Autor Tópico: duvida - como circular em filas de transito  (Lida 17920 vezes)

miguelrk

  • Visitante
duvida - como circular em filas de transito
« em: 30 de Novembro de 2011, 14:04 »
no caso de uma via rapida de tres faixas em fila, existe alguma "regra"?

circulam na berma? entra a faixa da esquerda e a do meio? entre a do meio e a da direita?

obrigado

lferro

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #1 em: 30 de Novembro de 2011, 14:17 »
Companheiro, a regra é a mesma para todos o CÓDIGO DA ESTRADA é para cumprir, quer seja de carro, quer seja de mota.
Tudo o que fizeres contrário é por tua conta e risco.

Claro que todos temos tendência a ultrapassar os carros pelo meio das faixas, desde que não pises traços continuos até podes escapar á multa, mas se os pisas já estás em transgreção.

Visto que como adquirimos a mota para facilitar a deslocação, verdade seja dita, que para usufruires disso tens de andar em transgreção principalmente quando há transito.

Por isso atenção.

miguelrk

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #2 em: 30 de Novembro de 2011, 14:21 »
ok. isso eu sei, mas denro da ilegalidade, existe alguma "regra" (enttre aspas) que por exemplo seja mais conveniente andar entre a fila da esq. e a do meio?

lferro

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #3 em: 30 de Novembro de 2011, 14:42 »
Vou-te responder aquilo que eu faço.

Gosto mais de ir na berma do que pelo meio dos carros, dá-me mais segurança por causa do espaço que tenho, principalmente no circuito que faço casa-trabalho.

Mas quando tenho que circular entre filas e isto aconselho vivamente a todos, além de redobrar os cuidados e a atenção, ligo sempre os máximos da mota. Resultado és visto muito mais cedo e os carros abrem com muito mais antecedência á tua passagem, vais ver que resulta.

Esta é a minha regra. Um abraço
« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 14:43 por lferro »

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #4 em: 30 de Novembro de 2011, 15:32 »
Boas Companheiro  _pol_
Á imagem do Companheiro LFerro, por norma circulo pela berma de 4 piscas ligados...
Faço todos os dias a A2 em direcção a Almada e normalmente o transito é terrível, por isso  _Rolley_ quando não consigo ir pela berma, tento ir entre a 1ª e a 2ª faixa também com os máximos ligados.
Grande abraço e boas curvas

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #5 em: 30 de Novembro de 2011, 16:06 »
Eu tenho diversos tipos de actuação de acordo com o local, a densidade de trânsito e habituação dos enlatados à circulação de motos.

De manhã no final do IC22 e acesso à subida da Calçada de Carriche venho sempre pela direita, (os enlatados encostam-se à esquerda) na faixa do BUS.  _Rolley_ Na Padre Cruz a chegar à saída para o eixo N/S atenção mais redobrada e faixa do meio. Depois de passar esta saída novamente faixa do BUS praticamente até ao Campo Grande (conforme o trânsito).

O mesmo caminho mas em sentido contrário, na Padre Cruz venho pela faixa do BUS mas desço a CC pelo meio (a da direita tem pior piso e muitos buracos).

Na 2ª Circular e no IC19 vou entre a faixa mais à esquerda e a do meio. Nesta via os enlatados estão mais habituados a lidar com as motos e nota-se na disciplina e respeito, (não em todos) pelo pessoal.

Na ponte 25 de Abril, onde passo muito menos vezes, alterno entre a direita e a do meio. Também aqui se nota a maior habituação à circulação de motos.

Em qualquer destas situações vou sempre a fazer sinais de luzes e sempre que preciso uma apitadela para despertar os sentidos mais adormecidos e ou distraídos.

Desculpem se me alonguei mas são estas as minhas acções diárias e outras que no momento sejam as mais adequadas, mas acima de tudo nunca esqueçam; muita atenção e sempre com os sentidos em alerta.
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

sin_laden

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #6 em: 30 de Novembro de 2011, 16:09 »
Companheiro miguelrk, eu nessa situação costumo circular entre as filas de trânsito com os 4 piscas e a ocasional buzinadela, mas nunca com os máximos, porque aí estás de certeza em transgressão. Na berma e na faixa bus aplica-se a mesma regra: apesar de ser mais confortável estás sempre em transgressão a não ser que vás em marcha de emergência.

Eu aconselho a passares com cuidado entre as filas de trânsito, sempre com atenção aos retrovisores da mota e dos carros, e a possíveis movimentações laterais dos enlatados, e caso existam traços contínuos não convém arriscar.

Espero que isto ajude. Abraços  _pt_ _pt_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #7 em: 30 de Novembro de 2011, 16:14 »
 _palmas_ _palmas_ Ffmarques, muito bem descrito, quando for grande gostava de ser como tu,  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _palmas_
« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 16:15 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

PedroBT

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #8 em: 30 de Novembro de 2011, 16:30 »
"costumo circular entre as filas de trânsito com os 4 piscas e a ocasional buzinadela, mas nunca com os máximos, porque aí estás de certeza em transgressão"

Atenção que quer os máximos, quer os 4 piscas, é transgressão, e se formos por ai até o circular entre os enlatados é proibido, se bem que a policia não costuma chatear muito com isso,  já o circular na berna, é mais arriscado em termos de policia, mas mais seguro para nós.

Eu quando circulo no meio dos enlatados uso os máximos, não só porque não tenho 4 piscas  _rir_, mas porque acho que os máximos chamam mais a atenção, já na GTS usava os máximos.

topoman

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #9 em: 30 de Novembro de 2011, 16:31 »
Companheiro miguelrk, eu nessa situação costumo circular entre as filas de trânsito com os 4 piscas e a ocasional buzinadela, mas nunca com os máximos, porque aí estás de certeza em transgressão. Na berma e na faixa bus aplica-se a mesma regra: apesar de ser mais confortável estás sempre em transgressão a não ser que vás em marcha de emergência.

Eu aconselho a passares com cuidado entre as filas de trânsito, sempre com atenção aos retrovisores da mota e dos carros, e a possíveis movimentações laterais dos enlatados, e caso existam traços contínuos não convém arriscar.

Espero que isto ajude. Abraços  _pt_ _pt_

Boas!

Participando também, eu circulo sempre que possível entre enlatados e só em casos muito especificos na berma!

Já agora comentando o post do companheiro sin_laden... Circular de máximos é transgressão? Bom, acho que será tanto como de 4 Piscas (são usados para sinalizar perigo ou marcha de emergência - não creio que seja o caso de nenhuma mota no trânsito) ou a buzinadela (que também creio que serve para alterar em caso de perigo, e é mais usada para "mandar vir"...eheh).

Já agora, eu nunca em caso algum utilizo 4 piscas (também não os tenho...), buzina, ou Máximos no trânsito entre enlatados, pois acho que não tenho esse direito... mas são opções!

Cumps,

miguelrk

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #10 em: 30 de Novembro de 2011, 16:45 »
pessoal, obrigado pelas vossas opinioes. _pol_

hlw

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #11 em: 30 de Novembro de 2011, 17:16 »
Boas.

Tema engraçado, querem ver?

Hoje de manhã estava um nevoeiro que parecia que vinha aí D. Sebastião.
Na entrada na A1 em direção a Lisboa tava tudo parado e estava um carro da BT que se desviou todo para a esquerda e polícia que estava à pendura fez-me sinal para o passar pela direita. Como sou um tipo bem mandado _anjo_ fui pela direita e lá me deixei ir pela berma até ao viaduto sobre o trancão.
A minha regra é: sempre que não está o transito parado, é circular na faxa que circule mais rápido, e quando dá, ultrapasso, mas não faço sinais de luzes porque tenho medo que o enlatado seja rancoroso e ainda me tranca entre outro carro...

Só uso a berma quando tá mesmo tudo parado.

Abraço

miguelrk

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #12 em: 30 de Novembro de 2011, 19:24 »
precisamente!
hj no caos da A1 a entrar em LX tb vi o carro da GNR parado na faixa do meio e como ia pela berma... encostei ao camiao que ai estava pra passar "despercebido", mais a frente fui para o espaço entre  a do meio e a da dta, enquanto outras duas rodas passavam a esquerda a buzinar e a abrir e outras iam andando pela berma...
é um bocado salve-se quem puder.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #13 em: 30 de Novembro de 2011, 19:52 »
Circular entre os enlatados e a pisar/transpôr contínuos ou circular pela faixa do Bus, é transgressão tal como circular pela berma (com punição Leve), prefiro a berma (tipo na A2).
Utilizar máximos, transitando a menos de 100m do veículo precedente "parece-me" que é contra ordenação muito grave, há que ter cuidado.
AbraçoKota
« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 21:28 por kota »
Membro CPM nº5

topoman

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #14 em: 30 de Novembro de 2011, 21:34 »
Circular entre os enlatados e a pisar/transpôr contínuos ou circular pela faixa do Bus, é transgressão tal como circular pela berma (com punição Leve), prefiro a berma (tipo na A2).
Utilizar máximos, transitando a menos de 100m do veículo precedente "parece-me" que é contra ordenação muito grave, há que ter cuidado.
AbraçoKota

Exacto! Essa é uma razão pela qual não ando de máximos (mas é a razão mais simples), pois a mais forte é mesmo achar que é desrespeito, se as motas têm de andar sempre de luzes já é para serem vistas, andar com máximos por ser no meio do trânsito é dizer: "sai da frente que quero passar"...
Já agora, quando qualquer veiculo se aproxima de mim e me manda com máximos (seja carro ou mota!!!) é garantido que fica atrás de mim enquanto eu puder e quem sabe se mais devagar....
Se algum companheiro ficar atrás de uma PCX nestas condições...já sabe quem é! Eheh

Boas curvas e cuidado com o trânsito!

Cumps,

PedroBT

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #15 em: 30 de Novembro de 2011, 22:08 »
Eu ando com os máximos no meio do transito durante o dia nunca faço isto à noite, e não costumo usar o "pass" ponho em maximos e sigo viagem, quando não consigo passar espero, quando me dão uma "abébia" agradeço.

Eu penso que há uma grande diferença entre o chamar a atenção dos outro condutores (mota ou carro), e o andar colado aos outros a fazer luzes, buzina e sei lá mais o quê, é claro que isto não se passa quando está muito transito, muito pelo contrário é quando está pouco e o pessoal anda a abrir.

zexalex

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #16 em: 30 de Novembro de 2011, 22:25 »

Só circulo entre os carros se eles estiverem parados ou a andar muito, muito devagar. E por isso vou também devagar devagarinho e como tenho pouca experiência por vezes sinto dificuldade em manter a trajectória / equilíbrio.

Numa estrada com 3 vias e com saídas será melhor circular pela meio entre a faixa da esqeurda e a central, pois aí há menos hipóteses de encontrar carros a mudar de faixa.

No final da A5 / viaduto Duarte Pacheco, prefiro também ir pela berma a circular entre os carros.

Nas avenidas prefiro também circular pela faixa BUS, quando existe, encostado à esquerda, claro, para me poder enfiar na faixa se for necessário.

Dou sempre passagem a todos os veículos de duas rodas assim que me apercebo que estão atrás de mim e eu vou mais devagar que eles.

Nunca experimentei ligar os máximos porque ando de enlatado há mais de 20 e em situações de trânsito intenso nunca me apercebi de motos por terem os máximos ligados (já pelo barulho que algumas fazem, isso sim).

José Ribeiro

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #17 em: 01 de Dezembro de 2011, 08:40 »
Eu só muito excepcionalmente circulo entre os carros em andamento, só parados, de resto cumpro o código escrupelosamente, luzes ligadas, traços contínuos bermas etc.   Boas curvas

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #18 em: 01 de Dezembro de 2011, 09:09 »
Eu ando com os máximos no meio do transito durante o dia nunca faço isto à noite, e não costumo usar o "pass" ponho em maximos e sigo viagem, quando não consigo passar espero, quando me dão uma "abébia" agradeço.

Eu penso que há uma grande diferença entre o chamar a atenção dos outro condutores (mota ou carro), e o andar colado aos outros a fazer luzes, buzina e sei lá mais o quê, é claro que isto não se passa quando está muito transito, muito pelo contrário é quando está pouco e o pessoal anda a abrir.

Totalmente de acordo  _pol_

Eu não consigo andar pela berma, e já agora, há praqui mais alguns tópicos sobre este assunto  _Rolley_

Eu ando assim: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1388.0

Joaocruz

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #19 em: 01 de Dezembro de 2011, 17:26 »
Pois eu geralmente faço assim:
Se o transito está mesmo parado-parado, tento ir pela berma (com o pisca do lado direito ligado e sempre com cuidado em ver se não há nenhum veículo a encostar, pois nesses casos é que eles não vêm nada mesmo pelo espelho retrovisor).
Se o transito vai a andar (mesmo devagarinho), vou no meio das filas e geralmente sempre entre a mais à esquerda e a do meio. Também aqui com o pisca ligado (neste caso o esquerdo) e de vêz em quando a fazer sinal de luzes à noite, ou a buzinar se for de dia.
O que tenho sempre muita atenção é não circular numa faixa e haver outra moto numa outra faixa diferente da minha. Muitas das vezes, quando os automobilistas facilitam para deixar passar uma moto, não olham e ao passar eu ou o outro, pode atirar connosco ao chão!
Um abraço e boas curvas,
JPC 

Rodrigues

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #20 em: 06 de Dezembro de 2011, 15:09 »
Olá, a pouca experiência que possuo com a moto no meio do transito, ( só a tenho à 3 meses )  _palmas_ faz com que vá um pouco tenso  e receoso  _pensador_, então faço um apelo à paciência e lá me mantenho atrás dos enlatados, de vez em quando uns simpáticos encostam-se e aproveito mas.. nunca e mesmo nunca piso o traço contínuo, nem faço sinais de luzes pois não sei quem lá vai, as bestas também conduzem....mas agradeço sempre contribuindo para uma imagem positiva dos motociclistas, espero que mais tarde, com mais experiência, continue a ter a mesma paciência, sei que o alcatrão é duro pois também sou ciclista e já o beijei várias vezes, uso a moto para passeio e é a passear que vou andar com cuidado.. muito cuidado  _pol_. Abraços

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #21 em: 22 de Dezembro de 2011, 01:30 »
Para mim uma regra simples: Se não passo ou parece-me que poderei não passar; Aguardo até ser possível.

Durante o dia no meio das filas circulo com máximos ligados e sempre pronto a um toque de buzina.

Cada vez que agradeço a um enlatado por dar um jeito acredito que o estou a vacinar contra o preconceito "estes gajos das motos"
Guerreiro

Offline JPGargoyle

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Mem-Martins
  • Free at last!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S :D
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #22 em: 22 de Dezembro de 2011, 10:15 »
Tópico interessante  _convivio_

Eu quando há faixa do BUS  vou sempre por lá (ex: Calçada Carriche). Tenho atenção à Polícia porque sei que não é raro pegarem por isso.
Em vias com 3 faixas gosto de ir entre a mais à esquerda e a do meio (ex: IC19). Acho que há menos mudanças de faixa do que nas da direita, mas sempre super concentrado (Nos 1ºs meses até ficava com os antebraços doridos da força que fazia  _lol_ ) EXCEPTO quando está a chover. Aí como sei que se tiver que travar de repente vou ao charco, prefiro ir na berma, também com muita atenção pq o piso costuma estar mais sujo e por isso bastante escorregadio.
4 piscas não tenho. Máximos, sinceramente não costumo usar, até pq acho a posição do botão pouco acessível. Buzina sim, quando vejo que há uma aberta numa das faixas e que há o perigo do enlatado da outra querer mudar de repente, ou quando um enlatado vai chegado ao centro da via e o espaço é pequeno para passar dou dois toques de buzina.
NUNCA ando a abrir entre os carros. Ando sempre apenas um pouco mais rápido do que eles para os poder ir passando. Se eles vão a 10 eu vou a 20, se eles vão a 70 eu vou a 80, se eles vão a 100 eu vou atrás deles que a PCX não dá mais  _lol_
E agradeço SEMPRE que me dão passagem. Antes de ter mota, no enlatado estava sempre com atenção e facilitava a passagem às motas que via. O que mais me chateava era ver o gajo passar e nem um aceno de agradecimento. Não custa nada e fica sempre bem.
E fico por aqui. Desculpem o testamento :D
Boas curvas a todos.
 scooter_
Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira ;D

Integra S:

Manhas

  • Visitante
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #23 em: 22 de Dezembro de 2011, 12:19 »
Bom tópico companheiros.

Como critico os que se acham "donos da estrada", tento não ser o "dono da estrada" quando há transito.

Por isso, se me incomoda levar com os máximos em cima e ou ter uma buzina a chagar os ouvidos, não ando em máximos e buzino o menos possível.

Quando o transito está lento mas fluido, tento passar entre os carros quando eles não estão lado a lado porque posso ziguezaguear mais facilmente, havendo mais espaço de folga entre os carros e não me habilito a dar um toque nos espelhos.

Quando o transito está em para-arranca, continuo a ir entre carros. E o carro não abre para dar passagem, espero um pouco até ele se aperceber que pode facilitar. Caso não se aperceba, dou um toque de máximos e, caso o "autismo" seja mais profundo ao ponto de continuar com o carro sobre o tracejado que separa as faixas, dou uma pequena buzinadela para acordar o automobilista.


Só uso a berma muito raramente porque para além de ter sujidade no piso, há tendência a andar mais depressa. Se for necessário uma travagem de recurso por um enlatado sair disparado para a berma, as coisas podem ficar muito complicadas.


Quanto a agradecimentos, tento fazer sempre, que seja por gesto ou, no para-arranca com o capacete modular levantado, falando para o automobilista.

Só mais uma nota: tenho a convicção que esta atitute mais passiva ou não tão agressiva, dá frutos. Muito frequentemente, fico parado entre carros porque o esforço e risco para passar não justifica mas os automobilistas voluntariamente "abrem" para passar, sem que lhes tenha pedido.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: duvida - como circular em filas de transito
« Responder #24 em: 17 de Janeiro de 2012, 16:15 »
ok. isso eu sei, mas denro da ilegalidade, existe alguma "regra" (enttre aspas) que por exemplo seja mais conveniente andar entre a fila da esq. e a do meio?

Eu costumo usar essa "regra" de andar entre a  fila da esquerda e a do meio!! Se bem que aí à 3 semanas fui experimentar o alcatrão em cima da ponte de barcarena...
Não gosto de ir pela berma prque o piso é muito mais sujo e em cada entroncamento tens que sair e depois voltar, enfim, o que me chateia é a anarquia e apanhar pessoal entre a direita e a do meio que acaba por mandar os enlatados para cima de mim!! Como diz o "outro" AGUENTE-SE!!
ABRAÇOS
BOAS CU_RVAS
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...