Autor Tópico: Nas curvas... em segurança!!  (Lida 83161 vezes)

André Rocha

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #75 em: 22 de Maio de 2014, 22:20 »
Sem usar termos dificeis  _careta_ é virar o guiador para o lado oposto de onde se deseja inclinar a moto..  _pol_

jorge taborda

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #76 em: 23 de Maio de 2014, 19:27 »
em relaçao as scooters,a sua potencia,eu comprei uma 50cc para comecar,ja esta perto de fazer um ano q a tenho e estou desejoso para ter uma 125,so a condiçao financeira ainda nao deixa..com a minha 50cc tive de fazer retficaçao ao pistao e como ia abrir o motor e o preço ia ser o mesmo,preferi aumentar o pistao,é de 2t,velocidade maxima vai aos 80 mas ja a esforçar muito(escape furado,correia gasta,etc limitam a velocidade)..sinto muito a falta q ela possa andar em a.e ...em relaçao as curvas,aprendi pela propria pele,ninguem me ensinou,foi pegar nela e começar a andar.normalmente faço contra-peso nas curvas,eu e que domino a curva nao a mota,inclino-a consoante a curva e vou com o corpo fazendo contra-peso o que achar suficiente para permitir fazer a curva,na hora de endireitar a mota faço força para o lado contrario e ela fica direita...é uma tatica,nao sei se é a mais correta mas foi como aprendi...em relaçao as travagens,travo com o da frente como se ela tivesse abs,um movimento de prender e soltar continuo,com a ajuda do trazeiro,isto antes de chegar a curva,mesmo para abrandar.
no meio da curva se tiver que travar e com o de traz,o da frente NUNCA,pois tenho umas luzes q a mota podera   desiquilibrar,o da frente derrapar e ela virar mandando me ao chao.so cai uma vez numa rotunda,quando arranquei e com o susto de ver um carro a andar bem na rotunda travei com tudo com o da frente,conclusao mota para um lado e eu para o outro...levantei me como se nada fosse,peguei nela e andei como se nada fosse.
acelarar,a meio da curva para ajudar a endireitar,ou com acelaraçoes continuas para ajudar o equilibrio ate acabar a curva..
sustos,so com o piso molhado e vento,ai sinto a a fujir de trazeira mas com sangue frio la a seguro,foge sem travar,apenas com a inclinaçao.
esta e a minha defeniçao,cheira me a quem anda a toda a velocidade ou em competiçoes(as vezes esagero sim) mas ate agora n cai lool  _anjo_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #77 em: 16 de Julho de 2014, 12:07 »


Este filme é grande, mas eu aconselho vivamente a verem!!



Quem não tem experiência, ou mesmo quem a tem, (ou pensa que sim) e quer perceber como se curva, o que se deve ou não fazer......mesmo depois de tudo o que já foi dito, vejam este filme com bastante atenção, irão aprender algo certamente !!!



Clicar para ver -->

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #78 em: 16 de Julho de 2014, 12:46 »
Muit fixe! só vi os 1ºs 4 minutos, mas vou arranjar tempo para ver todo  _pol_

Será desta que aprendo a curvar sem a BuBu?  _corado_ _lol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #79 em: 16 de Julho de 2014, 12:53 »

@Cristina

Existem algumas partes do Video que é para MOTO e pouco se aplica a Scooter's, ("como o joelhito de fora") mas nunca se sabe se um dia não se passa por essa experiência tbm.

Como podes ver no video, por vezes é o "medo" que nos faz curvar mal  _Rolley_

Faz as coisas naturalmente que aprendes rápido  _lol_ _lol_ _lol_

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #80 em: 16 de Julho de 2014, 13:20 »
@Cristina

Existem algumas partes do Video que é para MOTO e pouco se aplica a Scooter's, ("como o joelhito de fora") mas nunca se sabe se um dia não se passa por essa experiência tbm.

Tás enganado! eu cá ando com o joelhinho de fora a raspar.... nos enlatados quando me distraio  _careta_ _lol_

Como podes ver no video, por vezes é o "medo" que nos faz curvar mal  _Rolley_

Faz as coisas naturalmente que aprendes rápido  _lol_ _lol_ _lol_

Sem dúvida!
Lembro-me sempre da Cátia Silva (que nos esqueceu  :'( infelizmente) quando ando em sítios de curvas apetecíveis! ela parece que nasceu em cima de uma mota, e na realidade aprendeu a andar pouco depois de mim (tem é menos um ou 2 anitos  _Rolley_ )
Mas além do medo, também o estado de espírito do dia influencia, e há ocasiões em que parece que a mota se conduz sózinha, e há outras em que qualquer curva parece perigosa  :-[

Mas uma coisa é certa, com a BuBu, não era preciso saber curvar! ela sabe por nós  _palmas_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #81 em: 07 de Agosto de 2014, 12:11 »
Eis um vídeo bem feito, curto e simples, de um nosso irmão do outro lado do Atlântico, partilho:
https://www.youtube.com/watch?v=H9v1aMSXn3k
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #82 em: 08 de Agosto de 2014, 23:38 »
Muito bom o video!
« Última modificação: 08 de Agosto de 2014, 23:39 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Marco46

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #83 em: 09 de Agosto de 2014, 22:55 »
Para aqueles que não sabem e querem aprender ou aperfeiçoar a sua condução, vejam OBRIGATORIAMENTE o documentário Twist of the Wrist com o Guru da Kawa Keith Code.

Tanto serve para moto como para scooter, com a diferença que o Lean angle de uma Scooter jamais se equipará ao de uma moto, no resto está lá a base toda.

Pesquisem e vejam se for preciso vezes sem conta e apliquem os conselhos dados por ele na estrada. Vao ver que sem nos apercebermos fazíamos coisas completamente erradas, fruto dos erros e vícios que vamos adquirindo.

Caro _AXE_

Só discordo do que dizes numa coisa: não se pode aplicar a maxis curvar com o joelho e corpo pendurado porquê?
Achas que é pela queda? não é bem verdade embora o seja racional para a maioria de nós.

Deixo-te aqui duas formas de curvas numa maxi com e sem joelho no limite do angulo de inclinação.






saudações a todos

 _convivio_
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 23:09 por Marco46 »

Morgas

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #84 em: 12 de Setembro de 2014, 12:53 »
Este é dos tais tópicos que não canso de ler.
Muito Bom 5*****
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #85 em: 14 de Setembro de 2014, 16:28 »
Este é dos tais tópicos que não canso de ler.
Muito Bom 5*****
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas

Subscrevo!  _pol_ _pol_ _pol_
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #86 em: 25 de Setembro de 2014, 16:48 »
Caro _AXE_

Só discordo do que dizes numa coisa: não se pode aplicar a maxis curvar com o joelho e corpo pendurado porquê?
Achas que é pela queda? não é bem verdade embora o seja racional para a maioria de nós.

Deixo-te aqui duas formas de curvas numa maxi com e sem joelho no limite do angulo de inclinação.






saudações a todos

 _convivio_

Boas companheiro Marco46.

Aquilo que eu quis transmitir, foi exactamente o que está explicito nas fotos .....

Pelo que me parece, mesmo com o joelhito de fora, as Maxis vão ambas a fezer uma curva com a mesma inclinação. Perecendo-me até que a que não tem o joelho de fora tem um angulo um pouco mais acentuado....

Bem, o que eu queria mesmo dizer, é que não há necessidade de andar tipo "fittipaldi" armado aos "cucos" visto que não são nem corredores, nem estão em nenhuma pista de corridas....
Faz-se bem as curvas, e em segurança, sem nenhum problema  _pol_

Mas claro está, se alguém preferir meter o joelhito de fora, ou o capacete, tass bem  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #87 em: 29 de Novembro de 2014, 22:28 »
excelentes ideias bons concelhos.
já li este tópico varias vezes pôs ainda tenho algum medo nas curvas.




 _pt_ scooter_

nsbarros

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #88 em: 10 de Abril de 2015, 01:22 »
Boa noite,
Ainda não vi o video e como já são 1 da manhã e tenho que me levantar às 6h30, vejo-o mais tarde.
Após 2 meses de condução diária com a minha pipoca, bem me parecia que curvar numa maxiscooter era diferente do que numa mota.
Sempre achei que a minha scooter tinha um centro de gravidade muito alto e um pouco deslocado para trás e depois do que li aqui já percebi porquê.
Como tenho pouca experiência tenho andado a fazer testes sobre a melhor forma de conduzir a pipoca.
Nos últimos dias ganhei confiança ao adoptar esta técnica quando curvo em locais mais apertados (50 km/h): inclino-me para a frente e ponho a perna de fora e para trás, a fazer de âncora. Consigo assim baixar e deslocar para a frente o centro de gravidade da scooter. Alguém vê inconvenientes nesta abordagem?

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #89 em: 10 de Abril de 2015, 10:52 »
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.

Alguém conhece algum local bom na margem sul?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #90 em: 10 de Abril de 2015, 14:50 »
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.

Alguém conhece algum local bom na margem sul?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Luis, tu que fazes a estrada nacional que atravessa a Charneca da Caparica, tens o melhor curso que se pode tirar.
Aquilo é uma verdadeira montanha russa com tanto remendo e tampa de esgoto com saliencia, agua na estrada quando chove.
SYM GTS 125i

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #91 em: 10 de Abril de 2015, 16:09 »
Excelente tópico e acho que vou tirar um curso de condução segura para scooters.

Alguém conhece algum local bom na margem sul?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Podes-te informar aqui:

http://www.crm.pt/

Esta escola é no Kartródomo de Palmela.

Info. retirada do site.

"CONDUÇÃO DEFENSIVA 2 RODAS

Objectivos      

Estes cursos preparam os participantes para fazer face às principais situações de tráfego do dia-a-dia praticando na nossa pista exercícios de travagem, equilíbrio, obstáculos, slalom, curvas e controlo de derrapagem.

Destinatários      Condutores de veículos de 2 rodas. Motorizadas, scooters e motos.

Duração      4 horas

Horário      Das 9h às 13h ou 14h às 18h

Preço      
com moto própria 87€ + IVA - com moto da escola 107€ + IVA

Programa      
Condução defensiva
Mecânica básica e manutenção
Equipamentos de protecção e seu uso
Posição de condução e maneabilidade;
Travagens em recta e em curva;
Equilíbrio e passagem de obstáculos;
Curvas e trajectórias

Observações      
Para menores é necessária autorização do encarregado de educação. Os cursos são ministrados por monitores credenciados da Escola de Pilotagem Honda."

Espero ter ajudado
Cumprimentos
 _convivio_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #92 em: 11 de Abril de 2015, 00:54 »
jcsc.... é bem verdade.... mas queria uma coisa mais simulada e nao tao real.....    :-)

B_Black, obrigado pela dica..... vou investigar.

Mais uma duvida para alguem que tenha feito este ultimo: compensa fazer em motas deles ou o risco de queda é baixo e podemos levar  a nossa sem risco de a maltratarmos?
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #93 em: 11 de Abril de 2015, 09:07 »


jcsc.... é bem verdade.... mas queria uma coisa mais simulada e nao tao real.....    :-)

B_Black, obrigado pela dica..... vou investigar.

Mais uma duvida para alguem que tenha feito este ultimo: compensa fazer em motas deles ou o risco de queda é baixo e podemos levar  a nossa sem risco de a maltratarmos?

Boas companheiro,

Não penses nisso das quedas mas de qualquer modo faz nas motas deles porque isso também faz parte de toda a experiência. No final podes ir buscar a tua e fazer umas voltinhas tb para rematar. Eles são impecáveis.
Excelente iniciativa da Honda de certificar estes instrutores pelo mundo inteiro no Japão, nos mesmos standards de formação para eles levem para os vários países esse conhecimento.

Eu não fiz o curso mas a patroa fez. Achamos que seria bom depois de 20 anos de interregno.
Têm uma vertente teórica e simulador que não vi só posso comentar pelo que me disse mas que tentar mostrar as situações mais frequentes na estrada e como se deve proceder.

Na parte pratica claro é na rua e estava lá para ver. Vai desde como montar, por o descanso até as tácticas de condução travagem, travão de traz para que serve etc.... Eles adaptam a instrução conforme o nível de cada um já tem e isso é muito bom porque não é um script igual para todos.

Digamos que tens uma vertente scooters e outra moto com mudanças, normalmente acho que fazem 1 ou o outro.

Tens o modelo mais icónico da Honda a Ruckus, a vison 50, vision 110, claro pcx, sh125, sh300, e vai passando por todos. Nas motas, cbf125, cbr250, cb500 ae não me esqueço de algum.

Só para finalizar, vi lá pessoas que nunca tinham tocado num mota e com receio de o fazer e que depois de meio dia tinham andado em todas as scooters e sem qualquer medo de ir para a estrada logo em seguida.... Impressionante.

Acho que ha videos no YouTube de como funciona porque a ideia foi mesmo ter a mesma coisa no mundo inteiro.

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Nas curvas... em segurança!!
« Responder #94 em: 11 de Abril de 2015, 12:02 »

Boas companheiro,

Não penses nisso das quedas mas de qualquer modo faz nas motas deles porque isso também faz parte de toda a experiência. No final podes ir buscar a tua e fazer umas voltinhas tb para rematar. Eles são impecáveis.
Excelente iniciativa da Honda de certificar estes instrutores pelo mundo inteiro no Japão, nos mesmos standards de formação para eles levem para os vários países esse conhecimento.

Eu não fiz o curso mas a patroa fez. Achamos que seria bom depois de 20 anos de interregno.
Têm uma vertente teórica e simulador que não vi só posso comentar pelo que me disse mas que tentar mostrar as situações mais frequentes na estrada e como se deve proceder.

Na parte pratica claro é na rua e estava lá para ver. Vai desde como montar, por o descanso até as tácticas de condução travagem, travão de traz para que serve etc.... Eles adaptam a instrução conforme o nível de cada um já tem e isso é muito bom porque não é um script igual para todos.

Digamos que tens uma vertente scooters e outra moto com mudanças, normalmente acho que fazem 1 ou o outro.

Tens o modelo mais icónico da Honda a Ruckus, a vison 50, vision 110, claro pcx, sh125, sh300, e vai passando por todos. Nas motas, cbf125, cbr250, cb500 ae não me esqueço de algum.

Só para finalizar, vi lá pessoas que nunca tinham tocado num mota e com receio de o fazer e que depois de meio dia tinham andado em todas as scooters e sem qualquer medo de ir para a estrada logo em seguida.... Impressionante.

Acho que ha videos no YouTube de como funciona porque a ideia foi mesmo ter a mesma coisa no mundo inteiro.

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Obrigado Cross pela tua partilha. Sem dúvida que se já estava inclinado para fazer, agora está decididissimo: vou mesmo fazer...

Quem sabe eles estão hoje na FIL e trato já de tudo.....


Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 11 de Abril de 2015, 12:03 por toffy »
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

seringas

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #95 em: 21 de Abril de 2015, 13:34 »
Já alguém daqui fez este curso? que feedback pode dar?

cgomes

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #96 em: 04 de Maio de 2015, 11:44 »
Vou ver se passo por lá. Boa dica.

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #97 em: 28 de Julho de 2015, 11:19 »
Pré-inscrito para Setembro, boa dica obrigado.

darkangel

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #98 em: 28 de Julho de 2015, 11:25 »
parabens pelo topico :) _slb_ _slb_ _slb_

nsbarros

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #99 em: 21 de Agosto de 2015, 18:32 »
E se se criasse um tópico para angariar pessoal do CPM para fazer um curso do condução defensiva 2 rodas, em Palmela?