Autor Tópico: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente  (Lida 5961 vezes)

joaocardoso

  • Visitante
Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« em: 06 de Junho de 2011, 11:14 »
Boas, tenho notado que a minha sym tem vindo a emitir uma sensação de arranhar no disco da frente.
Parece tipo metal a raspar com irregularidade. Dá impressão da pastilha ser muito rija ou ter muito metal e o encosto ao disco ser algo duro não sei.

Uso  muito o travão da frente... mas penso ser normal ehehe, mas por exemplo quando se abusa um bocado dele ainda fica pior sentindo-se mesmo raspar.
No traseiro não noto tanto, mas é claro também não o utilizo com a mesma força de travagem.

Já alguém se deparou com este problema/sensação ou serei apenas eu que sou bruto com o travão??

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #1 em: 06 de Junho de 2011, 17:33 »
Se bem me lembro, já me aconteceu o mesmo, mas desapareceu.
As pastilhas deixaram de ter amianto na sua composição e, segundo me disseram, começaram a colocar limalhas. Algumas dessas limalhas são um pouco maiores, o que leva a fazer esse barulho quando travas. Vais ver que daqui a algum tempo já não faz. Vai verificando os discos, para detectar eventual desgaste irregular. Se o barulho não parar entretanto ou o disco começar a ficar danificado, vai à oficina.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #2 em: 06 de Junho de 2011, 17:47 »
É tudo o que o carlujo disse, mais umas coisas. As pastilhas sinterizadas fazem esse barulho, independentemente da marca que uses.
Se usares partilhas organicas já não tens esse barulhinho, mas essas partilhas duram menos e tem menos potencia de travagem com os discos bem quentes, e há quem diga que apesar de mais moles, desgastam mais os discos.
Então, além de as pastilhas fazerem esse barulho (pastilhas sinterizadas) existe outro barulho caracteristico de quando as pastilhas estão no fim, que é mais oudivel que esse! E como não conseguimos ouvir o barulho a que te referes, não te poderemos dizer, se o barulho e normal das pastilhas sinterizadas, ou é sinal de pastilhas ja gastas.

Como podes saber se elas estao no fim?

Consulta este topico, ponto 4.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=6602.0

Retiras as tampas de plastico, rodas a direção, e espreitas, as pastilhas devem ter 0.1 cm= 1mm de ferodo, baixo disso e trocar rapidamente.
Outra maneira é para quem ja conhece o nivel do oleo de travões com pastilhas novas, e pastilhas já gastas. Como o oleo vai descendo a maneira que a pastilha se gasta , eu já sei que assim que a bolha de ar chega ao meio do reservatorio do oleo, as pastilhas já estão nas lonas.

Abraço
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 23:08 por nunompires »
[/URL]

joaocardoso

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #3 em: 06 de Junho de 2011, 18:24 »
Elas são novas, a mota tem 2500 km.
Já desmanchei para ver e realmente tem muitas limalhas na composição das pastilha... penso que virá daí o barulho e arranhar sim.
Ainda pensei que estivesse alguma coisa danificada, mas passei no stand e também me disseram que tem a ver com a composição das novas pastilhas.

Antigamente não acontecia por causa do amianto, mas agora como leva restos de metal pronto..... arghhhh sacanas!

Vou então aguardar, pode ser que passe entretanto!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #4 em: 06 de Junho de 2011, 18:37 »
Elas são novas, a mota tem 2500 km.
Já desmanchei para ver e realmente tem muitas limalhas na composição das pastilha... penso que virá daí o barulho e arranhar sim.
Ainda pensei que estivesse alguma coisa danificada, mas passei no stand e também me disseram que tem a ver com a composição das novas pastilhas.

Antigamente não acontecia por causa do amianto, mas agora como leva restos de metal pronto..... arghhhh sacanas!

Vou então aguardar, pode ser que passe entretanto!

Isso passa, volta, passa...... é normal nas pastilhas sinterizadas.

Abraço
[/URL]

jabcproenca

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2011, 22:14 »
Boas

Esse nunca notei!!!!!!!

As pastilhas não estavam molhadas da chuva?

joaocardoso

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2011, 22:24 »
É normal que não tenhas notado, também só começou a fazer hà uns dias.

Vou aguardar, disseram que era devido aos componentes destas novas pastilhas... vou aguardar para ver.

Tirei-as fora limpei e dei uma lixadela e  ficaram boas por um bocado, mas passado alguns kms já estavam na mesma.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2011, 22:26 »
 
Citação de nunompires
"Retiras as tampas de plastico, rodas a direção, e espreitas, as pastilhas devem ter 0.5 cm de ferodo, baixo disso e trocar rapidamente."
Fim de citação
 Algumas marcas de pastilhas para scooters quando são novas só têem 5 mm=0.5 cm... _pensador_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Sym GTS 125 SE sensação arranhar disco frente
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2011, 23:07 »

Citação de nunompires
"Retiras as tampas de plastico, rodas a direção, e espreitas, as pastilhas devem ter 0.5 cm de ferodo, baixo disso e trocar rapidamente."
Fim de citação
 Algumas marcas de pastilhas para scooters quando são novas só têem 5 mm=0.5 cm... _pensador_

 Tens toda a Razão, quando escrevi isto, não estava a ver ver em escala o que sao 5 mm. Vou ja alterar o conteudo, para nao induzir em erro.

Abraço e obrigado pela chamada de atenção ;)
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 23:26 por nunompires »
[/URL]