Autor Tópico: [Daelim] - Montar Kit Xenon S3 125fi  (Lida 16500 vezes)

eu_rato

  • Visitante
[Daelim] - Montar Kit Xenon S3 125fi
« em: 03 de Junho de 2011, 11:34 »
Olá Companheiros.

Como todos sabem - os que já tiveram a oportunidade de ver - a S3 de vem de origem com uma lâmpada de halógeneo de cor amarelada, o que, não coincide com os leds frontais (que são um azulinho maroto).
Como não gostava muito do conjunto final decidi ver o que poderia fazer para ter uma luz que melhora-se o conjunto final.

A primeira opção era mudar a lâmpada de halógeneo para uma daquelas esbranquiçadas - Philips Diamond Vision; Philips Blue Vision; Osram Night Breaker - mas não gostei muito do preço vs apenas o ganho estético. Sim bem sei que os fabricantes dizem que estas lâmpadas dão mais luz, mas...

A segunda opção era colocar um kit aftermarket de xenon.
Fiquei espantado com o facto do diferencial de preço ser minimo vs a quantidade de luz emitida e o facto de estar mais visivel de dia.

Como queria uma coisa plug n' play, o kit foi este http://cgi.ebay.ie/Motorcycle-Bike-Bi-Xenon-HID-Slim-Kit-H4-Hi-Lo-6000K-/170609723776?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item27b921c980 e ficou por 32£.




Para a S3 as fichas têm de estar montadas neste sentido. + com + e - com -



A montagem é super facil de executar e a única coisa que se tem de modificar  na mota é a tampa de borracha - um pequeno corte para os fios passarem - que está no "cú do farol".



Para montar o kit apenas removi o vidro frontal e a "tampa" que está por de trás, eu tentei seguir o manual da mota, mas sinceramente os koreanos ainda nao conhecem o "To pull a Macgyver" ou o desenrascanço em tuga  _pt_ . Não vejo a necessidade de desmontar a frente da mota.

1º Passo - Refrescar o corpo e marcar a altura do farol original, usei um pedaço de fita colado na parade.



2º Passo - Desmontar o vidro frontal e a "tampa"


Desculpem-me, mas, atenção que pode faltar a indicação de alguns parafusos, é que já fiz isto a algum tempo e já não me lembro de todos  _Rolley_

3º Passo - Remover a lâmpada antiga
4º Passo - Montar no farol o novo kit
5º Passo - Prender os fios, balastros e etc à mota. Usei abraçadeiras e a fita cola que estava à mão. Não vou colocar fotos pois ainda tenho de mudar as abraçadeiras e a fita digamos que não era a que devia ter sido usada  _careta_
6º Passo - Ajustar o farol - no meu caso foi subir - para que a luz emitida fique no mesmo sitio que a lâmpada original.
                  O ajustamento é feito num parafuso que está na parte traseira do farol do lado direito - de frente para a mota - e é feito com uma chave de bocas.

O facto do farol ser reflectivo e o xenon dispersar a luz de forma diferente da lâmpada de halógeneo  nota-se apenas um arco quando se está em médios, mas até à data não obtive feedback negativo de nenhum condutor que circula-se à minha frente ou até em sentido contrário.

Aqui ficam as fotos do antes e do depois.

ANTES




DEPOIS



Médios


Máximos


Um Abraço e Boas curvas!
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 23:50 por M.Careca »

Arkritico

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2011, 15:22 »
Olá eu_rato,
notam-se melhorias, na tua opinião, relativamente à quantidade de luz emitida pelo conjunto óptico?
Abraço

eu_rato

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2011, 14:17 »
Boas Arkritico,

A quantidade de luz é efectivamente mais e melhor, é mesmo como se diz, é do dia para a noite.
Existem vários posts - inclusivé aqui no cpm - e videos espalhados pela net que ilustram a diferenca bem melhor que as fotos que coloquei.

sinceramente estou contente com o upgrade

cumps e boas curvas

Arkritico

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #3 em: 09 de Junho de 2011, 14:25 »
Ainda bem, porque quando li o teu post encomendei um kit igual e fiquei com peso na consciência de ter sido precipitado...  :) Mas a inveja falou mais alto, e queria ter uma S3 igualmente "cool".. Bom não foi por inveja propriamente dita, já tinha pensado fazer o mesmo, mas não tinha tido tempo de pesquisar o melhor kit para o nosso modelo. Assim poupaste-me esses passos preparatórios. Foi só passar para a acção.

Grande abraço e muito obrigado

Cristina Marques

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #4 em: 26 de Setembro de 2011, 19:18 »
Eu ate tenho geitinho mas isto já é muita fruta para mim

não possoser eua montar
buaaaaaaaaaaaaaaa tenho que aguardar

Offline mjesus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Barreiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700XA
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #5 em: 27 de Setembro de 2011, 13:32 »
Boas,

Só tenho uma questão.. ou duas! Esses Kits são de confiança ou são meio achinesados??
Como é que se comportam em relação á bateria? Não existe um desgaste excessivo da bateria caso o kit esteja a tentar retirar mais potência do que a bateria suporta?

Foram 3 perguntas, mas são duvidas que me assistem... _lol_  _lol_


Cumps,

MJ

zexalex

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #6 em: 27 de Setembro de 2011, 23:38 »
Se não estou em erro, com a moto em funcionamento é o alternador que fornece energia, para além de carregar a bateria.
Se de facto o consumo for excessivo pode não carregar a bateria convenientemente e também pode queimar o alternador e/ou a electrónica associada.

Quantos watts consome a lâmpada normal e quantos a lâmpada/kit xenon?

paulojvc

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2011, 00:02 »
Acho que posso tentar ajudar...uma lâmpada normal de halogéneo é de 55W e uma de Xénon é de 35W.

Gasta mais é no arranque. De resto é sempre a poupar _pol_

Arkritico

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2011, 19:18 »
depois de ter finalmente tido coragem para montar este kit, que demorou uma fastidiosa hora ;) , tenho a acrescentar que:
ó meus deus!

isto é luz até dizer mais não... alias, apesar de nunca ter recebido feedback negativo dos condutores que circulam em sentido contrário, de dia ou de noite, suspeito que esta luz deve estar no limite da legalidade. porque a diferença entre a de halogénio que lá estava montada e esta é algo de incomensurável.

só tenho de agradecer ao eu_rato (que desapareceu do forum entretanto :( ) pela ajuda e pela brico. resta-me acrescentar que a posição da ficha dos máximos é --+ para os que decidirem comprar e montar o kit.

larguras e comprimentos

[BoNO_VoX]

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #9 em: 06 de Outubro de 2011, 10:58 »
Boas,

Achaste muito dificil? Apesar de teres levado 1h a montar, qualquer um consegue ligar esse kit?
Estou com um pouco de receio...

Abraço

Arkritico

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #10 em: 06 de Outubro de 2011, 11:56 »
A hora foi mesmo na desmontagem da frente e tentativa de desmontagem dos plasticos... :) Aquilo é preciso alguma paciência para os desencaixar.
De resto não tem mesmo ciência nenhum. Encaixar duas ou três fichas e "amarrar" os elementos - balastro e filtros - à estrutura da scooter com braçadeiras de plástico. Força nisso!
Ontem vim da Praia da Comporta até ao Barreiro de noite e pude comprovar a eficácia daquela luz: exemplar.

Abraço

superblackbird

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #11 em: 10 de Dezembro de 2011, 13:06 »
Boas

Acabei de encomendar um kit identico pois circulo de noite e após trocar de lampada de alogeneo +15€ não vi grande diferença.

Agora resta-me esperar pela chegada do kit...


superblackbird

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #12 em: 29 de Dezembro de 2011, 22:42 »
5 estrelas, vale os €€ _pol_

eu_rato

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #13 em: 05 de Janeiro de 2012, 00:42 »
Folgo em saber que a brico serviu de ajuda para todos vós.

Quanto as perguntas/comentários (que entretanto tb ja foram respondidas), aqui ficam os meus "bitaites".

Quanto às luzes roçarem a ilegalidade é vago - basta pesquisar na net -, já tenho ouvido que os faróis têm de ter nivelamento automático, lava-faróis, etc.
Já houve quem chumbou na IPO,mas, também já houve quem passou,  enfim....
O melhor será ler o código da estrada :) .
Neste link http://www.invicta.com.pt/codigo/iluminacao.asp podemos concluir que não devemos fugir muito do branco/amarelo e claramente que não devemos encadear os transeuntes.

Neste post http://www.webbikeworld.com/lights/hid-light/motorcycle-hid-light-conversion/ onde procederam a uma conversão "normal" sem o "olho de boi", podem ver um dos comentários a falar dos problemas dos kits hid em farolins originais.

"...A fairly well known link http://www.danielsternlighting.com/tech/bulbs/Hid/conversions/conversions.html passed around for automotive application still passes muster and applies to motorcycles today as well.  It's worth the time to read the three linked PDF's in the link as well.  While not directly using a motorcycle as an example, it certainly demonstrates the issue of throwing HID lighting into a standard reflector housing...."

Quanto ao gasto da bateria é efectivamente como já foi dito, gasta mas é no arranque - para "acender" o gás - a partir dai gasta menos.

Quanto à qualidade do material, é pá, por este valor acho que está muito bom, apesar de a meu ver podia ter uns fios um pouco mais compridos.

cumps e boas curvas

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #14 em: 05 de Janeiro de 2012, 14:17 »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

joseca

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #15 em: 20 de Fevereiro de 2012, 07:54 »
Bom dia a todos!

Tendo uma S3 e não gostando da tonalidade amarela face aos leds azuis gostava de saber se os companheiros que substituiram a lâmpada por outras, xénon ou outra, se continuam satisfeitos ou ela já se fundiu. E qual a lâmpada que usaram/que vos parece melhor.

Agradeço uma ajuda para adquirir a lâmpada  e solicitar a montagem.

facadas

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #16 em: 02 de Abril de 2012, 16:19 »
Boas companheiro,
tentei tirar a parte da frente da S3 tal como mencionas, mas não tive sucesso.
Podes dar-me alguma dica de como desencaixar essas duas partes de cima (a negra e a Branca)?

Tive medo de partir alguma coisa.

abraço

sol

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #17 em: 03 de Abril de 2012, 07:57 »
depois de ter finalmente tido coragem para montar este kit, que demorou uma fastidiosa hora ;) , tenho a acrescentar que:
ó meus deus!

isto é luz até dizer mais não... alias, apesar de nunca ter recebido feedback negativo dos condutores que circulam em sentido contrário, de dia ou de noite, suspeito que esta luz deve estar no limite da legalidade. porque a diferença entre a de halogénio que lá estava montada e esta é algo de incomensurável.

só tenho de agradecer ao eu_rato (que desapareceu do forum entretanto :( ) pela ajuda e pela brico. resta-me acrescentar que a posição da ficha dos máximos é --+ para os que decidirem comprar e montar o kit.

larguras e comprimentos

boas!

sempre podes optar por uma lampada de xenon diferente.. (tal como eu fiz para nao encadear os outros)..
basicamente a lampada é "tapada" num dos lados para nao enviar luz para baixo que por sua vez reflecte para cima..
podem ver aqui:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5838.0

quanto à legalidade... xenon esta bem claro no codigo..

Xenon + nivelador de farois + lava farois...

mas tudo depende da boa vontade de quem nos manda parar... ja fui mandado parar com o carro e nem refilaram...
porque? porque tenho olho de boi... agora aqueles cavalheiros que andam em opticas abertas que parece que levam holofotes de rali à frente por favor...

atenção.. nao comprem lampadas de 55w.. é demasiada luz!! as de 35w chegam perfeitamente e não sao tao susceptiveis de causar problemas com as autoridades...

Abraço

Burras

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #18 em: 26 de Junho de 2012, 11:53 »

O facto do farol ser reflectivo e o xenon dispersar a luz de forma diferente da lâmpada de halógeneo  nota-se apenas um arco quando se está em médios, mas até à data não obtive feedback negativo de nenhum condutor que circula-se à minha frente ou até em sentido contrário.


Boas :)

Uma vez que já passou algum tempo desde que meteste o kit xenon na tua S3, pergunto-te se tiveste problemas em relação aos outros condutores por causa do tal "arco".

É que estou a pensar encomendar um KIT desses e queria ter a certeza que não há problema :)

Cumps.

superblackbird

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #19 em: 29 de Junho de 2012, 13:11 »
Boas Companheiro,

Até agora nao tive qualquer feedback negativo !

joelvasconcelos

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #20 em: 02 de Julho de 2012, 15:57 »
Olá companheiro...acabei de encomendar o kit xenon que mencionaste...demora quanto tempo a chegar +/-?
Abração!

Burras

  • Visitante
Re: [Daelim S3 125fi] - Montar Kit Xenon
« Responder #21 em: 04 de Julho de 2012, 11:56 »
Boas Companheiro,

Até agora nao tive qualquer feedback negativo !

Boas!

Obrigado pela resposta.
Já encomendei o meu, depois é perder um tempo a montar eheh  _lool_

Cumps.