Autor Tópico: Nas curvas... em segurança!!  (Lida 83126 vezes)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #100 em: 22 de Agosto de 2015, 01:36 »
Parece-me boa idea....

Sent from my engel-TB0700 using Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #101 em: 25 de Agosto de 2015, 09:18 »
Excelente ideia!

No site deles: "As datas indicadas estão sujeitas a confirmação após pré-inscrição e podem ser alteradas de acordo com disponibilidade dos participantes e/ou de recursos envolvidos."


No meu caso, até preenchi há umas semanas o formulário de pré-inscrição porque aparecia no calendário uma data de Setembro (dia 6 ou 9, não me recordo).

No entanto nunca recebi confirmação, e entretanto o curso deixou de estar agendado no calendário  _Zang_

Esta seria uma óptima forma de reunir os participantes necessários para a CR&M agendar de novo o curso  _pol_
Para mim que sou mesmo rookie nestas coisas das motos seria um must.

nsbarros

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #102 em: 25 de Agosto de 2015, 23:24 »
Já criei o tópico nos assuntos diversos.
O próximo curso está agendado para sábado,  dia 29 de agosto.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #103 em: 26 de Agosto de 2015, 00:06 »
Fui fazer este curso no fim de semana passado e posso dizer que dei por bem empregue o meu dinheiro, pois aprendi ali algumas coisas das quais nem fazia ideia.

Tal como já foi dito, o curso é adaptado às necessidades e experiência do grupo pelo que, quem só pretende andar de scooter 125, passa pelas scooters de 50cc onde aprende as bases da condução defensiva e só depois é que passa para uma de 100cc e depois para as scooters de 125cc... e dentro das 125 passa por várias diferentes.

O curso está previsto para durar 4 horas mas, no dia em que fiz o curso, este acabou por durar 5 horas o que foi bom pois deu para dar mais umas voltinhas de scooter e experimentar as técnicas ensinadas.

Quanto ao processo de inscrição no curso, até que a coisa correu bem e rápida. Liguei para o CRM e pedi informações e disseram para enviar um mail com o meu contacto para passarem ao formador. 3 dias depois o formador estava-me a ligar para confirmar a minha inscrição e disse-me que tinha um grupo de 4 pessoas para o fim de semana seguinte e eu seria o 5º participante. Como diz um ex-primeiro ministro do nosso país "Porreiro, pá"... no espaço de 1 semana tratei de tudo.

O custo do curso usando as motas da escola é de 130€ e se for com mota própria é de 100€. Não sei se esta diferença compensa, para quem já tem moto, pois os riscos de se cair por ali são baixos - eu sei que se pode cair a qualquer velocidade - até porque se está num ambiente controlado e o sentido de circulação é igual para toda a gente, pelo que não há cá uns a "irem para lá" e outros a "virem para cá".

Sei que vai haver outro curso no próximo sábado, pois o formador enganou-se e enviou-me um sms a confirmar a minha presença no curso.

De qualquer forma posso fornecer o contacto do formador e falam com ele directamente para agendarem uma data, uma vez que ele só faz o curso com um número minimo de participantes.

Nomex

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #104 em: 21 de Outubro de 2015, 22:40 »
Hummmm..... Então e o contra-esterço???????

Também conhecido com "counter-steering" é a forma como eu abordo todas as curvas acima dos 30km/h. Consiste em virar para a direita para fazer a curva à esquerda e vice-versa.

Na minha opinião é bem mais seguro e mais estável do que "inclinar" usando o corpo.

pfreire

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #105 em: 05 de Abril de 2016, 21:58 »
Alguém pode repostar as imagens iniciais deste tópico?

Obrigado!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #106 em: 08 de Abril de 2016, 16:12 »
Alguém pode repostar as imagens iniciais deste tópico?

Obrigado!

Feito.
 _convivio_


AJCaiado

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #107 em: 08 de Abril de 2016, 17:58 »
Obrigado companheiro!

Um abraço e boas curvas!  scooter_

António Caiado

pfreire

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #108 em: 11 de Abril de 2016, 14:04 »

nsbarros

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #109 em: 15 de Abril de 2016, 09:28 »

A inclinação do corpo para virar uma mota é um mito. Se fizermos counter-steering a mota inclina e por isso o corpo também. Desta forma, a inclinação do corpo é uma consequência e não uma causa da mota virar.


O counter-steering consiste, como bem disse o nosso companheiro Nomex, em virar para a direita para fazer a curva à esquerda e vice-versa. Porém, este conceito é muito mais simples de aplicar do que parece. Não se vira o guiador para lado nenhum (pelo menos no sentido em que o fazemos quando temos que fazer uma inversão de marcha). Basta pressionar (para a frente e ligeiramente para baixo) o punho do lado da curva que queremos fazer e a mota vira para esse lado, pois a roda virou para o lado contrário. Não se percebe, pois o movimento é muito ligeiro, mas a roda virou e foi isso que causou a inclinação da mota. Aliás, o efeito é logo imediato. E resulta mesmo abaixo dos 30 km/h e também é a técnica ideal para nos desviarmos de obstáculos na via.

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #110 em: 18 de Abril de 2016, 14:35 »
Obrigada nsbarros, pela explicação simples para malta que não percebe (quase) nada disto como eu  _pol_

Não há nada como ir fazer o curso, quando o tempo (€) o permitir  _lol_ _lol_ _lol_

Avila61

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #111 em: 07 de Maio de 2016, 17:38 »
Muito bom _pt_

AJCaiado

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #112 em: 08 de Maio de 2016, 15:25 »
Aqui vai mais um video que demonstra como usar a técnica de countersteering para curvar com segurança,mesmo em baixas velocidades (o senão é ser em inglês, mas poderei explicar para os companheiros que não entendam a língua):




protas

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #113 em: 08 de Maio de 2016, 16:12 »
muito bom

pfreire

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #114 em: 09 de Maio de 2016, 12:25 »
Tem funcionado bastante bem esta técnica. Acaba por ser algo natural depois de começar a usar.

A segurança em muitas curvas melhorou imenso.

Obrigado pelas partilhas.

E para quando uns workshops? Deve ser algo interessante para muita gente aqui do fórum!

Altar

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #115 em: 09 de Maio de 2016, 12:33 »
excelente aula prática

infelizmente nas escolas de condução não se ensina nada, faz-se uns 8s e nada mais

curvar e travar são duas coisas bastante importantes para quem anda de mota

nsbarros

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #116 em: 10 de Maio de 2016, 18:47 »
Aqui vai mais um video que demonstra como usar a técnica de countersteering para curvar com segurança,mesmo em baixas velocidades (o senão é ser em inglês, mas poderei explicar para os companheiros que não entendam a língua):

https://www.youtube.com/watch?v=SF1ezf8LNNU


Excelente vídeo que demonstra bem o que disse atrás. O problema com as scooters tem a ver com a parte da ancoragem. Não temos um depósito para nos ajudar, como nas motas. Por isso é importante ir praticando até arranjarmos uma posição no banco confortável que permita fazer as curvas em controlo total, mesmo a alta velocidade.
Não esquecer também que a scooter tem um centro de gravidade diferente da mota por isso a parte da inclinação (que para mim tem mais a ver com a forma como nos comportamos em cima da scooter) é mais relevante que a ancoragem. Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter...
Volta a insistir naquela parte do praticar. Por acaso tenho sorte pois moro num sítio com uma avenida de 350 metros com pouco movimento e por isso logo que me ponho em marcha lá vou eu a fazer ziguezagues. Não só pratico o counter steering como aqueço os pneus ao mesmo tempo.

catb

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #117 em: 07 de Dezembro de 2016, 00:01 »
Boa partilha .Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ronaldo

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #118 em: 04 de Maio de 2018, 19:13 »
As imagens do primeiro post do tópico não estão aparecendo, poderiam fazer um repost, seja via novo tópico caso o autor da primeira postagem não esteja mais a utilizar o fórum .

Offline nunoleve

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2019
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #119 em: 23 de Agosto de 2019, 12:18 »
Tambem gostaria de ver as imagens deste topico, tão interessante
Lamento só agora ter chegado, mas nunca é tarde para aprender
Saudações scootards
Nuno  Leve

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #120 em: 27 de Agosto de 2019, 11:17 »

Excelente vídeo que demonstra bem o que disse atrás. O problema com as scooters tem a ver com a parte da ancoragem. Não temos um depósito para nos ajudar, como nas motas. Por isso é importante ir praticando até arranjarmos uma posição no banco confortável que permita fazer as curvas em controlo total, mesmo a alta velocidade.
Não esquecer também que a scooter tem um centro de gravidade diferente da mota por isso a parte da inclinação (que para mim tem mais a ver com a forma como nos comportamos em cima da scooter) é mais relevante que a ancoragem. Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter...
Volta a insistir naquela parte do praticar. Por acaso tenho sorte pois moro num sítio com uma avenida de 350 metros com pouco movimento e por isso logo que me ponho em marcha lá vou eu a fazer ziguezagues. Não só pratico o counter steering como aqueço os pneus ao mesmo tempo.
"Por exemplo, em certas situações dou por mim inclinado ligeiramente para o lado oposto da curva (mas a fazer counter steering) para manter o centro de gravidade da scooter..."

Faço isso todos os dias no percurso casa - trabalho em várias curvas.
Não sei se é a forma correcta mas é a que encontrei para as fazer.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk