Autor Tópico: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I  (Lida 60089 vezes)

Offline fernando sousa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 91
  • Localidade: mem-martins
  • Marca: sym
  • Modelo: maxsym 400i /
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #25 em: 24 de Outubro de 2011, 22:40 »
boas companheiro era possivel nos informar a referencia do teu kit pois existem 3 referencias. obrigado

carlosmrpatricio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #26 em: 27 de Outubro de 2011, 09:12 »
Boas companheiro,
consegues fazer um ponto de situação em relação ao consumo, velocidade de ponta, etc...
Cmps

Pnati

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #27 em: 21 de Novembro de 2011, 16:07 »
Boas Zuspa,

Qual as gramas dos roletes?

Cumprimentos

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #28 em: 21 de Novembro de 2011, 16:27 »

Essa performance de rpm deixou-me banzado  _pol_ , aguardamos feedback de consumos.

boas companheiros,

depois de montado j costa faltava o teste velocidade de ponta.

Teste feito em auto estrada Fogueteiro - rotunda centro sul

velocidade maxima:

Variador Sym                       Variador J Costa Evo II

110 km - 9800 rpm +-                120 km - 8000 +-  quase menos 2000 rpms

a descer feijo - nó saida centro sul - 130km -  9000 rpm + -



helio69

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #29 em: 21 de Novembro de 2011, 21:22 »
Esse variador dava-me mesmo jeito para o IP3...

Silva

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #30 em: 27 de Novembro de 2011, 12:13 »
Companheiros, bom dia venho apenas informá los q pus o variador na minha sym gts 125, e durou muito pouco, atenção q a culpa foi minha, como vos passo a descrever:

Quando o pus impecavel, melhor arranque, melhor velocidade de ponta, chegava aos 123,124 Km/h e o consumo notava se um pouco mais, apenas so mais 1 pouco.

Em relação á garantia nao há problema pois quando der raia, como foi o caso, mete se o antigo ou seja o q vem de origem (p essa razao é q convem guarda lo ) e resolve se o problema.

Aconteceu me na A1 ao pé do Carregado (atenção que como eu disse a culpa foi minha ) ia á volta dos 120 quando senti q so fazia barulho, o acelarador rodava mas a mota deixou de ter tracçao e perdendo velocidade como é lógico.

Encostei liguei ao Stand e la foi ela de reboque, diagnostico: correia partida
Causa: andar sempre no red line, 115, 120 km/h
Consequências: nenhumas, J. Costa mandou um variador novo, pois aquele durou só 5000 kms e o stand pois o de origem enquanto n chegava o novo sem levar euros nenhuns.

Conclusao : Vou fazer agora a revisao dos 18000 e voltar a colocar o variador j.costa, pois penso q compensa, mas atençao nao façam como eu...qd sentirem q vai em esforço nao a esforçem mais ainda.

Espero ter ajudado
Abraços a todos

Ps: e já agora nao sei se ha correias mais fortes, mas se n houver muda se a correia mais cedo (digo eu)
 

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #31 em: 17 de Dezembro de 2011, 16:31 »
mais um que comprou  _careta_ _careta_

ficou diferente!!!! e mais velocidade de ponta (sem tocar na red line), mas isto em nacional, nao me podia esticar muito  _lool_

as rotações ficaram muito mais constantes e suaves heheh

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #32 em: 17 de Dezembro de 2011, 22:16 »
mais um que comprou  _careta_ _careta_

ficou diferente!!!! e mais velocidade de ponta (sem tocar na red line), mas isto em nacional, nao me podia esticar muito  _lool_

as rotações ficaram muito mais constantes e suaves heheh
Foi pena quando voltei já não estares por lá, mas fiquei satisfeito por saber que tudo o resto estava resolvido  _rir_
Grande abraço  _pt_

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #33 em: 17 de Dezembro de 2011, 22:18 »
Foi pena quando voltei já não estares por lá, mas fiquei satisfeito por saber que tudo o resto estava resolvido  _rir_
Grande abraço  _pt_

ainda fui ao modelo ver se te via...

ja tava farto de tar la.. desde as 10h ate as 15h.. foi obra e muitos €€€... mas ficou impecavel :D

nao entra na red line!!

carlosmrpatricio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #34 em: 19 de Dezembro de 2011, 19:01 »
Boas companheiro,
uma dúvida, quando montas-te o variador, mudas-te a correia?
è que me disseram que o variador que montaram nas PCX está a dar problemas e que nas GTS a correia de origem passa dos 12.000km a substituição para 3.000km, ou seja, com o variador J.Costa a correia só dura 3.000km

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #35 em: 19 de Dezembro de 2011, 19:13 »
boas,

eu mudei a correia porque ja tinha 16mil e poucos.. mas parecia estar em bom estado

miguel alonso

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #36 em: 19 de Dezembro de 2011, 19:26 »
Boas companheiro,
uma dúvida, quando montas-te o variador, mudas-te a correia?
è que me disseram que o variador que montaram nas PCX está a dar problemas e que nas GTS a correia de origem passa dos 12.000km a substituição para 3.000km, ou seja, com o variador J.Costa a correia só dura 3.000km

Será que não percebeste mal a conversa? A J.Costa manda substituir a correia com a montagem do variador, isto se a correia já tiver mais de 3000 kms, não será isso?

carlosmrpatricio

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #37 em: 20 de Dezembro de 2011, 18:54 »
não, o que me disseram é que com o variador J. Costa a correia da sym só dura entre 3.000 a 5.000 kms

sol

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #38 em: 20 de Dezembro de 2011, 19:00 »
Nao tem logica... A rotacao é a mesma, so muda a variação nas "geometrias" do variador e da embraiagem.. Penso eu de que

Offline fernando sousa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 91
  • Localidade: mem-martins
  • Marca: sym
  • Modelo: maxsym 400i /
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #39 em: 20 de Dezembro de 2011, 19:53 »
Boas companheiros, o que o Patrício está a dizer é que a correia de origem da sym não é de mt boa qualidade.
Pois já aconteceu que, em França gts com variadores j costa a partir correias de origem com 3000.km, pois os variadores da j costa trabalham de forma diferente por ex dos Malossi que são como os da gts. Eles la em frança quando colocão variadores J COSTA trocão tambem as correias Então o melhor, é trocar também a correia por ex por uma da bando entre outras.Sei de casos que nas pcx 3 variadores descravaram os roletes e partiram os motores e as correias. ( atenção, montados na marca) Foi me dito pelo próprio mecânico da marca.

Ramos

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #40 em: 21 de Dezembro de 2011, 14:36 »
Dou-vos um conselho, mudem também a correia.

alain

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #41 em: 21 de Dezembro de 2011, 14:43 »
nao estou a gostar nada disto!!!!!!! mudar a correia? para outra igual? já que a minha moto só tem 3000km, e com variador só fez 200 e tal km

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #42 em: 21 de Dezembro de 2011, 17:45 »
Boas companheiros, o que o Patrício está a dizer é que a correia de origem da sym não é de mt boa qualidade.
Pois já aconteceu que, em França gts com variadores j costa a partir correias de origem com 3000.km, pois os variadores da j costa trabalham de forma diferente por ex dos Malossi que são como os da gts. Eles la em frança quando colocão variadores J COSTA trocão tambem as correias Então o melhor, é trocar também a correia por ex por uma da bando entre outras.Sei de casos que nas pcx 3 variadores descravaram os roletes e partiram os motores e as correias. ( atenção, montados na marca) Foi me dito pelo próprio mecânico da marca.

Não se trata de ser de má qualidade.
Os esticões que a correia leva, são é muito superiores ao do variador normal. O J.Costa, sobe mais rapidamente de rotação, dando por esse motivo esticões na correia.
Todas as motas que levam J.Costa, as correias partem muito cedo. Existe um forum espanhol com relatos de correias de origem que duram 24.000 mil, ficarem nas lonas após 8.000 mil.
Por algum motivo nunca meti um J.Costa, na minha Sonia. Comprei-a para poupar e disfrutar, e não gastar rios de dinheiro em correias e em gasolina.
Um conselho é comprarem uma da Bando, com reforço em Kelvar. Ficam mais garantidos.

Abraço
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 17:51 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #43 em: 21 de Dezembro de 2011, 18:22 »
Tens aqui uma opinião de um utilizador de uma Xmax:
Não li o forum todo, mas existem imensos relatos de pessoas que voltaram aos variadores de origem.

"yo monte el jcosta al poco de comprar la xmax y me canse a las dos semanas porque me habia bajado mucho la velocidad punta, lo cambie por el de serie con los rodillos de la cygnus y estoy muy contento. Eso si, ya que lo tengo comprado y guardado en el armario la semana pasada compre los rodillos del Jcosta para meterselo para el veranito, 29€ es el precio de los rodillos. Y ahora haber que tal funciona que si que es cierto que el poco tiempo que lo lleve montado perdi punta porque los rodillos debian de estar gastados, en salida era un avion. En el manual de Jcosta pone que segun como conduzcas los rodillos suelen durar de 1500 a 5000km y la correa como ya han dicho por el foro sobre los 10000. El mantenimiento de la moto con variador jcosta se dispara bastante, xD."

Abraço
[/URL]

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #44 em: 21 de Dezembro de 2011, 18:36 »
eu tenho uma 125cc e uma Tmax 500

a 125 não vou colocar variador JCosta _Rolley_

a 500 tem variador e voltava a comprar outro variador _pol_
já lá vão 18000kms e continua tudo como o primeiro dia (fabuloso)

a T vai á revisão dos 20000kms onde será trocado a correia e vou colocar a campanula do EVO3R no meu JCosta

...no meu caso a correia de origem dura os mesmos kms com ou sem JC!!!

abraços

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #45 em: 21 de Dezembro de 2011, 18:45 »
eu tenho uma 125cc e uma Tmax 500

a 125 não vou colocar variador JCosta _Rolley_

a 500 tem variador e voltava a comprar outro variador _pol_
já lá vão 18000kms e continua tudo como o primeiro dia (fabuloso)

a T vai á revisão dos 20000kms onde será trocado a correia e vou colocar a campanula do EVO3R no meu JCosta


...no meu caso a correia de origem dura os mesmos kms com ou sem JC!!!

abraços


Tu com a tua Tmax fazes mais estrada do que cidade......
Comparando que em velocidades estabilizadas a rotação do Jcosta desce em relação ao de origem só poupas, a correia.......

Se fizesses 18.000 mil em cidade como amaioria das 125cc faz em constantes arranques, em que a subida de rotação é maior....

A tua correia durava metade.....
Os custos de manutenção com J.Costa sobem.......... a opinião é geral, não é minha.

 ;D

Abraço  ;)

P.s- E na Tmax não andas sempre nos limites como o pessoal das 125cc, como sabemos. ;)
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 18:59 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #46 em: 21 de Dezembro de 2011, 19:25 »
Para quem quer alterar sem investir muito, e poupar a mecanica:



Os resultados não serao os mesmos que um JC, obviamente, mas é uma proposta valida.

Abraço ;D

[/URL]

miguel alonso

  • Visitante
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #47 em: 21 de Dezembro de 2011, 20:30 »
Se dizem que o J.Costa dá esticões, este dá o quê, coices? _pensador_

Desculpem lá, vejam videos do j.costa a trabalhar e vejam se dá os esticões desse.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #48 em: 21 de Dezembro de 2011, 21:43 »
Se dizem que o J.Costa dá esticões, este dá o quê, coices? _pensador_

Desculpem lá, vejam videos do j.costa a trabalhar e vejam se dá os esticões desse.

Cada um faz o que quiser com o seu dinheiro.
Só alertei para os inconvenientes do JC. Nem tudo na cereja se come, o caroço por exemplo.
Mas se achas que são só vantagens, força nisso ;).

Para quem já utilizou o JC, existe desgaste permaturo de (correia, pesos, embraigem e pneu).
Só uma utilização cuidada pode prevenir estes desgastes permaturos, e em situações em que a scooter faça muitos km em estrada aberta ate pode haver beneficios, pois roda a rmp mais baixas para a mesma velocidade.
Eu estou mesmo a ver o pessoal das 125 cc a fazerem arranques suaves, não ir sempre perto do red line, essas coisas.... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _rir_ _rir_ _rir_

Aconselho-te a leres o posto do nosso companheiro Silva:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5720.30



 _Rolley_

Abraço
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 21:59 por nunompires »
[/URL]

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: [GTS 125 i] Variador J Costa - Parte I
« Responder #49 em: 22 de Dezembro de 2011, 13:09 »
esta é a desvantagem dos foruns... o disse que disse _polb_
"Boas companheiro,
uma dúvida, quando montas-te o variador, mudas-te a correia?
è que me disseram que o variador que montaram nas PCX está a dar problemas e que nas GTS a correia de origem passa dos 12.000km a substituição para 3.000km, ou seja, com o variador J.Costa a correia só dura 3.000km..."

deve haver companheiros 125cc com Variadores JCosta com mais de 3000kms andados ou não?

a única coisa que é preciso mudar são os pesos (massas) que pode variar entre os 6000 e 10000kms nas scooters até 250cc "depende do estilo de condução de cada um"

Como saber que os pesos já não estão bons?
quando a moto faz mais rotação do que anda!


nas Maxiscooters, Tmax os pesos (massas) podem durar entre 15000 e os 20000kms "depende do estilo de condução de cada um"

por exemplo nas Hondas 125cc a JCosta aconselha a colocar a correia da 150cc ...• Con las Honda 125/150 montar siempre la correa de la 150cc de inyección.

com as outras scooters sempre correia original _pol_
excepção das Piaggio 125