Autor Tópico: Furo ao sábado à tarde  (Lida 13087 vezes)

ZeZeZoom

  • Visitante
Furo ao sábado à tarde
« em: 05 de Novembro de 2011, 14:04 »
Pois é, hoje, já passava das 13.00 horas, dei conta que a minha Roncinante tem o pneu traseiro furado. _Zang_
Andei com ela hoje de manhã (à chuva), regressei a casa, garagem com ela e tudo me pareceu normal. Pouco depois de regressar, tive de ir ao supermercado e, quando retiro a Roncinante da box, desligada, percebi que oferecia uma resistência estranha, desconfiei de um furo na roda traseira e...confirmei a suspeita. _Zang_
Decidi montá-la para a levar até uma estação de serviço que fica a cerca de 400 metros de casa e coloquei-lhe 2,6 bar na rodinha de trás, após o que verifiquei a pressão da da frente. Voltei a ver a pressão da roda traseira, que já estava a 1,6! _Zang_
Coloquei-a outra vez a 2,6 e fui ao supermercado, também muito próximo (Quinta Grande, Alfragide). Quando lhe peguei, para voltar do supermercado para casa, já estava o pneu vazio outra vez (claro!). _Zang_
O meu problema é o seguinte: com as lojas de motas que conheço todas fechadas, como devo fazer para tentar resolver o problema, aproveitando a tarde de hoje?
Alguém conhece um estabelecimento a que me possa dirigir para resolver o problema esta tarde?
Resido na Quinta Grande, Alfragide, Amadora, como disse (e entretanto, lembrei-me da Norauto, ao pé do Jumbo). Será boa opção?

miguelrk

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2011, 14:23 »
qq china store vende tacos e aplicador. procura a origem do furo e com um taco resolves em 2 minutos.
se morasses aqui perto ajudava-te,assim nao consigo.
boa sorte.

AlexMontenegro

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2011, 15:34 »
A Norauto deve resolver e será melhor pois é mais próximo de ti, como alternativa tens a Garagem Rio de Janeiro na Av. Rio de Janeiro em Lisboa. Está aberta todos os dias incluindo Domingos e Feriados.

Cumps

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2011, 15:40 »
Yep, eu também recomendava a Norauto. Mas antes de te pores a caminho enche bem o pneu e só paras quando chegares pois tem mais tendência a esvaziar quando o pneu está imóvel.

A Norauto deve resolver e será melhor pois é mais próximo de ti, como alternativa tens a Garagem Rio de Janeiro na Av. Rio de Janeiro em Lisboa. Está aberta todos os dias incluindo Domingos e Feriados.

Cumps

helio69

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #4 em: 05 de Novembro de 2011, 16:26 »
Hummm.... Vais a uma loja de bicicletas, compras um frasco de liquido anti-furos e além de resolver esse furo, nunca mais voltas a ter um furo com esse pneu!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #5 em: 05 de Novembro de 2011, 17:40 »
Viva!

Só visto isto agora....  _martelada_

Tenho os tacos cá em casa. Resolvia-se num instante.

Caso ainda não tenhas resolvido o problema. Envia-me uma PM que amanhã tratamos disso.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #6 em: 05 de Novembro de 2011, 17:53 »
Obrigado pelas vossas dicas. Tive o bom senso de ir à Norauto perguntar se reparavam furos de pneus de scooter e, depois de uma longa espera pela minha vez  _reg_, fiquei a saber que não. _polb_ :'(
Disseram-me que, aqui na zona, só um estabelecimento no Casal de São Braz, junto ao Pingo Doce, poderia estar aberto sábado à tarde. Fui lá, mas apenas para saber onde fica, pois está fechado. :'(
Pensei em voltar aos tempos de garoto e tentar reparar o pneu eu próprio, como sugeriu o miguelrk, mas não consegui perceber onde será o furo (e até fiquei desconfiado de que poderia ser a válvula  _pensador_).
Entretanto, dado o tempo de imobilização da Roncinante, o pneu está completamente vazio, a mota muito difícil de movimentar e vi-me aflito para a colocar no descanso central. _Zang_
Entretanto, a sugestão do helio69 está a deixar-me entusiasmado, pois parece ser o 2 em 1. Suponho que esse frasco de líquido anti-furos se venda também na Decathlon, ou não? E é só aplicar através da válvula? A dimensão do furo (deve ser significativa, pois o pneu vaza todo e depressa) não será obstáculo à eficiência do líquido? E se o problema for na válvula, o líquido resolve? Suponho que não...

Entretanto, ao clicar enviar tomei conhecimento do post do CCM e vou contactá-lo, como sugere.
Desculpem tantas perguntas, mas estou mesmo incomodado com a situação e com a impotência que sinto para a resolver.

Offline Jca06

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 11
  • Localidade: Caxias
  • Marca: Kymco
  • Modelo: DownTown 125i
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2011, 18:30 »
Ora Viva!
Deves ter um prego espetado no pneu. O melhor é tentares localizar onde o mesmo está e retirá-lo com um alicate. Depois aplica o tal liquido que é introduzido através da válvula de ar.
Ficará uma reparação ainda melhor que o taco. Não te esqueças que após a colocação do liquido deves andar uns bons quilómetros para que se espalhe uniformemente pelo interior da roda.

helio69

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2011, 23:27 »
Para colocar é só vazar o pneu, tirar a válvula (a peça para fazer isso vem no próprio frasco) e a seguir, meia garrafa para cada pneu (deve chegar), e está feito... Rodas a roda meia dúzia de voltas e enches. A seguir dás umas voltas (um par de kms deve chegar) e voltas a ver a pressão (não deve ter alterado, mas por via das dúvidas, não custa nada confirmar).

E pronto, já está.

Existem dois tipo de líquidos. Os "vedantes" e os "anti-furo". Para as nossas burras não se justifica o vedante, até porque ao final de uns seis a oito ou nove meses (dependendo se faz verão ou não) acaba por secar, enquanto o anti-furo aguenta, na boa, um ano.

Um liquido desse género (vedante ou anti-furo) aguenta quase tudo, incluindo furos feitos por pregos. Só não aguenta é rasgos.

Fica um vídeo para ver o que aquilo é capaz de aguentar...



Falo por experiÊncia própria. Este tipo de produtos são mesmo muito bons... Em btt, utilizei durante anos pneus com cerca de 400gr e furos? Zero! Tive rasgões provocados por pedras e afins (isso é inevitável), mas parar por furar já nem me lembro do que é isso!

Não sei se na Decathlon há à venda (é provável que sim), mas na sportzone há de certeza e em qualquer loja de bicicletas.

Existem também frascos para mota (normalmente para cross e afins), mas creio que não se justifica colocar mais liquido nas nossas rodas do que numa bicicleta de BTT, até porque em BTT somos capazes de numa prova poder furar várias vezes e o liquido selar, o que não acontece na scooter onde podemos passar meses sem esse problema.

paulojvc

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #9 em: 06 de Novembro de 2011, 13:49 »
Na minha opinião esses produtos anti furo que se colocam para prevenir furos são uma verdadeira TANGA _martelada_

Eu coloquei no Verão do ano passado na Ondamil (já agora, evitem ao máximo esta oficina) e ao fim de uns 3 meses tive o primeiro furo com o liquido colocado...era ridiculamente pequeno e não vedou nada...nem o importador me safou e depois disso foram mais 2 no mesmo pneu e nada _Zang_

Por isso um conjunto de tacos e spray anti-furo da Holts na bagageira e siga _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #10 em: 06 de Novembro de 2011, 17:19 »
Companheiros,
Espero ter conseguido reparar o furo, usando um taco (e restante equipamento de aplicação) que um vizinho, também motociclista, gentilmente me emprestou. Tentei seguir as instruções à risca, mas vi-me aflito para conseguir enfiar a dobra do taco no furo (que estava localizado num local dificilmente visível, na dobra de um dos sulcos da roda), que já não tinha o objecto que o perfurou. Demorei, de facto, muito tempo, por ter já imensas dores na mão que empurrava a 'chave/agulha' de aplicação do taco, pelo que receio que a cola que apliquei tenha perdido as suas propriedades quando, finalmente, consegui fazer chegar a dobra do taco ao interior do pneu. _martelada_ Depois, enchi o pneu (creio que até com mais pressão que a recomendada) e, de vez em quando, ouvem-se uns estalidos e são visíveis umas bolhinhas a rebentar, sinal evidente que algum ar vai saindo. De qualquer modo, não tem nada a ver com a quantidade de ar que saía quando tentei encher o pneu antes de iniciar a reparação.
Estou a pensar em aplicar-lhe, agora, o conteúdo (100 ml) de spray anti-furos, só por via das crises...mas não sei se vale a pena ou, sequer, se não é pior que melhor. Que acham?

Quero agradecer as vossas dicas e, em especial, a disponibilidade do companheiro CCM. Bem hajam!

helio69

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #11 em: 06 de Novembro de 2011, 17:53 »
Atenção que a espuma anti-furo (ou spray como lhe chamaste) não é a mesma coisa que os líquidos anti-furo, até por serem um desenrasca para quando o mal já está feito, enquanto os líquidos vedam por completo o furo.

A espuma, pelo menos comigo, nunca deu resultado. E toda a gente que já usou aquilo (refiro-me novamente ao BTT) que eu conheço teve o mesmo problema que eu e não aconselham...

Creio que o vídeo, cujo link coloquei no meu post, fala por ele... Há, e já vi fazerem aquilo à minha frente!

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #12 em: 06 de Novembro de 2011, 18:58 »
Obrigado, helio69. Não apliquei o spray anti-furos (que comprei um pouco em desespero, por não haver na Decathlon o líquido anti-furos com o tal dispositivo para retirar a válvula - o que também me pareceu areia a mais para a minha camioneta _corado_), antes voltei à garagem para ver se a menina continuava a rebentar umas bolhinhas de vez em quando. Não estava, levei-a a dar uma volta de 6-7 kms, dirigi-me à estação de serviço, verifiquei a pressão do pneu (estava a 4,5 bar!  _confuso_ _martelada_), coloquei-a a 2,6, montei, arranquei e regressei a casa sem sentir qualquer problema. _rir_

Embora tenha cortado as 2 orelhas do taco, aquilo fica uma coisa com um aspecto muito feio, o pneu não vai ganhar nenhum concurso de beleza.  _Rolley_
Por outro lado, um qualquer vídeo da minha intervenção reparadora também não serviria de exemplo para ninguém, por isso... _corado_

miguelrk

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #13 em: 06 de Novembro de 2011, 20:00 »
Boa! ja te safaste! e para a proxima (espero que so daqui a 50 anos) ja sabes meter o taco. eu so coloquei ainda 2, e de facto se nao abrires o buraco mais um bocado com o furador que faz parte das ferramentas do mete taco, é mto dificil introduzir a agulha.

quanto ao aspecto isso nao interassa. deixa passar uns km que ja nem notas!
boa semana!

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Furo ao sábado à tarde
« Responder #14 em: 06 de Novembro de 2011, 21:57 »
Companheiro quando rodares uns quilometros é como se não tivesse acontecido.