Autor Tópico: Duvida na primeira scooter  (Lida 6197 vezes)

juja

  • Visitante
Duvida na primeira scooter
« em: 01 de Julho de 2011, 13:18 »
Olá

Volto a apresentar-me, sou a Joana e inscrevi-me hoje porque penso seriamente trocar o meu carro por uma scooter. Adoro o meu carro (Fiat 500), pequeno, ágil, económico... mas! Mas odeio filas, transito, espera, procura de estacionamento, etc, tudo o que existe nas cidades.

Morro de inveja quando estou parada e vejo motas a passar por mim...  ;D
Vivo em Odivelas e trabalho em Lisboa, faço cerca de 30/35Km diários que tanto podem ser tanto em percursos dentro da cidade como em vias rápidas.
Gostava que me aconselhassem em vários aspectos:

1º se é viável esta troca, principalmente se a scooter me consegue servir durante todo o ano (incluindo com chuva e frio, menos em dias de grandes tempestades em que posso pedir um carro emprestado lá de casa sem problema). Mas que não seja de uso exclusivo de dias sem chuva e sem mt frio, se os equipamentos existentes no mercado me protegem de forma a que não ande ensopada e/ou gelada sem que tenha de andar com um kit enorme de vestuário para inverno atrás. Resumindo, se é pratico conduzir uma scooter no inverno ou nem por isso e tem mtas contrapartidas

2º  Caso seja viável a troca do carro por uma scooter. Que modelo escolher? Tendo em conta o percurso habitual, a inexperiência, o meu 1.67m, a possibilidade de também pegar na scooter e fazer um percurso maiorzinho num fds, como por exemplo Lisboa-Costa da Caparica ou Lisboa-Ericeira.

3º Vale a pena comprar uma scooter melhorzinha como primeira experiência a conduzir? Ou vou-me estampar algumas vezes e se calhar depois dum tempo e de ganhar confiança apercebo-me que não era aquilo que queria?



Como vêm, tenho várias dúvidas, conto convosco! :)



Obrigada



Joana

marchao

  • Visitante
Re: Duvida na primeira scooter
« Responder #1 em: 01 de Julho de 2011, 13:30 »
Olá Joana, bem vinda ao Clube!
A troca de carro pela scooter é sempre viável! Eu fiz exactamente isso! Ganhas´, além dos €€€ que poupas, imenso tempo!

Equipamento de protecção da chuva e frio há às paletes (desde casacos, luvas a roupa interior, mantas). Não implica andares com grandes kits atras e se só despires dentro do local de trabalho, chegas mais seca que os outros.

Relativamente a modelos: a oferta é gigante e não pára de aumentar! Tendo em conta o teu tamanho e não teres experiência deves primeiro experimentar vários modelos, até porque depende do orçamento que tenhas!
E vale a pena comprares uma melhorzinha, por causa do conforto, fiabilidade, segurança! se não tiveres limitações grandes em termos de €€ encontras scooters optimas a rondar os 3000€, novas.

Não te preocupes com a cena de comprar pior porque podes cair (como fazemos com os carros com as batidas) vais ter sempre de guiar com cuidado e na defensiva para nunca caires seja a mota boa ou má!


Como nota final: espreita os diários de bordo (DB) das mais variadas marcas, pois encontras imensa informação e extremamente completa!

Cumps

Marchão

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Duvida na primeira scooter
« Responder #2 em: 01 de Julho de 2011, 13:33 »
Bem vinda ao CPM, companheira!

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Duvida na primeira scooter
« Responder #3 em: 01 de Julho de 2011, 18:30 »
Oi viva
eu sou a Cristina Marques
tambem ando nisto ha pouco tempo , ou seja 1300km _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_

Comprei uma Kymco Like e para começar estou a gostar muito. Prática ., Leve 120km e vai a todo o lado at+e a passeios com CPM.
Se estiveres interessada combinamos e podes vir experimentar  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_
Penso que com a altura que tens (mais do que eu  :'( :'( :'( :'( :'( :'( te ias adaptar bem v~e net Kymco Like
Preço 2200euros co m documentação.

Bj

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Duvida na primeira scooter
« Responder #4 em: 01 de Julho de 2011, 21:06 »
Viva!

Também troquei o enlatado pela scooter à quase 2 anos.  _lool_
Naqueles dias de muito frio e muita chuva que nem apetece sair da cama, chego á garagem e digo: "Naaaaa, hoje não vou de scooter!!" Depois apercebo-me que a outra solução é ir a pé.... "Bom! É melhor ir de scooter."  _rir_

Posso-te garantir que chego mais seco ao trabalho do que os colegas enlatados.

Quanto à escolha da scooter ideal e, uma vez, que não tens nenhuma ideia. Aconselho-te a leres a informação contida no CPM, visitares stands e sentares ou fazeres um test ride à scooter e apareceres numa tertúlia. Com certeza que muitas das tuas dúvidas se irão dissipar assim que falares com os proprietários e proprietárias.

Boa escolha!  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Luis Torres

  • Visitante
Re: Duvida na primeira scooter
« Responder #5 em: 01 de Julho de 2011, 21:06 »
Eu aconselho, se possivel manter o carro e comprar uma scooter.

Passar a andar mais de scooter, claro que sim e muito agradavel, e poupas tempo&€€€€ mas existem dias e alturas que o melhor e utilizar o carro.

Saudações  _anjo_

pedroareias

  • Visitante
Re: Duvida na primeira scooter
« Responder #6 em: 01 de Julho de 2011, 21:54 »
A minha opinião.

Vende o carro e compra o seguinte:

1) Uma Scooter no mínimo 300 cc (Kymco, Honda, Yamaha, etc.).
2) Uma moto de turismo do género BMW F800 ou Honda Deauville.

Quando precisares de carro, cravas um amigo.