Autor Tópico: Motos vão pagar mais impostos em 2012  (Lida 11408 vezes)

ninjaslb

  • Visitante
Motos vão pagar mais impostos em 2012
« em: 25 de Outubro de 2011, 11:49 »
25/10/2011 | 11:08 | Dinheiro Vivo

Em vez de dois escalões, as cilindradas das motos vão ser "desdobradas" em cinco. E a isenção do Imposto Sobre Veículos que até agora abrangia os motores até 180 centímetros cúbicos, baixa para os 120 cm3.

No regime de taxas em vigor até ao final deste ano, as motos encontram-se divididas em dois grandes escalões: entre 180 e 750 centímetros cúbicos e acima dos 750, sendo o ISV de, respectivamente 53,84 euros e 105,57 euros.

Em 2012, quem comprar uma moto (de duas ou três rodas ou ainda naquela modalidade em que se assemelham à carroçaria de um carro) vai ter de prestar atenção à cilindradda e preparar-se para pagar em conformidade.

Assim, as cilindradas entre 120 e 250 cm3 vão pagar 60 euros de ISV. No escalão seguinte (para cilindradas entre 251 e 350) o valor sobe para 75 euros.

No (novo) patamar que se segue (entre 351 e 500), o ISV aumenta opara 100 euros, subidno para os 150 euros se a moto tiver entre 501 e 750 centímentros cúbicos.

No último escalão, acima de 750 cm3 o valor pedido passa a ser de 200 euros, o que representa uma subida de 95 euros face ao valor actual.

Apenas as cilindradas até 120 ccentímetros cúbicos escapam à fúria do ISV

in http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO019486.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

psilocibo

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2011, 12:03 »
apetecia-me escrever um palavrão daqueles....um gajo qq dia tem que pagar o ar que respira.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2011, 12:13 »
vou ter que comprar uma Vision 110 _Rolley_ _Rolley_ para me safar _Rolley_ _Rolley_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2011, 12:30 »
Esta sanha pecuniária é revoltante. _Zang_ Mais revoltante, só mesmo a corja de energúmenos que deixou o país nesta miséria ainda se sentir com moral para abrir a boca. _martelada_ _martelada_
Estabelecer como limite de 1 dos escalões os 120cc é uma medida destinada a agravar substancialmente o imposto cobrado à enorme maioria dos motociclistas, que possuem motas de 125cc. _Zang_ Faz lembrar os tempos em que os escalões dos impostos incidentes sobre o automóvel eram definidos em função da cilindrada dos motores da Renault (então a única marca automóvel com produção em Portugal), que ao tempo tinha, entre outros, um motor de 1721cc (muito usado nos Renault 21), o que levou à criação do patamar dos motores de 1601cc a 1750cc quando, até aí, só existia o patamar de 1601 a 2000 cc.

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #4 em: 25 de Outubro de 2011, 13:01 »
Pessoal, atenção que o ISV é pago apenas no momento da compra, não confundir com IUC.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

CoradiX

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2011, 22:41 »
Boas,

Mas a alteração proposta no orçamento de estado é sobre o IUC, aquele que se paga anualmente.

Cumprimentos,

CoradiX

nunostroll

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #6 em: 30 de Outubro de 2011, 23:27 »
Boas, eu já tinha alertado para o IUC, agora tb é o ISV, mas tenham calma, pois não sendo ave agoirenta, ainda vem por aí a IPO para as motas _confuso_.Tudo vai servir para gamar guito à malta  _Zang_

Mendes

  • Visitante
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 11:32 por Mendes »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2011, 11:42 »
Tudo serve para ir buscar mais algum....esta medida de colocar a fasquia a contar desde os 120cc diz realmente tudo!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #9 em: 11 de Novembro de 2011, 12:53 »
 Boas,
atençao pessoal que o ISV vai aumentar em Janeiro, portanto quem esta a pensar trocar a scooter e bom que se despache senão vão ter de pagar mais. _Rolley_

 Abraço.
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

Macsword

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #10 em: 11 de Novembro de 2011, 14:51 »
Eu penso todos os dias nisso... até mais além, comprar outra! Mas está complicado...  _polb_

CoradiX

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #11 em: 11 de Novembro de 2011, 16:13 »
Boas,

Fica a pergunta é se o imposto irá incidir retroactivamente, ou apenas para as motas adquiridas em 2012.

Cumprimentos,

CoradiX

seal

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #12 em: 11 de Novembro de 2011, 16:15 »
As eléctricas continuam isentas idependentemente da potência. Pelo menos isso...

É uma estupidez taxarem as 125cc, é o ppl que mais carros anda a tirar da estrada, deviam era ter incentivos. Estratégia de m**** deste país.

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #13 em: 11 de Novembro de 2011, 16:33 »
Boas,

Fica a pergunta é se o imposto irá incidir retroactivamente, ou apenas para as motas adquiridas em 2012.

Cumprimentos,

CoradiX

O ISV só é pago na altura da aquisição. É igual ao imposto que coloca o preço dos carros a quase o dobro do preço base...  _Zang_ _Zang_
Cambada de ladrões!!   _Zang_ _martelada_ _Zang_ _martelada_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #14 em: 11 de Novembro de 2011, 17:50 »
Companheiros,
Não posso deixar de concordar com tudo aquilo que tem sido dito por aqui. Estando eu no ramo automóvel (moribundo), sei o que tenho sofrido nestes últimos anos. Será que os nossos "DesGovernantes" não tem noção que se baixassem o ISV para metade, por exemplo, acabava por se vender muito mais viaturas e o encaixe monetário nos cofres do estado seria muito superior ?
Tanta conversa que tem sobre a protecção ambiental, com as emissões de CO2, etc. E agora vem com esta ?
Mas sabem, a culpa não é inteiramente deles, a culpa é nossa que continuamos a compactuar com estas situações dia após dia, todos nós falamos muito mas ninguém faz nada  :-?
É como no ramo automóvel a ACAP, eles falam que assim não pode continuar, isto e aquilo, mas vão deixando as coisas andarem sem que tomem uma atitude, e era bastante fácil, bastava que numa das reuniões trimestrais que eles tem com os importadores, em vez de fazer grandes almoçaradas, chegassem a um acordo entre todos e durante 1 semana, marca nenhuma no nosso pais, pedisse matriculas.
Desculpem o desabafo, mas....
Um grande abraço a todos e boas curvas   

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #15 em: 11 de Novembro de 2011, 18:33 »
Companheiro Paulo, estás cheio de razão, mas eles comem todos do mesmo prato,pela frente são uma coisa e por trás só não lixam o parceiro se não puderam.
É por essas e por outras que este país não sai da cepa torta. _polb_ _martelada_ _slb_

seal

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #16 em: 11 de Novembro de 2011, 20:15 »
Companheiros,
Não posso deixar de concordar com tudo aquilo que tem sido dito por aqui. Estando eu no ramo automóvel (moribundo), sei o que tenho sofrido nestes últimos anos. Será que os nossos "DesGovernantes" não tem noção que se baixassem o ISV para metade, por exemplo, acabava por se vender muito mais viaturas e o encaixe monetário nos cofres do estado seria muito superior ?
Tanta conversa que tem sobre a protecção ambiental, com as emissões de CO2, etc. E agora vem com esta ?
Mas sabem, a culpa não é inteiramente deles, a culpa é nossa que continuamos a compactuar com estas situações dia após dia, todos nós falamos muito mas ninguém faz nada  :-?
É como no ramo automóvel a ACAP, eles falam que assim não pode continuar, isto e aquilo, mas vão deixando as coisas andarem sem que tomem uma atitude, e era bastante fácil, bastava que numa das reuniões trimestrais que eles tem com os importadores, em vez de fazer grandes almoçaradas, chegassem a um acordo entre todos e durante 1 semana, marca nenhuma no nosso pais, pedisse matriculas.
Desculpem o desabafo, mas....
Um grande abraço a todos e boas curvas   

Não podia concordar mais contigo.

Eu conheço o ramo da restauração, como fornecedor, e cada vez ouço mais clientes dizerem que, como forma de protesto, deviam fechar toda a restauração e alojamentos durante 1 semana. Imaginam o caos?

Ninguém podia viajar dentro do país nem podíamos receber turistas, ou viagens de trabalho e onde os deputados, coitaditos, iriam almoçar? O XL de portas fechadas seria giro.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 20:15 por seal »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Motos vão pagar mais impostos em 2012
« Responder #17 em: 12 de Novembro de 2011, 09:56 »
Concordo com o Paulo Pessoa, os nossos queridos desgovernantes _polb_ vão com tanta sede ao pote que o doente morre da cura em vez de morrer da doença.
O que mais me revolta nem é que o 'monstro' obrigue todos os desgovernantes a darem o dito por não dito, aumentando os impostos que disseram não aumentar e implementando precisamente aqueles que tinham dito não deverem ser implementado; o que me revolta é que não há uma - uma única! - medida imaginativa, diferente, estruturante, com alcance para além do prazo de vigência de um orçamento do Estado (anual): as medidas são sempre as mesmas e sempre mais do mesmo. Então em matéria de tributação automóvel, o que sucedeu em 2011 não deu para percebermos - todos, incluindo os que nos desgovernam - que o povo se está a retrair brutalmente na compra de automóveis, o que gerou um desvio brutal entre a receita de imposto estimada e a obtida (muito inferior)? E, perante este cenário, agravam-se ainda mais os impostos sobre os automóveis e motociclos?! _confuso_ É pura e simplesmente estúpido, acho eu. Curiosamente, a importação do lixo automobilístico europeu não é agravada...o que só contribui para o crescimento das economias dos países de onde se importam essas viaturas usadas. Porque será? _Rolley_