Autor Tópico: Nas curvas... em segurança!!  (Lida 83113 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Nas curvas... em segurança!!
« em: 29 de Setembro de 2011, 15:29 »
Curvar com scooter é diferente de curvar com outro tipo de moto?


Sim. Tendo em conta o diâmetro das rodas que é mais reduzido, o centro de gravidade e a posição de condução, é, sem dúvida, diferente a arte de curvar quando se circula numa scooter.
Existem vários casos relatados de motociclistas experientes que após circularem milhares de quilómetros em motas de roda alta e motor central, acabam por cair nas primeiras curvas que fazem numa scooter.
É necessária uma fase de habituação para se fazer a transição segura entre estes dois tipos de veículos - Imagens 1 e 2.




Imagem 1 – Características gerais de um motociclo comum.



Imagem 2 – Características gerais de uma maxiscooter.

Etapas da curva

Em curva, condutor e scooter estão sujeitos à ação da força centrífuga, que tende a empurrá-los para fora da estrada – imagem 3.


Imagem 3 – Força centrífuga.

Para contrariar essa tendência é necessário inclinar a scooter de forma a mudar ligeiramente o centro de gravidade, garantindo assim a manutenção do equilíbrio e da trajectória.


São QUATRO os passos básicos para curvar:

1. Reduzir - Nunca entrar em excesso de velocidade numa curva. Tenha o cuidado de desacelerar e, se for caso disso, travar ligeiramente antes da curva. Não se deve travar durante uma curva, mas, caso isso seja inevitável, não travar bruscamente e de uma só vez. Deverá dar leves apertos na manete de travão, corrigindo a trajectória do veículo.


2. Olhar - Usar a cabeça e os olhos para direccionar a sua trajectória e não os ombros. Olhar através da curva para o ponto onde quer chegar, mantendo os olhos dirigidos para a linha de horizonte, evitando olhar para o chão. Este procedimento facilita muito a manutenção de trajectórias seguras e estáveis.

3. Inclinar - Para virar, a scooter tem de se inclinar.Para inclinar a scooter, empurre ligeiramente o guiador na direção da curva.

Empurrar o guiador para a direita + inclinar para a direita + virarpara a direita.
Empurrar o guiador para a esquerda + inclinar para a esquerda  + virar para a esquerda.

As velocidades mais elevadas ou curvas mais apertadas exigem um ângulo de inclinação maior. Em curvas normais, o condutor e a scooter funcionam como um só e devem inclinar-se juntos no mesmo sentido – imagem 4.



Imagem 4 – Curvas a velocidade normal.


Em curvas mais lentas, o truque é inclinar só a scooter e manter o corpo direito – imagem 5.

Imagem 5 – Curvas a baixa velocidade.

4. Recuperar lentamente velocidade - Evitar desacelerar enquanto estiver em curva. Manter ou aumentar muito ligeiramente a velocidade vai estabilizar a suspensão e melhorar o controlo global. Acelere gradualmente assim que atingir o final da curva. A trajectória do veículo deve ser adequada à curva - Imagens 6 e 7.



Imagem 6 – Curvas à direita.



Imagem 7 – Curvas à esquerda.
 
Fontes:
www.hondapilotomais.com.br
http://www.arranques.com.br/dicas_de_direcao_defensiva.htm
http://www.beginnerbikers.org/showthread.php?32043-Experimental-Motorcycle-Dressage(or-parking-lot-practice-exercise(s)-for-beginners)/page21
http://www.motoseguranca.com.br/manual7_03.html
« Última modificação: 08 de Abril de 2016, 16:06 por Ferro »


Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2011, 15:36 »
Ferro!

Tópico muito útil. "thanks"!

Abraço e boas curvas.
Gonçalo Afonso

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #2 em: 29 de Setembro de 2011, 16:06 »

Mt Bom !!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Bom trabalho !!  _pol_ _pol_ _pol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #3 em: 29 de Setembro de 2011, 16:23 »
Muito bom.  _palmas_ Informação muito útil.  _palmas_

Como sempre, Ferro no seu melhor.  _lool_
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2011, 17:32 »
Pequenos pormenores, que por vezes até achamos insignificantes ou ridículos,

mas que nos podem salvar a vida.

Obrigado pela partilha

Cumprimentos

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #5 em: 29 de Setembro de 2011, 18:26 »
INFORMAÇÃO! _pol_
Obrigado. Muito bom.
Um abraço
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #6 em: 29 de Setembro de 2011, 18:50 »
Boas


Eu tenho mais dificuldade em curvar para a direita

temos sempre um lado pior  :'(  :'( :'( :'( :'( acho eu mas para a direita será????

Qual o lado mais dificil para vocês (se é que tem algum ) claro  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #7 em: 29 de Setembro de 2011, 19:57 »
Boas


Eu tenho mais dificuldade em curvar para a direita

temos sempre um lado pior  :'(  :'( :'( :'( :'( acho eu mas para a direita será????

Qual o lado mais dificil para vocês (se é que tem algum ) claro  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_


ALugas uma motinha e vais para a areia macia (tipo praia) e vais aprender a curvar e a cair  _lol_ , vais ver que depressa te passa esse receio dos lados de queda  _lool_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #8 em: 29 de Setembro de 2011, 20:28 »
Obrigado pela utilíssima informação !

Já me tinha interrogado sobre esta questão precisamente. Agora a minha dúvida está esclarecida.

Mas...tenho outra pergunta:
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?

Cumprimentos.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

nunoc

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #9 em: 29 de Setembro de 2011, 22:39 »
Muito bom Ferro!

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2011, 22:45 »
Óptimo tópico  _pol_

Muito obrigado amigo Ferro _palmas_
Atentamente

Tourister

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #11 em: 29 de Setembro de 2011, 22:52 »
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?
Deixo a minha opinião...
Quando fazes uma curva a velocidade normal estás sujeito à força centrífuga que te "empurra" no sentido contrário ao da curva. Se não contrariares esta força deslocando a mota e o teu corpo em sentido contrário, poderás ter consequências ao nível da trajetória e do equilíbrio.
A trajetória poderá ser mais aberta e impelir-te para fora da estrada ou para a faixa contrária, consoante o sentido da curva seja para a esquerda ou para a direita, respectivamente.
O equil'ibrio pode ficar comprometido pois não estás em coerência com a inclinação da mota.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 22:58 por Ferro »


Offline ZEIDEIAS

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 99
  • Localidade: Amadora
  • Sempre a bombar...nas calmas!!!
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2011, 23:02 »
Muito bom _pol_ _palmas_!!!...Companheiro Ferro, são sempre uteis e importantes estas dicas sobre a condução, principalmente para aquele pessoal mais jovem (e não só) que pela sua erreverencia propria da juventude se julga o melhor conductor mundo, e que muitas vezes exagera especialmente nas abordagens ás curvas, e ás vezes acontecem os acidentes, por vezes fatais.

Abraço e continuação de boas curvas scooter_
ZÉIDEIAS

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #13 em: 29 de Setembro de 2011, 23:06 »
Obrigado pela utilíssima informação !

Já me tinha interrogado sobre esta questão precisamente. Agora a minha dúvida está esclarecida.

Mas...tenho outra pergunta:
Qual é o mal/problema de fazer curvas a velocidade normal com a inclinação do condutor DIFERENTE da inclinação da mota, ou seja, a mota está inclinada na direcção da curva e o condutor está direito ou até ligeiramente inclinado para o lado oposto.
Que consequências pode ter esta linda posição?

Cumprimentos.
Deixo a minha opinião...
Quando fazes uma curva a velocidade normal estás sujeito à força centrífuga que te "empurra" no sentido contrário ao da curva. Se não contrariares esta força deslocando a mota e o teu corpo em sentido contrário, poderás ter consequências ao nível da trajetória e do equilíbrio.
A trajetória poderá ser mais aberta e impelir-te para fora da estrada ou para a faixa contrária, consoante o sentido da curva seja para a esquerda ou para a direita, respectivamente.
O equil'ibrio pode ficar comprometido pois não estás em coerência com a inclinação da mota.


Força centrífuga / versos / centro de gravidade .....

isso diz tudo .....
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 23:08 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Hugo Tavares

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2011, 23:22 »
Excelemte topico

Os meus parabens  _palmas_

Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #15 em: 30 de Setembro de 2011, 21:45 »
Obrigado Ferro,

Excelente tópico, bem detalhado e ilustrado. Este tipo de informação é sempre importante.

Abraços  scooter_


ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #16 em: 01 de Outubro de 2011, 11:03 »
Concordo com os posts anteriores, nunca é demais este tipo de informação e as imagens são muito esclarecedoras. Muito obrigado. _pol_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #17 em: 01 de Outubro de 2011, 16:01 »
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.
Membro CPM nº5

vasco

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #18 em: 01 de Outubro de 2011, 17:31 »
bom assunto as curvas de  scooter_  , agora todo o cuidado  _policia_  é pouco com gasóleo/ oleos   _vinho_  derramados , parece manteiga   _confuso_

boas curvas de  scooter_

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #19 em: 01 de Outubro de 2011, 19:05 »
Companheiro Ferro, 

Excelente tópico, muito útil e bem documentado... _pol_

Obrigado e continuação de boas curvas.... scooter_
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

joao rosa

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #20 em: 05 de Dezembro de 2011, 22:37 »
Ola companheiros  antes de mais desculpem a seca que vos poderei dar mas estou com algumas duvidas em relaçao a um assunto que pelos vistos todos ou quase todos gostam AS CURVAS . Ora bem entao e o seguinte eu tenho a minha babe a apenas 2 semanas e quando chego a uma curva parece que fico bloqueado nao sei bem como devo entrar na curva se rodo punho dentro da curva qual a inclinaçao ( principalmente esta e a minha duvida ) que hei de dar a mota e que no dia a seguir a ter ido buscar a mota cai numa curva tera sido por causa disto que agora estou assim .Agradeço desde ja os vossos concelhos e dicas e desculpem o testamento 1 abraço a todos _pt_ _scp_

zexalex

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #21 em: 05 de Dezembro de 2011, 22:53 »
Olá,

A inclinação depende em grande medida da velocidade. Se te inclinas demasiado e vais devagar, curvas demais... Se te inclinas pouco e vais depressa, falhas a trajectória e não fazes a curva.

A dose certa é impossível de explicar aqui (pelo menos para mim).

Eu tive problemas com o curvar ao início (acho que todos passamos por isso) e acho que o melhor é praticares num local sem trânsito e com curvas. Se necessário vai para um parque de estacionamento grande que esteja vazio e pratica dando voltinhas devagar e progressivamente mais depressa até perceberes como é que a mota reage em cada curva em relação à velocidade que vais.

O perfl do pneu quando visto de frente também incluencia muito o comportamento da moto ao virar. Os meus pneus de origem eram muito em "U" e era muito difícil inclinar a mota, tinha de fazer força para ela se inclinar. Os que tenho agora são mais em "V" e é muuuuito mais fácil inclinar a mota, basta um ligeiro movimento para o lado.

Uma regra básica é travar ANTES de iniciar a curva para a iniciar à velocidade apropriada. Acelerar em curva, só progressivamente.

E claro, muita atenção ao piso - se estiver molhado, com areia, se existem traços brancos (zebras ou de sinalização), pois tudo isso pode influenciar a aderência dos pneus...

Quando chove eu pareço um coxo a fazer rotundas... Evito inclinar a mota em piso molhado e nas rotundas por vezes há óleo, etc...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #22 em: 05 de Dezembro de 2011, 22:55 »
Aconselho-te a procurar este topico de "como curvar" que já foi postado outrora por outro companheiro.
Vasculha todos os tópicos que encontras.

Vou tentar dar a minha opiniao.

Cada caso é um caso, cada curva é uma curva.....

O que eu faço é deixar de acelerar antes da curva, caso seja necessário travo um pouco, depois se for uma curva para a direita faço força a empurrar o punho direito, a moto curvar-se á sozinha conforme empurro mais ou menos o punho. Se a curva for para a esquerda faço exactamente a mesma coisa, empurro com a mao esquerda o punho e ela fará a curva, conforme a força que se faz conforme se vai virar. Tendo em conta a velocidade e o angulo da curva claro !

Normalmente nas Nacionais basta desacelerar antecipadamente para se fazer as curvas em segurança, nas curvas mais apertadas, é sempre necessário travar antecipadamente para se curvar em segurança.

Nunca acelerar a fundo quando se curva, acelerar sim se necessário devagar e progressivamente.

Depois com a pratica e com o conhecimento da propria moto, tudo se fará instantaneamente.

Espero ter ajudado

Boas curvas.

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #23 em: 05 de Dezembro de 2011, 22:57 »
Companheiro,

podes ver alguma informação aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9121.0


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #24 em: 05 de Dezembro de 2011, 23:02 »
Companheiro,

podes ver alguma informação aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9121.0

Companheiro Ferro, andava á procura disso mesmo !!  _palmas_ _palmas_ Belo trabalho teu  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....