Autor Tópico: [GTS 125 Evo] Regulação de farois  (Lida 12288 vezes)

jmfc

  • Visitante
[GTS 125 Evo] Regulação de farois
« em: 03 de Abril de 2010, 23:42 »
boas pessoal, alguém me sabe dizer como posso regular os farois?, é que quando vou com pendura, os carros que veem em sentido contrário estão sempre a fazer sinais de luzes,  gostava de poder baixar um bocado mais os farois.
um abraço a todos _pol_
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 00:50 por paufer »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: regulação de farois
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2010, 10:31 »
Viva vizinho jmfc.
Quando quiseres combinar podemos marcar um sítio e uma hora e eu explico-te como regular os faróis da GTS.
 _convivio_


jmfc

  • Visitante
Re: regulação de farois
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2010, 12:21 »
boas pessoal, o que acham de combinar-mos um cafe no proximo sabado nas esplanadas da costa da caparica por volta das 10.00H da manha,o que acham?
um abraço a todos  _lool_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: regulação de farois
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2010, 21:27 »
boas pessoal, o que acham de combinar-mos um cafe no proximo sabado nas esplanadas da costa da caparica por volta das 10.00H da manha,o que acham?
um abraço a todos  _lool_

Companheiro é só passares no quadro devido aqui, leres as normas, e abrires um tópico e logo te aparecem uma série de Maxis (não digas é a ninguém que pagas os cafés  _careta_ ).

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: regulação de farois
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2010, 17:56 »
Afinal era fácil!

Encontrei o "jmfc" no JB Motos (Sesimbra) e eles não sabiam onde ou como ajustar as luzes (não vem no manual técnico). Mas depois de algum trabalho lá descobriram!

É bastante fácil, mas os parafusos de ajuste da óptica estão "escondidos" com tampas de borracha.

Se colocarem a vossa mão, na parte de baixo da óptica, encontram uma tampa de material tipo borracha. é só retirar e fica visível um parafuso, desaperta-se o parafuso e ajusta-se a óptica com a mão, depois é só voltar a apertar o parafuso e colocar a tampa.

RCPT

  • Visitante
Re: regulação de farois
« Responder #5 em: 24 de Junho de 2010, 01:35 »
ontem levei a minha gts a revisão dos 7000 e uma das coisa que pedi foi para me baixarem a óptica um bocadinho - estava sempre a receber flashadas de quem vinha em sentido contrario ....

infelizmente ficou baixa demais ....

acham que subir um bocadinho a óptica é acessível para um gajo que não percebe nada do assunto ... (ou o melhor mesmo é fazer os 50km para o mecânico fazer isso ...?)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: regulação de farois
« Responder #6 em: 24 de Junho de 2010, 08:12 »
Viva!

Se queres regular a ólhometro e queres aventurar-te um bocadinho, fazes tu, porque não é difícil.

Se queres regular a ólhometro mas não te chateares, leva-a à oficina.

Se queres regular correctamente leva-a a uma oficina de enlatados que tenha o aparelho para regular os faróis. Possivelmente vão cobrar €€€€

ólhometro = projectar o feixe da luz para uma parede.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

daniel

  • Visitante
Re: regulação de farois
« Responder #7 em: 24 de Junho de 2010, 20:41 »
Estou com o mesmo problema, quando vou na estrada recebo com cada flaxada dos carros que nem vos digo, em 5, 3 fazem-me sinais de luzes, algo está mal  _confuso_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: regulação de farois
« Responder #8 em: 24 de Junho de 2010, 20:47 »
Viva!

Vocês não andam com os máximos ligados a pensar que são os médios...  _pensador_ _lol_

Verifiquem o botão do lado esquerdo...  _Rolley_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

RCPT

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2010, 00:09 »
tal como eu disse o meu mecânico - jb motos, sessimbra - já me baixou a óptica e comentou que é um problema recorrente nas gts ... por varias vezes teve clientes a comentarem que recebem flashadas a mais :P  ...

--- (o meu azar é que ele baixou demais e agora com frequência tenho que recorrer aos máximos ! )
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 00:50 por paufer »

dragonh

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #10 em: 14 de Agosto de 2016, 00:14 »
Venho aqui fazer um desenterranço.  _confuso_
A Sym GTS 125 EVo que comprei têm o farol demasiado alto, todos me fazem sinal de luzes, onde está o parafuso para baixar aquilo? _pensador_

afg

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #11 em: 14 de Agosto de 2016, 22:11 »
Boas ,

A regulação da altura dos faróis da GTS é efetuada num parafuso que está tapado por uma tampa de borracha na parte de baixo dos grupos óticos . Basta afastar a cobertura de borracha do guarda lamas e o acesso aos faróis é fácil . Após retirar a tampa de borracha, o ajuste é efetuado com a ajuda duma chave Philips ( cruz ) .

Eu ajustei da seguinte forma , como já havia visto num tópico sobre os leds cá no CPM, é a versão Tuga  _lol_, para mim resultou na perfeição quando mudei as lâmpadas para led  _pol_ .

1º Medir a altura do farol até o centro e marcar numa parede essa altura retirando 5 centímetros ;
2º Afastar a moto 5 mts duma parede e ligar os médios ;
3º Com a mota afastada os 5 mts. regular a luz de modo a que o topo superior da luz incida na marca efetuada na parede e já está !

Espero ter ajudado . Um maneira mais simples é levar a moto a uma oficina auto e ajustar em função do equipamento que é utilizado para a regulação dos faróis dos carros .

Boas curvas,
 scooter_

dragonh

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #12 em: 17 de Agosto de 2016, 10:09 »
Obrigado pela resposta.
Quanto à afinação, desenrasco me bem, já afinei o do carro, só preciso de o fazer é à noite e ter uma parede...

Então, tiro a forra por cima da cava de roda e depois ainda tenho uma tampa, é isso?

Por acaso não andam por ai fotos do local do parafuso?
 
Por regra o farol têm 2 parafusos o de ajuste vertical e o de horizontal, não queira estar a mexer no parafuso errado.

dragonh

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #13 em: 17 de Agosto de 2016, 17:53 »
Já andei a mexer na regularem.

Aqui fica o meu contributo de forma a ajudar futuramente a malta que precise do mesmo.

Tutorial com afinar farois:
Por cima da cava da roda tem uma borracha presa por 2 ferros nas pontas, é só desdobrar os ferros e tirar a borracha para a frente ficando com livre acesso às cotas das ópticas (dá para fazer sem retirar isto mas a primeira vez convém fazer para se ver onde fica as coisas).




Depois ai existe estas tampas:



Tiram fora e fica com o parafuso que prende a regularem à vista, é só desapertar e avançar ou recuar conforma necessidade.


Nesta scooter, tem regulação para os máximo e médios independentes.
Espero que ajude  _pol_
« Última modificação: 17 de Agosto de 2016, 23:37 por dragonh »

afg

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #14 em: 17 de Agosto de 2016, 19:21 »
Boas fotos companheiro  _palmas_ ,

Era mesmo esse parafuso que estava a referir-me no meu post anterior  _pol_ .
Boas curvas ,
 scooter_

NunoMiguel

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #15 em: 17 de Agosto de 2016, 21:23 »
Mas então... Vocês querem baixar os faróis por causa do/a pendura. E depois quando estiverem sozinhos?

afg

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #16 em: 19 de Agosto de 2016, 08:12 »
Mas então... Vocês querem baixar os faróis por causa do/a pendura. E depois quando estiverem sozinhos?

Boas companheiro ,

Eu tive que baixar a altura dos médios da minha Evo porque mudei as lâmpadas para LED e como a amplitude de luz era muito superior à de halogéneo e produzia encadeamento então tive que regular de modo a evitar o mesmo .

Boas curvas,
 scooter_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #17 em: 15 de Setembro de 2018, 23:20 »
Tambem mudei as minhas lampadas por leds, e tenho recebido algumas queixas :-?
Alguem sabe onde se afina a altura dos farois da sym 125i gts.

Tomané

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #18 em: 16 de Setembro de 2018, 19:03 »
Isso não me ajuda na minha dúvida.


Ja retirei, desculpa.


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [GTS 125 Evo] Regulação de farois
« Responder #19 em: 16 de Setembro de 2018, 20:53 »

Ja retirei, desculpa.

Não tem problema, mas coisas que eu saiba fazer e possa, prefiro ficar eu com os tostões e fazer.

O problema é que desmontei a frente da mota e não veja nada a indicar onde se faça a regulagem dos faróis para cima ou para baixo, é aqui que se nota ainda mais a diferenças das marcas  :'(