Autor Tópico: Nas curvas... em segurança!!  (Lida 83112 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #50 em: 17 de Fevereiro de 2012, 17:51 »
A minha opniao sobre este assunto:

Sempre tive motas com mudanças e ao comprar uma scooter, tive que alterar o meu estilo de conduçao.

1. Uma scooter em curva é sempre um peso morto, ou seja nao tem motor para em caso de emergencia. Entao a minha recomendaçao é travar antes e deliniar uma trajectoria adqueada para nao ter disabores inesperados. Não podemos esquecer que as scooters nao tem a mesmo grau de inclinaçao (roda baixa) de que uma mota normal.
2. Travar em caso de necessidade na curva: pois aqui depende muito da situaçao, em situaçoes normais trava-se com o da frente, mas em emergencia tem que ser com dois, e mesmo assim esperamos que seja suficiente. O travao de tras no meu estilo é utilizado poucas vezes, sendo mais em chuva.

Por isso o melhor mesmo é travar antes e acelarar a meio da mesma para a mota tenha aderencia.

Adolfo

Concordo plenamente com o adolfo, pois eu sempre que posso usar uso o travao da frente!! sempre!!
é o travao da fente que segura a moto e nao o de trás, mas em conduçao defensiva ensinam que se deve travar com o de tras....eu nao faço isso!!

Sempre andei e conduzi todo o tipo de moto e de todas as cilindradas e uma coisa eu sei, é o travao da frente que segura seja que moto for, o de tras é usado para ajudar mas nao resolve(so nas bicicletas é que resolve)
Isto para dizer que façam o que fizerem, numa curva que seja perigosa e nao se tome ANTES qualquer tipo de precauçao para a fazer..... (usando o travao de tras como ensinam) JÁ NA CURVA se nao travarem com o da FRENTE nao conseguem segurar a moto. Disso podem voces ter a certesa!!

Claro que nao estou a dizer para travarem a modos de derrapagem frontal, mas no limite SIM, DEVEM FAZER !!

Na travagem combinada nao tem de ter medo, pois se travarem de urgencia com o da frente automaticamente a de tras tbm esta a ajudar a travar....se forem com os dois ajudam-se mutuamente, podendo ser prigoso sim se derrapar na traseira ou mesmo na dianteira..... Aí prevalece a experiencia de cada um e cada um sabe, ou devia saber, a moto que nas maos leva !! (para evitar derrapagens so mesmo com abs)

Por isso .....
Prevençao, travar antes da curva (com frente ou tras, a "caca" é quase a mesma) desde que seja prevenida!

Espero tbm ter ajudado com a minha experiencia

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #51 em: 17 de Fevereiro de 2012, 18:10 »
Que a sym 400 não tem abs todos sabemos, agora que eu já me vi apertadinho numa curva que de repente fez um U isso já e pensei que era daquela vez que ia ao chão.
Com calma travei com os dois muito pouco inclinei e só tirei travão quando endireitei a moto.
Correu-me bem, podia ter corrido mal, mas penso que se deve travar com os dois, dá maior consistência na travagem.  scooter_ _slb_ _slb_ _slb_

neves

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #52 em: 17 de Fevereiro de 2012, 18:26 »
Bom, em relação a esta controvérsia travão dianteiro vs travão traseiro, penso que o que transmitem na condução defensiva (pelo menos o que me foi transmitido) é que o travão de trás não trava.... abranda. Portanto, a sua utilização em curva (e mesmo a direito) visa uma correcção de trajectória, mas nada de extremo, pois para situações extremas.... simplesmente não há receita. Cada situação é única e cada mota/scooter tem um comportamento diferente, dependendo até "das unhas" de quem a conduz.

Um dos exercícios que fiz na condução defensiva foi exactamente o de fazer um slalom mantendo o punho do acelerador fixo e controlando a velocidade com o travão traseiro. A comparação foi feita com o mesmo percurso efectuado controlando a velocidade apenas acelerando e desacelerando. As diferenças em termos de sentir a mota segura são notórias, sendo mais seguro e suave com a utilização do travão traseiro.

Por outro lado, se for para fazer uma travagem de emergência (trajectória a direito), aí sim, a utilização de ambos os travões permite uma distância de travagem mais curta quando comparada com a utilização unicamente do travão traseiro (a mais longa) e a utilização unicamente do dianteiro (a intermédia e menos segura).

 _convivio_

IsaNyce

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #53 em: 03 de Abril de 2012, 15:16 »
Olá
Este é um ótimo tópico. Excelente para quem tem pouca experiência.

Agora estava aqui com uma dúvida. Quando se fala em velocidade normal, velocidade baixa e velocidade alta, podem-se atribuir valores aproximados? Só para ter uma noção do que é velocidade normal.

neves

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #54 em: 03 de Abril de 2012, 15:35 »
Olá
Este é um ótimo tópico. Excelente para quem tem pouca experiência.

Agora estava aqui com uma dúvida. Quando se fala em velocidade normal, velocidade baixa e velocidade alta, podem-se atribuir valores aproximados? Só para ter uma noção do que é velocidade normal.

Bom.... a resposta que eu vou dar até pode parecer um pouco palerma... mas a minha interpretação de velocidade normal é a velocidade adequada à via em que circulamos e às condições atmosféricas. Eu sei que isto parece paleio de livro de código, mas é um pouco isto.

Esquecendo agora as vias e as condições.... Em geral, para uma 125 , a velocidade óptima (economia de combustível e não coloca o motor em demasiado esforço) de circulação deverá rondar os 90 km/h; esta poderá ser considerada como uma velocidade normal de circulação. Claro que não se está a falar dentro da cidade....
Se falarmos de velocidades entre 110-120 km/h já estaremos no limiar das velocidades que as 125 atingem.... portanto uma velocidade alta.

Mas isto é para uma 125cc.... portanto não é um caso geral.

Espero não ter baralhado  _corado_

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #55 em: 03 de Abril de 2012, 16:09 »
Boas  _pt_
Já aqui tinha relatado uma experiencia  numa rotunda em que tive que travar por causa de um enlatado, tendo eu usado o travão de tras(combinado) e tive um arrepio pois ela fugiu um pouco de FRENTE, o piso estava humido e como a  scooter_  trava à frente e atras foi o suficiente para o susto!
Abraços e curvas das boas
 scooter_
 _slb_
 _slb_
 _slb_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #56 em: 03 de Abril de 2012, 23:11 »
Viva!

Recomendo a leitura do Manual de Proprietário da Daelim S3. A partir da página 74!

Vejam aqui: http://www.daelim.es/5doc/1/Manual%20do%20proprietario-357-0.pdf

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline JAF

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2012
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Sintra
  • Marca: Honda
  • Modelo: XADV
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #57 em: 03 de Abril de 2012, 23:25 »
Este assunto é muito bom porque estatisticamente é nas curvas que vamos mais vezes ao chão seja por descuido ou falta de prevenção ou mesmo por uma surpresa como oleo ou animais _policia_, por isso li este assunto com muita atenção e aprendi bastante muito bom.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_

neves

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #58 em: 04 de Abril de 2012, 10:12 »
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_

Viva!
Não me vou alongar muito na resposta pois não quero entrar em off-topic.
Sobre o curso de condução defensiva, eu criei na altura este tópico: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10038.0
Para te responder, e isto é apenas a minha opinião, eu diria que se não te sentires totalmente à vontade para ires progressivamente conhecendo a tua scooter, o curso poderá dar uma ajuda, pois eles têm scooters mais pequenas para quem nunca pegou num "brinquedo" destes e durante o próprio dia, a pessoa pode ir progredindo para scooters maiores.

Se tiveres mais questões, contacta por PM ou no tópico do curso... só para não estarmos em off-topic aqui.

 _convivio_

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #59 em: 04 de Abril de 2012, 10:21 »
Este assunto é muito bom porque estatisticamente é nas curvas que vamos mais vezes ao chão seja por descuido ou falta de prevenção ou mesmo por uma surpresa como oleo ou animais _policia_, por isso li este assunto com muita atenção e aprendi bastante muito bom.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos. scooter_

Boas!

Eu sou da opinião, que qualquer motociclista, deve ter alguma experiência quando compra uma 125. Acho deveria comecar com uma 50cc, e só depois entao ir para uma 125.
É minha opinião


Adolfo
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Offline JAF

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2012
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Sintra
  • Marca: Honda
  • Modelo: XADV
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #60 em: 18 de Abril de 2012, 17:21 »
Boas tardes Adolfo,

 Sabes que eu tive tentado em comprar uma 50 que em segunda mão não faltam e até muito mais baratas que as 125 mas deparei-me com varias opiniões contrarias por exemplo este site explica detalhadamente o porque de comprar logo de inicio uma superior a 50cm3:
http://www.scooterlust.com/50cc-scooter-power/

E boas burvas scooter_,
JAF
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 10:43 por JAF »

optio

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #61 em: 02 de Julho de 2013, 16:18 »
Nunca tinha reparado neste tópico......

Muito bom mesmo, grande partilha _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #62 em: 03 de Dezembro de 2013, 17:13 »
Olá a todos,

Comecei com uma 125, comprei-a há poucos dias, apenas com a experiência de conduzir as 50 dos amigos, nas férias e tal...
A ideia inicial seria comprar uma 50, mas achei que valia a pena por mais uns € comprar algo em que me sentisse um pouco mais segura, e como vou ter de andar na 2ª circular, decidi-me pela 125.
Qual a razão pela qual acham que deveria ter começado com a 50? Tem a ver com a potencia/velocidade mais baixa? Ou com algum outro motivo? Desculpem se calhar a pergunta parva, mas ainda sou novata  _corado_

 scooter_

Dinispalma

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #63 em: 03 de Dezembro de 2013, 17:31 »
Gostei imenso, já tenho alguns anos de 2 rodas mas esta informação é sempre muito útil e serve tb para tirar dúvidas.
Todo o ser humano está sempre aprender.
Obrigado companheiro Ferro... _lool_ _lool_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #64 em: 03 de Dezembro de 2013, 22:15 »
....
Qual a razão pela qual acham que deveria ter começado com a 50? Tem a ver com a potencia/velocidade mais baixa? Ou com algum outro motivo? Desculpem se calhar a pergunta parva, mas ainda sou novata  _corado_

 scooter_

Se fosse há uns anos atrás a pergunta era mais descabida, agora nem por isso. A 125cc está certa para o que pretendes.

As 50cc actuais estão extremamente limitadas em tudo. Com as novas normas de antipoluição e afins os motores passaram de 2Tempos a 4 Tempos sendo estes ultimos mais eficientes no gasto de combustivel e poluem pouco, MAS...... também viram a sua potência ser reduzida. Não te sei explicar a mecânica/ diferença no trabalhar de 2T VS 4T  , mas para ignorantes como eu  fica assim:
As 125cc de hoje em termos de andamento ou potência são as 50cc de antigamente.

Antes tinhas uma mota 125cc que podia dar 150 ou 170km/h  porque tinha entre 20 a 30 cavalos. As cinquentas tinhas entre  8 a 15cavalos e davam cerca de 110 ou 120km/h o que era mais que suficiente para andar na cidade e arredores.

Actualmente as 125cc têm 8 a 15 cavalos e poucas passam dos 110-120km/h. As 50cc estão limitadas a 60km/h acho.

Portanto nas deslocações diárias com uma 50cc moderna ias sofrer bastante a pressão de andar no trânsito ainda para mais na 2ª circular!!! Por experiência a média em cidade com IC, 2ª circular , avenidas mais espaçosas, etc... ronda os 80/90 km/h.

Com a 125cc vais estar taco a taco com um andamento de um carro , juntando depois a vantagem que as motas têm na cidade como furar no transito, arrancar 1º nos semáforos, estacionar....etc...

Boas voltas e muita precaução! Vais passar a ser uma Spiderwoman com os sentidos sempre alerta! lol Não confies em ninguém , nem nas prioridades que te são devidas, nem nos piscas e que depois nos saltam para cima....sempre alerta porque esta malta dos carros nem sempre respeita as scooters, ou porque não nos vêem ( dizem eles) ou porque julgam que o veiculo é inferior e passam por cima !

AH !!! Usa e abusa do facto de seres mulher, porque facilita em tudo! Eles deixam sempre uma mulher passar ( ou quase sempre) ! Nada como um bocadinho de charme e consegues o que queres! ahahahahah

Eu já tentei mas a minha barba não me deixa ser sexy para os gajos! ahahahahahhahahahahahahahaha
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2013, 22:20 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #65 em: 04 de Dezembro de 2013, 09:58 »
Obrigada pela explicação. Pois, a minha tem 12 cavalos, acho que até se safa bem nas acelerações, mas, depois de conduzir carros há 13 anos, todos os dias, e sempre na confusão de Lisboa, peguei na minha Znen e sinto que estou a aprender a conduzir de novo, a habituar-me à estrada, aos carros à minha volta, a por o pisca ao mesmo tempo que faço a curva e vejo se vem alguem... parece que tudo me faz confusão outra vez  _corado_

Ainda não a testei à velocidade máxima, mas consegue fazer subidas a 80km/h, o que acho bastante bom, e, por enquanto, não preciso nem quero mais, ainda não estou à vontade para mais.  _Rolley_
A parte de passar entre os carros também ainda não experimentei, tenho algum receio de levar um espelho atrás, ou de cair com o impacto  :-?

Mas a experiência está a ser óptima, é uma sensação completamente diferente, mal chego a casa apetece-me voltar outra vez, acho que vai ser o início de uma boa amizade  _pol_

Resumindo, agora é que me apercebo da selva que é conduzir em Lisboa, depois de tantos anos dentro de um enlatado  _vinho_
Estou a ver que devia ter comprado um casaco cor-de-rosa, para verem logo que sou mulher  _careta_

Obrigada pela ajuda  scooter_

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #66 em: 04 de Dezembro de 2013, 11:07 »
Belo tópico, mesmo tendo estas noções nunca é demais ler e falar sobre elas pois mantemos o assunto presente e ficamos mais atentos.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Marco46

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #67 em: 05 de Dezembro de 2013, 16:38 »

Bem vinda Nadia, 

Nós nem que andassemos todos de flurescente amarelo, rosa, verde, etc, os enlatados nos viriam, pois iam alegar sempre o mesmo.  _martelada_

qd tiveres aflita é buzinadelas para cima deles, não te preocupes! ;)


Saudações

 _convivio_ 

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #68 em: 05 de Dezembro de 2013, 18:28 »
Obrigada pela dica  scooter_7
Ainda nem a usei, mas a partir de agora... preparem-se  !!! _policia_ _policia_ _policia_

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #69 em: 11 de Dezembro de 2013, 11:01 »
Excelente tópico, principalmente para novatas como eu  _corado_ _corado_ _corado_

Deu para tirar algumas dúvidas  _pol_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #70 em: 13 de Dezembro de 2013, 00:56 »
Hehehe, na minha T não é necessário fazer nada, ela ensina a curvar _Rolley_
Mas, com os quase 50.000 kms ( Xmax/Tmax e outras alugadas) destes últimos 3 anos posso dizer que, a antecipação da curva e o entrar com a velocidade correta e não travar dentro da curva serão os pontos chave para evitar sustos ( claro que, ter os pneus em bom estado ajuda imenso ) e depois com a prática até nem é preciso travar, bastará reduzir punho que a scooter trava o suficiente e poupa-se nas pastilhas travão.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

André Rocha

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #71 em: 23 de Março de 2014, 19:07 »

3. Inclinar - Para virar, a scooter tem de se inclinar.Para inclinar a scooter, empurre ligeiramente o guiador na direção da curva.

Empurrar o guiador para a direita + inclinar para a direita + virarpara a direita.
Empurrar o guiador para a esquerda + inclinar para a esquerda  + virar para a esquerda.
 
..................
Hummmm..... Então e o contra-esterço???????
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 00:10 por santos466 »

interceptor

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #72 em: 23 de Março de 2014, 22:40 »
O que é o "contra-esterço"?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #73 em: 23 de Março de 2014, 22:52 »
O contra-esterço é um nome esquisito mas existe de facto.

Em palavras e explicação simples, diz respeito ao efeito (em curva), em que não existe alinhamento da trajectória da roda da frente com a traseira, envolvendo alguma perícia na correcta transferência e controlo de massas (muitas vezes com o escorregar propositado da roda traseira), se bem que seja uma manobra mais para profissionais do motociclismo, do que propriamente para o comum dos condutores de uma maxiscooter.

Vejam estes exemplos:






paulodio21

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #74 em: 01 de Abril de 2014, 13:26 »
Boas dicas pessoal!

Mas nos dias de chuva, toda atenção é pouca. Ainda ontem ia um Seat Leon dos novos a minha frente e sair da VCI para a Via Norte, talvez ia a uns meros 40kmt/h e atravessou o carro. É preciso muitoo cuidado e por vezes sorte para não apanhar as poças de óleo.