Autor Tópico: Já que estou numa de rodagem , cá vai !  (Lida 7346 vezes)

vasco

  • Visitante
Já que estou numa de rodagem , cá vai !
« em: 11 de Setembro de 2011, 22:39 »
Ao comprar uma moto nova ou como eu um pequeno defeito de fabrico, há um período inicial de utilização do motor em que devem ser tomados alguns cuidados especiais que virão a reflectir a fiabilidade e durabilidade do motor no futuro.

Esse período é a rodagem

Nos primeiros tempos de vida útil do motor este não deve ser sujeito a esforços exagerados mas sim a uma utilização moderada, de modo que que haja uma boa adaptação das suas peças e a eliminação de pequenas imperfeições nas mesmas.

Penso que a melhor maneira de fazer uma boa rodagem é seguir as instruções no manual da moto. Isto porque ninguém deve saber mais sobre a mecânica da moto do que as entidades que a projectaram e fabricaram. Até porque a forma como a rodagem é feita varia de moto para moto.

Meu diz :



No manual deve constar a durabilidade da rodagem, que em geral é de 1000 quilómetros, e um conjunto de indicações acerca de como utilizar o motor. Deverá haver um limite máximo de rotações recomendado a que se pode circular, para não esforçar muito o motor, e esse limite pode variar ao longo dos quilómetros feitos, entre outras indicações.

Há pois um conjunto de medidas que são gerais, tais como:
 Evitar situações de grande esforço do motor como regimes de rotação elevados e acelerações ou reduções bruscas;
 Aquecer sempre o motor antes de sair com a mota, que deve ser feito não só em rodagem mas sim sempre, em especial em dias frios;
 Não acelerar a mota parada ;

É importante conduzir com suavidade e evitar percursos como cidade ou auto-estrada que obrigam no primeiro caso a sucessivas paragens e acelerações rápidas e no segundo caso a um regime constante. Deve-se procurar circular em vias que obriguem a trabalhar como estradas com muitas curvas e algumas rectas pelo meio.

Fazer a rodagem de uma moto 125 , 250 , pode ser aborrecida porque as rotações impostas pelos fabricantes correspondem a andar muito devagar. Por isso o ideal é sair para dar umas boas voltas de mota sem pressas e pensar que valerá a pena ter um motor saudável no futuro.


Se souberem de mais algo que ajude a complementar este texto , faz favor , de dar dicas !


Boas curvas de  scooter_

paulojvc

  • Visitante
Re: Já que estou numa de rodagem , cá vai !
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2011, 18:51 »
Posso dar a minha humilde opinião? Tenta saber qual a rotação máxima da máquina e não ultrapasses 80% dessa rotação durante a rodagem. Tenta fazer de tudo um pouco durante a mesma mas evita rolar muito tempo ao mesmo regime. Ou seja isso quer é estrada _lool_

Offline Vítor Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Canidelo - V.N. Gaia
  • Aprende a Viver e Vive para Aprender
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T-Max 530 ABS - Iron Max
Re: Já que estou numa de rodagem , cá vai !
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2011, 23:22 »
Olá Vasco,
Como já referi na minha mensagem, as precauções comunicadas no manual são uma garantia para o fabricante.
Eu tentei fazer esse tipo de rodagem, aliás, fi-lo praticamente até aos 1000 Km. Em conversa com o vendedor do stand onde a comprei, uma pessoa que anda sempre de scooter (tem uma Tmax) e que já fez a rodagem a várias, disse-me que, desde que não ande sempre em altas rotações, deveria acelerar e logo baixar as rotações, para soltar o motor.
Eu sempre fiz isso. Sem atingir a "red line", de vez em quando, acelerava durante cerca de 2/3 minutos e voltava ao normal.
Nunca me mantive muito tempo à mesma rotação.
Hoje em dia, a minha branquinha tem cerca de 3.300 Km, arranca bem, mas não dá mais de 140 Km/h em plano... _rir_
Nunca a levei às 8.000 rpm, mas também não ando a menos das 5.000 rpm.
Está muito bem e faz um consumo à volta dos 3,8 l/km, a andar bem.
Tenho a precaução de nunca sair sem a aquecer e nunca parar e desligar logo. Deve-se, sempre, deixar a trabalhar cerca de 20/30 segundos a trabalhar ao "ralenti" antes de desligar.
Até hoje não tenho razões de queixa.
Só me queixo é da suspensão. Acho-a demasiado seca, sobretudo a frente.
Tudo o resto...é só andar e adoro...  _pt_ scooter_
Abraços e bas curvas... scooter_ scooter_ scooter_
"Uma grande caminhada começa com um simples passo" - Confúcio
Antes: SYM VS 125 - 3600 Km;
          Yamaha XMax 250 - 7700 Km
          Honda NT 700 VA Deauville - 29.000 Km