Autor Tópico: 1ª moto... uma ajudinha sff?  (Lida 37923 vezes)

mribeiro85

  • Visitante
1ª moto... uma ajudinha sff?
« em: 28 de Novembro de 2011, 14:47 »
Muito bem, então a minha situação é a seguinte:
Possuo carta de condução de categoria B há 8 anos e pretendo tirar partido da nova lei das 125, pois actualmente tenho um fiat panda dos antigos que me está a consumir que é uma coisa doida, além de toda a maçada de ser um carro velho com muitos problemas.
O uso que dou ao meu transporte particular é diário. Moro em Massamá e trabalho em Queluz, fazendo uma média de 10-15 Km por dia em estradas municipais. Duas vezes por semana desloco-me a Lisboa (pelo IC19) e outras duas vezes por semana dou um salto a Cascais (pela A5 ou Marginal ou IC19).
Tenho visto diversas opiniões sobre scooters e maxiscooters, sendo que aquelas que mais me cativaram foram a Honda PCX, a Daelim S2 (ou S3). As Sym também gostei mas os preços já são um bocadinho elevados para o que pretendo gastar (na ordem dos €2500 - €2700).

O que acham? Dêm-me as vossas opiniões sff.  :)

ze_marmelo

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #1 em: 28 de Novembro de 2011, 15:43 »
Para os percursos que fazes se calhar ficavas bem servido com uma PCX.

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2011, 15:46 »
Boas Companheiro  _pol_
Qualquer uma das motas que referes, são excelentes...
A PCX é uma mota mais virada para o percurso citadino, o que não quer dizer que não se porte bem em viagens maiores, é sem duvida a mais económica, porem se pensares em fazer uns passeios maiores, talvez seja melhor pensares nas outras...
As Daelim´s são impecáveis, com um comportamento excelente e super confortáveis, portam-se muito bem seja em estrada, seja na cidade.
Nas Sym´s tens uma excelente mota, que por vezes nos passa despercebida, a Joyride 125 Evo, está dentro dos valores que procuras, é extremamente confortável e tem um comportamento em estrada 5*****
Pelo que conheço de outros companheiros, nenhuma das 3 marcas tem dado problemas de maior, somente as coisas normais.
Penso que o melhor que tens a fazer para ir tirando duvidas, é sem duvida ires fazer teste-ride e sentires tu em qual delas te sentes melhor  _rir_
Espero ter ajudado, um grande abraço  _pt_
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, 15:48 por Paulo Pessoa »

mribeiro85

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2011, 16:00 »
Muito obrigado.
Pois a PCX é muito gira, mas pelo que já andei a ler por aí, as peças são mt caras, se houver algum problema com ela gasta-se logo um balúrdio para a meter novamente funcional...Se calhar essa joyride até nem era pior..!
Pois é, se calhar tenho mesmo de ir a um stand fazer um test-drive para ver em qual me encaixo melhor. Tenho é imenso medo porque nunca andei de mota... É aconselhável fazer alguma aula numa escola de condução para me habituar ao estilo de condução? Ou deixo isso para os "maricas" e atiro-me de cabeça nisto de conduzir motos? :)

Macsword

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2011, 16:32 »
Olá companheiro!

Porque não passas pelos Diários de Bordo das (maxi)scooters que preferes e vês?
Sempre vês mais umas fotos e o que os seus donos fazem com elas!
E de caminho, passa pelo meu! ;)

Edit: Mas aqui fica a minha opinão, para o que dizes, PCX.
Se pretendes dar mais umas voltas e andar com pendura, se calhar outros modelos serão mais indicados!
Eu uso a PCX para tudo... mesmo tudo. Voltinhas, voltas e voltonas!  _rir_
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, 16:35 por Macsword »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #5 em: 28 de Novembro de 2011, 17:09 »
Boas eu sou o Panda...já tive muitos Panda´s...é uma grande máquina e nunca nos deixam ficar mal _pol_

mas está na hora de comprares uma scooter, devido á economia, tempo, e prazer (bem o Panda aqui também proporciona umas sensações únicas) _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

a Honda PCX parece-me uma boa opção _pol_
...e a SYM Joyride também é uma scooter bem interessante _pol_

vai aos stands e senta-te nas bombas _rir_ _rir_ se puderes andar então é perfeito!!! Não há nada como um test drive _Rolley_ _Rolley_

Cristina Marques

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #6 em: 28 de Novembro de 2011, 17:49 »
Bem
na minha opinião e se não queres gastar muito tens  a S3... 14 cv deposito 12 l

e anda bem (eu gosto)

PCX não gostei, depois tens de ver a tua altura pois variam muito.

Moro em Queluz se um dia quiseres vir ver a Daelim S3 manda um PM e combina-se

Nota: nunca compres na Norauto please não entendem nadinha  _polb_ _polb_

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2011, 18:56 »
" Tenho é imenso medo porque nunca andei de mota... É aconselhável fazer alguma aula numa escola de condução para me habituar ao estilo de condução? Ou deixo isso para os "maricas" e atiro-me de cabeça nisto de conduzir motos? :) "

Se andas ou já andaste de bicicleta, já é meio caminho para saberes andar de scooter.
Não tens de têr receios  _pol_

Em todo o caso tens a escola do nosso companheiro Panda para poderes aprender a andar como o Rossi  _lol_ ( brincadeia á parte) Vê aqui: SCOOTERSOLUTION
Ou diretamente no site:
http://www.scootersolution.com.pt


 _convivio_
Zacli

AMDista

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2011, 19:57 »
Boas, dentro do orçamento, parece-me a S3 uma escolha muito boa, mas os km diarios supramencionados, em termos de economia a PCX é uma escolha muito acertada,  _Rolley_
Lá esta, o melhor é sentares-te (pelo menos) nas scooters que tens em mente e escolher a partir daí.
 scooter_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2011, 20:55 »
Companheiro, entre as que citaste, qualquer uma é boa escolha, mas eu não compraria a pcx apenas porque das 3 é a menos versátil.

Fi9z um pequeno test ride com ela, e não gostei, pois embora reconheça que em cidade deve ser imbatível, a verdade é que a achei muito limitada para tudo o resto.

Nos consumos, é sem dúvida a mais poupadinha, mas não sei se no geral o será porque tenho ideia que a manutenção é um bocado mais cara.

A Daelim, nunca testei, mas quem as tem mostra muita satisfação, e os diários e bordo que acompanho aqui no fórum também o espelham, pelo que ambas devem ser boa escolha, e são mais versáteis que a pcx.

Joyride conheço bem, pois tive uma 200 (das antigas) e adorei!

É poupadinha, super endiabrada, hiper confortável, e muito fiável.

Adora viajar!

Adora andar no meio dos carros na cidade!

De todas, seria novamente a minha escolha  ;)

PS: se não estás seguro, passa pela escolinha do Panda  ;)
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, 20:56 por cristina »

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #10 em: 28 de Novembro de 2011, 21:54 »
Companheiro,

Não quero fazer comparações entre modelos. Posso apenas dizer que a Joyride Evo 125, se enquadra no que procuras.

A minha só tem 5 meses. Vai nos 7.000 KMS, sem problemas, sem queixas Estou contentíssimo. Um comportamento muito interessante e até surpreendente.

Um abraço



Guerreiro

sin_laden

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2011, 22:00 »
Companheiro, o meu percurso diário é semelhante ao teu (moro em Queluz e vou para a universidade em Lisboa) em termos de quilómetros e de tipo de estrada, e ao fim-de-semana também vou passear, se bem que costumo ir mais à margem sul, e devo dizer-te que durante os passeios mais longos vais sentir a necessidade de uma mota mais potente.

A minha Burgman 400 (que arranjei por um preço dentro dos referidos) é perfeita para esse tipo de utilização, mas parto do princípio que não tens carta A.

Caso seja esse o caso a minha recomendação deve ser esquecida. Abraços  _pt_ _pt_

mribeiro85

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #12 em: 28 de Novembro de 2011, 22:10 »
Acho que a melhor coisa que fiz foi registar-me neste fórum! Heh. Muito obrigado pelas vossas opiniões. Neste momento estou a passar uns dias em casa dos meus pais, em Braga, por acaso não conhecerão algum stand bom aqui por estas bandas, não? Eu de qualquer forma vou pesquisar um bocado pela internet, a ver o que é que encontro, e amanhã vou ver se dou umas voltinhas por aí! :)

Depois comunico.
Cumps
Manuel

PS- já agora como é que acedo aos diários de bordo de que falam tanto por aqui?

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #13 em: 29 de Novembro de 2011, 08:44 »
Companheiro!

Se estás limitado em t€€€mpo, poderás sempre optar por uma maxi scooter em segunda mão.
Se procurares bem, certamente que irás encontrar algo à tua m€€€dida.
Com a crise que está, há muitas motos com poucos meses e km's à venda por pr€€€ços acessív€€€is.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2011, 08:56 »
Caro companheiro a SYM esta a fazer uma campanha de 0% de juros  ate 31 de Dezembro ...........acho uma boa oportunidade........digo eu !
Por exemplo uma joyride   
Cumps e boa escolha  scooter_

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #15 em: 29 de Novembro de 2011, 10:38 »
Tenho uma Sym Joyride 125 evo, que comprei em Outubro, vai com quase 600 Km e até à data 0 problemas. Também era melhor...

Optei pela Joyride em detrimento da GTS (acho que é assim) da mesma marca SYM porque sempre eram 600 euros de diferença que dão para muuuuiiitos litros de gasolina.

Comprei a mota para substituir o carro no percurso algo monótono em Lx, casa-trabalho-casa, que fazia sozinho e não se justificava estar a queimar combustível parado no trânsito.

A verdade é que levo cerca de 10 minutos no percurso e, mesmo quando chove, quase quem nem dá para apanhar uma molha.

A minha experiência resumia-se a andar de bicicleta e a uma Casal 50 que tive há alguns anos. A habituação não foi nada difícil, requer algum tempo e algum cuidado mas não é nada complicado.

Com a compra da moto, o concessionário, associado do CPM, deu-me a possibilidade de abater 300 euros no preço da mota ou então adquirir equipamento no mesmo valor. Decidi-me pela opção equipamento e fiquei com praticamente tudo o que precisava. Capacete, blusão, cadeado, fato de chuva e luvas. Tudo por cerca de 2.700 euros.

Até ao momento a decisão tem-se revelado acertada e, o melhor indicador disso é que para o percurso que eu fazia habitualmente sozinho tenho tido agora constantes propostas de companhia. Legítima, claro... ::)

Cumprimentos
Spritmonitor.de" border="0

mribeiro85

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #16 em: 29 de Novembro de 2011, 13:17 »
Excelente, vou ver isso da campanha a zero por cento de juros. Descobri um stand aqui perto da casa dos meus pais que tem Syms e Hondas, hoje à tarde vou lá dar um salto para as ver ao vivo.

Mesmo assim sem as ver ao vivo acho que já fiz a minha escolha, será a Joyride 125 EVO, mas nada melhor do que estar com elas para escolher melhor.

Tive foi a ver as especificações e ao que parece esta Joyride bebe um bocadinho acima da média. Acham que é assim tão evidente?

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #17 em: 29 de Novembro de 2011, 13:50 »
Se reparares bem no quadro das marcas, dentro de cada marca têns um sub-quadro de Diários de Bordo, e basta clikar no sub-quadro da marca que te interessa, para teres acesso aos vários diários de bordo.
 
quanto ao consumo da Joyride, nunca ouvi queixas, mas claro que consome mais que a PCX  _Rolley_
 
A minha era 200, e nunca chegava aos 4/100km (a não ser em AE, quando andava a reboque do pardal até ficar sem gota  _lol_ )

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #18 em: 29 de Novembro de 2011, 13:59 »
Tive foi a ver as especificações e ao que parece esta Joyride bebe um bocadinho acima da média. Acham que é assim tão evidente?
Boas Companheiro,
Eu tenho uma GTS e se não estou enganado... o motor é o mesmo, a minha está a fazer uma media de 2,9 o que é excelente, faço diariamente cerca de 90km e metade dele é AE  _rir_
Acho que fazes uma excelente escolha, a Joyride é 5*****  _pol_
Abraços

miguel alonso

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #19 em: 29 de Novembro de 2011, 14:18 »
Boas

Posso-te dizer que não sou nada poupado na condução, na pcx fazia 2.7 e agora na sym gts 3.3/3.4.

Mas dou-te o maior conselho de todos:

Experimenta todas as motas que puderes e tira as tuas conclusões.

zexalex

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #20 em: 29 de Novembro de 2011, 22:23 »
Na minha S3 devo estar a fazer mais ou menos 3.5 l/100 - ando depressa e sou pesado :-)

Comprada em Julho, 2700km, percursos carnaxide / marquês pombal, saldanha, expo / carnaxide, pela A5 ou CRIL/2ª Circular. Até hoje sem problemas. Na S3 um vidro alto é uma opção quase obrigatória para o inverno (+100€).

A Sym Joyride é uma muito boa escolha. Tem atenção à capacidade de bagagem debaixo do banco. Na S3 cabe um capacete e mais uns tarecos (poucos).

Se gastar menos 1 litro aos 100 for realmente importante, nada bate uma PCX, embora eu pessoalmente goste mais de scooters com mais "porte".

Atenção: se nunca andaste de scooter, recomendo vivamente que antes de te "fazeres à estrada" dês uma voltinhas durante meia hora num local sem trânsito para te habituares a travar e a curvar... De preferência com alguêm com alguma experiência que te possa dar alguns conselhos... Caso contrário vais aprender da forma mais difícil....

mribeiro85

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #21 em: 29 de Novembro de 2011, 23:59 »
Fui hoje a um stand da Honda sentar-me em algumas scooters. A PCX é linda, mas a Joyride é como vcs me avisaram, parece bem mais confortável, tanto para o condutor como para um pendura.. Adorei olhar para elas ao vivo!  _pol_ E como planeio dar mais voltas do que apenas andar pela cidade, penso que seja uma boa opção, ainda por cima com esta coisa dos 0% de juros... Não tenho o dinheiro total em mão, pelo que vou ter de optar pelas prestações.

O vendedor não tinha era nenhum modelo para fazer test-drives... disse que as novas não se podiam ligar, porque nãseiquê da bateria, coiso e tal...enfim pude sentar-me nelas e avaliar mais ou menos o conforto e os espaços de arrumação.

Atenção: se nunca andaste de scooter, recomendo vivamente que antes de te "fazeres à estrada" dês uma voltinhas durante meia hora num local sem trânsito para te habituares a travar e a curvar... De preferência com alguêm com alguma experiência que te possa dar alguns conselhos... Caso contrário vais aprender da forma mais difícil....

Realmente nunca andei de scooter... _corado_ Das duas, uma, ou algum de vós me indica um stand com alguém amigável que não se importe de me dar umas dicas, ou se calhar vou ajudar no negócio ali do amigo Panda e compro uma aulinha para tirar todas as dúvidas que tiver, e experimentar andar numa  scooter_

Espero já ir para a passagem de ano com a nova máquina hehehe  _pt_

Cumps!!
Manuel

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #22 em: 30 de Novembro de 2011, 19:06 »
Companheiro mRibeiro85,

Se fores ter aula(s) na escola do prof.PANDA sacas-lhe a TMAX e aprendes logo a andar e a voar ao mesmo tempo, hehe.
Agora a sério, não é nada complicado, só tens de ter cuidado extra nos 1ºs dias para não deixar tombar  a  scooter_ e convem não ires logo para o IC19 ,2ªcircular ou afins( em hora de ponta ) nas 1ªas horas de resto, é teres prudência e condução defensiva  e + nada.....
Vou ficar de olho neste tópico para ver qual será a eleita.
1 abraço
Scooterado _slb_ scooter_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

mribeiro85

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #23 em: 30 de Novembro de 2011, 23:10 »
Boas.
Pois, imagino que não seja muito difícil...

Tenho pensado bastante em tudo aquilo que mudará se eu for mesmo para a frente com esta troca de meios de transporte e uma das coisas que mais me tem feito pensar é onde é que irei guardar a menina.
Moro num prédio sem acesso a garagem, numa zona super residencial, e sinceramente nunca vi nenhuma mota do mesmo género estacionada no meio da rua à noite. Pode isto ser um problema?

E caso tenha mesmo de a estacionar à noite no meio da rua os passeios estão fora de questão? _pensador_ Tipo amarrada a um poste com uma corrente no meio do passeio... _Rolley_ Que experiências é que têm disso?

dinis espadinha

  • Visitante
Re: 1ª moto... uma ajudinha sff?
« Responder #24 em: 30 de Novembro de 2011, 23:18 »
Companheiro, eu não estou nessa situação, mas se estivesse antes de comprar, pensaria em arranjar um sitio para a menina.
Não puderes estacionar nem no passeio, e longe de casa é complicado. _pensador_ scooter_ _slb_