Viva

Quando comprei a minha o antigo dono me informou que era o local (por baixo do pisca)onde poderia colocar farois de nevoeiro...é um kit que se compra á parte e que custava +/- 300 €.

Abraço

Bratuga

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2012, 13:33 »
Obrigado pelas respostas caros colegas.


Fiquei esclarecido.
Eu achava mesmo muito estranho existir aquele espaço só por estetica.
Eu cheguei a questionar sobre isso na loja onde faço a manutenção, mas por incrivel, eles nao sabiam para que serve o espaço.

Se a 300i vem com as luzes de origem, vou aguardar o lançamento do novo modelo da GTS 2012 em portugal, para ver se os preços das  300i  2010/2011 baixam, assim faço um upgrade ao inves de instalar um kit de luzes.
A nao ser que encontre um kit mais baratinho  :)) ;D _pol_

Abraço a todos.

José Estrêla

  • Visitante
Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2012, 11:01 »
Bom dia amigos.
Ainda em relação aos ditos faróis de nevoeiro que existem na SYM GTS 300 e que na 125 só lá estão as óticas, sem lâmpadas.
É uma pena, de facto e incompreensível que não traga de origem essas luzes, pois fariam muito geito, visto que a luz da SYM GTS considero-a algo fraca, é pena que quando se muda para máximos os médios se apaguem, nesse aspeto desilude-me, quanto ao resto é uma excelente scooter, eu tenho a(125).
Perguntei ao importador se poderia adaptar as ditas lâmpadas e o interruptor, disseram-me que o sistema elétrico da mota não estava preparado e poderiam surgir problemas de sobrecarga no alternador e no regulador, e que poderia antes optar pela instalação de ledes de alto brilho. Embora não seja a mesma coisa mas ao menos servia para algo. Alguém me sabe dizer onde poderei comprar o interruptor e os ditos leds?Agradecia a v. opinião e ajuda, e se possível quem vende, preço e quem aplica.
Obrigado.

n0t

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2012, 12:10 »
Será que um kit de xenon não resolve a situação?

fernando2

  • Visitante
Faróis Nevoeiro SYM 125 GTSi - 2013
« Responder #8 em: 27 de Março de 2013, 21:59 »
alguém me pode dar dicas se já ligou os faróis de nevoeiro da nova SYM 125 GTSi.

sei que a 300 já vem equipada com este dispositivo será que na 125 existe também as ligações ? e se o alternador está preparado para mais esta sobrecarga?

desde já agradeço informações.

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Faróis Nevoeiro SYM 125 GTSi - 2013
« Responder #9 em: 28 de Março de 2013, 00:15 »
Companheiro

Quando eu tive a 125 anterior, fiz essa adaptação.
Falei com o vendedor e ele,após troca de correspondência com a Sym de cá - Red Moto, instalou os ditos faróis de nevoeiro, utilizando as mesmas peças que usam na 300i. Ficou a funcionar bem e sem quaisquer problemas. Na antiga 125, ao lado do interruptor das luzes de emergência, há um espaço onde se aplica o interruptor dos faróis de nevoeiro.
Houve necessidade de montar relais para salvaguardar a instalação eléctrica da scooter e as lâmpadas utilizadas são de uma potencia inferior as lâmpadas dos faróis da frente da mesma.

Espero ter ajudado....

Cumprimentos

Jorge Pinto
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Vaporeon

  • Visitante
Re: Faróis Nevoeiro SYM 125 GTSi - 2013
« Responder #10 em: 28 de Março de 2013, 00:55 »
E quanto a custos,podes informar?
Cumps

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #11 em: 28 de Março de 2013, 09:49 »
Eu pessoalmente sou contra alterar as especificações de origem, a 300 tem faróis de nevoeiro porque a bateria tem mais 2 amperes que a 125, por alguma razão é.

Além dos relés têm de colocar outra bateria, para não falar da cablagem que vai sofrer com o aquecimento dos fios. 

Depois queixem-se que a Scooter ardeu, o consumo em Wats das 125 com tudo ligado, está já está quase no limite, acrescentar mais duas lâmpadas de 30 W o que equivale a 5 amperes, quase metade da capacidade da bateria é sempre um risco.

A GTS é zarolha, porque se acendesse as duas ao mesmo tempo iria precisar de uma bateria maior. alternador maior, e tudo isso seria uma acréscimo de peso e €€€€ para uma 125.

As Motas que acendem as duas ao mesmo tempo já vêm preparadas para isso de Fábrica.

Por alguma razão e já o disse noutro tópico a SYM GTS  125 é a Scooter dentro da categoria GT com a melhor relação preço qualidade porque dispensa esses extras que só a encarecem e apenas são úteis para uma minoria, quantos dias por ano temos nevoeiro que justifique esse extra ?

Acredito que alguns companheiros morem em zonas de risco, e sintam falta dessa luz, mas acham justo para quem não precisa ( a maioria ) ter de pagar mais alguns €€€€ por um extra que raramente usam ?

Reparem que a nova GTS 125 também não trás faróis de nevoeiro, colocaram piscas de Leds nos espelhos de baixo consumo para permitir andar com as duas óticas acesas.

Eu prefiro uma mecânica fiável a outros extras.

É só a minha modesta opinião

Abraço
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 11:29 por rodrigues1 »

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #12 em: 28 de Março de 2013, 09:58 »
Quanto a custos, já não me recordo em quanto ficou, mas não foi nada de transcendente, penso que nem chegou aos 100€. De certeza que não gastei 300€, nem coisa que se pareça.

No entanto é fundamental que quem fizer este trabalho saiba proteger o sistema eléctrico de modo a evitar aquecimentos.

Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #13 em: 28 de Março de 2013, 11:27 »
Citar
Quanto a custos, já não me recordo em quanto ficou, mas não foi nada de transcendente, penso que nem chegou aos 100€. De certeza que não gastei 300€, nem coisa que se pareça

Companheiro, eu coloquei os 300 € com base na mensagem do companheiro M.Careca, eu também não sei quanto fica, já alterei  _pol_
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 11:31 por rodrigues1 »

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #14 em: 28 de Março de 2013, 15:11 »
Quanto a custos, já não me recordo em quanto ficou, mas não foi nada de transcendente, penso que nem chegou aos 100€. De certeza que não gastei 300€, nem coisa que se pareça.


 _pensador_

Na altura falei nos 300€,porque foi a informação que me deram(antigo dono dela)... agora estive a informar-me melhor e para ficar igual á que vem na 300 e de origem só cada farol de nev. ronda os 85€ x2 ,relay,mais o plastico para levar o interruptor,mais a M.O. vai mais ou menos ao tal valor de +/-300€ .......e se não queremos ter problemas pensar numa bateria e alternador da 300 (mais potentes do que vêm nas 125)....aqui já dispara o orçamento,mas o mais indicado pela Sym neste caso de alteração.


Apesar de tudo sempre com o problema que estas luzes não podem andar sempre ligadas ....se estiverem muito tempo ligadas há casos que acender a luz da bateria e consumi-la mais rápidamente (cito representante SYM) ...há aqui alguns companheiros com 300 que poderão confirmar isso ou não.Já para não falar em eventuais problemas já referenciados pelo companheiro Rodrigues (aquecimentos de cablagens,consumos bateria,etc,etc)

Abraço
M.Careca

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #15 em: 28 de Março de 2013, 15:52 »
Pois...por causa de mais um bocadinho de luz vamos mexer na instalação e ficar com mais consumo elétrico com as inevitáveis consequências.

Se for apenas por uma questão de estética. aconselho a não mexerem na instalação original, até porque os médios da Sym são amarelados dão perfeitamente para o nevoeiro.

Eu alterei para menos consumo sem mexer na instalação, tirei a lâmpada de médios 55 w e coloquei uma de 68 Leds 10 w de alto brilho para andar horas seguidas de verão, evitando assim o prematuro aquecimento e apagão dos leds por cima dos Médios ( mínimos ).

Noto um pouco mais de rendimento nas recuperações, talvez devido a menos sobrecarga no sistema alimentando melhor a Vela e a centralina. sempre são menos 4 amperes, ( metade da capacidade da Bateria ) fazendo com que a injeção funcione melhor.

Abraço

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #16 em: 28 de Março de 2013, 16:02 »
.../...
Eu alterei para menos consumo sem mexer na instalação, tirei a lâmpada de médios 55 w e coloquei uma de 68 Leds 10 w de alto brilho para andar horas seguidas de verão
.../...

Rodrigues, com essa lampada viagens de noite consegue-se vêr agluma coisa?!

Quanto custará uma "lampadita" dessas?!

Cromix

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #17 em: 28 de Março de 2013, 16:26 »
Pois...por causa de mais um bocadinho de luz vamos mexer na instalação e ficar com mais consumo elétrico com as inevitáveis consequências.

Se for apenas por uma questão de estética. aconselho a não mexerem na instalação original, até porque os médios da Sym são amarelados dão perfeitamente para o nevoeiro.

Eu alterei para menos consumo sem mexer na instalação, tirei a lâmpada de médios 55 w e coloquei uma de 68 Leds 10 w de alto brilho para andar horas seguidas de verão, evitando assim o prematuro aquecimento e apagão dos leds por cima dos Médios ( mínimos ).

Noto um pouco mais de rendimento nas recuperações, talvez devido a menos sobrecarga no sistema alimentando melhor a Vela e a centralina. sempre são menos 4 amperes, ( metade da capacidade da Bateria ) fazendo com que a injeção funcione melhor.

Abraço

Pelo que me foi dito na altrua da compra da minha, meter os farois de nevoiro no modelo de 2013 é so mesmo meter lampadas e botoes. Todo o sistema eletrico esta preparado. Isto foi o que me foi "vendido".

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #18 em: 28 de Março de 2013, 19:06 »
Citar
Rodrigues, com essa lampada viagens de noite consegue-se vêr agluma coisa?!

Quanto custará uma "lampadita" dessas?!

Vê aqui  http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14178.msg192375#msg192375

E aqui também  _Rolley_ http://www.lojaxenon.com/loja/product.php?id_product=378

Verifica primeiro qual a referência da lâmpada para a tua Scooter, existem suportes de encaixe diferentes.
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 19:35 por rodrigues1 »

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #19 em: 28 de Março de 2013, 19:19 »
Citar
Pelo que me foi dito na altura da compra da minha, meter os farois de nevoiro no modelo de 2013 é so mesmo meter lampadas e botoes. Todo o sistema eletrico esta preparado. Isto foi o que me foi "vendido".

Só falo do modelo anterior porque a conheço bem, tenho-a à 19 meses e já a despi toda, posso dizer que a conheço por dentro e por fora.

Quanto ao modelo novo estou pouco á vontade para discutir seja o que for, só a conheço pelo que vou lendo.

Se tens dúvida quanto á pré instalação que te " venderam " experimenta colocar as lâmpadas e o botão e depois diz qualquer coisa ao pessoal.

Os proprietários do modelo novo agradecem.

 


Cromix

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #20 em: 28 de Março de 2013, 19:23 »
Só falo do modelo anterior porque a conheço bem, tenho-a à 19 meses e já a despi toda, posso dizer que a conheço por dentro e por fora.

Quanto ao modelo novo estou pouco á vontade para discutir seja o que for, só a conheço pelo que vou lendo.

Se tens dúvida quanto á pré instalação que te " venderam " experimenta colocar as lâmpadas e o botão e depois diz qualquer coisa ao pessoal.

Os proprietários do modelo novo agradecem.

Eu?!? Abrir aquilo tudo? deve ser... É mais certo as galinhas terem dentes :P

Não tenho jeitinho nenhum para a coisa.

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #21 em: 28 de Março de 2013, 19:29 »
Citar
Eu?!? Abrir aquilo tudo? deve ser... É mais certo as galinhas terem dentes

Não tenho jeitinho nenhum para a coisa.

Usa o Martelo  _lol_ _lol_ _lol_

Pelos Kms que fazes compensava teres umas lições de bricolage, para as reparações mais essenciaias, poupavas e bem.

Verifica no manual se encontras alguma referência à instalação das luzes de nevoeiro da 125i
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 19:46 por rodrigues1 »

Vaporeon

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #22 em: 28 de Março de 2013, 20:07 »
É uma boa aposta os farois de nevoeiro...contudo é preciso ter cuidado com a potencia da garantia...mas ja vi aqui bricolagens porreiras,nomeadamente o barulho do vidro da frente,o travao de parque e agora este.. tres que sao bastantes uteis de ouvir e quem sabe tentar fazer em casa  _pt_

Cromix

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #23 em: 28 de Março de 2013, 20:15 »

Pelos Kms que fazes compensava teres umas lições de bricolage, para as reparações mais essenciaias, poupavas e bem.


Não li mais nada para alem disto :P Isso é uma oferta? :P

rodrigues1

  • Visitante
Re: Farois Auxiliares SYM GTS 125???
« Responder #24 em: 28 de Março de 2013, 21:41 »
Citar
Não li mais nada para alem disto  Isso é uma oferta? 

Bem ... _pensador_   se fosses meu vizinho podes crer que desmanchava a tua GTS toda só para ver como é por dentro, garanto que não sobrava parafuso nenhum, podia era esquecer-me de colocar o motor.

Regressando ao assunto do tópico senão ainda correm comigo com tantos Off-Tópic  _Rolley_

Duvido ( posso estar enganado ) que as novas GTS 125 venham com pré instalação das luzes de nevoeiro, sem ser preciso mexer em mais nada no sistema elétrico porque a bateria continua com 8 Amperes e acende as duas Óticas porque reduziram o consumo passando os piscas a ser de Leds, ou seja, o consumo das duas lâmpadas de filamento dos piscas que retiraram equivale ao consumo de mais um médio, de resto ficou tudo na mesma.

Até seria uma mais valia para a marca se fosse apenas mais o custo de duas Lâmpadas e um botão e viesse com luzes de nevoeiro.

Para uma 125 sairia muito mais valorizada por um acréscimo mínimo e penso que seria a única no mercado PT.

Possivelmente haverá possuidores do novo modelo que possam dar uma palavrinha sobre este assunto.