Autor Tópico: Yamaha T-Max 2012 (530cc)  (Lida 43009 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #25 em: 13 de Novembro de 2011, 23:22 »
Eh lá _pol_ Estou desejando de ler esse relato...

Já andei de Tmax530 _convivio_

que colosso!

Efectuei um teste de 25 minutos em Milão!

Acabei de chegar viagem, depois conto mais pormenores!!!

Abraços

davide

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #26 em: 14 de Novembro de 2011, 09:12 »
A Honda Integra é um primeiro passo numa nova direcção e valerá pela sofisticação tecnológica e fiabilidade Honda, ao passo que a T-Max valerá pelas prestações mecânicas e da ciclística (excepcional).

No que respeita à ciclistica não me parece que a TMax seja melhor, porque a Integra tem a ciclistica de uma mota e a TMax de uma scooter...  _pensador_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #27 em: 14 de Novembro de 2011, 10:07 »
Companheiro Panda,
A TMAX 530 cc tudo de origem é melhor que a Tmax 2011 Kitada ( com JCosta EV2R e escape Akrapovic ) ou andam as 2 ali " taco a taco " ?
Tambem estou curioso como o resto dos colegas. _pensador_
Lá para 2013 estou comprador de algo com + power e a Tmax tem de estar na lista  mas, há que dar + algum t€€mpo ao bolso, hehe.
1 abraço e vou ficar de  ::) nesse futuro post
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #28 em: 14 de Novembro de 2011, 12:28 »
Já andei de Tmax530 _convivio_

que colosso!


Pelo que vejo, já estás a pensar num upgrade.

Eu estou a pensar comprar uma maxi (espero que brevemente...  _Rolley_ ). Estava a pensar na Maxsym 400i mas tu, com os teus relatos  _martelada_ , fizeste-me inclinar para a T.
Quando falaste no preço da nova T (no outro fórum), fiquei inclinadíssimo.  _lool_
Vamos a ver se a troika vai embora...
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

jabcproenca

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #29 em: 14 de Novembro de 2011, 18:10 »
Pelo que vejo, já estás a pensar num upgrade.

Eu estou a pensar comprar uma maxi (espero que brevemente...  _Rolley_ ). Estava a pensar na Maxsym 400i mas tu, com os teus relatos  _martelada_ , fizeste-me inclinar para a T.
Quando falaste no preço da nova T (no outro fórum), fiquei inclinadíssimo.  _lool_
Vamos a ver se a troika vai embora...


Bem isso é tipo: estava a pensar comprar um VW Golf...mas, com os teus relatos já estou mais inclinado para o Ferrari Enzo..... _careta_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #30 em: 14 de Novembro de 2011, 18:28 »
Eu estou a pensar comprar uma maxi (espero que brevemente...  _Rolley_ ). Estava a pensar na Maxsym 400i mas tu, com os teus relatos  _martelada_ , fizeste-me inclinar para a T.
Quando falaste no preço da nova T (no outro fórum), fiquei inclinadíssimo.  _lool_

Mas, há alguma semelhança entre os preços (de tabela) da MaxSym 400i (€5200) e da Yamaha T-Max (sempre + de €10.000)? A relação entre os preços é de 1 para 2, isto é, a T-Max custa o dobro da MaxSym. A T-Max de 2012 vai ficar mais barata que o modelo actual? Não acredito!
A T-Max é uma mota fantástica, a MaxSym será apenas uma boa mota mas, em termos de relação qualidade/preço acho que nem há discussão, sendo certo que são motas que só aparentemente partilham o mesmo conceito (scooter), pois aquilo que falta à T-Max em practicidade (quase nula capacidade de carga, por exemplo, mota concebida para uso/gozo a solo, pouco confortável), sobeja-lhe em desportividade.

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #31 em: 14 de Novembro de 2011, 19:46 »
Mas, há alguma semelhança entre os preços (de tabela) da MaxSym 400i (€5200) e da Yamaha T-Max (sempre + de €10.000)? A relação entre os preços é de 1 para 2, isto é, a T-Max custa o dobro da MaxSym. A T-Max de 2012 vai ficar mais barata que o modelo actual? Não acredito!
A T-Max é uma mota fantástica, a MaxSym será apenas uma boa mota mas, em termos de relação qualidade/preço acho que nem há discussão, sendo certo que são motas que só aparentemente partilham o mesmo conceito (scooter), pois aquilo que falta à T-Max em practicidade (quase nula capacidade de carga, por exemplo, mota concebida para uso/gozo a solo, pouco confortável), sobeja-lhe em desportividade.

1 - Se pensas que o preço é a única diferença entre estas duas scooters, é porque não leste nada em relação à TMax...
2 - Se eu puder e quiser comprar a TMax, em vez da Maxsym (apesar desta ser a minha primeira escolha e a considerar uma excelente scooter), será que não posso?
3 - Quanto ao espaço de carga, quem é que disse que eu necessito de mais espaço? Para isso também existe uma coisa chamada top case...
4 - "Mota concebida para uso/gozo, a solo..."  Creio que nunca falei em andar com pendura, apesar de isso poder acontecer algumas vezes e em viagens muito pequenas...

Gostas da Maxsym, compra porque como disse, é uma excelente máquina e foi a minha primeira opção de compra.
Apesar disto, está descansado porque ainda não me decidi qual compro ou até se poderá ser uma outra.
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #32 em: 14 de Novembro de 2011, 20:48 »
Companheiros.

Só uma pequena impressão, a Maxsym 400 e a nova T-max, são conceitos, aptidões, e preços ( qualidade)  diferentes dentro do mundo das scooters. Pelo que não se deve compara-las pois o único elemento que as conjuga, é serem scooters. Tudo o resto é diferente entre elas, e têm de ser assim. Uma T-Max sempre foi e sempre será o que mais se aproxima de um "R" numa automática com estrado para os pés. E é isto que me chateia... pois aquilo literalmente voa. Uma T-Max é feita para andar nos limites, pois andar, acelerar, e travar com toda a brutalidade é o forte dela. Quando em 2000 a Yamaha anunciou a T Max  ninguém a acompanhou pq  novos conceitos numa scooter, tais como  quadro em ALU com motor portante totalmente independente do braço oscilante  e transmissão por corrente, fizeram a fama e o crédito às prestações.

Abraços
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #33 em: 14 de Novembro de 2011, 20:56 »
O teu 1º comentário (o nº 1) dá a ideia que não leste (ou não entendeste) o resto do meu comentário. É estranho, porque no teu comentário nº 4 pronuncias-te sobre (parte do) resto do meu comentário.
Para que não restem equívocos, não há nenhuma crítica implícita (ou explícita) no meu comentário; apenas a estranheza de a comparação ser feita entre a T-Max e a MaxSym, máquinas que, sendo ambas muito do meu agrado, considero diferentes em quase tudo: preço, características, público-alvo, etc. Se a comparação fosse feita entre a T-Max e a BMW C650 GT ( ou a GP800, por exemplo), já não acharia estranho.
O que me levou a fazer o comentário - se calhar, devia ter ficado caladinho porque, sem querer, parece que feri a tua susceptibilidade - foi precisamente o facto de eu gostar bastante de ambas as motas e de já ter lido muito sobre ambas: em português, espanhol, francês e inglês, li tudo o que apanhei, sendo que sobre a MaxSym 400i a maior parte do que está disponível na internet, com interesse, está em sites franceses.
Eu nunca fui um aficionado das motas; a primeira vez que li um teste à T-Max (curiosamente, publicado na Auto Foco), fiquei interessado na mota e, de então para cá, tenho lido muita coisa sobre ela.
Por outro lado, estou prestes (espero...) a trocar a minha 125cc por algo com maior cilindrada e, apesar de apreciar imenso a T-Max, não a incluí na minha lista de compras. Preciso de espaço de carga que ela não tem, de espaço e conforto para o passageiro que ela não disponibiliza e acho-a muito cara, em termos absolutos. Felizmente, posso dispender os mais de €10.000 que custa, mas não o quero fazer. Agora, se queres e podes, acho muito bem que o faças e desejo-te que tires muito gozo da sua utilização.

zexalex

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #34 em: 14 de Novembro de 2011, 21:59 »
De facto falta à T-MAX alguma coisa em termos de espaço de carga debaixo do banco e a caixa da Honda Integra para eu a considerar ideal.

Se não precisarmos do espaço debaixo do banco e se prescindirmos do avanço tecnológico que uma caixa DSG representa, a TMAX estará perto do ideal.

Isto se não olharmos à questão preço, claro.

Resta dizer que mesmo as novas scooters BMW também não trazem tudo...

Por isso mesmo com estas opções todas "topo-de-gama" ainda há que pesar os prós e os contras de cada uma na altura da aquisição.

Facto positivo é haver agora mais opções nesta gama.

E eu continuo a dar uso à S3 e à espera de uma que tenha tudo e que me obrigue a fazer o frete de ir tirar a carta...

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #35 em: 14 de Novembro de 2011, 22:18 »
O teu 1º comentário (o nº 1) dá a ideia que não leste (ou não entendeste) o resto do meu comentário.

Desculpa, tens razão.
Afinal, parece que estavamos os dois a "bater na mesma tecla"...  _convivio_ 
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #36 em: 14 de Novembro de 2011, 22:20 »
Apra companheiro Apra. _pol_ _slb_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #37 em: 16 de Novembro de 2011, 11:06 »

..."falta à T-Max em practicidade (quase nula capacidade de carga, por exemplo, mota concebida para uso/gozo a solo, pouco confortável), sobeja-lhe em desportividade. "...

eu tive uma Honda SW400 e como sabem em termos de capacidade de carga era bastante boa, podia levar 2 capacetes integrais e mais umas coisas!!!

quando comprei a TMAX reparei (já sabia) que o espaço debaixo do banco não era tão grande _Rolley_ _Rolley_ mas o que me tem vindo a impressionar agradávelmente é que práticamente posso fazer as mesmas coisas que fazia com a SW _pol_
...exemplo: vou ao shopping coloco um integral, meto o blusão (moto) e o fato da chuva debaixo do banco e depois o capacete do pendura não cabe, sim é verdade _pol_
...mas na SW400 era a mesma coisa _Rolley_ _Rolley_ não conseguia colocar 2 capacetes integrais e mais o fato de chuva e o blusão (moto)

portanto reparo que a mala não é assim tão pequena...

outra coisa muito engraçada é o conforto... a SW400 aqui na zona do Chiado, quase que se tornava desconfortável a TMAX é super confortável neste tipo de piso, tem monoamortecedor e jantes 15" o pendura viaja tão bem na T como na SW _convivio_
não se esqueçam que o quadro é todo em aluminio, só isso já torna a moto mais confortável...

é só para desmistificar alguns mitos que se foram criando em relação a este modelo _pol_

Sérgio Gonçalves78

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #38 em: 16 de Novembro de 2011, 12:56 »
Não gosto dela... :-\

Muito exagerada as formas, com demasiadas linhas de força e vincos. Fazer simples, clean, e inovador sem tangas é só para alguns  8)

forty two

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #39 em: 17 de Novembro de 2011, 00:13 »
Linda de morrer, mas...cara para burro !
Uma opcao que nao foi colocada neste post e que para mim (a opcao e estritamente pessoal e por uma questao de estetica) me esta a fazer ir finalmente ir tirar a carta e a Gilera Nexus 500, apesar de nao ser tao evoluida com a T-Max ou a honda que vai sair.
Assim prefiro pensar em gastar 8500 euros na Gilera e guardar os 1500 euros da diferenca em gasolina e na carta.

Mas tal como disse em cima os gostos sao pessoais e nao se descutem.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #40 em: 17 de Novembro de 2011, 09:03 »
Offtopic.
A Malaguti já faliu e a seguir é a Gilera!!!

Se gostas do modelo compra a Aprilia Sr

abraço
Panda

Offline Vítor Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Canidelo - V.N. Gaia
  • Aprende a Viver e Vive para Aprender
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T-Max 530 ABS - Iron Max
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #41 em: 25 de Novembro de 2011, 14:27 »
Caro Companheiro ZeZeZoom,
Só agora tive oprtunidae de voltar ao Forum e verifiquei os conmentários que fizeste aos meus anteriores, o que desde já agradeço as correções indicadas.
Fui verificar as características da Honda Integra e alguns dos dados que mencionei estão errados. Eu tinha visionado algumas informações que tinham saído no site da EICMA e tinha-me parecido que os dados que indiquei seriam os que li, mas, eventualmente, terei visto mal.
Quanto ao espaço de carga debaixo do banco, pelo filme da Integra, parece caber, não um integral, mas um capacete aberto, o que já não é mau, mas o da TMax é melhor quanto a este aspeto.
Mas a Integra parece poder levar malas laterais o que a TMax não prevê e ambas podem levar "Top Case".
Quanto à ciclística, a Integra possui jantes de 17", contra 15" da TMax, o que lhe permitirá mais aventuras em terrenos menos suaves e permitirá melhores abordagens às curvas.
Quanto a potência, a da Integra é superior e permite um consumo mais reduzido.
Penso que o grande desafio da TMax irá ser esta Integra.
Abraços e boas curvas.... scooter_ scooter_
 
"Uma grande caminhada começa com um simples passo" - Confúcio
Antes: SYM VS 125 - 3600 Km;
          Yamaha XMax 250 - 7700 Km
          Honda NT 700 VA Deauville - 29.000 Km

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #42 em: 25 de Novembro de 2011, 14:48 »
Qual é, afinal, a potência da T-Max 530?
A da Integra é de (apenas?) 51cv, pois a Honda trabalhou este motor para disponibilizar bastante binário a baixa rotação e fazer consumos muito reduzidos face à cilindrada (670cc).
Sempre supus que a Yamaha, no motor da T-Max, seguisse uma orientação quase oposta (maior ênfase na capacidade de resposta a médias e altas rotações, ainda que, eventualmente, em detrimento dos consumos).
Mas, como nunca conduzi nenhuma delas...

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #43 em: 25 de Novembro de 2011, 14:56 »
Qual é, afinal, a potência da T-Max 530?
A da Integra é de (apenas?) 51cv, pois a Honda trabalhou este motor para disponibilizar bastante binário a baixa rotação e fazer consumos muito reduzidos face à cilindrada (670cc).
Sempre supus que a Yamaha, no motor da T-Max, seguisse uma orientação quase oposta (maior ênfase na capacidade de resposta a médias e altas rotações, ainda que, eventualmente, em detrimento dos consumos).
Mas, como nunca conduzi nenhuma delas...

a Tmax 530 tem exactamente 46cv _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #44 em: 25 de Novembro de 2011, 18:06 »
Panda, diz lá: quantos cavalos tem a tua, com o escape e o variador, etc?

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #45 em: 25 de Novembro de 2011, 18:24 »
Panda, diz lá: quantos cavalos tem a tua, com o escape e o variador, etc?

cinquenta _Rolley_ _Rolley_

a ver se coloco o teste da medição potência _rir_ _rir_ _rir_
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 18:26 por Panda »

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #46 em: 25 de Novembro de 2011, 19:13 »
 _pensador_ _pensador_ ...sabendo que a Gilera GP 800 tem 75CV e a Burgman 650 tem 55CV, falta saber a relação peso potência para podermos saber qual destas máquinas sobe melhor....  _pensador_ _pensador_
 
Já agora quero dizer que não sou fã da utilização variadores "XPTO" com a intenção de se ter uma scooter a andar mais, as alterações no sistema de transmissão das scooters dão os resultados seguintes:
- Aumenta o arranque, baixa a velocidade de ponta e a capacidade de subir...os consumos... _Rolley_
- Baixa o arranque, aumenta a velocidade de ponta perde recuperações...os consumos... _Rolley_
 
Uma scooter só melhora a sua perfomance se aumentar a relação peso/potência... :-? ...e ainda não inventaram nada que faça melhorar esta relação só mexendo na transmissão por variador... :-?
 
Vamos ver o que vem aí com novos materiais mais leves com menos fricção e novos sistemas de gestão do motor incluindo o controlo electrónico das válvulas.
   
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

zexalex

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #47 em: 26 de Novembro de 2011, 08:32 »
Uma scooter só melhora a sua perfomance se aumentar a relação peso/potência... :-? ...e ainda não inventaram nada que faça melhorar esta relação só mexendo na transmissão por variador... :-?

E que tal uma corridas ao fim do dia, bicicleta, comer menos, etc... tendo em vista  melhorar a relação peso/potência, nada como emagrecer uns 10 ou 20 kg...

 _lol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #48 em: 26 de Novembro de 2011, 10:11 »
Concordo com as sugestões de comer menos e, sobretudo, de andar de bicicleta (embora ainda goste mais das que têm motor... scooter_); agora, corridas ao fim do dia, I'm out! Não aprecio andar a 'fugir à polícia' e não acredito que isso contribua seriamente para perder peso...mas nada tenho contra os que pensam e fazem de outra maneira.
Também, só preciso de perder uns 10 quilitos...nada de mais. _Rolley_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Yamaha T-Max 2012 (530cc)
« Responder #49 em: 26 de Novembro de 2011, 10:44 »
é uma boa ideia, fazer exercício fisico...

a TMAX 530, teve uma cura de emagrecimento, reduziram o peso das jantes e de toda a parte da transmissão _pol_

no total, estamos a falar de 4kg menos...que na prática sentem-se muito _pol_