Autor Tópico: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo  (Lida 45867 vezes)

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« em: 03 de Junho de 2011, 14:30 »
A Motocilismo de Junho saiu com um Mega Comparativo de Scooters 125cc.



Está engraçado, tendo também dividido por tipo de scooter, para além de comparativo na generalidade, falando separadamente de cada modelo.
Acho que vale a pena adquirir a revista, não só para quem quer comprar moto, mas para todos pois estes resultados são meramente indicativos.
Dependendo do tipo de utilização que queremos podemos atribuir valor a umas coisas mais do que outras, ainda assim:

Resultados:

Por tipo de Scooter:

- Citadinas: Honda PCX
- Roda Alta: Honda SH125 Scoopy
- GT: Suzuki Burgman

Em termos de comparativo GERAL temos:

- Prestações: Yamaha X-Max
- Agilidade: Yamaha BW´s
- Travagem: Daelim B-Bone
- Geral: Suzuki Burgman

No final ficou assim:

1º Suzuki Burgman Executive
2º Honda PCX
2º Yamaha X-Max ABS
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Prendas

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2011, 14:04 »
A bela PCX no topo.....

E não fizeram comparações de

CONSUMOS
PREÇO

Então aí é que era!!!

Vejam aqui ao pormenor

Fanning

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2011, 14:23 »
Um bocado desiludido com a pontuação da minha downtown mas pronto...
Ja comprei a motociclismo com o intuito para mandar a mensagem que ha cda vez mais gente interessada em scooters e mais comparativos e testes são de aplaudir.
Cumps

Frederico Vaz

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #3 em: 16 de Junho de 2011, 14:58 »
Foi o dinheiro mais mal empregue que dei por uma revista...
Um gajo que nunca tenha assentado os côtos numa scooter olha para aquele artigo, até esfrega as mãos e acha aquilo um belissimo artigo, mas pelo amor de deus, quem compra aquele pasquim compra porque parte do principio que tirará informação preciosa que necessita...o que neste caso está longe de acontecer...
Tou-me pouco cag**** para a pontuação que a minha scooter obteve, que foi francamente má...á excepção da travagem, mas estes tipos fazem um mega-comparativo a 33 scooters baseados num teste que durou um dia???Um dia??Um dia para testar 33 scooters???Tamos a brincar ós cóbois ou quê??
Sendo ainda mais "maçónico", partindo do principio que necessitaram de um dia de trabalho normal de 8 horas para testar as 33 scooters, estes teriam de testar 4,12 scooters por hora, o que dá menos de 15 minutos para testar uma mota...Querem que eu me fie nisso??Querem que eu acredite que este é um trabalho minimamente sério?? _policia_
Enfim...deixem-se de tretas, e percam uns dias a fazer o verdadeiro teste as scooters em questão, seja com os espanhois ou não, façam um bom trabalho...e aí talvez eu mude de opinião e garanto-vos que vamos ter muitas surpresas...

P.S: Só para concluir: Já fiz testes superiores a 15 minnutos a algumas das scooters do teste e não concordo com alguns dos resultados expostos no artigo... _martelada_
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 15:00 por Frederico Vaz »

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #4 em: 16 de Junho de 2011, 15:07 »
Viva!

Foi o dinheiro mais mal empregue que dei por uma revista...
Um gajo que nunca tenha assentado os côtos numa scooter olha para aquele artigo, até esfrega as mãos e acha aquilo um belissimo artigo, mas pelo amor de deus, quem compra aquele pasquim compra porque parte do principio que tirará informação preciosa que necessita...o que neste caso está longe de acontecer...
Tou-me pouco cag**** para a pontuação que a minha scooter obteve, que foi francamente má...á excepção da travagem, mas estes tipos fazem um mega-comparativo a 33 scooters baseados num teste que durou um dia???Um dia??Um dia para testar 33 scooters???Tamos a brincar ós cóbois ou quê??
Sendo ainda mais "maçónico", partindo do principio que necessitaram de um dia de trabalho normal de 8 horas para testar as 33 scooters, estes teriam de testar 4,12 scooters por hora, o que dá menos de 15 minutos para testar uma mota...Querem que eu me fie nisso??Querem que eu acredite que este é um trabalho minimamente sério?? _policia_
Enfim...deixem-se de tretas, e percam uns dias a fazer o verdadeiro teste as scooters em questão, seja com os espanhois ou não, façam um bom trabalho...e aí talvez eu mude de opinião e garanto-vos que vamos ter muitas surpresas...

P.S: Só para concluir: Já fiz testes superiores a 15 minnutos a algumas das scooters do teste e não concordo com alguns dos resultados expostos no artigo... _martelada_

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Sem dúvida uma grande fantochada...  _Zang_

Nestes mega, hipers e delirantes comparativos e nos outros também, só vence se tiver logotipo Suzuki, Yamaha ou Honda.

Aqui é como nas monarquias. Ou se nasce Rei ou nunca na vida o será....

Enfim....  _Rolley_

Por isso é que, para mim, mais vale a opinião dos clientes que a dos jornalistas.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

npcosta

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #5 em: 16 de Junho de 2011, 15:19 »
Sem novidades...

SUZUKI rules....... _lool_

saudações

Frederico Vaz

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #6 em: 16 de Junho de 2011, 15:23 »
Ó CCM, nem é tanto o facto de serem os grandes gigantes nipónicos a ganharem o comparativo, a Burgman, X-Max e PCX são belissímas scooters, isso não está em discussão...agora, 1 dia para testar 33 scooters é claramente insuficiente para se poder avançar com resultados tão definitivos e peremptórios...acho que o teste deveria ser mais longo para se poder ter uma prespectiva mais alargada e correcta, porque não me lixem, aquilo são opiniões muito superficiais...nás as vezes temos centenas de km's feitos nas nossas motas e apanhamos surpresas, quanto mais um teste de 15 minutos... _pensador_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #7 em: 16 de Junho de 2011, 17:44 »
A S3 que lá estava, apesar de ser preta (acho eu) não tinha o to'clante do CPM. Logo ai...

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #8 em: 16 de Junho de 2011, 19:08 »
Viva Frederico Vaz!

Ó CCM, nem é tanto o facto de serem os grandes gigantes nipónicos a ganharem o comparativo, a Burgman, X-Max e PCX são belissímas scooters, isso não está em discussão...agora, 1 dia para testar 33 scooters é claramente insuficiente para se poder avançar com resultados tão definitivos e peremptórios...acho que o teste deveria ser mais longo para se poder ter uma prespectiva mais alargada e correcta, porque não me lixem, aquilo são opiniões muito superficiais...nás as vezes temos centenas de km's feitos nas nossas motas e apanhamos surpresas, quanto mais um teste de 15 minutos... _pensador_

Concordo contigo que os gigantes nipónicos têm excelentes scooters, mas também têm as scooters mais caras....  _Rolley_

Porquê esta minha celeuma?

Porque o teste não incide sobre os parâmetros pelos quais os futuros proprietários se regem aquando da aquisição de uma scooter 125. Basta passar por este quadro: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?board=80.0 e imediatamente percebemos que o que realmente importa é o PREÇO. Pode ter umas medições excelentes, prestações de uma verdadeira RR, qualidade excepcional e um comportamento soberbo mas se o preço for elevado.... fica na montra a apanhar pó.

Na minha opinião, para além do preço deveriam ser mais objectivos nos seguintes itens: A volumetria debaixo do banco + outros espaços porta objectos; Protecção aerodinânica, efectuada em túnel de vento. A vencedora apresenta um deflector no vidro da frente que não é de origem...  _Rolley_

Reduzir ao máximo todos os parâmetros que de alguma forma sejam objecto de uma avaliação subjectiva.

A Daelim S3 custa MENOS 1000€ que a vencedora. O que corresponde a mais de 2 meses de trabalho recebendo o ordenado mínimo. Dá que pensar!!!!  _pensador_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

tiagodias_86

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #9 em: 16 de Junho de 2011, 19:40 »
Foi o dinheiro mais mal empregue que dei por uma revista...
Um gajo que nunca tenha assentado os côtos numa scooter olha para aquele artigo, até esfrega as mãos e acha aquilo um belissimo artigo, mas pelo amor de deus, quem compra aquele pasquim compra porque parte do principio que tirará informação preciosa que necessita...o que neste caso está longe de acontecer...
Tou-me pouco cag**** para a pontuação que a minha scooter obteve, que foi francamente má...á excepção da travagem, mas estes tipos fazem um mega-comparativo a 33 scooters baseados num teste que durou um dia???Um dia??Um dia para testar 33 scooters???Tamos a brincar ós cóbois ou quê??
Sendo ainda mais "maçónico", partindo do principio que necessitaram de um dia de trabalho normal de 8 horas para testar as 33 scooters, estes teriam de testar 4,12 scooters por hora, o que dá menos de 15 minutos para testar uma mota...Querem que eu me fie nisso??Querem que eu acredite que este é um trabalho minimamente sério?? _policia_
Enfim...deixem-se de tretas, e percam uns dias a fazer o verdadeiro teste as scooters em questão, seja com os espanhois ou não, façam um bom trabalho...e aí talvez eu mude de opinião e garanto-vos que vamos ter muitas surpresas...

P.S: Só para concluir: Já fiz testes superiores a 15 minnutos a algumas das scooters do teste e não concordo com alguns dos resultados expostos no artigo... _martelada_

Epa a tua nao pode ser a melhor...Voces agora querem obrigar os homens a dizer que a vossa e a melhor..Eles acharam que aquela era melhor e mais nada...
Depois as marcas que dao dinheiro convem sempre ficar em 1 lugar..

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #10 em: 16 de Junho de 2011, 19:49 »
Concordo com muitas coisa que aqui se disseram... mas nem tudo...
Mas de facto há uma coisa que vos está a escapar:

Valor da Retoma...

Esses 1000 Euros de diferença que falam são reduzidos pelo menos para metade na retoma...

Só o meu caso:
Comprei uma X-max de 2006 por 3100 Euros com oferta de um capacete - Vendi um ano depois ao mesmo stand por 3050 Euros sem capacete!
Na altura (2009) a X-Max custou-me tanto esta usada de 2006 como teria custado uma GTS nova.
Pergunto: por quanto teria vendido em 2010 a GTS que teria comprado? 2200?? Perdia 800 Euros!

E mesmo comprando nova, o valor que se perde é muito menos!

Acho estranho algumas classificações, mas não só a da GTS... a Downtown ficou muito mal classificada, por exemplo... e é uma excelente moto.

Resumindo:
Também acho que havia mais variaveis que podiam ter comparado.
Acho que este teste não é de todo perfeito...

Agora que as marcas japoneses têm mais qualidade... isso é inegável... e se fizerem as contas como digo se calhar não são 1000 Euros de diferença... são 500... e quem possa dar, porque não?
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Frederico Vaz

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #11 em: 17 de Junho de 2011, 12:11 »
Epa a tua nao pode ser a melhor...Voces agora querem obrigar os homens a dizer que a vossa e a melhor..Eles acharam que aquela era melhor e mais nada...
Depois as marcas que dao dinheiro convem sempre ficar em 1 lugar..

Deste-te ao trabalho de ler o que escrevi, ou este teu comentário foleiro e infeliz é só para me chatear?  _policia_
Deste-te sequer ao trabalho de ler o artigo em questão?  _reg_
Eles acharam que aquelas eram melhores? Certo. Mas a partir do momento que escrevem um artigo que será publicado numa revista, revista esta que é paga...portanto: estão a vender um produto...e se esse produto ou serviço é baseado numa apreciação vaga, muito vaga, não me pareçe que estejam a fazer um trabalho sério...1 dia para testar 33 scooters?? Ó pá não brinquem comigo...este é e será um artigo com uma opinião vaga sobre as scooters, jamais podem avançar com conclusões tão peremptórias como foi feito neste artigo...

Prendas

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #12 em: 17 de Junho de 2011, 13:07 »
P.S: Só para concluir: Já fiz testes superiores a 15 minnutos a algumas das scooters do teste e não concordo com alguns dos resultados expostos no artigo... _martelada_

Não concordas porquê?
Quando andaste com algumas dessas scooters que referiste, fizeste medições nas travagens, acelerações, vel. máximas reais, slalom's, para dizer que não concordas??

Prendas

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #13 em: 17 de Junho de 2011, 13:23 »
nás as vezes temos centenas de km's feitos nas nossas motas e apanhamos surpresas, quanto mais um teste de 15 minutos... _pensador_

Aquilo é vida deles, testar motos!
E em 15 minutos acho que dá muito bem para fazer aquelas medições!! Não é preciso tirar carta para conduzir cada scooter!

Prendas

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #14 em: 17 de Junho de 2011, 13:50 »

Concordo contigo que os gigantes nipónicos têm excelentes scooters, mas também têm as scooters mais caras....

Nem todas, eis uns exemplos:
Sym GTS 125i 3149€
Daelim S3 125 FI 2599€
Kymco Downtown 125i 3399€

A vencedora apresenta um deflector no vidro da frente que não é de origem...  _Rolley_

Isso é mentira,
somente a PCX é que apresenta um vidro que não é de origem!

Frederico Vaz

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #15 em: 17 de Junho de 2011, 14:09 »
Não concordas porquê?
Quando andaste com algumas dessas scooters que referiste, fizeste medições nas travagens, acelerações, vel. máximas reais, slalom's, para dizer que não concordas??

Aquilo é vida deles, testar motos!
E em 15 minutos acho que dá muito bem para fazer aquelas medições!! Não é preciso tirar carta para conduzir cada scooter!

Por acaso até fiz...antes de comprar a scooter dei-me ao cuidado de passar umas semanas enfiado em stand's a testar cada uma das motas que me agradavam, ou os test drives são pagos?? E tu, já alguma vez te deste ao trabalho de testar uma ou duas motitas, ou acreditas em tudo o que as revistas espetam cá para fora??
Tenho de "encarneirar" em tudo o que dizem nas revistas e seguir pelo que os outros dizem? Por acaso não me vais querer condicionar a minha opinião, pois não?
O que raio tem o facto de se ter carta ou não a ver com 15 minutos ser pouco para um teste destes??
Eles até podiam ser padeiros que 15 minutos jamais serão suficientes para poder ter plena consciencia de todas as potencias e fragilidades de uma mota...
Lá porque dizem nos jornais que o Mundo vai acabar, não quer dizer que o Armagedão aí venha...

Frederico Vaz

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #16 em: 17 de Junho de 2011, 14:11 »
somente a PCX é que apresenta um vidro que não é de origem!

E fê-lo para poder integrar o comparativo... _rir_

npcosta

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #17 em: 17 de Junho de 2011, 14:16 »
Olá,

Na minha opinião este comparativo vale o que vale. Não faltam é comparativos com conclusões até bastante diferentes. Basta pesquisarem alguns sites franceses acerca das maxi num país que esse sim leva as maxi asério.

Acima de tudo conta a opinião que cada um faz das coisas, os seus gostos, as suas preferencias, a tendencia ou não que se tem por determinada marca, a experiência de cada um...etc...etc...

Por outro lado também é interessante cada um ter opiniões diferentes, se todos tivessemos a mesma isto não tinha piada nenhuma.

Saudações  scooter_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #18 em: 17 de Junho de 2011, 15:09 »
Viva!

Nem todas, eis uns exemplos:
Sym GTS 125i 3149€
Daelim S3 125 FI 2599€
Kymco Downtown 125i 3399€

Quando me referia a gigantes nipónicos era mesmo os gigantes.  _pol_


Isso é mentira,
somente a PCX é que apresenta um vidro que não é de origem!



Concerteza não estamos a falar do mesmo artigo....  _Rolley_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Frederico Vaz

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #19 em: 17 de Junho de 2011, 15:37 »
Na minha opinião este comparativo vale o que vale. Não faltam é comparativos com conclusões até bastante diferentes. Basta pesquisarem alguns sites franceses acerca das maxi num país que esse sim leva as maxi asério.

Não posso estar mais de acordo com os ultimos comentários... _pol_

keko

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #20 em: 17 de Junho de 2011, 17:46 »
http://www.canariasenmoto.com/noticias/comparativa-daelim-s3-125-fi-vs-suzuki-burgman-125.html

Realmente fiquei um pouco surpreendido com os comparativos da revista, antes de comprar a minha S3 pesquisei bastante sobre ela, li quase todos os comparativos ou melhor todos aqueles que consegui, e uma das razões que me levou a comprar a S3 foi que em muitos sites espanhois, todos os comparativos que li deram vantagem a S3, estou a escrever apenas o que li, com  a PCX a S3 levou grande vantagem, apenas perdendo nos consumos, com a toda podorosa Burgman 125 não perdeu, e mais os espanhois afirmão que é uma das mais sensatas escolhas para uma scooter 125, moderna, barata e cheia de apetrechos.
Mas tudo isto é compreensivel, pois estas "novas" marcas estão a mudar os graficos de vendas, e aí os interesses economicos falam mais alto..... _pensador_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #21 em: 17 de Junho de 2011, 17:52 »
Viva!

http://www.canariasenmoto.com/noticias/comparativa-daelim-s3-125-fi-vs-suzuki-burgman-125.html

Realmente fiquei um pouco surpreendido com os comparativos da revista, antes de comprar a minha S3 pesquisei bastante sobre ela, li quase todos os comparativos ou melhor todos aqueles que consegui, e uma das razões que me levou a comprar a S3 foi que em muitos sites espanhois, todos os comparativos que li deram vantagem a S3, estou a escrever apenas o que li, com  a PCX a S3 levou grande vantagem, apenas perdendo nos consumos, com a toda podorosa Burgman 125 não perdeu, e mais os espanhois afirmão que é uma das mais sensatas escolhas para uma scooter 125, moderna, barata e cheia de apetrechos.
Mas tudo isto é compreensivel, pois estas "novas" marcas estão a mudar os graficos de vendas, e aí os interesses economicos falam mais alto..... _pensador_

Os espanhóis que fizeram o teste para a Motociclismo são do continente.

É uma grande diferença....  _Rolley_ _lol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

keko

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #22 em: 17 de Junho de 2011, 18:09 »
 _convivio_
Viva!

Os espanhóis que fizeram o teste para a Motociclismo são do continente.

É uma grande diferença....  _Rolley_ _lol_

Abraço ;)

Black

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #23 em: 17 de Junho de 2011, 19:12 »

Na altura que necessitava de obter informações sobre a minha GTS, tive que o fazer uma consulta em site franceses por alguma razão...

Nesse comparativo, analisando a pontuação detecta-se alguma informação nada coerente, onde o resultado final estranhamente é disputado por marcas bem marcadas no mercado Português... _pensador_


Prendas

  • Visitante
Re: Mega Comparativo de Scooters 125cc - Motociclismo
« Responder #24 em: 18 de Junho de 2011, 09:33 »
Por acaso até fiz...antes de comprar a scooter dei-me ao cuidado de passar umas semanas enfiado em stand's a testar cada uma das motas que me agradavam,

Olha, então se fizeste medições como eles, e se conseguiste melhor que eles fixe....
 _pol_

ou os test drives são pagos??
Os dois ou três que fiz nunca paguei! Mas não tenho por norma andar para aí a fazer test-drives!

E tu, já alguma vez te deste ao trabalho de testar uma ou duas motitas, ou acreditas em tudo o que as revistas espetam cá para fora??

Eu acredito em tudo o que me apetece,
enquanto o filho da  _Zang_ de direita que está no governo me proibir....


Tenho de "encarneirar" em tudo o que dizem nas revistas e seguir pelo que os outros dizem?
Acreditas o que no que te apetece!!

Por acaso não me vais querer condicionar a minha opinião, pois não?
Eu não, é-me indiferente caso escolhas A ou B, portanto!

O que raio tem o facto de se ter carta ou não a ver com 15 minutos ser pouco para um teste destes??

Nada!!!

Eles até podiam ser padeiros que 15 minutos jamais serão suficientes para poder ter plena consciencia de todas as potencias e fragilidades de uma mota...

É a tua opinião! E eles nem precisam de ter "consciência", precisam só de ter habilidade...

Lá porque dizem nos jornais que o Mundo vai acabar, não quer dizer que o Armagedão aí venha...
Nem é preciso nos dizer! Dá para ver que ele já está cá!