Os alternadores das scooters são de um modo geral uma peça muito cara (300 a 500€) e que para se substituir tem de se abrir parte do motor, envolvendo normalmente um novo oleo e a água de refrigeração.
Os sintomas de avarias são geralmente os seguintes:
- A scooter pega de manhã anda uns kilometros com os farois acesos, pára uns minutos e já não roda o motor de arranque.
- Partindo com a bateria carregada quanto mais andar mais fica descarregada.
Verificação sem desmontagem
Ferramenta necessária:
Aparelho de medida (Multimetro), chaves para chegar á cablagem que vem do alternador á bateria.
Procedimentos de verificação:
- Colocar a Scooter no descanso central
- Desmontar carenagens até pode chegar aos bornes da bateria.
- Encontrar o cabo que vem do alternador para o regulador de tensão, deve ter uma ficha de interligação.
- Colocar o motor a trabalhar.
- Ligar o multimetro em Voltes DC (Ex:20V)
- Colocar as pontas de prova nos bornes + e - da bateria.
- Acelerar um pouco (Ex: 2500RPM) e verificar se a tensão sobe para +- 15V DC
SIM? - O alternador e o regulador de tensão poderão estar bons.
NÃO? - O alternador e ou o regulador de tensão poderão estar avariados.
Continuar teste para ter certezas!!
- Parar o motor.
- Desligar um dos bornes da bateria. (Ex: + cabo vermelho)
- Colocar o multimetro em posição de medir Amperes (10A), não esquecer (se aplicável) de mudar a posição das pontas de prova para Amperes.
- Colocar uma das pontas (vermelha) no cabo vermelho, e a outra ponta (Preta) no borne + (positivo) da bateria.
- Colocar o motor a trabalhar.
- Acender os farois nos máximos.
- Acelerar até +- 3000 RPM.
- O aparelho deve indicar valores positivos no minimo de 1 A.
SIM? - O seu sistema de carregamento provávelmente está bom, no entanto podem haver avarias intermitentes, nomeadamente maus contactos em fichas.
NÃO? - O alternador e ou regulador provávelmente estão com avaria.
Continuar teste para saber se é o alternador ou o regulador.
- Parar o Motor.
- Ligar o borne da bateria.
- Colocar as pontas e preparar o Multimetro para medir Resistencias (Ohms)
- Desligar a ficha que vem do alternador que deve ter 3 fios da mesma cor.
- Medir a resistência entre os 3 fios (deve indicar continuidade perto de 0)
- Colocar o aparelho pronto para medir Voltes AC (100 V)
- Arrancar com o motor.
- Encostar as pontas de prova entre dois dos fios que vem do alternador.
- Acelerar o motor, deve indicar mais de 20V e pode ir até aos 70V
- Repetir estes últimos 2 procedimentos para medir a voltagem entre os 3 fios.
SIM? - O alternador está Bom.
NÃo? - O alternador está avariado.
Por Exemplo
VER AQUI o que é necessário desmontar para substituir o estator na SYM.
Neste caso o preço é pouco mais de 100€.
Nota: Este tópico é de minha autoria, foi feito pensado como indicativo num modo geral, e os valores podem variar de marca para marca.
Se detectarem alguma incorrecção que ponha em causa a comprensão dos procedimentos, ou a segurança, agradeço que me enviem mensagem privada.