Autor Tópico: [Honda] Troca de Lâmpadas de piscas da PCX  (Lida 12644 vezes)

RenatoFonseca

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[Honda] Troca de Lâmpadas de piscas da PCX
« em: 14 de Agosto de 2011, 01:06 »
Ora boas para começar, este tutorial vai no seguimento de uma troca de lampadas de pisca que tinha tentado trocar por umas LED que tirá-se o ''efeito'' laranja da óptica mas que pisca-se laranja na mesma, ora as LED nao funcionaram pois a PCX nao as aceita (tretas do baixo consumo) e o relé deixava de funcionar, ou seja os piscas nao piscavam.
Então comprei umas destas.


 São iguais às originais mas cromadas exteriormente, ou seja o reflexo delas na óptica vai ser cromado logo a óptica vai ficar sem o laranja.

Vamos então começar passo a passo.
Tempo estimado: 30minutos (ou um pouco mais se for a primeira vez)
Material necessário:
Lâmpadas de Pisca
Chave de estrelas
Chave de bocas/roquete de 10mm
Chave de fendas


Primeiro começamos por desapertar estes dois parafusos.



Depois dos parafusos desapertados, metemos o dedo (com um pouco de força) aqui na calha e puxamos na nossa direcção, até este desencaixar. Fazer o mesmo do lado oposto. Depois é puxar na nossa direcção o ''V'' dar o jeito que for necessário mas a peça é facílima de tirar.





Com o V fora ficamos com os parafusos do ''para brisas'' a descoberto, a próxima etapa é desapertar estes parafusos. Precisam de uma chave de bocas ou roquete de 10mm. Atenção para nao perderem as anilhas, cada parafuso tem duas, a ''mais gorda'' é a que encosta ao vidro.



Depois de desapertados os parafusos, basta puxarem o vidro de um dos lados na vossa direcção e ele sai fácilmente pois apenas está encaixado nos sítios dos parafusos.



Depois do vidro fora, vem a parte que achei mais difícil, nao tem nada de especial mas o plástico é duro e é preciso força para o retirar. Faz-se exactamente o que se fez para tirar o vidro, mas aqui é mais difícil.



Precisam de posicionar o dedos na ''calha'' e puxar ao mesmo tempo, até o plástico se soltar de um dos parafusos, o de cima é relativamente fácil, o de baixo vao precisar da ajuda de uma chave de fendas para levantar o plástico.


(nas duas imagens acima os dedos são para fazer força ao mesmo tempo mas como devem adivinhar como fotografei tive que mostrar em separado)

Depois da parte superior desencaixar, fazer o mesmo na inferior (atenção aqui requer mais força, se tiverem medo de partir não o façam, é preciso ''jeito'' aliado à força para ver se o plástico vai sair ou partir) (podem ver que o meu plástico tem já um pedaço ''branco'' de forçar, de qualquer maneira se esse encaixe partir nao se preocupem porque o resto chega para segurar tudo perfeitamente)
Nesta imagem podem ver o plástico já desencaixado em cima, agora é fazer força com a chave de fendas e puxar no centro do plástico na mesma como na imagem de cima.


Depois do plástico desencaixado de um dos lados, empurra-o para o lado oposto.



Depois ficarão com algo assim


Depois é procurar os piscas:

(pisca direito)


(pisca esquerdo)


Depois desencaixa-se o pisca, embora no manual diga para desencaixar rodando o casquilho na direcção contrária aos ponteiros do relógio os meus saíram a favor dos ponteiros do relógio e o mesmo acontecerá convosco.




Agora é hora de trocar as lâmpadas.Para tirar a lâmpada basta pressioná-la para baixo e rodá-la. Como a mota é japonesa os casquilhos das lampadas sao feitos de uma maneira diferente, são de encaixe e os ''pinos'' das lâmpadas são em V enquanto que as que comprei (as que normalmente se vendem) os ''pinos'' são exactamente opostos um ao outro.
O encaixe é este.



E aqui está o que falo dos pinos.


(a laranja é a original ou em V)

Temos então que limar um dos pinos senão a lâmpada nao entra no casquilho, eu optei por usar o esmerilador.


Fica algo assim, não dá para ver muito bem mas percebem a ideia.


Depois disto feito basta voltar a inserir a lâmpada no casquilho (pressionar para baixo e rodar, ter atenção ao pino que sobra para encaixar numa das ranhuras (de qualquer maneira nao conseguem se ele nao encaixar)



Voltem a por o casquilho no lugar devido, é só enfiar e rodar no sentido contrário aos ponteiros do relógio e ficarão com algo assim.



Repitam o processo para a outra lâmpada, voltem a montar tudo na ordem contrária, plástico, vidro, e o V. Nao esquecer no fim nao podem sobrar parafusos, 4 parafusos + 8 anilhas prendem o vidro, e dois parafusos prendem o ''V''.

Resultado final será algo assim.





Sei que não participo muito por aqui mas decidi deixar este tutorial que fiz.
« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 17:14 por M.Careca »

Offline José

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2011, 01:37 »
 _palmas_ Renato, isso é que é jeito para bricolage, eu tive uma pcx branquinha e também
lhe coloquei dois leds (claros) nos mínimos,  _pol_ _pol_ _pol_
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paulojvc

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2011, 17:39 »
É uma das maneiras de acabar com o "ovo estrelado" _rir_

Mas usando as Osram Diadem também se consegue um efeito bastante engraçado _Rolley_

Offline RRufino

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2011, 19:24 »
Bom report, gostei do que li.

Estas lâmpadas alteram a intensidade/luminosidade relativamente às lâmpadas originais?

Podes postar fotos de um pisca aceso?

Cumps.

Offline Ferro

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #4 em: 15 de Agosto de 2011, 20:53 »
Parabéns pelo tópico!
Tal como a PCX, a SW também tem uns encaixes de carenagem/vidro difíceis de retirar.


power_of_night

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #5 em: 29 de Fevereiro de 2012, 13:05 »
Alguem sabe como fazer isto na SYM GTS EVO??? e tambem como mudar a luz de matricula?

Obrigado

vultus.dragon

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #6 em: 03 de Março de 2012, 18:13 »
Parabéns pelo tutorial

Offline macanudo

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #7 em: 03 de Março de 2012, 21:13 »
Viva...  _pol_
Realmente isto há por aqui cada "artista"...
PARABÉNS PELO BRICO EFECTUADO Á PCX, ficou mais linda
Querem ver que uma pessoa não pode fazer o que bem entende daquilo que é seu !
Parece-me que este companheiro não obriga ninguém a fazer o que ele fez !
Optou por alterar a lâmpada porque era mais fácil mas também podia ter alterado o casquilho.
Se houver um "curto" a responsabilidade é exclusivamente do seu proprietário e tem que depois ficar com o prejuízo.
O Código da estrada define a cor dos piscas, Laranja a frente e a traz, mas estas lâmpadas quando acendem não são laranja ??

Aconselho a todos os que forem proprietários de PCX a lerem aquilo que este Companheiro para aqui "inventou" !!
Depois decidem
se querem ou não
fazer esta modificação (até rima)

 
« Última modificação: 03 de Março de 2012, 21:43 por macanudo »
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

power_of_night

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Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #8 em: 09 de Março de 2012, 14:34 »
Só uma dica, para evitar ter de alterar os piscas cromados, procurem por piscas com "casquilho" BAU15S em vez de BA15S que o amigo Renato utilizou  ;)

power_of_night

  • Visitante
Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
« Responder #9 em: 29 de Março de 2012, 21:23 »
Como disse no post acima.. o casquilho que a PCX e a SYM GTS usa nos piscas é o BAU15S na norauto tem a venda torna a coisa muito mais facil... _convivio_

ToniGonzalves

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Re: [Honda] Troca de Lâmpadas de piscas da PCX
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2018, 15:16 »
Só uma dica, para evitar ter de alterar os piscas cromados, procurem por piscas com "casquilho" BAU15S em vez de BA15S que o amigo Renato utilizou  ;)


Seguindo a sua dica! Ao comprar uma lampada Led BAU15S é necessário um relé para ela funcionar? Ou funciona normalmente como se fosse uma BA15S?


 
« Última modificação: 12 de Setembro de 2018, 15:18 por ToniGonzalves »