Autor Tópico: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???  (Lida 13147 vezes)

Bratuga

  • Visitante
Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« em: 31 de Dezembro de 2011, 18:38 »
Ola a Todos.

Tenho uma GTS 125 e quando mudo os farois dos medios para os maximos, reparo que fica um espaço escuro logo a frente da mota.
Existe alguma maneira de alterar para que quando mude para os maximo fique com os medios acessos em simultaneo?
Ou será que ha outra alternativa?

Abraços.

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #1 em: 31 de Dezembro de 2011, 18:47 »
   Colega,

   Já me ajudaram aqui, no tópico"Iluminação dos máximos". Provisoriamente, podes pôr o botão numa posição intermédia e acendem os dois, mas na oficina devem baixar o nível dos faróis. Diz-lhes para não exagerarem porque depois os médios ficam "curtos".

   Cumprimentos.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, 18:48 por NunoMM »
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

nsilva

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2012, 16:19 »
Isso tem um SE nao, porque se com os médios carregarem no "pass" ele acende os dois ou seja continua com os medios e acende os maximos, e se carregarem mesmo pa ligar os maximos os medios desligam, mas como o companheiro antes disse, oficina com isso

André Rocha

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2012, 22:38 »
Ola a Todos.

Tenho uma GTS 125 e quando mudo os farois dos medios para os maximos, reparo que fica um espaço escuro logo a frente da mota.
Existe alguma maneira de alterar para que quando mude para os maximo fique com os medios acessos em simultaneo?
Ou será que ha outra alternativa?

Abraços.

Amigo bratuga,

Quando há dias falei com um amigo electricista, expus uma situação parecida, e ele falou-me na aplicação de um "diodo"...
Encontre algum eletricista "jeitoso" e fale sobre este dispositivo.. (ah, se calhar "cheguei tarde", mas foi sem intenção) _lol_ _lol_ _lol_

Bratuga

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2013, 12:53 »
Amigo bratuga,

Quando há dias falei com um amigo electricista, expus uma situação parecida, e ele falou-me na aplicação de um "diodo"...
Encontre algum eletricista "jeitoso" e fale sobre este dispositivo.. (ah, se calhar "cheguei tarde", mas foi sem intenção) _lol_ _lol_ _lol_

Ola boas.
Nao chegou tarde nao.
Eu acabei por nao fazer nada.
Sempre que preciso, coloco o botao numa posição intermedia que acenda os dois farois, nao sei até que ponto isso é bom, pois deve existir um motivo para se acender uma de cada vez.
Mas o que é isso do diodo?´

Abraços.


Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2013, 13:15 »
Atenção!!!
Todas as alterações no sistema eléctrico é desculpa para que a garantia seja anulada em caso de problema.
Há vários casos reportados em que os concessionários seguindo instruções do importador, se negam a activar a garantia pela simples razão de se ter montado um GPS ou uma tomada, que teóricamente não estragariam a instalação.
Assim aviso os companheiros para que tenham cuidado principalmente com scooters em garantia.
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

RCEu

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2013, 13:35 »
Atenção!!!
Todas as alterações no sistema eléctrico é desculpa para que a garantia seja anulada em caso de problema.
Há vários casos reportados em que os concessionários seguindo instruções do importador, se negam a activar a garantia pela simples razão de se ter montado um GPS ou uma tomada, que teóricamente não estragariam a instalação.
Assim aviso os companheiros para que tenham cuidado principalmente com scooters em garantia.
 

Isto para além do desgaste que pode dar à bateria e até o próprio fusível não aguentar a carga das 2 lâmpadas acesas.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2013, 13:52 »
Ola boas.
Nao chegou tarde nao.
Eu acabei por nao fazer nada.
Sempre que preciso, coloco o botao numa posição intermedia que acenda os dois farois, nao sei até que ponto isso é bom, pois deve existir um motivo para se acender uma de cada vez.
Mas o que é isso do diodo?´

Abraços.


Não faças isso.

Dás cabo do sistema elétrico em termos de bateria, alternador e mesmo as lâmpadas.
 _thumbdown_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


André Rocha

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2013, 14:53 »
Ola boas.
Nao chegou tarde nao.
Eu acabei por nao fazer nada.
Sempre que preciso, coloco o botao numa posição intermedia que acenda os dois farois, nao sei até que ponto isso é bom, pois deve existir um motivo para se acender uma de cada vez.
Mas o que é isso do diodo?´

Abraços.

Vou tentar explicar (tendo em conta o que percebi)
Quando passa de médios para máximos é "cortada" a alimentação de uma lampada e há "um retorno" dessa energia para a outra (máximos)..
O diodo faz com que o "retorno" não aconteça.. Ou seja, continua a ser alimentada a lampada dos médios e passa energia tambem para os máximos..
O pessoal diz que isso dá cabo do sistema electrico.. Eu falei com o eletricista ele diz que leva uma peça (tipo fusivel) ou será mesmo um fusivel, que se houver problemas queima o fusivel...
Mas o conselho é informar-se com alguem de confiança..
Ah e claro não faça isso se a moto está na garantia...
Mas entre colocar o botão numa posição intermédia e aplicar o diodo... Preferia o diodo.. (isso é como andar com uma mudança engranada e o pedal da embraiagem no meio - isto como opinião pessoal)
Pesquise e informe-se.. (se precisar posso perguntar ao meu amigo)

Abraço

Bratuga

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2013, 12:59 »
Obrigado pela dica.
Para já vou evitar de ligar as duas para nao ter chatices.
Mas a ideia do diodo é boa. quando for a revisao novamente quero ver se falo com o mecanico.

abraços.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2013, 15:12 »
Companheiros
 
A montagem de um diodo para fazer com que, quando os médios estiverem ligados os maximos estão apagados e quando se ligar os máximos os médios continuarem ligados, tem de ser feito por quem saiba.
Reparem que esta solução mantém os médios acesos sempre que se ligar os máximos, não esquecer que os médios continuam acesos sempre que os máximos estejam acesos.
Atenção ao consumo que passa para o dobro, normalmente o interruptor/selector de faróis (maximos) não suporta esta corrente e queima.
 
Abaixo fiz agora o esquema básico de ligações.
 
Ligação original

 
 
Ligação com diodo
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

André Rocha

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #11 em: 14 de Janeiro de 2013, 21:21 »
Companheiros
 
A montagem de um diodo para fazer com que, quando os médios estiverem ligados os maximos estão apagados e quando se ligar os máximos os médios continuarem ligados, tem de ser feito por quem saiba.
Reparem que esta solução mantém os médios acesos sempre que se ligar os máximos, não esquecer que os médios continuam acesos sempre que os máximos estejam acesos.
Atenção ao consumo que passa para o dobro, normalmente o interruptor/selector de faróis (maximos) não suporta esta corrente e queima.
 
Abaixo fiz agora o esquema básico de ligações.
 
Ligação original

 
 
Ligação com diodo
 



 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #12 em: 18 de Julho de 2013, 12:27 »
Viva

Tambem sou nabico neste assunto de motos, mas no outro dia vi uma gts 125i com os 2 medios acessos, ainda nao meti conversa com o companheiro porque nao deu. Mas uma coisa e certa estive a reparar nas opticas da minha 125 evo e sao exactamente iguais, agora faco aqui uma pergunta aos mais entendidos neste assunto. Se nós substituir-mos ambas as lampadas (med e max) que existem nas nossas motas por 2 lampadas iguais que tenham filamento duplo para fazer medios e maximos, e fazer uma pequena alteracao na instalacao dos farois da moto de maneira que se consiga ter max e med nos 2 lados
isso é possivel?

Obrigado

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #13 em: 18 de Julho de 2013, 16:13 »
Bem vou meter mais lenha para a fogueira a ver se alguem me consegue arranjar uma solucao.
Toda a gente aqui se queixa tambem do aquecimento das opticas por parte das lampadas com que as gts vem equipadas que ate da para lixar as fitas de leds, sao 55w cada lampada que esta la instaladad e verdade. Como sou curioso e tenho um camarada que tem uma PCX, verifiquei que esta mesmo acende as 2 opticas tanto nos medios como nos maximos, investiguei e ela leva 1 unica lampada por cada optica, ou seja leva leva uma lampada que da 30w nos medios e 35 w nos maximos, logo aqui os consumos a nivel de amperes nao diferem muito da sym, outra coisa a pcx tem uma bateria de 6,2 Amph, enquanto a sym tem uma bateria de 8 Amph. Visto isto nao e por ai que a porca torce o rabo, a unica coisa que nao consigo perceber qual é o encaixe de lampada da pcx para a sym que tem h11.
Posto isto acham que ha problemas fazer essa alteracao

Venham la ideias

Obrigado

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #14 em: 18 de Julho de 2013, 18:02 »
Na pcx e h4
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

miguel alonso

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #15 em: 18 de Julho de 2013, 18:16 »

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #16 em: 18 de Julho de 2013, 18:22 »
Viva

pelo que me tou a aperceber os suportes h11 suportam so 2 fios (+ e o -), enquantos os h4 como dizes que a pcx tem suportam 3 fios (+ medios, + maximos e o -) penso que seja assim, sendo assim na sym teria que se fazer uma alteracao a nivel electrico dos farois, tipo um by pass de medios e outro by pass de maximos, a duvida que eu tenho é como e que e o encaixe do casquilho das lampadas, se sao compativeis da pcx para a sym, porque se for assim é mais simples do que se pensa .....
Penso eu de que........

Opiniões e ideias são sempre bem vindas, forca ai.....

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #17 em: 18 de Julho de 2013, 21:22 »
Malta isso e sempre possivel mas a nivel electrico ter as duas opticas ligadas sobrecarrega quer os fios quer a bateria vejam o consumo com o multimetro mesmo que metam menos potencia nas lampadas o resultado pode ser mais bonito ter as duas mas nunca se ve tanto,eu meto a pcx de um colega ao lado da minha e nota se a diferença. A x mesmo so com uma lampada h1 xenon look da muito mais luz do que as 2 de 35 w da pcx,mas fica ao criterio de cada um ,eficacia ou estetica.
Eu prefiro sempre poupar a bateria e o sistema electrico usando leds onde possivel e se possivel.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #18 em: 18 de Julho de 2013, 22:03 »
viva mpaneves

Como tu bem dizes a pcx no total das 2 opticas ligada em maximos da 70w de potencia ou seja da cerca de 5,9 Amp de consumo total com uma bateria de 6,25 Amph, as lampadas da sym sao de 55w tanto em medios como em maximos e sao cerca de 4,58 Amp para uma bateria de 8 Amph, nao vejo ai grande diferenca se metessemos na sym as mesmas lampadas, como disse so falta e saber se o encaixe da lampada nas opticas da. Tinha-se é que fazer uma alteracao na instalacao da iluminacao da sym para dar nesse tipo de lampdas que a pcx usa. E quanto aos leds a nivel de medios nao dao grande luz hoje em dia (ainda).

Boas curvas  scooter_
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 22:05 por mauricius »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #19 em: 18 de Julho de 2013, 22:13 »
As leds ? Ja as tibe na bws 125 e realmente esqueçe como medios claro
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

João Borges

  • Visitante
Re: Como alterar os Farois da SYM GTS 125???
« Responder #20 em: 27 de Setembro de 2014, 21:28 »
alguem o fez de forma satisfatoria?