Autor Tópico: [SYM] -Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão  (Lida 9479 vezes)

Offline nunompires

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Exemplo de uma SYM GTS 250i

A transmissão das Scooters são providas de vários elementos, desde correia, a roletes, embraiagem  tudo sofre aquecimento, e aquecimento é igual a desgaste e quanto mais aquecimento maior desgaste, para colmatar este problema o sistema é provido de um sistema próprio de arrefecimento, que é composto por uma turbina que suga o ar exterior, turbina O essa que esta alojada numa na face exterior do variador. O ar exterior vem sujo de impurezas (pó, pequenas pedras), para prevenir a entrada de3stes elementos o sistema possui um elemento filtrante, elemento esse que deve ser limpo sempre que se muda o óleo a mota, para manter o caudal de ar constante, pois o elemento vai ficando sujo e vai com o passar dos km, deixando entrar cada vez menos ar, reduzindo o caudal de ar sugado pela turbina e menos ar sugado é si nomino de menor arrefecimento e mais temperatura e logo, mais desgaste dos elementos da transmissão.
Por isso vamos efectuar uma operação simples de fazer, que requer algum tempo é verdade, por isso muitas vezes esquecida de fazer nos concessionários, oficinas.
Identificamos a caixa que protege o elemento filtrante. (Exemplo de uma Sym GTS 250 i). Esta logo abaixo da caixa do filtro de ar




Retiramos a tampa. Aqui foi necessário retirar um resguardo lateral para aceder a um parafuso, pois  a chave que utilizei não cabia num orifício do resguardo que permitia retirar o ultimo parafuso.



A mostra já o elemento filtrante, em esponja e lavável, (desconheço se noutros modelos este elemento seja de papel ou não lavável, mas se for de papel aconselho a mudarem o mesmo, a cada duas mudas de óleo e limpar este com ar a pressão cada vez que se muda o óleo).



Depois de retirada a esponja, temos uma grelha que não permite que a esponja  seja sugada para dentro da caixa de transmissão.



Agora já podemos ver a turbina que pertence a face exterior do variador que suga o ar conforme a rotação do motor



A esponja (elemento filtrante do ar) e a grelha já ca for a.




A cor dela deveria ser cinzenta, mas esta mais para o preto…..



Por ultimo um bom banho, 30 minutos num alguidar para humedecer a sujidade com um bocadinho de líquido de lavar loiça



Depois é só passar por água corrente para retirar a sujidade humedecida e o detergente, deixar secar e voltar a montar tudo.

Perguntas?
Podemos simplesmente retirar e passar a espo9nja por ar a pressão para retirar a sujidade?
Podemos sim, mas fica um trabalho mal feito na minha opinião, existem sujidades incrustadas que só uma boa lavagem consegue retirar. Como temos tempo, e a esponja pode ser lavada, porque não fazer uma trabalho mais prefeito?
A lavagem estraga a esponja?
Não se não utilizarmos detergentes agressivos, o liquido da loiça é um detergente não agressivo de PH neutro, perfeitamente adaptado a nossa pele, para não a agredir, se não agride a nossa pele, muito menos agride a esponja. Depois é fazer uma passagem e lavagem cuidada, para não estragar a esponja e não ir para um tanque esfregar a esponja com uma escova de arame, (esta ultima era piada, óbvio).
Se quiserem acrescentar algo, podem fazê-lo.




Abraço, e desculpem algumas fotos que ficaram mal focadas, mas tirar fotos com as maos sujas não dá muito jeito
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 13:42 por M.Careca »
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Offline FMelo

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Re: Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão
« Responder #1 em: 24 de Junho de 2011, 01:48 »


nunompires, Obrigado pela dica importantíssima,  _pol_ _pol_ _pol_
pois sei que em algumas oficinas  esse "pormenor" passa ao lado e é
importante cuidarmos dos nossos €uros

Impecável a explicação! O que torna simples um trabalho importante.  _palmas_

Abraço
Cumptos
FMelo

Offline FF

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Re: Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão
« Responder #2 em: 24 de Junho de 2011, 13:04 »
Nunompires respondendo a questao se a algumas com filtro de papel, ha, por acaso ontem fui limpar o da minha xmax coisa que ainda nunca tinha feito, e o desta e de papel. Logo este basta apenas soprar.

 scooter_
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Fernando Fernandes

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Re: Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão
« Responder #3 em: 24 de Junho de 2011, 15:58 »
Nunompires respondendo a questao se a algumas com filtro de papel, ha, por acaso ontem fui limpar o da minha xmax coisa que ainda nunca tinha feito, e o desta e de papel. Logo este basta apenas soprar.

 scooter_

Obrigado FF, basta soprar e mudar quando já estiver demasiado sujo.

Abraço
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Offline CCM

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Re: Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão
« Responder #4 em: 24 de Junho de 2011, 17:24 »
Viva!

Penso que as 125 não têm esse filtro. Pelo menos a GTS não tem.

Abraço ;)
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Offline nunompires

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Re: Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2011, 08:08 »
Viva!

Penso que as 125 não têm esse filtro. Pelo menos a GTS não tem.

Abraço ;)

A X Max 125 acho que tem.
Elemento n.º 8

http://www.en.easyparts.nl/showdrawing/4802/65208/BWC1/0-968-1-m426-m2687-m2381-m4802-s5275-d65208/Crankcase_Cover_1.html

A GTS 125 desconhecia esse promenor, um factor que influencia a duração das correias, pó e lixo. _polb_
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Offline CCM

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Re: Limpeza do Elemento filtrante da caixa de transmissão
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2011, 12:11 »
Viva!

A GTS 125 desconhecia esse promenor, um factor que influencia a duração das correias, pó e lixo. _polb_

Não tem o filtro mas a caixa de transmissão é refrigerada.

http://www.en.easyparts.nl/showdrawing/4900/64217/SR/0-968-1-m423-m4895-m4896-m4900-s5155-d64217/_Left_Crank_Case_Cover.html

No canto inferior esquerdo da imagem existe uma abertura na tampa da caixa de transmissão, nessa abertura está acoplado um tubo e é por aí que entra o ar para refrigerar/limpar a transmissão.

Ainda não percebi onde se dá a captação desse ar. Talvez venha do filtro de ar??!!  _pensador_

Abraço ;)
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