Autor Tópico: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I  (Lida 59770 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #50 em: 22 de Dezembro de 2011, 23:28 »
esta é a desvantagem dos foruns... o disse que disse _polb_

A desvantagem é sem duvida também a sua maior vantagem, poder partilhar experiencias. 
A mim, ninguém me convence que maior rotação nos arranques,  nas recuperações, não provoca maior desgaste na mecânica.
Temos casos de utilizadores com correias com 18.000 km, com variador de origem na mota. Quando a marca manda mudar aos 12.000 mil (isto é uma marca de segurança da marca), com o JC, será que conseguem fazer 18.000?
Eu na minha consigo levar a correia até aos 22.000 mil sem problema. Uma correia que custa 112 € de origem, meto uns km e trocos no bolso......... com o JC, acredito que chegaria aos 12.000 mil e não mais.
A tua T Max muda aos 20.000 a correia, mas com variador de origem de certo que existem utilizadores que conseguem fazer 30.000  ainda com a correia.
Sera que com o JC, consegues fazer 30.000 mil?
Com as massas não consegues, tens que desembolsar 35 €.
Eu tudo o que consigo ultrapassar para alem do que a marca manda mudar é dinheiro poupado, principalmente nas correias, pneus.
Sim porque maior aceleração provoca maior desgaste no pneu, isto e sabido.
Eu gostava era que não pintassem tudo cor de rosa, e esclarecessem o bom e o mau.
A JC ao dizer que nas Hondas devem-se meter a correia das 150cc, já diz muito, nem é preciso pensar o porque.......................


Abraço
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2011, 23:47 por nunompires »
[/URL]

carlosmrpatricio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #51 em: 31 de Dezembro de 2011, 18:28 »
deixa-me cá fazer um ponto de situação.
Eu só tenho mota desde Junho, o que entendo de motas reduz-se a muito pouco ou nada, o que sei é o que leio aqui.
Como acho que a minha GTS não está a meu gosto, ando a pensar por o variador J.Costa.
Como não entendo de motas, antes de avançar gosto de saber tudo o que posso sobre o assunto. Quando coloco algo aqui no fórum é só com o intuito de me informar sobre o assunto.
Não falto ao respeito a ninguém e nem gosto que me faltem ao respeito.
Eu estou a falar de uma SYM GTS 125i onde no manual diz que a correia é para mudar aos 12.000kms (o que faz a T Max não me interessa).
A minha dúvida era:
colocar o variador J. Costa com a mota a ter 6.000kms, será que a correia de origem dura até aos 12.000km? pergunta simples
NOTA: Uma coisa já me decidi, se colocar o variador, coloco a correia e só faço essa mudança quando a mota for a revisão dos 12.000kms, assim resolvo o problema.
Mas o problema continua e é isso que eu gostava de saber, colocando o variador, quanto tempo dura a correia numa sym gts 125?


digital-jesus

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #52 em: 31 de Dezembro de 2011, 21:39 »
A duvida que eu tenho é se o custo/beneficio é vantajoso.Parece que não, ou não definitivamente.FAz-me lembrar na altura em que eu fazia overclocking aos computadores... Eles tinham mais desempenho do que quando vinham de série mas ás vezes por uma pequena margem, mas o custo/prestaçoes eram contra o ze que pagava. E o que eu ganhava com isso?? só o peito inchado. Resumindo.... não gasto para ter que gastar mais depois. Desculpem .

sacg

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #53 em: 01 de Janeiro de 2012, 16:40 »
Para quem quer alterar sem investir muito, e poupar a mecanica:



Os resultados não serao os mesmos que um JC, obviamente, mas é uma proposta valida.

Abraço ;D

  Estou completamente de acordo também usei os roletes Dr Pulley quer na GTS 125 quer na GTS 300 agora estou á espera para a 400 é que ainda exitem poucas informações para este ultimo modelo, e não quero outra coisa acho que têm o melhor dos dois mundos Perfomance e bem mais barato para além de tornar o motor bastante económico em relação ás correias nunca mudei nenhuma pois vendi sempre as scooters anteriores antes de chegar á altura da troca mas os Km que fiz nunca tive problemas e fiz cerca de 8000Km na 300 e cerca de 5000Km na 125.

Nacho

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #54 em: 04 de Abril de 2012, 21:37 »
ola a todos sera que voces me podem dizer se ha ou existe alguns roletes(pesos) que se possa montar na gts 125 evo para andar um pouco mais e ao mesmo tempo baixar a rotação e o consumo? agradecia se houvesse algum membro que já tivesse feito esta altereção que comenta-se! 

Nacho

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #55 em: 08 de Abril de 2012, 10:42 »
Bom dia, perguntando ao amigo sol qt é que custou esse variador da j.costa para a sym gts 125?

Nacho

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #56 em: 08 de Abril de 2012, 10:59 »
e fui ver o variador no site jcosta e na referencia da sym gts abro o link e aparece-me 3 referencias a de origem, mais acelaração, e menos revolução... isto tudo a respeito aos pesos se puderes dizer qual deles compras-te...

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #57 em: 08 de Abril de 2012, 11:30 »
Bom dia, perguntando ao amigo sol qt é que custou esse variador da j.costa para a sym gts 125?

boas.. não sei ao certo, tenho que encontrar a factura.. fiz uma manutenção "grande" nessa altura..

variador, correia, limpar/afinar carburador, afinar valvulas, oleos, etc...

Nacho

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #58 em: 08 de Abril de 2012, 14:04 »
ok amigo! então qd puderes lg vez isso mas deve andar entre os 150/200 euros...
Obrigado

miguel alonso

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #59 em: 08 de Abril de 2012, 16:21 »
« Última modificação: 08 de Abril de 2012, 16:23 por Branco »

Terramoto

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #60 em: 11 de Abril de 2012, 01:49 »
A minha correia deu o berro ainda era a de origem, fez 26456 Km, agora comprei uma Gates Boost nova com reforço de kevlar e que por sinal ainda fica mais em conta que a de origem, estou a pensar colocar um variador novo visto este estar com um bocadinho de "cama" e me terem dito que poderá dar origem a um desgaste superior a nova correia. Estou a ponderar aquirir o JCosta ou outro similar, sabem de outro neste segmento?

António Augusto

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #61 em: 13 de Abril de 2012, 12:25 »
Fui desenhador de máquinas, trabalhei com Engenheiros, vi, desenhei, e ajudei a alterar máquinas sofisticadas, conclusão.... não se pode alterar a física mecânica por mais voltas que se dê, só se pode aumentar a potência dos motores devido ao melhor rendimento na queima do carburante com ou sem compressor e diminuindo o atrito com melhores óleos, ou aumentando as rotações, como os motores de F1, agora, se as nossas scooters vêem com uma determinada potência máxima conseguida pela fábrica, sem serem tuningadas, não existem variadores milagrosos, se derem melhor arranque e força a subir, perdem em velocidade, se derem mais velocidade ( não se esqueçam do atrito do ar que aumenta à raiz quadrada da velocidade ) tem de perder forçosamente força a subir, por mim, mantenho o variador de fábrica pois penso que será o mais equilibrado para minha scooter, se um dia quiser andar mais depressa, prefiro gastar 400 € e tirar a carta, acredito que possa haver variadores mais bem concebidos, mas não me convencem. Tem coisas interessantes aqui  http://www.sym-gts.fr/boutique/35-transmission  pelo menos são originais
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 15:14 por António Augusto »

Terramoto

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #62 em: 14 de Abril de 2012, 22:04 »
Desde já agradeço António, de facto o meu objetivo não será ter prestações para fazer "corridas" para isso tenho a minha 750 (também pelo que vi pelos relatos ira ter-se mais uns 10 ou 15 Km Hora de aumento de performance) o meu interesse será mesmo adquirir um variador, até poderá ser usado desde que esteja em boas condições visto o meu apresentar algum desgaste.

Nero87

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #63 em: 21 de Abril de 2012, 21:42 »
Sabem se existe esse variador jCosta para a Sym joyride 200?(172cc)

JMarques

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #64 em: 24 de Abril de 2012, 14:22 »
Camaradas,

Tenho visto por aqui pelo "nosso"fórum várias discussões sobre este tema e cada vez que as leio mais indeciso fico se devo ou não montar um variador J Costa na minha "burra".
Leio uns a dizerem que estão contentes, outros a dizer que nem por isso, uns a dizerem que com o variador que não é da marca rebenta-se com a correia mais depressa, outros a argumentar que isso tem a ver com a "rotação do punho".  :-? :-?
Tudo argumentos válidos dependente de cada pessoa. _Rolley_
No entanto gostaria da vossa opinião para a seguinte situação:

- A minha burra tem 27.300 Km (quando a comprei ao antigo dono a garantia já tinha expirado), faz por dia 81Km (Palmela/Lisboa/Palmela) com 50% feitos na N10 e 50% feitos na A2. Como trabalho na zona das Amoreiras nem vou incluir percurso citadino, pois não faz nenhum sentido.  _lool_
A velocidade máxima da bicha às 9.000 rpm é de 100Km/h na A2, na N10 raramente passo dos 80Km/h. O facto de 50% do meu trajecto diário ser feito em Auto-estrada, leva-me a pensar que como a bicha anda quase sempre no limite, mais cedo ou mais tarde vai dar o berro.
E agora "the 1 million dollar question"
O variador vai ou não permitir-me andar à mesma velocidade com rotações mais baixas, logo "poupo" a "burra"?
Com este tipo de utilização vai ou não compensar a longo prazo a instalação do variador?

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #65 em: 24 de Abril de 2012, 14:35 »
eu ando mais rapido com a mesma rotação.. alias agora raramente toca na red line...

JMarques

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #66 em: 24 de Abril de 2012, 14:47 »
Sol, desculpa mas tu não "contas" >:D >:D
Pelo que vi aqui pelo fórum a tua SYM tá toda kitada.  >:D >:D
Ele é kit de luzes, ele é vela toda xpto, ele é filtro especial de corrida.
De certeza que já montaste na tua bicha um reactor de avião e de esqueceste de postar no fórum e é por isso que andas mais a rotações mais baixas. _lool_ _lool_

Agora a sério, tu também fazes muita A2, certo?
A ideia que tenho é que com o variador vou a longo prazo poupar a "burra".

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #67 em: 24 de Abril de 2012, 14:49 »
Sol, desculpa mas tu não "contas" >:D >:D
Pelo que vi aqui pelo fórum a tua SYM tá toda kitada.  >:D >:D
Ele é kit de luzes, ele é vela toda xpto, ele é filtro especial de corrida.
De certeza que já montaste na tua bicha um reactor de avião e de esqueceste de postar no fórum e é por isso que andas mais a rotações mais baixas. _lool_ _lool_

Agora a sério, tu também fazes muita A2, certo?
A ideia que tenho é que com o variador vou a longo prazo poupar a "burra".

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que difamação  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

ela agora vai aos 130 (ponteiro) a 9500.. lol

faço auto estrada desde o seixal até carcavelos... e vice versa...

ajulio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #68 em: 11 de Maio de 2012, 16:01 »
Ontem coloquei o variador na minha GTS 125, desde já digo que correu tudo muito bem combinei á 9.00 da manhã passados 30 minutos estava a sair da oficina com o novo variador.

1ª impressão, tenho que ser um pouco sincero e pelo que tinha lido por aqui esperava um pouco mais, é verdade que em velocidade de ponta melhorou alguma coisa, antes aos 120 ía nas 10.000rpm e agora ás 8.500 tou nos 120, chegando ao maximo de 130 nas 9.500Rpm (velociade de ponteiro), mas eu quando decidi colocar o variador não era pela velocidade de ponta, mas sim mais pelas recuperações e pelo desempenho da mota em subida, neste aspecto por agora não notei grandes diferenças no desempenho da mota...

O mecanico disse que a mota precisava de alguns KM para se habituar ao novo variador e tirar o maximo partido dele, por isso, volto cá dentro de 15 dias para deixar novas impressões e para tambem deixar uma opnião sobre os consumos que faço agora.

Ultima indicação para quem estiver a pensar colocar o variador, paguei por ele já com montagem 175€, pelo que tenho lido é uma valor bastante aceitavel.

LuiZ

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #69 em: 11 de Maio de 2012, 18:33 »
Só consigo dar 122km/h de ponteiro na minha no corte... Não sei como é que conseguem atingir mais velocidade... :(
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 03:47 por LuiZ »

ajulio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #70 em: 11 de Maio de 2012, 19:14 »
Eu na minha tou a dar cerca de 118 ás 8.500 (antes da red line) depois vai até aos 130.... ainda só fiz com o variador cerca de 150 Km...

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #71 em: 12 de Maio de 2012, 09:14 »
Coloquei o JCosta à cerca de 1 mês e, resumidamente, estou satisfeito:
- raramente 'passo' red-line e quando o faço já é a mais de 120KM/hora
- notória a melhoria de resposta
- consegui chegar aos 135 Km/hora, claro que em descida mas apenas a cerca de 9600 rpm (já no red-line é claro).
- por consequência de 'usar' uma menor rotação, registo um melhoria no consumo (o que actualmente é uma boa vantagem)

Na minha opinião, e por estar a rolar com menores rotações mas, e basicamente à mesma velocidade que anteriormente, considero que haja um menor desgaste 'mecânico' a médio/longo prazo.

Conclusão - satisfeito.

Poderão perguntar - mas se era para mais potencia, porque não tirar a carta?
Resposta - ficaria bem mais caro! A considerar o preço pela carta e, posteriormente, a mudança de montada.... tá tudo dito!

boas curvas


Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

Offline JJSC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 14
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom 650
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #72 em: 14 de Maio de 2012, 11:32 »
Bom dia ajulio,
Qual foi a oficina?

ajulio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #73 em: 14 de Maio de 2012, 14:11 »
A Oficina éa SBK em Arrifana, Santa Maria da Feira, creio que fica um bocado fora de mão para si. :)

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #74 em: 14 de Maio de 2012, 15:38 »

Na minha opinião, e por estar a rolar com menores rotações mas, e basicamente à mesma velocidade que anteriormente, considero que haja um menor desgaste 'mecânico' a médio/longo prazo.

Conclusão - satisfeito.

Poderão perguntar - mas se era para mais potencia, porque não tirar a carta?
Resposta - ficaria bem mais caro! A considerar o preço pela carta e, posteriormente, a mudança de montada.... tá tudo dito!

boas curvas

subscrevo