Autor Tópico: Alternadores  (Lida 4934 vezes)

Offline Pardal

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Alternadores
« em: 03 de Junho de 2011, 02:10 »
Os alternadores das scooters são de um modo geral uma peça muito cara (300 a 500€) e que para se substituir tem de se abrir parte do motor, envolvendo normalmente um novo  oleo e a água de refrigeração.
 
Os sintomas de avarias são geralmente os seguintes:
- A scooter pega de manhã anda uns kilometros com os farois acesos, pára uns minutos e já não roda o motor de arranque.
- Partindo com a bateria carregada quanto mais andar mais fica descarregada.
 
Verificação sem desmontagem
 
Ferramenta necessária:
Aparelho de medida (Multimetro), chaves para chegar á cablagem que vem do alternador á bateria.
 
Procedimentos de verificação:
 
- Colocar a Scooter no descanso central
- Desmontar carenagens até pode chegar aos bornes da bateria.
- Encontrar o cabo que vem do alternador para o regulador de tensão, deve ter uma ficha de interligação.
- Colocar o motor a trabalhar.
- Ligar o multimetro em Voltes DC (Ex:20V)
- Colocar as pontas de prova nos bornes + e - da bateria.
- Acelerar um pouco (Ex: 2500RPM) e verificar se a tensão sobe para +- 15V DC
   SIM? - O alternador e o regulador de tensão poderão estar bons.
   NÃO? - O alternador e ou o regulador de tensão poderão estar avariados.
 
Continuar teste para ter certezas!!
 
- Parar o motor.
- Desligar um dos bornes da bateria. (Ex: + cabo vermelho)
- Colocar o multimetro em posição de medir Amperes (10A), não esquecer (se aplicável) de mudar a posição das pontas de prova para Amperes.
- Colocar uma das pontas (vermelha) no cabo vermelho, e a outra ponta (Preta) no borne + (positivo) da bateria.
- Colocar o motor a trabalhar.
- Acender os farois nos máximos.
- Acelerar até +- 3000 RPM.
- O aparelho deve indicar valores positivos no minimo de 1 A.
  SIM? - O seu sistema de carregamento provávelmente está bom, no entanto podem haver avarias intermitentes, nomeadamente maus contactos em fichas.
  NÃO? - O alternador e ou regulador provávelmente estão com avaria.
 
Continuar teste para saber se é o alternador ou o regulador.
 
- Parar o Motor.
- Ligar o borne da bateria.
- Colocar as pontas e preparar o Multimetro para medir Resistencias (Ohms)
- Desligar a ficha que vem do alternador que deve ter 3 fios da mesma cor.
- Medir a resistência entre os 3 fios (deve indicar continuidade perto de 0)
- Colocar o aparelho pronto para medir Voltes AC (100 V)
- Arrancar com o motor.
- Encostar as pontas de prova entre dois dos fios que vem do alternador.
- Acelerar o motor, deve indicar mais de 20V e pode ir até aos 70V
- Repetir estes últimos 2 procedimentos para medir a voltagem entre os 3 fios.
  SIM? - O alternador está Bom.
  NÃo? - O alternador está avariado.
 
Por Exemplo VER AQUI o que é necessário desmontar para substituir o estator na SYM.
Neste caso o preço é pouco mais de 100€.
 
Nota: Este tópico é de minha autoria, foi feito pensado como indicativo num modo geral,  e os valores podem variar de marca para marca.
Se detectarem alguma incorrecção que ponha em causa a comprensão dos procedimentos, ou a segurança, agradeço que me enviem mensagem privada.
 
 
 
 
 
 
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 13:59 por Pardal »
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Offline PALMABLUE

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Re: Alternadores
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2011, 08:30 »
Pois é! Quem sabe, sabe!
Um abraço
Sym Fidlle II
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Offline Scooty

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Re: Alternadores
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2011, 00:16 »
Foi precisamente o que aconteceu à minha Outra Tmax por volta dos 75.000 km e posso assegurar que a reparação
não foi nada barata, mas brilhantemente executada pelo Amigo César, que executou todos estes passos antes de qualquer
diagnóstico!

Parabéns Amigo Pardal belíssimo post e muito bem apresentado!


Abraço

Scooty