Autor Tópico: 16 Anos - Carta 125cc  (Lida 27629 vezes)

nsilva

  • Visitante
16 Anos - Carta 125cc
« em: 20 de Dezembro de 2011, 10:37 »
Olá bom dia a todos os companheiros.

Antes de mais peço desculpa se este não é o sítio certo para postar (criar) este tópico, se for o caso, poderão apagar/mover/editar.

Bem passa-se o seguinte, eu ja tenho os 15 feitos, e tenho muitas perguntas para fazer em relação a este assunto, e gostaria de opiniões diversas se possível também  _pt_

Começando, eu gostaria de saber se é possível começar a tirar a carta uns meses antes de fazer 16 e quanto tempo demorará a carta a ser tirada (passar no exame etc com aulas normais).

Depois, gostaria de saber o que me aconselham, 125cc ou 50cc ? As pessoas com quem eu me dou mais costumam dizer, ah, tu usas a 50cc mas depois queres mais e mais e vais-te arrepender porque deverias ter tirado a de 125 !

Que escola de condução me aconselham ? Na zona de Lisboa é claro ;)  E já agora, os preços mais em conta.

Pronto para já acho que era isto que eu queria saber, em relação a moto , como o AXE disse : Até lá saem modelos novos !

Obrigado e resto de bom dia


Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #1 em: 20 de Dezembro de 2011, 13:30 »
A minha opinião é de que deves começar pelos 50 cc.
 
A verdade é que a experiência conta muito, e aos 16 anos ainda te faltam muitas aprendizagens para estares pronto para arriscar mais potência na estrada, e sobretudo para te lançares na selva rodoviária.
 
Eu sei que sou kota, e que isto é conversa de kota, mas vê-me como uma kota de mente aberta, que até sabe do que fala! é que eu também comecei com  uma cinquentinha, embora já tivesse 44 anos na altura, e mais de 20 de experiência de condução, mas dou por muito bem empregue o ano que andei de cinquentinha  ;)
 
A minha filha tirou a licença especial de ciclomotores com 15 anos, e foi a melhor experiência que poderia ter, e agora, quando com os 18 anos tirou a carta de motociclos e de automóvel em simultâneo,  leva uma grande vantagem em relação aos amigos que só agora começam a conhecer os perigos da estrada  _pol_
 
Acima de tudo, sê prudente, e encara os veículos como objectos muito úteis, mas também muito perigosos.
 
Sobre escolas, preços e tempo necessário para tirar a carta, é só procurar que já existem por aqui vários relatos  _pol_

nsilva

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #2 em: 20 de Dezembro de 2011, 13:50 »
Obrigado pela Opinião Sra. Crisitna ;) Vou pensar nisso, mas depois 50cc nao posso ir as concentrações :P

brunojr46

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2011, 22:02 »
Amigo nsilva, a impaciência é uma virtude da juventude e eu entendo-te muito bem.
Mas tal como a cristina entendo que deves começar pelos 50cc. É que eu defendo que todos temos um percurso e cada etapa tem a sua altura certa para ser percorrida. Concentrações? Não desesperes, eu comecei apenas este ano  _lol_  _lol_  e pelo que vejo tu vais começar muito mais cedo do que eu. Um abraço   _pol_ scooter_

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #4 em: 22 de Dezembro de 2011, 01:12 »
Ainda hoje me lembro dos tempos das minhas 50cc.
O mais importante foi o que com elas aprendi.

Uma 50cc vai certamente aguçar-te o apetite por mais e nessa altura darás por bem empregue as primeiras noções de andar em 2 rodas

Boa sorte
Guerreiro

nsilva

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #5 em: 25 de Dezembro de 2011, 19:27 »
Hmm, então secalhar começo mesmo por uma 50cc :P  Ehehe obrigado a todos pela opinião dada !

diogor

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #6 em: 25 de Dezembro de 2011, 21:08 »
Eu tenho 18 anos e tirei  a licença a 1 ano e tal e ainda continuo  a andar de 50 e estou adorar, daqui a uns aninhos quando começar a trabalhar e acabar a escola tiro de motociclo. Eu acho que  um rapaz de 15 anos nao compensa tirar logo de 125, para nao dizer que a licença tiras em menos de 1 mes e é mais económica cerca de 50 euros ficas com a ela.
cumprimentos

nsilva

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #7 em: 01 de Janeiro de 2012, 16:12 »
Sim eu entendo, mas o dinheiro aqui já está falado, nao se trata de economia mas sim de facilidade de transportes. E ainda estou a pensar na possibilidade da 50cc :)

diogor

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #8 em: 01 de Janeiro de 2012, 17:34 »
se queres algo rápido de tirar a 50 é a solução, pois tiras em menos de 1 mes enquanto a 125 tens que ir as aulas etc .
cumprimentos

nsilva

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #9 em: 01 de Janeiro de 2012, 18:42 »
Sim, mas eu rápido nao importa eu vou tirando e indo as aulas. Aliás, as aulas até pode ser um bem mais precioso, tanto na prática como na teórica :)

AMDista

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2012, 22:55 »
Na minha modesta opiniao, deves comecar por 125. ok, toda gentre mim.  _martelada_

1ª Eu tirei categoria A1 aos 16 anos, numa 125 da escola de conducao. logo tiras alguma experiencia ai..

2º Comprei uma 50, fartei-me e kiteia toda e andava tanto como a minha 125 atual, com o senao de gastar mais e dar mais xatices

3º por mais que queiras, nao podes conduzir 125 com mais de 15cv, logo as mais perigosas nao estao na lista.

4º Eu parti uma perna numa casal boss 50 que nao dava mais de 45km, e nunca caí na minha yamaha dt 50 lc toda kitada, o perigo vai do juizo de cada um, e tanto se cai numa como noutra.

nsilva

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #11 em: 15 de Janeiro de 2012, 16:47 »
Uma pessoa com a mesma opinião que eu :P Mas eu se comprar nao é uma 50cc é uma 125 ;)


Depois, se deixam usar a mota deles, já ganho experiencia e isso é bom

KFBRITO

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #12 em: 11 de Abril de 2012, 22:09 »
Boa Noite, se ainda precisas de ajuda, a minha é simples, se queres o meu conselho é tirares a carta de 125cc, pois ficas já com o código feito, para quando fizeres 18 anos só fazes a condução ;)
Eu ando também a tirar a de 125cc, e tenho 16 anos, ando numa 50cc, na altura queria a licença, mas os meus pais até acharam melhor tirar logo a de 125cc, devido a estar poupar trabalho para o futuro, olha que te vai saber bem aos 18anos, a 1ª aulinha logo de popó xD
É a minha opinião.

diogor

  • Visitante
Re: 16 Anos - Carta 125cc
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2012, 18:01 »
Em termos financeiros é mais económico tirar licença e depois a carta de carro, no meu caso por exemplo tirei a licença agora tiro a carta de carro e fico automaticamente com 125 e daqui a uns anos tiro de mota. Na minha opinião não compensa tirar a de 125 mais vale esperar um pouco para os fanáticos das 2 rodas e aos 18 tirar de mota.
Ao tirar a carta de 125 custa 300 e tal € depois a do carro custa 500 e tal €, porque mesmo que tire só a parte de condução a diferença não é muita.
cumprimentos