Autor Tópico: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters  (Lida 21050 vezes)

Rogerio c

  • Visitante
Caros
não sei se é apenas impressão minha, mas noto cada dia que passa um comportamento mais arrogante e "agressivo" de quem anda de mota para com quem anda de scooter e maxi scooter
Depois de muitos anos a andar de mota diariamente, em que à parte alguns "cromos", o ambiente era bom e de camaradagem, noto agora uma mudança radical no comportamento
Ainda este fim de semana que fui a Évora, as motas que encontrei na estrada (poucas, que já começa frio e alguma chuva... e vão começar a parar quase todas) tiveram um comportamento que vai contra todo o espirito de quem anda em mota.
Alguem tem uma explicação racional para isto? não estava na altura de fazermos algo para mudar? ou a diferença entre mexer o pé esquerdo e não mexer o pé esqurdo afecta assim tanto?

digital-jesus

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #1 em: 12 de Setembro de 2011, 11:26 »
Eu pessoalmente não ligo a isso. É pro lado que durmo melhor, companheiro.

MLSB

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #2 em: 12 de Setembro de 2011, 11:36 »
Realmente já notei alguns aspectos menos positivos. Mas como na generalidade tem sido satisfatória a convivência em estrada opto por pensar que se trata de gente mal formada. Mas tal caso não é de estranhar pois considerando o caso dos carros a situação piora de modo muito pior... muita gente tem condução agressiva para com os outros utentes da via publica sejam motas ou carros. Agora que se devia fazer algo... devia, mas quem de direito não quer saber, nós só pagamos impostos  _pensador_.

Rogerio c

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #3 em: 12 de Setembro de 2011, 12:54 »
pois, a ideia ´+e não ligar.
e claro que o comportamento dos carros, muitas vezes por pura ignorancia de como se comportarem, é triste
agora , acho que quanto mais gente a andar em duas rodas, melhor
e não é com comportamentos assim que vamos encorajar cada vez mais gente a andar.
Felizmente, vem o Inverno e começam a desaparecer os que só andam ao sol... o que já é uma ajuda

Spyder70

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2011, 13:07 »
Só pode ser dor de cotovelo  _Rolley_  _rir_

gonçalves

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #5 em: 13 de Setembro de 2011, 17:07 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_



acho que não se pode falar na generalidade, só porque meia duzia de motards não têm um comportamento correcto.
em todo o lado existem bons e maus condutores.


 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

sacg

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #6 em: 13 de Setembro de 2011, 17:59 »
Eu então acho graça ,pois eles que se dizem motards a serio assim que chove ou faz frio deixam logo os motões .Fazem 2000 Km em 10 anos ,basta ver no standvirtual o numero ridiculo de km que algumas motos tem. E nós e somos aqueles que só sabem andar de aspirador,porque não compramos antes um Hoover,quando é que compramos uma mota a sério,mas no entanto fartamo-nos de fazer km quer faça chuva ou sol.
Afinal quem é que são os verdadeiros motards?

gonçalves

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2011, 18:03 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_


no coment



Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2011, 22:25 »
Na minha pequena experiência a andar de Maxi (10 anos e mais de 100.000km  _rir_ ) tenho constatado que que aqueles que mais má figura fazem são alguns srs. da RR's. Estes senhores pelo menos na Ponte (dita) 25 de Abril gostam muito de dar aquela aceleradela ruidosa, que lhes lambe logo 1lt de gasolina, atrás de nós como quem diz: "chega-te para lá ó caracol".

São "status" ter uma RR's é só para "arianos" rapados e muito musculosos  _rir_ por isso o comportamento que adquirem é o que o companheiro aqui retrata.

Claro é que há muita boa gente que tem RR's e não "agride" os demais é tudo uma questão de formação e de estado de espírito.

Só para terminar acrescento que também já vi "meninos" em Maxi bastante arrogantes  _polb_

Pela paz na estrada , cabemos lá todos

Diogo Moreira

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #9 em: 14 de Setembro de 2011, 09:57 »
Por falar em comportamento de motards e Scootards:

Hoje vinha eu na A2 em direcção à 25 de Abril qd avisto uma Maxi a encostar à berma já após a saida do Hospital, qual o meu espanto qd atrás dele vinham uns poucos motards e Scootards e ninguém parou. Parei eu e por Coincidência era um grande amigo meu. Será que este tipo de camaradagem só deve existir para que pertence algum tipo de grupo de motas?

JOCAP25

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2011, 19:06 »
Boa tarde

Não resisto a meter a minha colherada neste caldo tão apetitoso...
Sou certamente do membbros deste clube com menos Kms em scooters, mas certamente também poucos terão mais quilómetros feitos em duas rodas.
Comecei com 15 anos a conduzir  50cc, de que tive salvo erro 3, depois vieram as motos e sinceramente foram muitas e muito bem montadas, desde as Jawa 175 às  rrs às Bmw e por fim uma Goldwing em que em 4 anos e picos fiz 85.000 Kmx.
Isto tudo para deixar aqui o meu sincero protesto pelo espírito s estar perdendo...nos idos de 1976, quando aqui no Porto conseguimos no posto da Mobil da Via Norte juntar 27 motos foi um feito, nesse tempo os motociclistas saudavam-se sempre que se cruzavam e quando um avariava pousava o capacete no chão junto À mota e o 1º que passasse parava sempre para indagar da necessidade de ajuda...deixo aqui o desafio a todos os que andamos em scooters(não importa a cilindrada) vamos passar a saudar-nos sempre que nos cruzarmos um simples piscar de luzes será suficiente e façamo-lo também aos n/ amigos "do pé esquerdo", (gostei d expressão), tentemos fazer reviver o espírito de entreajuda que sempre nos caracterizou.
Um abraço do

João

maria

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #11 em: 14 de Setembro de 2011, 21:18 »
não podemos generalizar o comportamento dos motards assim como dos scootards porque existem, de ambos os lados, algumas atitudes menos correctas. Ás vezes os próprios scotards acham que são os máximos e os motards acham que as estradas lhes pertencem. O melhor é nem ligar às personagens  _Rolley_  Eu conduzo ambos tipos de 2 rodas e já tive bons e maus companheiros nas diversas situações.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2011, 21:34 por maria »

PedroMC

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #12 em: 15 de Setembro de 2011, 12:05 »
Boas,

por mim quer de Maxi, quer de carro ou mesmo de bike nos trilhos da serra, o espírito é sempre o mesmo, cabemos todos, quando vejo que aparece alguém com mais "falta de espaço" deixo-me ficar no meu canto e ignoro  :P  muita gente ficou com o crescimento parado no infantário, o "meu triciclo é maior que o teu" uma vez li, "os condutores(enlatados), acham-segrandes réis sentados nos seus pequenos e insignificantes tronos" 

há espaço para todos  _pol_

Abraços e boas voltas,

Ruizinho

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #13 em: 15 de Setembro de 2011, 12:48 »
Boa tarde

Não resisto a meter a minha colherada neste caldo tão apetitoso...
Sou certamente do membbros deste clube com menos Kms em scooters, mas certamente também poucos terão mais quilómetros feitos em duas rodas.
Comecei com 15 anos a conduzir  50cc, de que tive salvo erro 3, depois vieram as motos e sinceramente foram muitas e muito bem montadas, desde as Jawa 175 às  rrs às Bmw e por fim uma Goldwing em que em 4 anos e picos fiz 85.000 Kmx.
Isto tudo para deixar aqui o meu sincero protesto pelo espírito s estar perdendo...nos idos de 1976, quando aqui no Porto conseguimos no posto da Mobil da Via Norte juntar 27 motos foi um feito, nesse tempo os motociclistas saudavam-se sempre que se cruzavam e quando um avariava pousava o capacete no chão junto À mota e o 1º que passasse parava sempre para indagar da necessidade de ajuda...deixo aqui o desafio a todos os que andamos em scooters(não importa a cilindrada) vamos passar a saudar-nos sempre que nos cruzarmos um simples piscar de luzes será suficiente e façamo-lo também aos n/ amigos "do pé esquerdo", (gostei d expressão), tentemos fazer reviver o espírito de entreajuda que sempre nos caracterizou.
Um abraço do

João

Boas

Concordo .... no Ic 2 (santa iria - Expo ) vi uma vez um companheiro parado e ia para para perguntar se estava tudo ok mas ele fez  _pol_ e segui ... depois reparei que estava ao tlm.  _corado_ .

Mas em todo o caso cuidado com o sinal de luzes ;) .. dá direito a multa  _policia_ .

Eu so penso que alguem faça aquilo que eu faço porque quando tive o meu acidente nenhum companheiro de 2 rodas parou. O pessoal dos enlatados foram mais simpaticos. Enquanto que na rotunda da EXPOFORD vi uma scooter no chao  + Inem + Polica e fui perguntar ao companheiro que devia ser familiar do(a) acidentado(a) se precisava de ajuda. Aparentemente estava tudo ok.
Cada um é como é ...

Abraço a todos

aclm

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #14 em: 15 de Setembro de 2011, 14:15 »
Como já foi dito, não se pode generalizar mas realmente quando paro num semáforo os de maior cilindrada nem olham direito para mim  :o à uns anos atrás sentia um maior sentido de camaradagem.

Mas diga-se de passagem que os enlatados são bem piores e enquanto os de pé esquerdo não se tornarem como eles... tá-se bem  _pol_ mas à de tudo, à scootards meio malucos  _lol_

topoman

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #15 em: 15 de Setembro de 2011, 15:52 »
Boas.

Por acaso estou a gostar deste tópico...
Posso deixar uma questão no ar? Esta questão do companheirismo tem muito que se lhe diga... se eu fosse a "levantar o braço" cada vez que passo por um qualquer veiculo de 2 rodas acho que uma de duas me acontecia: ou já teria caído muitasssss vezes, ou já não andava de mota por ter dores no braço!
Bem como se parasse cada vez que vejo uma mota na berma... bom também teria de parar cada vez que vejo um carro, pelo menos para mim são ambos veículos, ambos conduzidos por pessoas com as mesmas necessidades!

Para ser civilizado e educado na estrada, acho que não preciso cumprimentar toda a gente...

Mas como logo alguém disse no inicio do tópico, com os "mal comportados" posso eu bem, é para o lado que durmo melhor!

Cumps,

jogador

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #16 em: 15 de Setembro de 2011, 22:00 »
Cá vou eu dar a minha opinião.......... _pensador_

Eu dividia a coisa em 2 grupos: os da gente boa, os motards e os motários, que não interesam a ninguem a não ser a eles mesmo.

Ainda só tenho 5000 km feitos de mota num ano. Não ando muito por isso não posso dizer se isto pode ser uma tendência.
Agora, já me aconteceu uma coisa positiva. Estava eu com a mota encostada e sentado na berma da estrada numa rotunda de acesso a auto-estrada à espera duns amigos, quando vejo uma mota (das grandes  _lool_) a dar a volta completa a rotunda para parar ao meu lado e perguntar se estava tudo bem. Fiquei sensibilizado com o gesto.
Acho que o espírito deve ser este........

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #17 em: 15 de Setembro de 2011, 22:16 »

Bem como se parasse cada vez que vejo uma mota na berma... bom também teria de parar cada vez que vejo um carro, pelo menos para mim são ambos veículos, ambos conduzidos por pessoas com as mesmas necessidades!


... não é bem o mesmo estar "empanado" de carro e estar "empanado" de mota!  _Rolley_

É que de carro, podemos abrigar-nos dos elementos e dos malfeitores, mas de mota ficamos totalmente expostos, pelo que a solidariedade entre motociclistas é importante! e o simples facto de parar e fazer um pouco de companhia a um companheiro que espera (normalmente sozinho) por um reboque pode valer muito, pois estar sozinho na estrada além de perigoso, é desagradável  ;)

Ruizinho

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #18 em: 15 de Setembro de 2011, 22:27 »
... não é bem o mesmo estar "empanado" de carro e estar "empanado" de mota!  _Rolley_

É que de carro, podemos abrigar-nos dos elementos e dos malfeitores, mas de mota ficamos totalmente expostos, pelo que a solidariedade entre motociclistas é importante! e o simples facto de parar e fazer um pouco de companhia a um companheiro que espera (normalmente sozinho) por um reboque pode valer muito, pois estar sozinho na estrada além de perigoso, é desagradável  ;)

e depois de um acidente  :'( a ver a nossa "menina" toda partida.  _polb_ Desde ja volto a agradecer todos os comentarios de força e animo por parte dos(as) companheiros(as).

Miguel_C

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #19 em: 16 de Setembro de 2011, 11:55 »
tranquilos amigos, isto do pessoal do "pé esquerdo" já não é novo, já em 1967 existia estam alguns problemas...senão vejam este video...



abraço e espero que gostem tanto do video como eu...


Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2010
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #20 em: 16 de Setembro de 2011, 16:01 »
Boa tarde

Não resisto a meter a minha colherada neste caldo tão apetitoso...
Sou certamente do membbros deste clube com menos Kms em scooters, mas certamente também poucos terão mais quilómetros feitos em duas rodas.
Comecei com 15 anos a conduzir  50cc, de que tive salvo erro 3, depois vieram as motos e sinceramente foram muitas e muito bem montadas, desde as Jawa 175 às  rrs às Bmw e por fim uma Goldwing em que em 4 anos e picos fiz 85.000 Kmx.
Isto tudo para deixar aqui o meu sincero protesto pelo espírito s estar perdendo...nos idos de 1976, quando aqui no Porto conseguimos no posto da Mobil da Via Norte juntar 27 motos foi um feito, nesse tempo os motociclistas saudavam-se sempre que se cruzavam e quando um avariava pousava o capacete no chão junto À mota e o 1º que passasse parava sempre para indagar da necessidade de ajuda...deixo aqui o desafio a todos os que andamos em scooters(não importa a cilindrada) vamos passar a saudar-nos sempre que nos cruzarmos um simples piscar de luzes será suficiente e façamo-lo também aos n/ amigos "do pé esquerdo", (gostei d expressão), tentemos fazer reviver o espírito de entreajuda que sempre nos caracterizou.
Um abraço do

João

Companheiro João, estou totalmente de acordo com todo isso, não tenho muita experiência nestas andanças, mas sei o suficiente para perceber o que diz, porque sempre estive indirectamente ligado as motos (tive muitos amigos que tinham) sempre adorei as maquinas.
Se me permite vou contar uma pequeno episódio que se passou a algum tempo.
Tenho um tio imigrante na Suíça há mais de 35 anos. Houve uma altura que foi lá passar uma semana de ferias, um dia fomos dar um passeio de moto (Honda 750)  pelos lagos e serras, ( diga-se que foi lindo de ver toda aquela paisagem maravilhosa). Durante o dito passeio cada moto que passava por nós havia sempre um levantar do braço de parte a parte ao qual eu achava aquilo muito esquisito, quando paramos para esticar um pouco as pernas, perguntei ao meu tio o porquê daquele gesto. Resposta: Era uma saudação que se faz cada vez que se cruzavam, sinal de boa viagem e que todo corra bem. E fiquei sem palavras, e depois comecei a sentir mais o prazer de andar de moto e sentir o espírito de camaradagem que há entre eles.
Eu desde que tenho moto tenho por habito fazer esse mesmo gesto, mas infelizmente são muito poucos os que correspondem.

Abraços e boas curvas scooter_ _pt_     



Rogerio c

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #21 em: 05 de Outubro de 2011, 21:46 »
Pois é. Como alguém já mencionou nesta conversa, quando começa o frio e a chuva, a coisa melhora e muito. Mas também como alguém disse, e eu que ando de moto desde miúdo, o espirito e a camaradagem perdeu-se no dia a dia , e só reaparece brevemente em algumas concentrações. Nao é uma questão de ter que saudar ou não, mas sim de exemplo de sã convivência, e uma clara mensagem que se passeava a quem andava de carro, fechado na sua ilha.
Andar em 2 rodas, a mexer ou nao o pé esq, mais depressa ou devagar, de 125 ou 600, é uma forma de estar na vida.  Era esse espirito que gostava de ver nas novas gerações, que a abertura das 125 às cartas de automóvel trouxe.
Vale a pena todos darmos uma ajuda.
Eu pela minha parte , tento todos os dias.

helio69

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #22 em: 05 de Outubro de 2011, 23:09 »
Eu sou, relativamente, novo nestas andanças... Tenho uma maxi há, quase, um ano, e posso dizer o seguinte.

Até hoje não tive qualquer razão de queixa em relação a outros motociclistas. Aliás, tenho duas experiências que, para mim, são engraçadas...
1- Há uns tempos, passa por mim, devagar, um motociclista (não conheço melhor expressão para o senhor(a) que anda de mota), à saída de Viseu. Ele na sua moto (daquelas tipo Africa Twin), devagar a acompanhar-me com a sua matrícula estrangeira, mas não é pormenor que interesse. A chegar a Castro Daire dou dois toques na buzina e  mais dois nos máximos... O senhor abranda, fica a meu lado, faz o sinal de OK, e segue enquanto diz adeus.
2- Nos últimos dias, tenho encontrado um rapaz na sua RR, NINJA, DIABO NA CRUZ, SEI LÁ, que passa por mim, todos os dias, em sentido contrário, perto de Castro Daire... E ele, que não conheço de lado algum, todos os dias me faz o sinal de OK...

Nunca vi nada igual nos carros, e mesmo nas bicicletas é raro!

Sérgio Gonçalves78

  • Visitante
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #23 em: 05 de Outubro de 2011, 23:31 »
Para já ainda não tive problemas... mas com carros já tive... inclusive um que abriu a porta do condutor para não me deixar passar para a frente da fila de transito.

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: comportamento em relação aos utilizadores de maxi scooters e scooters
« Responder #24 em: 05 de Outubro de 2011, 23:38 »
Olá a todos os companheiros, tenho uma S3 á quase um ano, para mim foi a entrada num mundo novo e que desconhecia por completo, quando me iniciei neste mundo procurei saber como era o seu "funcionamento" nas várias vertentes que este nos oferece e o CPM foi o local onde eu fui beber e continuo a beber de toda a informação e experiencia dos mais maduros nestas andanças e logo mais experientes.
De inicio quando comecei a andar na minha S3 sempre que via alguém em duas rodas se fosse possivel cumprimentava levantando o polegar ou uma buzinadela e digo-vos, da parte dos ferros nunca obtive nenhuma resposta nem retribuição nos cumprimentos e por parte de scootards tb fiquei um pouco desiludido pois noto que muitos só retribuem ou cumprimentam se conhecerem quem com eles se cruza, quem ostenta um simbolo identificando-o com este ou aquele forúm ou um qualquer clube, eu pela minha parte sempre que posso continuo a saudar com simbolo ou sem simbolo, com autocolante ou sem autocolante e se encontrar um companheiro na berma de qualquer uma estrada paro e se for necessário ajudar ajudo no que me for possivel, pois penso que este é que é o espirito de quem anda sobre duas rodas.
Abraços