Autor Tópico: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela  (Lida 9593 vezes)

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
[Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« em: 29 de Julho de 2011, 11:34 »
Ontem na N10 caminho de azeitão o motor da Zuky (Scooter da cristina) foi-se abaixo com um barulho como se tivesse a trabalhar debaixo de água... :-? ...parei na berma e verifiquei que a vela tinha saltado... :-? ...as Burgman´s trazem a ferramenta necessária para poder fazer muitas coisas, assim rápidamente recoloquei a vela e segui para Setúbal.
É claro que decidi que iria á oficina logo que chegasse a Lisboa, porque a minha experiência em mecânica me dizia que não tinha ali coisa boa... _pensador_ ...a Zuky chegou á oficina 70 Km´s depois apresentando difilculdade em se manter ao relanti, pensei que a vela estaria danificada e tentei substituir.... ???_ ...não consegui... :-[ ...a rosca na cabeça do motor não estava lá... :( ...
Conclusão avaria grave e despendiosa.
Mais informação:
- A vela tinha sido colocada á quase 10.000 Km, e não foi mexida mais.
- Foi a 1ª vela que levou além da de origem.
- Não houve avisos/falhas/barulhos com antecedencia (3 ou 4 Km´s antes de saltar pareceu-me que a scooter tinha um som diferente, mas como não é a minha scooter do dia dia... :-? ..) que pudesse alertar.
Quando tiver informação da solução e custos actualizarei este tópico...
 
VIVA o CPM
 
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, 11:35 por Pardal »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

MLSB

  • Visitante
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2011, 14:54 »
Do que ocorre sobre roscas (não as da bebida, hehe), uma situação dessas pode resultar de um enroscar encavalitado nos "fios" de rosca macho e fêmea o que leva à degradação da mesma. Se a cabeça do motor da Suzuki for de alumínio será um ponto a ter em conta para tal devido à menor resistência mecânica do material / rosca. Estas situações podem ser minimizadas pondo uma vela no motoer quando estiverem a temperaturas iguais (+/-), para evitar que as dilatações diferentes levem a situações de risco.  _polb_
Mas isto é uma especulação teórica que não deverá ter nada a ver com o caso.  _pensador_
Ficamos a aguardar o diagnóstico.

jabcproenca

  • Visitante
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2011, 21:24 »
Boas


Novidades???????

Obrigado

sacg

  • Visitante
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2011, 22:33 »
Existe kits de reparação para esses imprevistos são os chamados elicoides ,mas não sei se resulta devido á compressão.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2011, 22:45 »
Feitas várias inspecções e telefonemas para mecânicos da Suzuky o ponto da situação é o seguinte:
- A vela, o cachimbo e a cavidade de colocação da vela não apresentam sinais de haver fuga de gases.
- As pessoas contactadas não têm conhecimento de casos iguais em motas que só tivessem levado uma vela, que andassem com essa vela quase 10.000 Km.
- Há Hipotese de a cabeça do motor ter rachado, só verificável depois de desmontada.
- Já foi contactado um torneiro que se disponibilizou a efectuar a "reparação" da rosca da cabeça.
- O motor e a transmissão serão desmontados do chassi para se retirar a cabeça.
 
Ainda não tenho previsão de custos, a Oficina que está a tomar conta do assunto é a Motobelas e o torneiro é de Montemor ali para os lados loures.
 
Agradeço se algum dos companheiros souber de alguma informação, na mecânica normalmente tudo tem explicação mas esta está a custar perceber.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #5 em: 29 de Julho de 2011, 22:54 »
Existe kits de reparação para esses imprevistos são os chamados elicoides ,mas não sei se resulta devido á compressão.

Os Helicoils VER AQUI são uma das soluções possiveis, no entanto acho que o torneiro irá colocar um casquilho.
Depois actualizarei.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2011, 01:54 »
A Scooter já está a circular... _pol_


Relatório/Informações/Conclusões:


- Não foi necessário tirar o motor, é possivel tirar a cabeça com o motor montado tal como para afinar/verificar a folga das válvulas VER VIDEO AQUI


- O trabalho do torneiro podia ser efectuado sem se ter desmontado a cabeça, mas assim o estado da cabeça foi verificado em pormenor e não se correu o risco de alguma limalha danificar alguma sede de válvula.


- As causas ainda não são conclusivas, mas o torneiro já conhecia estas cabeças da scooter da Suzuky, já tinha feito este trabalho em cabeças iguais e algumas montadas no motor. O trabalho no torneiro foi rápido, foi colocado um casquilho em aço no buraco da vela.


- A cabeça foi desmontada e montada em + - 4 Horas.


- As peças novas necessárias foram 2 juntas ( junta da cabeça e junta do esticador da corrente da distribuição) e o liquido de refrigeração.


- A imobilização foi de 4 dias, por motivo de só se ter encomendado as peças depois de tirada a cabeça.


- Os custos foram no total de + - 200 € com as seguintes parcelas:


Torneiro=> 80€
Peças=> Vela 7,5€; Junta da cabeça 26 €; Junta do esticador da corrente de distribuição 4€; liquido de refrigeração 3 €
M. Obra=> 80 €


Conclusão provisória:
Fico desconfiado de algum defeito de fabrico na rosca da vela na cabeça, não sei se aconteceu a muitas... _pensador_ ...Vou elaborar um email para a Suzuky. A Burgman só tem 24.000 km e é dos fins de 2007, não é velha.. _pensador_ 


 


 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2011, 12:32 »
Realmente acho que a Suzuki tem uma palavra a dizer, até porque pela conversa do torneiro a situação não será inédita.
De qualquer forma saiu muito mais em conta do que à partida imaginei, nada mau!
Espero é que tenha ficado de forma a não voltar a acontecer.
Será recomendável alguma rodagem agora?

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2011, 15:56 »
Realmente acho que a Suzuki tem uma palavra a dizer, até porque pela conversa do torneiro a situação não será inédita.
De qualquer forma saiu muito mais em conta do que à partida imaginei, nada mau!
Espero é que tenha ficado de forma a não voltar a acontecer.
Será recomendável alguma rodagem agora?

Não é necessário fazer rodagem porque não levou nenhum componente sujeito a fricção.
Em relação a não voltar a acontecer, é quase impossivel porque agora a vela está roscada em aço.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Burgman 400 K7] Saltou a Vela
« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2011, 22:21 »
O torneiro é bom, conheço-o por isso tens um trabalho bem feito.
 ;D

Será que foi defeito de fabrico, ou foi a vela que foi metida(enviazada, ou excesso de aperto?) mal _Rolley_, é que ja me aconteceu isso num panda 750 e....... para mim foi mesmo manutenção mal efectuada.


Abraço ;)
[/URL]