Autor Tópico: [VS 125] Revisão  (Lida 10344 vezes)

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Paulo Ferreira

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[VS 125] Revisão
« em: 17 de Outubro de 2011, 12:06 »
Bom dia companheiros,

estou com uma grande duvida por causa da revisão da minha scooter.

A minha duvida é a seguinte, para as oficinas que liguei foi me dito que a revisão devia ter sido feita aos 3000 kms, e depois disso sempre de 3000 em 3000 kms.

Quando a comprei, foi me dito que a 1ª revisão seria aos 1000 kms e assim foi feita, para a 2ª revisão disseram me que seria aos 4000 kms, ao que esta a a chegar.

No manual da scooter diz o seguinte:

Para aumentar a longevidade e rendimento da sua SYM, a manutenção e revisões periódicas são de extrema importância. O intervalo entre revisões deve ser respeitado. Só uma correcta manutenção previne o desgaste prematuro da sua SYM.
A SYM recomenda a primeira revisão aos 500km, as seguintes devem ocorrer a cada 3000km.


Qual é a vossa opinião?

« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 10:31 por paufer »

zexalex

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #1 em: 17 de Outubro de 2011, 12:23 »
Não entendo qual é a dúvida...

O que está no manual é o que deve ser cumprido...

Claro que podem haver opiniões diferentes, mas tanto quanto sei, o que está escrito no manual é o que deve ser cumprido para não invalidar a garantia.

Verificar no manual se essa frase é genérica ou se é específica para o modelo. Regra geral o manual tem um sítio para por os carimbos das revisões e com o que deve ser fetio em cada uma. Aí poderá confirmar-se os intervalos recomendados de kms entre revisões.

ze_marmelo

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #2 em: 17 de Outubro de 2011, 12:24 »
Boas,

Pelo menos para a GTS 125 a Sym recomenda a primeira revisão aos 1000kms e depois aos 6000km, 12000km (etc )

Eu na minha fiz aos 1000, 3000 e agora vou fazer aos 9000 ( deixei escapar a dos 6000  :P ).

Se puderes fazer de 3 mil em 3 mil ficas com a mota mais afinadinha  ::) senão faz de 6 em 6 que é o aconselhado pela Sym.

Cumps

ze_marmelo

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #3 em: 17 de Outubro de 2011, 12:26 »
Não entendo qual é a dúvida...

O que está no manual é o que deve ser cumprido...

Claro que podem haver opiniões diferentes, mas tanto quanto sei, o que está escrito no manual é o que deve ser cumprido para não invalidar a garantia.

Verificar no manual se essa frase é genérica ou se é específica para o modelo. Regra geral o manual tem um sítio para por os carimbos das revisões e com o que deve ser fetio em cada uma. Aí poderá confirmar-se os intervalos recomendados de kms entre revisões.

Olha que não é bem assim, o manual que vinha com a minha dizia uma coisa e o manual que saquei do site da marca ( mais actualizado em relação ao que vinha ) já dizia outra coisa.

Em caso de dúvida é enviar um mail ao importador a confirmar a periocidade da revisão de modo a não invalidar a garantia.

Paulo Pessoa

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #4 em: 17 de Outubro de 2011, 18:09 »
Olha que não é bem assim, o manual que vinha com a minha dizia uma coisa e o manual que saquei do site da marca ( mais actualizado em relação ao que vinha ) já dizia outra coisa.

Em caso de dúvida é enviar um mail ao importador a confirmar a periodicidade da revisão de modo a não invalidar a garantia.
Boas Companheiros,
Olha que nem sempre ajuda, quando tinha a minha Fiddle, mandei um mail para eles para me confirmarem a questão das revisões, fui bastante explicito nos dados da mota, ano versão, etc. A resposta que me mandaram era uma copia do livro das revisões, (manual) perguntei-lhes também do consumo de oleo, pois ao fim de + - 2.000km os níveis estavam baixos, a resposta deles foi que a moto tinha luz avisadora dos níveis de óleo. Ora a Fiddle anterior e ate mesmo o novo modelo não tem esse tipo de luz  _pensador_
De qualquer forma, já a troquei á cerca de uma semana pela GTS 125 i Evo e no Stand onde a comprei a indicação que me deram foi a seguinte, 1ª aos 1.000km, 2ª aos 4.000 e depois de 3 em 3.000.
Abraços e boas curvas  _pt_

Offline dinis espadinha

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #5 em: 17 de Outubro de 2011, 18:31 »
Carissimos ; as revisoes sym 1000 e depois 3000 em 3000, sao para cinlidradas ate 300, a de 1000 e depois 6000 em 6000 são a partir de 400cc.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos Dinis.
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Offline jogador

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #6 em: 17 de Outubro de 2011, 20:28 »
Boas,
Eu também tenho uma vs 125.
E fiz a primeira revisão aos 500 km para controlar os níveis. depois fiz aos 3000 km.
Vou passar a adoptar o seguinte sistema. Uma revisão (com troca de óleo) uma vez ao ano, sempre antes de começar o verão que é quando ela anda mais. Tendo em conta os km que eu ando, deve dar mais ou menos de 3000 ou 4000 km.
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Offline Jorge Pinto

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #7 em: 18 de Outubro de 2011, 00:19 »
Companheiro
Se não me falha a memoria, o plano de revisões da SYM, para as scooters e motos de 125 cm3 é o seguinte:


1000 Km - 1º Revisão

 3000 Km - Troca de óleo

 6000 Km /ou 1 ano - Revisão

 9000 Km - Troca de óleo

12000 Km /ou 2 anos - Revisão

e assim sucessivamente, ou seja, de 6.000 em 6.000 km fazes revisão, e de 3.000 em 3.000 mudas o óleo.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos

Jorge Pinto


Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

jorgeborges

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #8 em: 18 de Outubro de 2011, 20:42 »
Companheiro
Se não me falha a memoria, o plano de revisões da SYM, para as scooters e motos de 125 cm3 é o seguinte:


1000 Km - 1º Revisão

 3000 Km - Troca de óleo

 6000 Km /ou 1 ano - Revisão

 9000 Km - Troca de óleo

12000 Km /ou 2 anos - Revisão

e assim sucessivamente, ou seja, de 6.000 em 6.000 km fazes revisão, e de 3.000 em 3.000 mudas o óleo.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos

Jorge Pinto



A da minha Gts são feitas desta forma. _pol_

miguel alonso

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #9 em: 18 de Outubro de 2011, 20:59 »
 a mim tambem me disseram  assim, tal como nos dois posts anteriores.

julitog

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #10 em: 19 de Outubro de 2011, 01:36 »
Quanto a este assunto, o manual que vem com a mota (comprei  1 Mês 650 Km) diz:
1000 Km 1ª revisão (de controlo apertos, mudança de lubrificantes exceção travões)
para 125 cm3 de 6000 em 6000, mas no máximo de 6 em 6 meses, a não ser que tenham a mota parada.
O motor da minha Jet 125 só leva 0.8 L , é pouco para rodar 6000KM em cidade,prefiro mudar aos 3000Km , assim tenho a certeza que o óleo está sempre em boas condições, embora gaste mais uns €€€€, vai prolongar a vida
Todas as Sextas-feiras confiro o nivel.
Estes conselhos foram dados pelo concessionário ( normal que queiram vender) Representante oficial Susuki e KTM.
Utilizam óleos de alta resistência,na equipa de moto4 no Nacional Quando mudar aos 1000Km depois digo que marca e graduação.

julitog

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #11 em: 19 de Outubro de 2011, 02:01 »
A explicação de mudar o oleo aos 6 meses mesmo que não tenha feito os KM é de que uma vez abert o oleo perde propridades, i gualmente pelas mesmas razões nos automóveis, se não atingir os Km para ... deve fazer a mudança do oleo em 12 meses

julitog

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #12 em: 19 de Outubro de 2011, 02:18 »
Companheiros descobri o plano oficial de revisões da SYM dado pela Redmoto.
está aqui http://gostodescooters.blogspot.com/2011/09/sym-plano-de-revisoes.html#comment-form

aclm

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #13 em: 19 de Outubro de 2011, 21:40 »
Eu tenho uma Sym VS125 e a primeira revisão foi aos 1000km depois aos 6000km e depois de 6000 em 6000km. Em pouco tempo fazia os 6000km, pouco mais de 3 em 3 meses lá estava eu a fazer mais uma revisão (neste momento a minha já tem mais de 24000km).

O que me explicaram em relação ao manual é que ele foi feito tendo em conta o gasto no país de origem (não sei se me estou a explicar bem...) eles lá têm um gasto/esforço muito maior que a nossa utilização cá em Portugal, e que cá não se justifica revisões de 3000 em 3000km para esta cilindrada. Como os companheiros devem saber (quem tem esta mota) o óleo é verificado de 1000 em 1000km por nós, consoante "acende" a luz vermelha.

Carissimos ; as revisoes sym 1000 e depois 3000 em 3000, sao para cinlidradas ate 300, a de 1000 e depois 6000 em 6000 são a partir de 400cc.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos Dinis.

Companheiro Dinis, não é bem assim, tudo depende da utilização que se faz à mota, se anda o ano todo ou não e por onde se anda...

Espero ter ajudado.
Cumps

Offline dinis espadinha

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #14 em: 19 de Outubro de 2011, 21:58 »
Caro companheiro, de acordo consigo. Eu não postei as revisoes por acaso, porque  disse exactamente o que esta exposto na oficina onde faço a revisão
É concessionario sym e a folha esta colada na parede,para todas as cilindradas sym.
Cumprimentos Dinis
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Cumprimentos Dinis.

aclm

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Re: Revisão SYM VS 125
« Responder #15 em: 19 de Outubro de 2011, 22:31 »
Caro companheiro, de acordo consigo. Eu não postei as revisoes por acaso, porque  disse exactamente o que esta exposto na oficina onde faço a revisão
É concessionario sym e a folha esta colada na parede,para todas as cilindradas sym.
Cumprimentos Dinis

Não digo o contrário, mas não se pode levar à letra tudo o que está escrito...
Cumprimentos

Paulo Ferreira

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Re: [VS 125] Revisão
« Responder #16 em: 20 de Outubro de 2011, 23:51 »
Boa noite companheiros,

obrigado por as vossas opiniões, ja marquei a revisão...

como se pode ver existem opiniões diferentes, como disse, quando comprei a minha foi me dito que a primeira revisão era aos 1000kms e a segunda aos 4000 kms.
quando iniciei os telefonemas para realizar a revisão, foi me dito por alguns que já deveria ter sido feita aos 3000 kms, por isso é que surgem estas minha duvidas acerca da revisão! 

Para terminar, o dono do stand onde vou colocar a scooter na revisão (pertinho de casa e mais barato), disse me que a revisão seria mais de acerto para as outras revisões, porque segundo ele a sym tem que mudar a correia aos 12000 kms,
ou seja:

1ª 1000 kms
2ª 3000 kms
3ª 6000 kms
4ª 9000 kms
5ª 12000 kms

e evitar que a 4ª revisão e 5ª ficassem com menos kms de diferença...

1ª 1000 kms
2ª 4000 kms
3ª 7000 kms
4ª 10000 kms
5ª 13000 kms ( segundo ele deve mudar a correia aos 12000 kms, e assim já leva mais mil em cima)

Cada um têm a sua setença...

obrigado a todos por as vossas opiniões!

 

 
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 10:32 por paufer »

Offline CCM

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Re: [VS 125] Revisão
« Responder #17 em: 21 de Outubro de 2011, 14:25 »
Viva!

O intervalo de revisões sugerido ( disse bem, SUGERIDO) pela marca pode ser alterada pelo concessionário.

Pretende-se que entre o concessionário (aquele que conhece o cliente e sabe qual a utilização da scooter) e o cliente seja estabelecido um programa de manutenção ajustado à utilização e kms efectuados pelo cliente. Assim, não será por a scooter ter feito mais 1000kms que a garantia será anulada. Tudo depende da relação concessionário <-> cliente e qual o plano de manutenção acordado.

Para o concessionário não interessa alargar os períodos de manutenção SUGERIDOS pela marca. Devido a esta premissa é que os concessionários tentam "aterrorizar" os clientes com a perda de garantia, de forma a ganharem mais uns euritos!!!

No meu caso, a Zulmira devia ter trocado a correia de transmissão aos 12 000kms, o que aconteceu só aos 15 900kms. Para além de ir ao concessionário de 6000 em 6000kms para a revisão, embora troque em casa o óleo a cada 3000kms. Em momento algum me foi dito que a Zulmira já não tinha garantia.

Estabeleçam uma boa relação com o vosso concessionário. Só terão a ganhar com isso. Caso tal não seja possivel, contactem a RedMoto (importador) e mudem de concessionário. Em Lisboa o que não falta é concessionários SYM....

Abraço ;)
scooter_   Não há perto nem longe. Há uma Sym GTS 125

digital-jesus

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Re: [VS 125] Revisão
« Responder #18 em: 21 de Outubro de 2011, 20:25 »
Vou deixar a minha opiniao pessoal.
Durante a garantia, façam o que a marca indica no manual.
Depois da garantia, pelo menos 5000 km faz qualquer oleo., pois só o conjunto cilindro pistao, cambota é lubrificado. Nao tem cx de velocidades nem embraiagem para lubrificar, e mesmo nessas situaçoes 5000 fazem-se sem qualquer receio.
conduzo motas á mais de 30 anos. Motos de todos os tipos, marcas e cilindradas e até hoje nunca uma tive uma avaria relacionada com lubrificaçao. Nem uma aprilia que fazia 13000 r/m. Falha mecanica, tipo bomba de oleo tive numa, mas n foi pelo oleo, foi mesmo o material

Offline nunompires

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Re: [VS 125] Revisão
« Responder #19 em: 23 de Outubro de 2011, 21:31 »
Vou deixar a minha opiniao pessoal.
Durante a garantia, façam o que a marca indica no manual.
Depois da garantia, pelo menos 5000 km faz qualquer oleo., pois só o conjunto cilindro pistao, cambota é lubrificado. Nao tem cx de velocidades nem embraiagem para lubrificar, e mesmo nessas situaçoes 5000 fazem-se sem qualquer receio.
conduzo motas á mais de 30 anos. Motos de todos os tipos, marcas e cilindradas e até hoje nunca uma tive uma avaria relacionada com lubrificaçao. Nem uma aprilia que fazia 13000 r/m. Falha mecanica, tipo bomba de oleo tive numa, mas n foi pelo oleo, foi mesmo o material


O plano de manutenção deve ser adquado conforme a condução de cada pessoa. O oleo aguenta bem 5.000 km, ou 6.000 km. Um nonocilindrico trata sempre pior o oleo que um motor de 4 cilindros. Porem ca em casa as manutenções sempre foram feitas de 6.000 km em 6.000 km desde nova.
1- Mudança de oleo foi aos 1.000 km

Seguintes de 6.000 km em 6.000km.

O que vos posso dizer.
Bom o estado do meu oleo, pode muito bem chegar aos 6.000 km com um aspecto impecavel, como pode chegar aos 6.000 km com um aspecto horrivel. Depende se ando a fundo ou não!
Uma 125 de caburador estraga sempre mais o oleo que uma de injeção, isto porque a combustão não é tao limpa como num motor a Injeção.
Depois existe a questão de que o pessoal nas 125 anda sempre quase a fundo, e a temperatura do oleo nestes casos é sempre mais elevada. (temperatura da agua de refigeração # da temperatura do oleo).
Tenho um Dir na parte de mecanica da SYM que mostra bem um oleo totalmente gasto com apenas 5.000 km, isto porque eu sei bem que andei sempre a dar calor ao aço.
Estou totalmente de acordo com o Jesus.

Abraço
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