Autor Tópico: Mudança de lubrificantes  (Lida 3036 vezes)

julitog

  • Visitante
Mudança de lubrificantes
« em: 14 de Outubro de 2011, 14:01 »
Há coisas que com algum cuidado e saber se podem "Faça Voçê mesmo".
Por exemplo a MUDANÇA DOS LUBRIFICANTES.
Seria interessante que algum companheiro mais dentro do assunto desse umas dicas de como fazer mudança de óleo motor e o mais aconselhado, e quantidade. Também é preciso mudar filtro como nos carros?
E a mudança do lubrificante da transmissão? parece-me fácil, mas como se faz? e qual o óleo adequado/melhor? E a quantidade?
Evidente que as revisões dentro dos prazos e nas marcas, é sempre o mais indicado, mas  parece-me que nos tempos que correm todos os €€€€€ que se possam poupar são €€€ que se podem gastar em  _vinho_ para as meninas.
Um pequeno tutorial seria òptimo.
Quem aceita o desafio de certeza que  scooter_ ia ficar  _lool__palmas_

Abraços e Boas Curvas

julitog

  • Visitante
Re: Mudança de lubrificantes
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2011, 14:51 »
Boas.
Esta ideia já alguem a teve há muito tempo , mas parece que ninguem reparou ou ,não gostam de sujar as mãos só por alguns €€€!!!
O Grande companheiro Nuno Fez um excelente tutorial, onde explica em pormenor e com toda a simplicidade, como fazer estas operaões, sem ir ao Sr. Doutor e poupar os €€€ da consulta.
As ilustrações estão excelentes, para quem não se importa de sujar as mãos, aproveite as dicas, em http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5973.0

Obrigado Nuno e parabéns pelo excelente trabalho.

Tratem bem as Vossas meninas, para que nunca Vos deixem "apeados"

Abraços e Boas Curvas

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Mudança de lubrificantes
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2011, 22:25 »
Ainda esta semana, terça feira, mudei o oleo á Tmax,
Saco do lixo dos grandes debaixo da mota para nao sujar o chão do quintal
recipinte para recolher feito de uma lata de oleo de 5lts cortada de lado

Como é uma revisão intermédia 19.000 foi mesmo só oleo e filtro

Filtro 7 euros (não original) compatível comprado na MotoMonte

Oleo Putoline 100% Sintetico 15w50 (sim eu sei que o recomendado para scooters é o 10w40 semi-sintetico, mas as capacidades deste são superiores)  3 latas de litro, pois a menina leva 2,8 lts, a 8,90 euros a lata no Brico Marchê de Vale de Figueira - Almada.

A operação demorou 15 minutos e o que demora mais é escorrer todo o oleo


Nota: o oleo usado NÃO PODE SER deitado no esgoto, eu guardo em latas bem acondicinadas e depois levo a uma oficina que tem um recipiennte grande que posteriormente é recolhido pela Ecolub

Ah é verdade , não sujei as mãos pois tenho daquelas luva descartaveis tipo médico  ;)

« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 22:28 por Scooty »

julitog

  • Visitante
Re: Mudança de lubrificantes
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2011, 02:06 »
Scooty, em relação ao sintético Há mecanicos que dizem uma pelicula na embraiagem( nas banhadas a oleo) que faz patinar.
Se o recomendado é o semi-sintetico 10W40 para quê gastar mais guito????, A não ser que estivesses num país de baixasimimas temperaturas.
cumprimentos