Autor Tópico: Silver Wing 400 / Honda SW-T 400 - Experiências com Variador Polini "Maxispeed C  (Lida 3301 vezes)

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DIMAN

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Então, depois de umas trocas, misturas e improvisos, aqui vai o resultados dos meus testes com o
variador Italiano da Polini:

De salientar que estas experências foram efectuadas com o motor nas melhores condições de resposta possível, isto é com os cilindros devidamente equalizados, com velas denso iridium, filtro de ar KN e caixa da entrada do filtro de ar modificada para maior entrada de ar.

E de salientar também uma modificação na embraiagem - retirada da peça branca anti -torsão que traz de origem e colocação em substituição da "Spring Slider da Betella" (acho que já falei aqui nisto) - modificação esta que traz resposta mais rápida nas recuperações e aumento ligeiro da velocidade de ponta, para além da atenuação do travão do motor.

Equipamento para testes:
- Variador Polini Maxispeed Control.
Roletes Polini de vários pesos:

- 15,5g (os que vêem de origem no kit do variador)
- 17 g
- 20 g
- 24,5 g

Roletes de 15,5 g - a locura total - ficou com mais arranque que uma T-Max, mas ... a velocidade de ponta 
                               não passava os 150, perdia resposta nas subidas mais acentuadas  e o consumo na
                               casa dos 7.5 lt.


Roletes de 17 g - Arranque - Excelente
                          - rectas - 165 / 170 de veloc. máxima
                          - subidas - perda de resposta emrelação á configuração original
                          - consumo - 6.5 / 7.0 lt.
                           Dificil controlo no transito citadino - "mói" um pouco no arranque e de repente saía
                           disparada

Roletes de 20 g - Arranque - Bom (acima do original)
                          - rectas -170 / 175 de veloc. máxima
                          - subidas - perda de resposta ainda algo acentuada
                          - consumo - 6.0 / 6.5 lt
                          - esta configuração é mais equilibrada e o controlo no trânsito citadino é aceitável


Roletes de 24,5 g (menos meia grama que os roletes originais)
                          - Arranque - parecido com o original, mas é superior
                          - rectas - 165 / 170
                          - subidas - resposta inferior à configuração original, mas melhor que as combinações acima
                            descritas
                          - consumo - 6.0 / 6.5 lt
                            configuração semelhante à original  e condução boa no transito, no entanto perde para
                            esta nas subidas, e ... claro, no consumo.

Roletes de 20 g misturados com os de 24.5 g - Arranque superior ao original - nota-se bem
                                                                         - Rectas - 155 / 160
                                                                         - subidas - perda de rendimento notória
                                                                         - consumo 6.7  / 7.2 lt
                                                                         - condução aceitável no transito citadino - mas não é a ideal


Resultado final e prático: - voltei a montar o variador original, mas com os roletes Polini de 24,5 g, que resulta numa maior suavidade no motor e redução eficaz do travão do motor, que torna a condução mais agradável, e maior rendimento e menor consumo em comparação com a configuração original.

(-  não esquecer as modificações efectuadas na embraiagem)

Offline zacli

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Olá companheiro,

Excelente feed-back dos teus testes  _palmas_

Sendo assim não aconselhas a substituição do variador de origem por um da Polini...? (mesmo em situações em que a Maxi está de origem)

 _convivio_
Zacli

Offline dinis espadinha

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Pois companheiro, acho que não compensa. _pensador_ _slb_
Alcança quem não cansa
Cumprimentos Dinis.

DIMAN

  • Visitante
Olá companheiro,

Excelente feed-back dos teus testes  _palmas_

Sendo assim não aconselhas a substituição do variador de origem por um da Polini...? (mesmo em situações em que a Maxi está de origem)

 _convivio_
Zacli

Definitivamente não aconselho, acho que com pequenas modificações extremamente fáceis de fazer (podes fazer em casa sem ir à oficina - desde que tenhas ferramenta adequada) e mais baratas consegues melhores resultados.

Offline pintobee

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Viva, essa questão de de tirar o colar de plástico da mola traseira é pôr uma anilha(já agora... Quanto custa e onde se compra? Pelos vistos reduz o efeito travão motor, e isso não irá sobrecarregar os travões e reduzir o tempo de vida das pastilhas? Eu tenho uma 600 e só com o motor dá para reduzir bastante a velocidade sem tocar nos travões. Será que uns roletes mais pesados que os originais irão diminuir o consumo?