Autor Tópico: [Votação] Tipo de combustível Usado  (Lida 139774 vezes)

Carreta

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #75 em: 12 de Janeiro de 2013, 22:47 »
Modelo: Daelim S3
Tipo: Gasolina 95 (Galp e de um Intermarché) entre estas duas não noto diferencia 
Motivo:É mais barata mas também não experimentei 98(ainda só fiz 3 depósitos com ela)

Obs: Na 50cc que tive realmente notava diferencia da 95 para a 98,principalmente no trabalhar do motor e na resposta do mesmo...


Abraço

JP 67

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #76 em: 21 de Janeiro de 2013, 23:59 »
Modelo ; Daelim S3
Uso Repsol 95
 Experimentei 2 depósitos com Repsol 98 e notei o trabalhar mais certinho e silencioso ( redondo ) e mais rápida a subir de rotação mas o consumo foi sensivelmente o mesmo.
Tenho que experimentar Galp Geforce 95 para comparar.

André Rocha

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #77 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:07 »
Olá pessoal...

Cá estou eu outra vez... (Não se no lugar certo, mas... Se não, alguem da admin, por favor, coloque no sitio certo.. Obrigado9

A duvida hoje é sobre contas...

Ou melhor, sobre gasolina a usar, fazendo bem as contas..

Não sei qual a melhor gasolina.. Se a de 95 se a de 98... Talvez a de 98 que tem menos anos...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Tou a brincar.. Acho (não tenho a certeza) que a de 98 é mais limpa, queima mais rápido, blá blá, blá blá, blá blá...

Provavelmente a que vocês mais usam é a de 95..
Mas eu tive a fazer estas contas..

A gasolina 95 está mais barata 0,07 € que a de 98..
O que quer dizer que numa moto que "beba" 4 lt/100 em 10 000 Km se meter-mos 98 pagamos mais 28 € do que a de 95.. Mas o que acham? Para o motor "compensa" esta diferença ou o ser 95 ou 98 é tudo a mesma coisa??
A nivel de velas?

Ou seja... Em 10 000 Km, vamos gastar estes 28 € em "mecânico" por se usar gasolina de 95, ou estes 28 € gastar-se-ão em 50 000 Km.???

Obrigado pela ajuda..

Abraços

Licas

  • Visitante

André Rocha

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #79 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:12 »
Obrigado, licas...  _pol_ _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #80 em: 21 de Fevereiro de 2013, 12:45 »
Sempre usei 95, nas 3 motas que já tive. Uma vez, creio que atestei com GeForce 95.
Preferencialmente, uso BP 95 (normal). Na BMW C650GT nunca experimentei a BP Ultimate e só 2 ou 3 dos depósitos é que foram com Galp, outro foi Repsol.
Embora tenha preferência pelos combustíveis BP (sem nenhuma razão particular, apenas aproveito o desconto de 6 cêntimos do cartão ACP ou o de 9 cêntimos aos dias 9 de cada mês), tenho a sensação de que a eNGraçada gosta mais do combustível da Galp. O combustível no depósito que estou actualmente a acabar é Galp (a 95 mais barata deles) e tenho a sensação que a mota faz mais uns quilómetros com ele do que com o BP do costume.
Hei-de experimentar a GeForce 95 na eNGraçada, para ver se noto diferenças. _pensador_
98 nunca, porque o Manuel das instruções e o tampão do bocal de abastecimento dizem claramente '95'. Não há que enganar.

André Rocha

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #81 em: 21 de Fevereiro de 2013, 19:14 »
Interessante zezezoom....

Mas não sei.. Li muitos comentários e não cheguei a conclusão nenhuma...  _lol_ _lol_

Abraço

jabcproenca

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #82 em: 22 de Fevereiro de 2013, 16:36 »
Boas

A minha não gosta da 98 nem normal nem especial.

Gosta da Galp Gforce95, gasta menos 0,3 ltr/100km que com 95 normal da Galp. Experimentei Gforce98 da Galp e não gostou.

Com a Gforce gasta menos e a puxar principalmente com dois a diferença é da noite para o dia.

Cuidado com os Low cost, segundo ouvi quem sofre mais são os escapes, o porquê??? não sei....nunca meti na Buguinha.

André Rocha

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #83 em: 22 de Fevereiro de 2013, 21:27 »
Falei à bocado com o mecânico e ele disse que tambem só mete 98 na dele..

Mas eu disse que há aqui pessoal diz que em muitas motos o próprio manual de instruções aconselha a meter 95.

Então ele disse que a de 98 tem tendencia a ser mais seca, e alguns técnicos podem achar que não é a ideal para as motos deles.
Mas se meter de vez em quanto como é mais seca, vai limpando algumas crostas..

Não sei..
Vou experimentando e depois vejo..

Abraço

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #84 em: 22 de Fevereiro de 2013, 22:27 »
Uhm... não se trata de ser ou nao mais ou menos seca... porque na verdade elas molhadas são todas  _careta_

O que se passa é que umas marcas põem mais oleo e aditivos que outras... o facto de ser 95 ou 98 tem apenas a ver com o indice octanico, e não com o facto de a gasolina ser mais ou menos oleosa (ou seca como referes).

Ao ter mais octanas, faz andar mais o motor, se faz andar mais o motor, faz trabalhar a com uma maior frequência os injectores e dai a tal historia que limpa o motor...

Mas isso é comprar uma garrafinha daquele produto que se vende no supermercado para fazer limpeza aos injectores/motor, e o efeito é melhor e pode-se usar com qualquer gasolina... embora todas estas coisas sejam mais os macaquinhos na cabeça das pessoas a trabalhar (inclusive na minha) do que algum efeito que se note na realidade...

André Rocha

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #85 em: 22 de Fevereiro de 2013, 22:37 »
A parte das octanas é óbvia.. O 98 não se refere ao ano..  _lol_ _lol_

Acho que neste tópico não houve uma "unanimidade", mas sim um "usa a que entenderes"..

A pergunta que me fez abordar este tema e relançar este tópico era se os 28 € que se gasta a mais em 10 000 Km "compensava" comparando com os "problemas" que a moto poderia ter... Mas não fiquei esclarecido..  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Mas vi que o pessoal prefere investir na Gforce 95 do que na 98 normal... (mas então a DECO não disse que era "tudo igual ao litro??  _reg__lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

jabcproenca

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #86 em: 22 de Fevereiro de 2013, 22:51 »
A DECO diz que é igual mas a minha Buga diz que não...a diferença é mesmo muita...

A Gforce95 fica mais solta, sobe muito mais rápido de regime, não morre nada (A1 de torres Novas a Fátima começa a 150km/h e sobe tudo a 150km/h com a normal vem para os 130km/h......)

Os consumos também são diferentes, num deposito com 300km fica mais 1 litro.........

A DECO faz cada teste!!!!!!!existe diferença e muita..pelo menos na minha Buga.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #87 em: 22 de Fevereiro de 2013, 22:56 »
A parte das octanas é óbvia.. O 98 não se refere ao ano..  _lol_ _lol_

Acho que neste tópico não houve uma "unanimidade", mas sim um "usa a que entenderes"..

A pergunta que me fez abordar este tema e relançar este tópico era se os 28 € que se gasta a mais em 10 000 Km "compensava" comparando com os "problemas" que a moto poderia ter... Mas não fiquei esclarecido..  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Mas vi que o pessoal prefere investir na Gforce 95 do que na 98 normal... (mas então a DECO não disse que era "tudo igual ao litro??  _reg__lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Disse... no gasoleo... não testaram as gasolinas

André Rocha

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #88 em: 22 de Fevereiro de 2013, 23:27 »
Disse... no gasoleo... não testaram as gasolinas


 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

mr_vuszi

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #89 em: 26 de Abril de 2013, 11:36 »
e sempre o mais barato

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #90 em: 28 de Abril de 2013, 13:37 »
Companheiros eu sei que é mais caro mas ja saiu em varios testes que 98 é melhor .
Eu fiz o meu ainda na bws 125 onde tinha de ir a Lx 2 vezes por semana com a minha sra,e fiz o teste no mesmo trajecto e mesmo tipo de andamento ou seja com 95 chegava a casa com menos de meio deposito com 98 com um cadito mais de meio .
So uso 98 mas nao aconselho a da pr... em trajouce por ex pq parece agua e desaparece em menos de nada ,agora seja marca jumbo ou bp nao me queixo...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

masterdbpereira

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #91 em: 11 de Maio de 2013, 00:14 »
Meus Caros,

Costumo fazer percursos tipicamente pequenos e citadinos, por isso acredito que não fará diferença a 95 vs 98.
Encho de 95 e da barata!  ;D

Já agora, quando efectuo passeios, continua a usar da 95 e da barata!  >:D

aseravat

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #92 em: 24 de Maio de 2013, 22:02 »
Boas

Eu costumo fazer o seguinte, para andar em Lx ponho 2 depositos de 95 e um de 98, para estrada ou mais km seguidos uso 98.

Ab   _slb_

igor silva

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #93 em: 24 de Maio de 2013, 22:58 »
moto: sym fiddle 125cc
combustivel: 95
razao: o concessionario aconselhou a usar 95 pois nao existe diferença

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #94 em: 07 de Julho de 2013, 22:56 »
Modelo da Maxi: X-MAX 125
Tipo de combustível - 95
Motivo - Uma vez que na altura da compra disseram para por 95.
Alem disso é mais barata, costumo por no Jumbo, Intermarche e BP.
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

VStrom Lázaro

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #95 em: 26 de Julho de 2013, 08:36 »
Modelo da Scooter - Keeway Outlook 125

Tipo de combustível - 98

Motivo - Como leva tão pouca gasolina a diferença de preço são trocos e a diferença no trabalhar da mota é substancial. Coloco 98 da mais baratinha e depois aplico aditivo Faher (Anti fricção), não havendo fricção, não aquece não desgasta, desliza melhor, gasta menos e dura e dura! _pol_


Boas curvas

power-full

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #96 em: 25 de Agosto de 2013, 11:19 »
Modelo da Maxi: maxster 125cc
Tipo de combustível -98
Motivo -em geral nao se sente tanto o esforço do motor nem o barulho... e como sai quase ao preço da 95 a 98 é sempre bem vinda..
tenho usado faher , tanto na gasolina como no oleo do motor .. .. sei que faz milagres pois o meu fiat ja estava a pedir seguementos , ja faz 2 anos ate hoje nao come oleo nem faz fumos... e nao abri o motor sequer..



« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 11:25 por power-full »

Johnny89

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #97 em: 25 de Agosto de 2013, 12:27 »
Eu uso sempre 95 em todas as motas que tenho.

Deixei de usar 95 de marca branca (ex do Jumbo) duram menos na minha Downtown 125cc do que as 95 da BP, Galp, Repsol etc.

Não uso 98, acho completamente desnecessário numa scooter... se ainda fosse num motão compreendia-se!

power-full

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #98 em: 25 de Agosto de 2013, 13:01 »
Eu uso sempre 95 em todas as motas que tenho.

Deixei de usar 95 de marca branca (ex do Jumbo) duram menos na minha Downtown 125cc do que as 95 da BP, Galp, Repsol etc.

Não uso 98, acho completamente desnecessário numa scooter... se ainda fosse num motão compreendia-se!

sao opnioes..
ser em scooter ou motao a diferença nao é bem a mesma.. porque sendo a mota mais fraca nota-se mais a diferença de uma gasolina mais fraca..em auto-estrada noto bem a diferença em geral pelos kilometros que se faz... e como o deposito leva quase sempre 5 lt a diferença nos 5lt sao 0.10€ a mais   em relaçao á 95..por isso mal por mal 98.. a mota agradece eu agradeço a nivel de desgastes e consumo e apenas por assim dizer sao 0.10€ a menos em 160km...

Johnny89

  • Visitante
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #99 em: 25 de Agosto de 2013, 18:10 »
Se leva 5 litros então a diferença são de 0.50 centimos. Na minha mota a diferença é maior pois leva quase o tripulo dos litros.

Acho que o pessoal ainda não entendeu bem a diferença de uma gasolina para a outra. Vamos lá então tentar esclarecer este assunto de uma vez por todas :)

Os motores das nossas motas trabalham segundo o ciclo otto e podem funcionar com vários combustíveis sendo os 3 mais usados a gasolina, o GPL e o Álcool.
Como muitos já devem saber, depois de comprimida a mistura a vela solta uma faisca que provoca uma combustão (e não uma explosão como muitos dizem).

Ora um dos maiores defeitos dos motores otto é que quando se atinge uma determinada temperatura a mistura pode detonar, isto é, acontece uma ignição antes da vela dar a sua faisca, o chamado "knocking". Isto provoca perda de potência, aumento de consumos, e muito pior, estraga por completo o motor.

Esta temperatura está directamente relacionada com a pressão no interior do cilindro e esta está directamente ligada à relação de compressão (uma nota, é relação e não taxa de compressão)!

Então afinal o que é o índice de octano?
É um índice que indica a resistência de um combustível à pré-ignição, ou seja a resistência ao efeito de "knocking".

A gasolina 98 não dá mais potência a um motor, esse potência depende única e exclusivamente (no que toca ao combustível) do PCI (poder calorifico inferior) que é semelhante para todas as gasolinas e que nada tem a ver com o índice de octano.
Outro exemplo, o GPL tem um índice de octano de 110 e no entanto quando um carro é convertido para GPL até perde potência (por pouco que seja). Porquê? Porque o GPL têm menos energia por litro do que a gasolina (entre outras razoes).

Então como apareceu este mito? Simples! Os motores de injecção vêm equipados com um sensor anti-knocking, assim quando a centralina detecta que ocorre knocking esta solta a faisca da vela mais cedo, assim deixa de ocorrer knocking mas perdemos alguma potência e aumentam os consumos.
A solução? Uma gasolina que seja mais resistente à auto-detonação; e qual é ela? A gasolina 98. Como a centralina já não detecta knocking com a gasolina 98 a faisca da vela ocorre no momento certo logo temos uma queima mais "potente" e mais eficiente. Existem também carros que usam gasolina 100, o GTR é um bom exemplo, apesar de só ter uma relação de 9:1 tem uma pressão de sobrealimentação de 1.2 bar que é um valor grande para um motor otto.

Assim podemos fazer uma relação entre que gasolina usar e a relação de compressão. Normalmente numa relação de compressão até 11:1 (motores atmosféricos) a gasolina 98 é dispensável e usar a mesma só trás uma diferença: Menos dinheiro no bolso e mais dinheiro para as gasolineiras... Quem nota diferença a maior parte das vezes é efeito placebo, e quem disser o contrário aconselho vivamente uma candidatura ao Nobel da Física por querer saber mais do que os engenheiro que projectam os motores _lol_

Não se deixam ir nas conversas de que a gasolina 98 é melhor, não, a gasolina se for melhor (qualitativamente) será pelos aditivos e não pelo índice de octano.
Se vos disserem que a gasolina 98 dá mais potência não acreditem, não é verdade. Tal só é verdade para motores com relações de compressão altas (normalmente a partir de 11:1), ou para motores com relações de compressão a partir dos 9/10:1 e sobrealimentados. Se um motor realmente precisar de gasolina 98 tal é indicado no manual. Se o manual só refere gasolina 91 e/ou 95 não vão ganhar absolutamente NADA! Volto a repetir, a única coisa que determina a potência fornecida pela gasolina é o PCI que está em diário da republica e é semelhante para todas as gasolinas, seja qual for a marca e o índice de octano:

http://dre.pt/pdf2sdip/2008/06/122000000/2791227913.pdf

Para quem tiver interesse, existem outros factores que podem diminuir ou aumentar o knocking.
Misturas mais pobres aumentam o knockng, por isso é que não se deve por a mistura mais pobre para poupar gasolina, podemos provocar knocking e estragar o motor, no caso da injecção perdemos potência e aumentamos os consumos. Só os motores de injecção directa podem funcionar com misturas pobres pois a gasolina é injectada um instante antes da ignição da vela e por isso o knocking não "tem tempo" de acontecer.

Uma maneira de diminuir o knocking é a turbulência, isto é, quanto mais agitada for a entrada do ar nos cilindros melhor, por isso é que os tubos de admissão não são totalmente rectos. Outra forma de aumentar a turbulência é a maior rotação do motor, por isso é que o knocking acontece quase sempre a baixas rotações.

Quanto à gasolina aditivada, mal não faz, mas não há necessidade de gastar dinheiro na mesma. Os combustíveis seguem regras, e para além disso os injectores são bem simples e trabalham a pressões bem baixas (3/4bar). Onde gasolina aditivada poderá ser melhor é nos motores de injecção directa em que os injectores trabalham com pressões na ordem dos 100/150 bar e nos motores diesel comon rail que trabalham à volta dos 1500/2000 bar.

Espero que tenha sido esclarecedor e que tirem os macaquinhos da cabeça, principalmente o companheiro power-full que anda a gastar dinheiro em 98 sem necessidade _careta_
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 18:17 por Johnny89 »