Autor Tópico: As nossas "Top-cases"  (Lida 89788 vezes)

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: As nossas "Top-cases"
« Responder #125 em: 01 de Junho de 2016, 11:41 »
Caros companheiros,
Tenho acompanhado o tópico porque estive a planear meses a instalação de um baú na minha Maxsym.
Há uma panóplia de opções - umas mais dispendiosas do que outras - para além das questões estéticas (variáveis em função dos gostos de cada um) que devem combinar com as funcionais (necessidades de cada um).
Publicar fotos aqui é um bico de obra. Já o fiz e deixei de conseguir. Cheguei à conclusão que resulta melhor colocar links. Mas vamos ao que interessa: as minhas opções.
1. Suporte
De todos, de longe, os suportes da Sym são os mais adequados. São mesmo os melhores. Há dois modelos (podem consultar na página oficial - acessórios). O modelo mais simples tem 3 apoios que encaixam exatamente nos apoios do encosto traseiro quando é retirado. É só apertar os parafusos. Porém, este suporte é para os baús de menor capacidade e, por conseguinte, para menor carga. Diría até 30 litros.
O suporte mais robusto (para mais peso de carga) dá mais trabalho. Desde logo, é necessário abrir um orifício de 21mms a tocar o V da carenagem traseira da scooter, mesmo por cima do emblema. É preciso descobrir o outro apoio de parafuso que está tapado. Aqui precisamos de habilidade de desenho e de utilização de ferramenta adequada. Nada de transcendente. Pode também optar-se por desmontar a carenagem traseira para trabalhar com mais precisão. Aqui falamos de 5 parafusos de apoio e casquilhos próprios para aparafusar o suporte com precisão. A chapa do suporte é em aço de 3mms.
A minha opção foi para a SHAD SH 48. Aloja 2 capacetes integrais ou modulares e ainda alguma carga de pouco volume (um casaco, umas calças...) e suporta bastante peso. Porém tive um trabalho adicional para colocar a base específica do baú que foi abrir quatro furos novos no suporte da Sym, uma vez que as furações de origem são apenas adequadas aos baús da marca (fraquinhos, por sinal). O aço do apoio é muito duro e convém ter boas brocas de corte de 6mms e onde as afiar (eu tive de afiar 3 vezes). Há aqui mais algum trabalho para desenhar os pontos de furo e aplicar o punção de bico para a broca mais fina, antes do furo de 6mms.
2. O SH 48
O baú é bonito (questão estética) e robusto. As dimensões não o tornam numa monstruosidade pelas formas arredondadas e, do meu ponto de vista, enquadra-se muito bem, vista de todos os ângulos. Optei pelo anel cinza escuro que realça na cinza prata da carenagem da Maxsym.
3. Resultado
Em oficina estamos a falar de 4 horas de mão de obra que podem encarecer o preço final. No meu caso, a minha oficina estava com problemas de tempo e perguntaram-me se queria fazer. Fui lá dois fins de tarde e, com um outro companheiro curioso, fizemos. Fomos classificados como experts na matéria  _lool_ Por isso, podem deduzir que não é um bico de obra.
O SH 48 custou €170,00 (IVA inc) e o suporte da Sym €54,50 (IVA inc).
Cumprimentos para todos.
 
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 11:43 por António C F Nascimento »