Autor Tópico: [Votação] Tipo de combustível Usado  (Lida 139741 vezes)

Rocha_Amadora

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #250 em: 25 de Outubro de 2018, 14:46 »
Olá,

Yamanha Nmax 125,

A mota actualmente tem 1500kms, muito nova ainda, vou trocando de marca de combustivel... ainda não consigo fazer juizos de valor sobre qual obtenho mais rendimento (mais kms).

Regra geral coloco 95 aditivada, no entanto já experimentei 98 da BP mas 1.81€ por litro (no dia em que coloquei) para o "possivel" ganho... não vale a diferença.

Coloco os consumos aqui:
https://www.spritmonitor.de/en/detail/957352.html?share=1

ID do registo: 957352

Offline Jorge Vale

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2018
  • Mensagens: 107
  • Localidade: Póvoa St. Iria
  • Marca: Benelli
  • Modelo: TRK 502
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #251 em: 25 de Outubro de 2018, 15:18 »
Boas,

De algum tempo a esta parte tenho usado Repsol 95 Neotech e noto uma diferença ao nível da potencia especialmente se comparado com a GALP 95 Evologic.

 scooter_
#JV10

bsergio

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #252 em: 25 de Outubro de 2018, 21:39 »
x-max 2018

e-10

Offline JOALVAZ

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2019
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Ericeira-Mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #253 em: 12 de Setembro de 2019, 16:12 »
95 octanas

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #254 em: 14 de Setembro de 2019, 11:36 »
95 octanas

Offline Carlos Alves

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 28
  • Localidade: Quinta do Conde
  • O que gostamos é o que nos motiva
  • Marca: BMW
  • Modelo: C 650 GT
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #255 em: 18 de Setembro de 2019, 15:44 »
95 octanas

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #256 em: 18 de Setembro de 2019, 18:19 »
De há uns tempos, desde Maio, só uso Cepsa, por conseguir o mesmo a preços imbatíveis (em média 40% de desconto).
Coloco sempre 95 aditivada.

Corrigido, era Cepsa e não Repsol


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
« Última modificação: 18 de Setembro de 2019, 18:56 por ruicosta »

Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
[Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #257 em: 19 de Setembro de 2019, 21:50 »
Só meto 95 evológic da galp

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #258 em: 20 de Setembro de 2019, 09:40 »
95 de qq marca/fornecedor. A mais barata que encontrar

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #259 em: 20 de Setembro de 2019, 12:22 »
Tanto na Honda Today, como agora na NMax, costumo usar Evologic, da Galp. Tive uma vez uma má experiência com uma marca low cost, no meu Fiat Punto, e fiquei traumatizado para a vida...  _thumbdown_
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #260 em: 20 de Setembro de 2019, 14:05 »
Nao sei se ja tinha dado o feedback na xmax 300
Esperimentei todas,resumindo, simples ,nunca, gasta mais,motor mais barulhento  e pior a desenvolver, a 98 mete o motor mais suave ,puxa bem mas a diferença de preço nao vale ,logo anda com 95 aditivada, na maioria da repsol,pois é  o posto mais perto e barato de onde resido
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #261 em: 25 de Fevereiro de 2020, 20:11 »
Por acaso vim agora a este tópico e reparei num pormenor.Há pessoal a meter 98 apesar de a marca não a indicar  como sendo a gasolina indicada.
Atenção que a gasolina 98 não é propriamente mais "potente" que a 95.
Na sua origem as duas gasolinas são iguais e o que as diferencia é na realidade os aditivos.
Alguns dos aditivos que são incorporados destinam-se a controlar o nível de compressão que a gasolina suporta antes de explodir.E basicamente é isto que é a octanagem. Não há aqui qualquer diferença de força de explosão, apenas são diferentes as taxas de compressão que cada uma suporta.

Assim, num motor que atinge taxas de compressão muito altas dentro dos cilindros, regra geral motores desportivos, convém utilizar a 98. E nestes casos o fabricante manda usar a 98 ou mesmo a 100, que penso que por cá nem existe.Quem usar a 95 nestes motores estará a fazer com que a gasolina exploda antes do tempo (quando o cilindro ainda está a subir) e o motor não terá o mesmo rendimento.
Num veículo que não tenha grandes taxas de compressão nos cilindros usar a 95 ou 98 é "igual ao litro", a gasolina só explode quando houver faísca da vela e explodem ambas com a mesma força.
A única excepção será se o fabricante da gasolina, além de lhe alterar os aditivos que controlam a resistência à compressão, também alterar outros aditivos por forma a que uma tenha maior força de explosão do que a outra. Mas segundo sei os fabricantes não o fazem.

Offline Domus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 22
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: BMW
  • Modelo: R Nine T
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #262 em: 25 de Fevereiro de 2020, 22:54 »
Costumo usar 95 aditivada que normalmente é Bp ou Galp e por serem os potos mais próximos de casa, mas Se for necessário coloco combustivel de outras marcas. A gasolina 98 tem um retardante de explosão que pode fazer sentido utilizar em alguns motores.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #263 em: 26 de Fevereiro de 2020, 07:48 »
Modelo da Maxi - Piaggio X10 125
Tipo de combustível - sempre 95 aditivada geralmente Repsol ou Galp não me apercebo de qualquer diferença entre elas (nunca marcas brancas nem de supermercados)
Motivo - além de ser a indicada pela marca, a análise comparativa da DECO veio sustentar esta minha opção

Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #264 em: 26 de Fevereiro de 2020, 09:53 »
Boas,

Ao principio comecei por colocar da 98, com o tempo experimentei a 95 "normal" e não vi diferença nenhuma no rendimento da menina...Como tal, passou a beber só 95...

Abraço

 scooter_ scooter_ scooter_
 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #265 em: 26 de Fevereiro de 2020, 11:37 »
Uso 95 aditivada da Prio á cerca de 3 anos e nunca tive problema e a outra mota era a carburador , excecionalmente meto Repsol .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #266 em: 26 de Fevereiro de 2020, 22:22 »
A discussão 98/95 e aditivada/simples é eterna. Cada um acredita no que quer.
Há quem goste de gastar dinheiro e há quem use 95 simples.(ou parecido: Prio top)
Há quem veja na 98 potência e poupança
 https://www.razaoautomovel.com/2016/09/gasolina-98-rendimento-anda-mais

Há quem veja nos combustíveis simples a destruição futura dos motores

https://sol.sapo.pt/artigo/386384/tudo-o-que-deve-saber-sobre-os-combustiveis-simples
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #267 em: 27 de Fevereiro de 2020, 11:08 »
Eu uso aditivada , mas penso que se alguem usar simples e dee vez em quando aditivada tambem não virá mal nenhum á terra penso eu...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #268 em: 25 de Junho de 2020, 21:57 »
Companheiros,

permito-me citar aqui alguns posts que foram colocados no DB da minha scooter mas que ficaram offtopic.

Com uma 95 aditivada já fazes um excelente trabalho, mas de qualquer forma depois dá feedback se sentiste alguma coisa para melhor, eu penso que é mito, mas...

A minha mota sempre levou 98 desde os 0 km... Após começar a ler sobre este assunto e de alguma insistência do DavidSantos em trocar para a 95 aditivada, cheguei à conclusão que não valia apena usar 98.
Até agora já fiz alguns depósitos de 95 aditivada, sem problemas  _pol_

A 98 é quase um mito aconselhado por mecânicos mais antigos, a meu ver até se torna susceptível de haver mais problemas abastecer com 98, porque por norma é uma gasolina mais parada nos depósitos das bombas devido ao seu preço é menor rotatividade, mas é apenas o meu ponto de vista.

Eu não pretendo usar 98 de forma regular.

Como a mota esteve parada 1 ano com meio depósito de gasolina, o mecânico disse para encher de 98 e depois fazer mais um depósito. Para dar um espertadela ao circuito de combustão.

Fiz isso no primeiro, no segundo não consegui porque precisei de abastecer num posto que não tinha 98, e agora pus este.

A seguir será 95 aditivada como uso normal.

Sim mas se tiveres um motor cuja taxa de compressão seja a ideal para consumir 98, deves usá-la  _pol_

_pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ Tudo dito.
A numeração 95, 98, 100 ou mesmo 105, identifica apenas o nível de resistência que a gasolina oferece à explosão por compressão.Ou seja, a gasolina pode explodir só por compressão e uma gasolina 98, fruto dos aditivos que tem para contrariar esse efeito, aguenta uma maior compressão antes de explodir.E no caso dos motores a gasolina o que se pretende é que a gasolina exploda apenas quando ocorrer uma faísca da vela.
Num motor com taxas de compressão normais, gasolina 95 ou 98 só vai explodir quando houver faísca na vela.
Ou seja, a não ser que os fabricantes coloquem outros aditivos não divulgados, as duas gasolinas explodirão exatamente no mesmo momento e com a mesma força. A única diferença estará no nosso bolso €€€€€.

Num motor com taxas de compressão muito altas, existe o perigo de a gasolina explodir só pela compressão, ou seja, fora do tempo, com todas as consequências que daí podem vir.
Nestes motores os fabricantes recomendam a utilização de 98 ou mesmo 100 (rara por cá).
Fartei-me de ler sobre isto depois de um mecânico me ter dado uma descasca monumental por usar 95 nos carros e na mota.Eu todo o lado li a mesma coisa e outro mecânico confirmou-me o que aqui escrevo.
Ainda assim, não sou mecânico nem nada que se pareça e por isso "estou a vender o mesmo peixe que me venderam a mim".

Concordo, mas esse requisito só virá em motores de cilindrada e cavalagem mais elevada, o que não é o caso, a grande generalidade dos veículos o uso é mais do que suficiente a 95.
Há quem use a 98 e diz que sente diferenças, eu para mim a única diferença que sinto é que a 98 é mais cara.
Mas respeito todas as opiniões e não há nada como cada um de nós fazer a sua experiência e não ir na conversa de ninguém.

Correcto.

Em suma, o nível de Octano vai interferir com a compressão e com o consumo. Por isso é como o NSilva referiu: o racio adequado depende de cada motor e da compressão adequada para o mesmo.

No meu caso, se o mecânico diz que para por dois depósitos de 98, porque esteve 1 ano parada com gasolina antiga no depósito, e ajuda a dar uma espertadela no sistema de queima/injecção, porque não fazê-lo? Mal não faz e dois ou três euros - felizmente - não fazem diferença no meu orçamento.

Para muitos o Reiki e ciencias holisticas, medicina quantica etc não faz nada, e tens pessoas a gastar centenas de euros por ano nisso.

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #269 em: 26 de Junho de 2020, 16:07 »
Companheiros,

permito-me citar aqui alguns posts que foram colocados no DB da minha scooter mas que ficaram offtopic.

Da minha parte desculpa ,é aqui que de facto que devem estar estes posts , senão enchiamos o Teu db de info que não é relativa á tua mota . _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #270 em: 26 de Junho de 2020, 17:29 »
Por vezes existe confusão entre octanas e aditivos.
Os benefícios imputados aos aditivos são mesmo "limpar" o sistema, para isso pode-se usar uma 95 aditivada ou premium, se acreditarmos na publicidade.
Colocar 98 não limpa nada, na minha opinião, tem apenas a vantagem de dar mais dinheiro á fileira da gasolina ( excepto quando o motor tem compressão que justifica)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #271 em: 26 de Junho de 2020, 18:18 »
Da minha parte desculpa ,é aqui que de facto que devem estar estes posts , senão enchiamos o Teu db de info que não é relativa á tua mota . _convivio_

Por mim não tem problema. Mas a moderação teria legitimidade para os eliminar e assim aproveita-se a discussão.  _pol_
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #272 em: 27 de Junho de 2020, 10:17 »
Por vezes existe confusão entre octanas e aditivos.
Os benefícios imputados aos aditivos são mesmo "limpar" o sistema, para isso pode-se usar uma 95 aditivada ou premium, se acreditarmos na publicidade.
Colocar 98 não limpa nada, na minha opinião, tem apenas a vantagem de dar mais dinheiro á fileira da gasolina ( excepto quando o motor tem compressão que justifica)

moto2cool, eu usa 95 top aditivada ou 98 ultimate e na xmax noto diferença tanto no arranque como na resposta (nada de outro mundo mas o suficiente para notar-se uma diferença), a nível quilómetros anda ela por ela, mas já fiz varias vezes o teste e noto diferença.

Se compensa pela diferença de preços, isso já depende de cada um,

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #273 em: 27 de Junho de 2020, 11:57 »
Acredito que quanto maior for o motor e cavalagem ,mais hipoteses há de se notar diferença ,nas 125 a diferença será mais psicologica.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #274 em: 27 de Junho de 2020, 12:10 »
Acredito que quanto maior for o motor e cavalagem ,mais hipoteses há de se notar diferença ,nas 125 a diferença será mais psicologica.

Não têm só haver com a cilindrada a própria camera de combustão e seu formato, a saida de gases de escape tudo pode alterar o comportamento de um motor para o outro sendo ambos da mesma cilindrada.

Mas sim noto mais diferença na 300 quando uso 95 ou 95 aditivada como quando era com a 125.