Autor Tópico: Público 5-7-2011 Comparativo mota vs automóvel na deslocação casa-trabalho  (Lida 12039 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
A iniciativa do www.forum125cc.com e do Deputado Miguel Tiago foi notícia de 2 páginas no jornal Público.
Espero que sirva para informar e esclarecer os indecisos de que a mota é uma excelente alternativa ao automóvel nas deslocações urbanas e garante uma menor "pegada ecológica"...
 _pol_



« Última modificação: 05 de Julho de 2011, 18:27 por Ferro »


MLSB

  • Visitante
Pela noticia abaixo também do Público parace que estamos no bom caminho _lool_.

"Venda de veículos de duas rodas dispara 7,4 por cento - Economia - PUBLICO.PT"
Ao contrário da tendência verificada desde o início do ano nos automóveis ligeiros, as vendas acumuladas nos primeiros cinco meses do ano nos veículos de duas rodas cresceram, no seu conjunto, 5,5 por cento, para as 9.131 unidades, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Macsword

  • Visitante
Aqui em Évora já se nota em certas alturas do dia, quanto mais em Lisboa!

Muito fixe, tenho de ver se vou comprar o jornal para ler isso.  _pol_
É no de hoje certo?


Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Viva!

Gostei da parte:

Citar
"A única desvantagem é a chuva", admite Paulo [Varela], que vai de scooter 125cc todos os dias para o trabalho[...]

 _lol_ _lol_ _lol_

Nota: Tem uma Majesty 400cc!

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Viva!

Gostei da parte:

 _lol_ _lol_ _lol_

Nota: Tem uma Majesty 400cc!

Abraço ;)


Também achei um piadão a essa parte... _rir_


Mas só gostaste dessa parte?? E do resto?? Vá desembucha, lá!! _lol_


lferro

  • Visitante
E isto foi feito em época de férias, se acrescentarmos acidentes e greves, então o tempo e os consumos dos enlatados vão para o dobro.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Viva!

Na corrida dos tuaregues gostei da descrição da Daelim S2. Aquele vermelho não passa despercebido.  _lol_
Tanta coisa para falar, tinha de falar na cor da scooter...

E gostei de 2 intervenientes pertencerem, também, ao CPM. Se os outros 2 intervenientes pertencem? Desconheço.

O que não gostei?

Foi os tuaregues ganharem aos da margem norte.  _Zang_ Ainda por cima o percurso deles tinhas mais kms.

Cá para mim. A scooter (daelim S2) deve estar kitada....  _Rolley_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
E gostei de 2 intervenientes pertencerem, também, ao CPM. Se os outros 2 intervenientes pertencem? Desconheço.


Dos 4 participantes directos só um não é membro do CPM: é o companheiro Nuno Monteiro.
 _convivio_


ze_marmelo

  • Visitante
Bom artigo  _pol_

Mais uma vez se prova que todos nós tomamos a decisão acertada  scooter_ scooter_ scooter_ ;D

neves

  • Visitante
Boas!

Viva!

Na corrida dos tuaregues gostei da descrição da Daelim S2. Aquele vermelho não passa despercebido.  _lol_
Tanta coisa para falar, tinha de falar na cor da scooter...

Pois... foi uma bela forma de começar o artigo  _rir_

Foi os tuaregues ganharem aos da margem norte.  _Zang_ Ainda por cima o percurso deles tinhas mais kms.

Cá para mim. A scooter (daelim S2) deve estar kitada....  _Rolley_

Abraço ;)

Nós (tuaregues) saímos mais cedo... Saímos do Fogueteiro às 8h25 enquanto os que saíram de Rio de Mouro fizeram-no uns 10 minutos depois. A S2 demorou 25 minutos e a Daystar demorou 23.

E eu levei a jornalista à pendura... só se foi por isso que a S2 andou mais depressa... _mau_  ou terá sido para acompanhar o motão do Miguel Tiago?  _Rolley_

Já agora, para dar uma visão um pouco mais alargada de como tudo correu: do Fogueteiro saí eu com uma jornalista na S2, o Miguel Tiago a acompanhar (a mota dele ía praticamente ao ralenti) e o Nuno Castanheira (nunoc), que veio de propósito da margem norte para o deserto, ao volante de um enlatado. Ficou combinado cada condutor de enlatado tirar pontos de referência e horas para comparar com as motas.

Ainda não tínhamos entrado na A2 e já o enlatado tinha parado no acesso. Depois foram uns kms em trânsito normal, onde a S2 só dá 100-110 km/h até à baixa de Corroios, onde os enlatados pararam e nós seguimos pela berma da esquerda (assim não houve ultrapassagens pela direita). O Nuno disse que nos estava quase a apanhar quando parou  _lol_

Depois não teve mais hipótese: acesso às portagens, entrada em Lisboa, semáforos, etc...! Estávamos parados nos semáforos da Álvaro Pais, onde encontrámos a Paty e eu comentei com o Miguel se o Nuno já teria chegado às portagens... mais tarde, em conversa, apercebemo-nos de que nessa altura ainda não. O resto do caminho continuou sem problemas e o estacionamento foi facílimo, numa zona reservada a motas.

Há umas incorrecções no artigo... por exemplo, a Majesty do Varela foi despromovida (não desfazendo das 125cc, claro), e a A2 passou a chamar-se IC20, vá-se lá saber porquê.

Agora de resto pareceu-me que não fugiu ao que dissémos e ao que aconteceu durante o comparativo. Houve uma foto de grupo mas como somos todos de meter medo ao susto.... não saiu  ;)

 _convivio_
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 11:23 por neves »

ze_marmelo

  • Visitante

Mas ainda tinhas dúvidas???


Eu não tinha, por isso é que a comprei  _careta_


Quanto ao resto, ou seja sobre a noticia... metade de verdade outra parte de cenário... é a imprensa a funcionar  _Rolley_


Mas só promovem as motas no verão porquê ????  _pensador_

Se as tivesse não tinha comprado a mota não é?  8)

Este comparativo foi um " abrólhos "   ;) para os que ainda olham de lado para nós... para os que acham que passar horas dentro de um carro é qie é qualidade de vida, porque não apanham frio, chuva etc etc...

meireles

  • Visitante
Quando á umas certas pessoas de carro fazem deprepósito para não me deixar passar e eu depois tenho oportunidade dos passar digo-lhes adeus com a mão.

Jorge Campos

  • Visitante
A iniciativa do www.forum125cc.com e do Deputado Miguel Tiago foi notícia de 2 páginas no jornal Público.
Espero que sirva para informar e esclarecer os indecisos de que a mota é uma excelente alternativa ao automóvel nas deslocações urbanas e garante uma menor "pegada ecológica"...
 _pol_


Saudações,
Para além de todo serve para confirmar que as Maxiscooters são o melhor meio de transporte em geral, e as Burgman em particular. _careta_

Os meus parabéns aos envolvidos na notícia porque só vieram prestigiar mais o mundo das duas rodas, esperemos por mais inciativas como esta.
Saudações  scooter_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Público 5-7-2011 Comparativo mota vs automóvel na deslocação casa-trabalho
« Responder #14 em: 12 de Novembro de 2011, 10:24 »
Bom, eu posso dar aqui o meu próprio testemunho. É assim: vivo em Alfragide (Quinta Grande) e tenho escritório no centro de Lisboa (Rua Luciano Cordeiro, junto à Av. Duque de Loulé). Os meus 2 filhos frequentam o Externato Marista de Lisboa, no Alto dos Moinhos e todos os dias (de escola) os levo e recolho. Entram às 08.10 horas. Saímos de casa entre as 07.45 e as 07.55 horas (quando não há atrasos). Chego à zona do Externato pelas 08.00 - 08.10 horas. Até Julho deste ano, quando comprei a minha Roncinante, deixava-os no colégio e dirigia-me para o escritório no meu carro, que estacionava no parque do Marquês de Pombal (a troco de uma avença mensal de €138). Depois, caminhava até ao escritório (um percurso que me permitia fazer algum exercício), onde chegava, habitualmente, pelas 08.30 - 08.35 horas.
Desde que começou este ano lectivo, levo os rapazes ao colégio no carro da minha mulher; saímos à mesma hora de anteriormente. Depois de os deixar, regresso a casa (à garagem), onde chego pelas 08.10 - 08.15 horas, pego na minha Roncinante e marcho para o escritório, deixando a mota no parque do Palácio SottoMayor, que é gratuito para motas. Caminho os 50-70 metros até ao escritório, onde chego entre as 08.35 horas e as 08.40 horas.
Ou seja, chego ao escritório à mesma hora (5 minutos + tarde), poupo €138 mensais em parqueamento e poupo, ainda, em combustível, pois a Roncinante gasta 3,3 l/100 km (gasolina, claro), enquanto o meu carro gasta entre os 7 e os 7,5 l/100 (diesel) e em desgaste de material (do carro, claro). E poupo, ainda, o meu sistema nervoso, evitando de mota o pára-arranca a que  estou sujeito no automóvel (em especial, junto à Praça de Espanha).
Chuva? É chata, mas o meu fato de chuva adquirido no Lidl por 25€ é meu amigo e é com chuva que as vantagens da mota nos engarrafamentos são mais evidentes...

seal

  • Visitante
Re: Público 5-7-2011 Comparativo mota vs automóvel na deslocação casa-trabalho
« Responder #15 em: 12 de Novembro de 2011, 11:28 »
Agora imaginem se fosse eléctrica, a gastar 0,60 € aos 100 e apenas com mudança de pastilhas, pneus e óleo dos travões.  _palmas_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Público 5-7-2011 Comparativo mota vs automóvel na deslocação casa-trabalho
« Responder #16 em: 12 de Novembro de 2011, 12:42 »
ZeZeZoom, é assim mesmo! Se uma pessoa parar 10 minutos para fazer as contas, compensa sempre deixar o carro em casa e ir de  scooter_ para o trabalho.

Eu também sou assim com a chuva...incomoda um bocadinho é verdade, mas nada que o fato impermeável não resolva!  ;D
« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, 12:43 por Sapiens21 »

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Público 5-7-2011 Comparativo mota vs automóvel na deslocação casa-trabalho
« Responder #17 em: 12 de Novembro de 2011, 13:12 »
zeZezoom, faça as contas só com o que poupa no estacionamento do carro, anda todo o ano e ainda almoça. _polb_ _Rolley_ _slb_