Boas CC,Penso que o que todos procuramos (Seja no que for) é a melhor relação preço/qualidade.Não te dando ou tirando razão, penso que estás é a confundir alguns conceitos.A PCX e a Fidle II não são bem do mesmo segmentoA PCX também é feita nas "chinas"/Oriente (se calhar em alguma fábrica da SYm/Kymco, etc)A BMW também está a deslocalizar a produção de algumas motos para a "china"/OrienteA Hyundai acaba de lançar um veículo i40 que "apenas" vai rebentar com o segmento D (VW Passat/Ford Mondeu, Opel Incignia, etc) ao preço da gama C (Peugeot 307, VW Golf, etc). E todo o desenvolvimento foi/está a ser feito na Europa.Quero com isto dizer que te passo muitos exemplos de "sucesso" dos "chineses" e que não tenhoa qualquer dúvida que eles nos vão invadir, assim como os japoneses fizeram na Europa na decada de 60/70/80.Não deves/podes é confundir os conceitos.Falavas (bem) na Santomar, mas há alguns meses tivemos uma (grande) queixa de un concessionáro Honda, pelo que não tem a ver com a marca, mas (também) com as pessoas que vestem a camisola e atendem os clientes.Por último tenho uma Sym GTS 125 com 22.000 km, mas já tive Vespa, Yamaha, Suzuki, Ford, Peugeot, Opel e contiuo a dizer e a procurar sempre a melhor relação preço/qualidade.NOTA: Todos os Portugueses se sentem revoltados quando outros povos chamam-nos Espanhois ou mesmo Italianos e nos atacamos logo que somos MUITO diferentes deles. Os "chinenes" englobam uma quantidade e variedade tão grande de povos e nos teimamos em coloca-los todos no mesmo caso!Um abraço de olhos e bico,JPC
Desde os consumos, em que a Honda PCX faz um consumo de 2,1 - 2,7 (no máximo) e a Sym que fazia consumos de 3,7 a quase 4 (apesar de na altura que a comprei terem dito que fazia consumos de quase 3 litros, nunca mais...enfim...conversa de vendedor...). Quanto à segurança e conforto, as diferenças continuam a ser abismais.
Por essa Europa fora há milhares de "low-cost" a circular, com muito bons desempenhos, dizem os seus propietários. É bom não esquecer também que, mesmo entre estas, há qualidades muito diferentes, umas que se aproximam já bastante das japonesas consagradas, SYM, Kymco e Daelim, por exemplo.Eu também iniciei-me como Sym GTS e, muito rápidamente, (aprox.1 ano), mudei para uma Honda (SWT600ABS). Claro que senti muitas diferenças, mas a "chinoquinha" nunca me havia dado problemas....É tudo muito subjectivo e também muito de saldo bancário (lol!!)
Portanto eu acho na minha maneira de ver as coisas que tambem existe o factor sorte, pois tenho colegas que com as marcas chamadas brancas fazem milhares de kms sem quaquer tipo de problemas e outras já não acontece isso...
Companheiro, estás a comparar cebolas com batatas, pois como já outros companheiros referiram, uma Fiddle não está nem de perto nem de longe no mesmo segmento da PCX e das 3 que referiste, apenas a Symphony poderá ser comparável com a PCX.Tive uma Xmax 250, e tenho neste momento uma Majesty 400 e uma Burgman 400, e por incrível que pareça, posso garantir-te que quando as vejo despidas, a que apresenta uma melhor qualidade de materiais, é a Sym! Além do mais, e como já aqui foi referido, quando preciso de peças, o preço é sempre uma agradável surpresa, pois com excepção do escape, que é absurdamente caro, todo o restante material custa em média um terço do que custam as japonesas. Por fim, dá uma leitura atravessada pelo tópico das revisões da Honda, e compara com o da Sym... há "low cost", e há "low cost"...