Autor Tópico: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?  (Lida 39432 vezes)

Retwingo

  • Visitante
Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« em: 13 de Março de 2010, 22:18 »
Agora que os meus filhos já podem, legalmente, andar de moto/scooter surgem-me alguns receios. Vocês costumam andar com os vossos filhos. Além do capacete, usam luvas e blusões com protecções?
Não têm receio?
Esta pergunta está mais dirigido a quem tem pouca experiência como eu.
Aconselham alguma marca de capacete? A pergunta parece idiota, mas não vou gastar este mundo e o outro num capacete que rapidamente não lhe vais servir.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2013, 10:00 por Saboga »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #1 em: 13 de Março de 2010, 22:44 »
Andei uma ou duas vezes com a minha filha de 16 anos á pendura e confesso que detestei _polb_

Não tenho experiência e sinto uma grande insegurança, e eu até já andei á pendura dela, na cinquentinha.

Faz-me sempre muita impressão ver crianças pequenas em motas, e ainda hoje vi uma que nem 7 anos parecia ter. Acho que crianças tão jovens não têm desenvolvida a noção de perigo o suficiente para entenderem o risco que representam os movimentos que possam fazer quando andam de mota, e lembro-me sempre de um companheiro relatar que um dia seguia com a filha e a dado momento reparou que ela seguia com os braços abertos, fingindo que voava.

Quanto a equipamento, se andasse com uma criança esta teria que estar o melhor equipada possível, e o argumento da durabilidade não poderia pesar na opção e compra.

Capacetes, não sei onde encontrar, mas casacos, a Caparica Peles costuma ter bons casacos com boas protecções a preços muito bons, e têm tamanhos de criança  _pol_

ZeLuz

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #2 em: 13 de Março de 2010, 23:19 »
Ando com os meus esporadicamente, exclusivamente em percursos curtos e quando não tenho tempo de ir pegar no carro (casa-escola ou casa-treino). Um tem 13 anos e o outro quase 10. Levam o capacete+luvas e ando com cuidado redobrado e a velocidade bem reduzida.

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #3 em: 13 de Março de 2010, 23:22 »
Concordo com a Cristina...
Faz-me confusão... ainda mais vou muito ao Norte e lá muitas vezes nem capacete levam...
Possa!!!
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Tito77

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #4 em: 30 de Setembro de 2010, 11:09 »
Boas,

Tentei através da ferramenta "pesquisa" procurar um tema que pudesse esclarecer a minha duvida, mas não encontrei.

Alguem me pode informar qual a idade minima com que se pode andar de moto?

Obrigado

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2010, 11:45 »
Essa é fácil: 7 anos  _careta_

Código da estrada:

Citar
Artigo 91.º - Transporte de passageiros
1 - Nos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é proibido o transporte de passageiros de idade inferior a sete anos,  alvo tratando-se de veículos providos de caixa rígida não destinada apenas ao transporte de carga.
2 - Os velocípedes só podem transportar o respectivo condutor, salvo se forem dotados de mais de um par de pedais capaz de accionar o veículo, caso em que o número máximo de pessoas a transportar corresponde ao número de pares de pedais.
3 - Exceptua-se do disposto no número anterior o transporte de crianças em dispositivos especialmente adaptados para o efeito, desde que utilizem capacete devidamente homologado.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Fonte: ANSR
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 11:46 por cristina »

ZeLuz

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #6 em: 30 de Setembro de 2010, 15:55 »
a não ser que a moto tenha 3 rodas... ai já é diferente

Nada disso, é exactamente igual.

"1 - Nos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é proibido o transporte de passageiros de idade inferior a sete anos,"


« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 15:56 por ZeLuz »

kimus

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #7 em: 30 de Setembro de 2010, 20:14 »
Depende, existe o código da estrada e existe... a esposa/o!  _careta_

Venham cá dizer à minha que a minha filha quando tiver 7 anos pode andar de moto!  _martelada_

Eu próprio tenho dúvidas se será seguro para uma criança de 7 anos. Mas quando chegar a altura logo testo. (psssst! não digam nada à minha mulher)  _lool_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #8 em: 30 de Setembro de 2010, 20:20 »

Eu próprio tenho dúvidas se será seguro para uma criança de 7 anos. 


Já somos 2  _pensador_

dcaldinhas

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #9 em: 30 de Setembro de 2010, 21:39 »
Seguro, seguro... nunca é. Tal como não o é para nós... _pensador_

Mas a minha já desde os 7 anos que anda (agora tem 8 anos) e é uma excelente pendura! _pol_ Parece que não levo ninguém!
Mas andamos só aqui nas voltinhas.

Boas Curvas!  scooter_

davide

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #10 em: 05 de Outubro de 2010, 14:53 »
Boa tarde!

Em relação ao transporte de crianças, transponho aqui o artigo:

Artigo 91.º
Transporte de passageiros
1 Nos motociclos e ciclomotores é proibido o transporte de passageiros de idade inferior a 7 anos, salvo tratando-se de veículos providos de caixa rígida não destinada apenas ao transporte de carga.
2 Nos velocípedes é proibido o transporte de passageiros.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300 euros.

Cumprimentos.

cab

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2010, 07:40 »
Bons dias
A minha filha tem 7 anos e a primeira coisa que me disse no dia de anos e que já podia andar com o pai na mota. Eu com ela só faço percursos curtos sempre muito devagar e com redobrada atenção.
Anda sempre de calças, botas, capacete bye (no El corte Ingles), blusão do caparica peles, luvas e sempre muito agarrada ao pai para eu a sentir.
Também tento não inclinar a mota nas curvas.
Sei que é perigoso, mas o importante é termos noção do perigo e tentar agir de forma a minimizar os potenciais elementos perigosos, pois considero que o perigo serve para nos mantermos conscientes.
Um abraço

cab

Bastet

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #12 em: 06 de Outubro de 2010, 08:11 »
A minha enteada tem 8 anos e está em pulgas para andar na moto. Mas comigo sinceramente por enquanto não vai andar. Ainda não andei com ninguém à pendura.
Acho que enquanto não chegar bem com os pés às peseiras não vai andar. Depois também há essa parte dos movimentos que ela não tem consciência que o que deve e não deve fazer.
É muita responsabilidade e se acontece algo...

lferro

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2010, 13:03 »
A minha filha mais velha (9anos) adora andar de mota comigo, mas quando anda vai com tudo, um bom capacete, boas luvas, de botas, o blusão é que não é para mota, mas vai com um reforçado.
Só a levo á escola nos dias de mais calor embora me esteja sempre a pedir para a levar até mesmo de Inverno, isso não faço. A mais nova como vê a irmã também quere (5 anos), só anda lá na rua para não ficar a chorar.
Mas é verdade que um pessoa sente-se insegura quando as leva, para elas é o delirio.

Um abraço

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2010, 13:35 »

Quando o tempo/clima permite, levo o meu filho, de 10 anos, à escola.

Ao principio ele não colaborava muito, pois como era uma novidade, e estava muito contente, mexia-se muito mas acabei por 'ensiná-lo' a não se mexer muito e a 'ir comigo'.

A viagem é curta, de apenas 3 Kiloemtros, mas dá para ele, e eu, ir ganhando confiança com a moto, e o condutor.


Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

Spyder70

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #15 em: 16 de Dezembro de 2010, 00:55 »
Mandei fazer uns poisa-pés ao tamanho, para poder ir completamente apoiado.

Em conversa com um policia de trânsito, de Almada, disse-me que não bastava a criança ter 7 anos, para puder andar de mota, como pendura. A criança tinha de ter estatura suficiente para conseguir levar os pés totalmente apoiados no poisa-pés da mota.

Luis Ribeiro

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #16 em: 16 de Dezembro de 2010, 14:27 »
Olá a todos. Acho este tópico muito interessante. Mas, tenho lido aqui uma coisa que não concordo nada. "é um trajecto curto", "é só ali",...... Ora, eu acho que um acidente para acontecer não precisa de uma distancia media minima percorrida pois não? Pode ser ao fim de dois metros, ou ao fim de 50 kms? Não sei se alguma vez com os vossos carros fizeram o teste de, a 20 cm de um passeio, arracarem só para baterem no passeio, vejam lá o solavanco que a coisa dá. E são só 20 cm.
Boas curvas. Curtas ao longas

Luís

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #17 em: 16 de Dezembro de 2010, 15:17 »
Deixa lá por aqui a colheirada...

Companheiros seja ele o pendura qual for os cuidados redobram se for com o nosso rebento ...
Os que são pais, sabem bem o que custa dizer nao a um filho .. eu confesso tenho dificuldades em o fazer.. sempre que o meu filho me pede .. nao ha como dizer nao ..
Se me preocupo? _lol_ preocupa-me mais ele do que eu .. se deixarei de o levar? claro que nao .. eu tambem ja fui criança e em pequeno dava tudo para poder andar, e devido a esse preconceito nunca o pude fazer ..

Riscos? Todos os dias corremos riscos .. se pesa a possibilidade de acidente? Olho aberto e pensamento positivo ...
Confesso que sou de esticar a corda, quem comigo anda sabe do que falo, mas com pendura? bem com o meu filho particularmente, apensar de ele gostar das curvas, nao o faço .. nao por mim , mas particularmente por ele, mas passeios de moto .. eu adoro e enquanto ele tambem gostar irá comigo ..
Se arrisco .. claro passar a estrada fora da passadeira também é arriscado e todos os fazemos..

Acima de tudo responsabilidade... aprendi que tudo o que nos da prazer e adrenalina contem riscos, nao deixarei de viver por isso ...
Reiteiro amo o meu menino mais do que tudo na vida ... e nao lhe farei as vontades que nao puder..

Claro que penso e se... mas logo penso e se não?  Apesar dos riscos creio que muitos de vós ja sabem o que se sente num passeio a dois .. calmo .. descontraído .. parece que estão mais próximos um do outro, a cumplicidade, algo que de enlatado nunca tive, de enlatado até entao o menino era sempre no banco de tras.. agora vai encostado a mim e a indicar-me o caminho e a dizer OLHA PAI .. Gosto confesso que me agrada ..


Encontro-te na proxima esquina .. Abraço

 
vou ali ja volto

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #18 em: 16 de Dezembro de 2010, 19:42 »
Deixa lá por aqui a colheirada...

Companheiros seja ele o pendura qual for os cuidados redobram se for com o nosso rebento ...
Os que são pais, sabem bem o que custa dizer nao a um filho .. eu confesso tenho dificuldades em o fazer.. sempre que o meu filho me pede .. nao ha como dizer nao ..
Se me preocupo? _lol_ preocupa-me mais ele do que eu .. se deixarei de o levar? claro que nao .. eu tambem ja fui criança e em pequeno dava tudo para poder andar, e devido a esse preconceito nunca o pude fazer ..

Riscos? Todos os dias corremos riscos .. se pesa a possibilidade de acidente? Olho aberto e pensamento positivo ...
Confesso que sou de esticar a corda, quem comigo anda sabe do que falo, mas com pendura? bem com o meu filho particularmente, apensar de ele gostar das curvas, nao o faço .. nao por mim , mas particularmente por ele, mas passeios de moto .. eu adoro e enquanto ele tambem gostar irá comigo ..
Se arrisco .. claro passar a estrada fora da passadeira também é arriscado e todos os fazemos..

Acima de tudo responsabilidade... aprendi que tudo o que nos da prazer e adrenalina contem riscos, nao deixarei de viver por isso ...
Reiteiro amo o meu menino mais do que tudo na vida ... e nao lhe farei as vontades que nao puder..

Claro que penso e se... mas logo penso e se não?  Apesar dos riscos creio que muitos de vós ja sabem o que se sente num passeio a dois .. calmo .. descontraído .. parece que estão mais próximos um do outro, a cumplicidade, algo que de enlatado nunca tive, de enlatado até entao o menino era sempre no banco de tras.. agora vai encostado a mim e a indicar-me o caminho e a dizer OLHA PAI .. Gosto confesso que me agrada ..


Encontro-te na proxima esquina .. Abraço

E está tudo dito!!!! Concordo a 100%
(apesar da minha pequena ainda não ter andado 5mm de scooter! pois tem apenas 3anos)

Jony

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #19 em: 16 de Dezembro de 2010, 22:33 »
Bom com tantas colheres _lol_

aqui vai mais uma

o meu filho tem 4 anos e até á cerca de 2 meses assim que ouvia a sua Majestade a trabalhar na garagem fugia logo a sete pés.

Depois um dia tive de o levar á creche que fica a 50 mts da nossa casa e a rua é só de serviço ás garagens dos prédios, nesse dia tive de levar a Majestade empurrada e desligada para ele ir ao meu lado a andar.

No dia seguinte já deu para levar a Majestade a funcionar mas empurrada pela mão. ( sempre era mais leve)

no dia seguinte já quis ir em pé á  minha frente e eu a passo de caracol com os pés no chão.

Mas pelo menos perdeu o medo da moto.

Agora se tenho receio... devo ter o mesmo que o meu pai tinha á cerca de 32 anos quando me ia buscar á primária no Casal de 4 e eu sentado em cima do depósito com os braços dele ao meu lado. sei que demorei mais de 2 anos a perder o medo para passar para o pendura.

Tudo deve ser feito com peso e medida até porqiue o perigo e a desgraça podem vir de onde menos se espera.

Como alguém disse até na passadeira se morre.

 _pt_

nunomta

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #20 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:27 »
boas, _pol_ alguem me pode tirar uma duvida?  _pensador_ qual é a idade minima para as cianças andarem de scooter 125, que é o caso,pois o meu filhote tá sempre a perguntar quando o levo a dar uma volta, mas ele ainda só tem 7 anos e não sei se pode andar em termos legais. Aguardo respostas,Obrigado  scooter_ CONTINUAÇÃO DE BOAS CURVAS PA TODOS
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 14:26 por Saboga »

interceptor

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #21 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:30 »
A idade minima são 7 anos.

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #22 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:31 »
Companheiro a idade a partir da qual poderá acompanhar-te é os 7 anos, é o que está definido por lei.
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #23 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:33 »
Boas companheiro nunomta, é precisamente aos 7 anos a idade que a lei permite ás crianças poderem começar a andar de motociclo ou ciclomotor legalmente falando claro.
Espero ter ajudado.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

nunomta

  • Visitante
Re: Qual a idade mínima para as crianças andarem de scooter?
« Responder #24 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:53 »
ok obrigado, fiquei exclarecido _pol_
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 14:26 por Saboga »